Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna conseguiu reverter tendência e criou 174 novos empregos com carteira assinada em setembro, período em que Ilhéus gerou outros 173 postos de trabalho.
Os números foram levantados pelo Pimenta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.
A recuperação de Itabuna se dá porque a construção civil voltou a contratar, assim como os setores da indústria e de serviços.
A indústria apresentou saldo positivo de 97 novas vagas, a construção civil outras 74 e o setor de serviços gerou 68 oportunidades com carteira assinada
O destaque negativo em Itabuna foi o comércio. O setor cortou 87 empregos, no que é considerado um dos piores resultados dos nove primeiros meses de 2010. Quando a análise é sobre o acumulado do ano, o comércio cortou 129 empregos. Detalhe: o setor emprega em torno de 8 mil pessoas e é um dos mais fortes da economia itabunense.
De janeiro a setembro, a economia itabunense gerou 677 novos empregos. Já em um ano, o saldo é de 723 novas vagas (sendo 11.463 admissões e 10.740 desligamentos ou demissões).
ILHÉUS

Ilhéus gera mais empregos no acumulado de 2010

Ilhéus gerou 143 empregos em setembro, conforme a consulta do Pimenta no Caged-MTE. Os grandes responsáveis pelo bom resultado foram os setores do serviços, indústria e comércio, respectivamente.
O setor de serviços abriu 72 novas vagas, a indústria criou 61 e o comércio, 47. A construção civil em Ilhéus foi em ritmo contrário ao apurado no país e na cidade vizinha ao cortar 18 vagas.
Entre janeiro e setembro, a economia ilheense criou mais empregos que a itabunense. Foram 1.103 novas vagas com carteira assinada, enquanto Itabuna criou 677.
A diferença é ainda maior em favor da “Terra de Gabi” no acumulado dos últimos 12 meses: 1.742 vagas contra 723 em Itabuna.
EUNÁPOLIS GERA MAIS EMPREGOS
Município do extremo-sul baiano, Eunápolis gerou mais empregos do que Ilhéus e Itabuna no mês passado, segundo o Caged. Foram 243 novos empregos. “Culpa” da construção civil, que gerou saldo positivo de 165 novos empregos. Confira os melhores desempenhos em setembro:
1º Salvador – 2.392 empregos
2º Feira de Santana – 1.227 empregos
3º Lauro de Freitas – 1.187 empregos
4º Vit. da Conquista – 338 empregos
5º Juazeiro – 328 empregos
6º Simões Filho – 317 empregos
7º Alagoinhas – 284 empregos
9º Camaçari – 284 empregos
10º Eunápolis – 243 empregos
11º S. Ant. de Jesus – 243 empregos
12º Porto Seguro – 176 empregos
13º Itabuna – 174 empregos
14º Ilhéus – 173 empregos

6 respostas

  1. A adm municipal continua passando a mão no dinheiro do funcionalismo (educação). Até a presente data (19/10) não temos nosso vale-tranporte disponibilizado, pois o dinheiro é descontado todos os meses do nosso salário. Sindicato caladinho SIMPI…Esse é o presente do mês do professor?

  2. Voltando para casa hoje a tarde ouvi sem querer a conversa ao celular de um dono de loja no final da cinquentenário, com ar de indignado ” eu já abri seis lojas nesta b. de cidade de vocês e a contrapartida da prefeitura é essa??”.~ Logicamente que não poderia parar para continuar ouvindo.
    Uma coisa é certa, investir em Itabuna hoje é muito complicado. Além da precariedade da infraestrutura da cidade,o empresário se sente inseguro pela falta seriedade mo trato da coisa pública. Que o digam os administradores da Makto e Atacadão.

  3. Quem tem capacidade de fazer uma simples análise, percebe como a nossa Bahia é desigual, …, e está no caminoho errado, …!!!
    Basta observar o que ocorre, em termos de geração de empregos, entre Salvador, a Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana, em relação ao restante do estado, …!!!
    É de doer. Só os capicongos não percebem isso, …!!!
    Ou menino! Serve um pouco de alfafa para esse povo, pelo amor de Deus, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *