Tempo de leitura: < 1 minuto

Um trecho do debate da Band em que o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, fala sobre o combate à criminalidade, é apontado por adversários do tucano como revelador do preconceito de Serra contra os nordestinos.
No trecho, Serra fala sobre a criação de um cadastro único de criminosos de todo o País e menciona, a título de exemplo, que “hoje, um criminoso da Bahia que está andando em uma rua do Rio de Janeiro, se pedir o documento não acontece nada”.
Uma edição feita com este pedaço do debate pergunta: “Pra falar de criminoso precisa se referir justamente a um baiano? Tem que ser um nordestino?”
Confira:

26 respostas

  1. José “vampiro”Serra detesta nordestino,rejeição que reflete o pensamento da elite paulista. Eles se acham a Casa-grande e o nordeste a senzala. Nordestinos idiotizados, por sua vez, introjetaram esse preconceito e admiram os que deles tripudiam.
    Mas, estamos vendo que depois de Lula essa tendência tem deixando de ser dominante. O retirante nordestino depois de chegar à presidência dessa nação tão desigual melhorou em muito a auto estima dos menos favorecidos.
    Mas infelizmente tem muitos “legumes” que ainda repetem que São Paulo é a locomotiva do Brasil. É um verdadeiro ensaio sobre a cegueira.

  2. Ele quis apenas citar um exemplo, sem preconceito algum. Mas como o esse blog tem um caida pro vermelho, ai ver chifre em cabeça de cavalo.

  3. Pra min o pimenta ta sendo muito observador ou totalmente parcial.
    É a pura realidade, aqui na Bahia o indice de violência e assassinato vem crescendo nos ultimos anos assustadoramente, enfim… dizer que esse exemplo é um preconceito, francamente, chega ser gritante isso.

  4. So mesmo ma vontade ou querer esconder o sol com a peneira, a Bahia hoje so serve de exemplo para a alta criminalidade, nao e por acaso que o estado lidera o ranking da violencia no Brasil.O resto e idiotice de petista idiota.

  5. Eu me lembro disso. E sim me deu raiva, mais uma vez.
    Sempre acompanho os debates e ele fala uma coisa, depois outra coisa.
    O Bolsa Família falam que só prestava pra viciar as pessoas a receber tal ajuda. Agora já diz que ampliará. Tenso!

  6. BAIANOS, NORDESTINO, ITABUNENSES melhor dizer, vota em um cara desse que ñ tem escrúpulos, uma criatura dessa ganhando A ELEIÇÃO DE UM PAÍS faz igual a HITLER, manda exterminar Baiano e todos os NORDESTINOS,essa Serra não passa de PRECONCEITUOSOS E HIPOCLITA.
    Ele tem é inveja de todos nós NORDESTINO, somos feliz com o que temos, ele ñ vai ser o cara mais traumatizado do planeta, vai perder a PRESIDENCIA DA REPUBLICA PRA UMA MULHER, que vai representar todas as mulheres nordeste.
    Serrote nele, dali 13 AGORA É DILMAAAAAAAAAAA
    Dia 31, é só inverter e sorrir pra alegria e viva a democracia e todos nós BAIANOS E NORDESTINOS.

  7. Uma pesquisa apontou que na bahia quase não tem negros, não custa muito não encontra baianos na bahia, á maioria das famílias do nosso estado são coloridas, á minha e um exemplo tem de brancos a negros.
    Eu amo a bahia, não voto em quem nos descrimina e taxa-nos de tantas coisa ruim.

  8. Vcs são de mais, porque vcs não falam sobre o ABORTO e Casamento Gay.
    O Projeto já esta em pauta no Senado.
    Nós Católicos e Evangélicos de todo Brasil samos contra a este projeto.
    Diga não a este Projeto.
    Vote 45.

  9. EU TAMBEM ASSISTIR AO DEBATE E FIQUEI CHATEADA COM O QUE ELE DISSE.PORQUE ELE NAO FALOU O BANDIDO DO PARANÁ OU SANTA CATARINA SEI LA OU MINEIRO, TEM QUE SER BAIANO POW. TA PROVADO QUE O POVO DO SUL NAO GOSTA DE NORDESTINO, MAS TEM QUE ENGOLIR O FATO DE QUE O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL É NORDESTINO. E EU SEI QUE SÓ DILMA VAI CONTINUAR FAZENDO O QUE LULA INICIOU. POR ISSO DIA 31 O NORDESTE VAI VOTAR EM DILMA.

  10. Tudo leva a crer que o serra tem queixa do nordestino, vive responsabilizando-o pelo malogro de seus programas; tudo que não presta ele atribui aos nordestinos. Está no you tube ele dizendo no bom dia São Paulo que os números do Saeb e Prova Brasil, que a nota baixa na educação é por causa do Nordeste. Por que ele não lembrou de outro estado, vem logo na cabça a Bahia?
    Ele vai ver aonde ele vai parar? Nós não queremos retroceder, nem ver nosso semelhante sendo tratado com descaso pelos governos.

  11. Na condição de morador, ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, deveria agradecer todos os dias a força de trabalho de baianos, paraibanos, pernambucanos, ….. de todos os nordestinos. SP não seria o que é, ele não teria a vida que tem. Mais que ato falho, é puro preconceito. Serra quer nos convencer que a violência do Rio se dá pela presença de migrantes nordestinos? Acho bom ele se informar para não dar vexame.

  12. COM CERTEZA COM O JOSÉ SERRA O NOSSO BRASIL IRÁ RETROCEDER E NÓS NÃO QUEREMOS ISSO QUEREMOS IR EM FRENTE NÃO QUEREMOS UM PRESIDENTE QUE FALA UMA COISA HOJE E OUTRA AMANHÃ.
    QUEREMOS UM PRESIDENTE SEGURO NO QUE DIZ E NO QUE QUER FAZER EM NOSSO BRASIL NÃO UM ENGANADOR QUE DIZ QUE VAI BOTAR O SALÁRIO PARA 600 REAIS SABENDO QUE ISSO NÃO VAI ACONTECER,QUE VAI DAR DÉCIMO PARA QUEM RECEBE BOLSA FAMILIA,E QUE VAI DAR 10 POR CENTO DE AUMENTO PARA OS APOSENTADOS.
    CREIO EU OS BRASILEIROS NÃO IRÃO ACREDITAR NO QUE ELE DIZ ISSO É TUDO CONVERSA FIADA.
    VAMOS DAR CONTINUIDADE AO BOM TRABALHO DE LULA E SEGUIR EM FRENTE 13 NELES.

  13. O que deveria causar espanto e revolta é o fato de existirem criminosos, seja na Bahia, no Rio, em Coroatá… no Brasil! É preciso reconhecer, analisar e apoiar possíveis soluções para os problemas, independente de que isso venha do candidato A ou B.

  14. Na verdade o pimentinha não tem uma caida pro vermelho não. Ele se jogou de cabeça e tudo mais na candidatura da ARROGANTE da dilma. Mas ela vai cair do cavalo. chega de continuismo. Até Lula é a favor da alternancia de poder. Só fica o tempo todo no poder sindicalistazinho parasita que não gosta de trabalhar.

  15. Sobre casamento gay o SERRA CONFIRMOU em Jornal Nacional.
    Com relação a pesquisa, fico perguntando…. A CENSUS tem tanto prestígio (apesar de CONFIRMAR DILMA ELEITA), ao ser colocado na propaganda como EMPATE TÉCNICO (claro, é só diminuir de um e aumentar do outro, na concepção do torcedor, que dá).
    Sobre o aborto: será que qualquer mulher quer desfazer-se do filho por livre e espontânea vontade?
    Não ví nenhum comentário sobre PAULO PRETO, que, desculpe o trocadilho deixou as coisas às CLARAS. O próprio DATAFOLHA vai dar vantagem para DILMA em um percentual não menos de 10%.
    Sobre violência, ele poderia ter citado principalmente o ESTADO DELE e, quem sabe o RIO (onde ele tem ciúmes da atitude VITORIOSA DE SERGIO CABRAL em retomar os morros (claro ue ainda falta muito. Os recursos do Pré Sal resolverá inúmeras coisas na continuidade do PROJETO em curso. Só não ver quem não quer. VOTEI EM MARINA E, acredito que o que mais se aproxima é o PROJETO DO GOVERNO LULA

  16. Esse burgues não sabe de nada. No Estado dele SP quem verdadeiramente trabalha são os nordestinos esse play boy fantoche dos milhonarios são extremamente falso e preconceituoso, ele e a turma dele, Quem é que lembra que FHC chamou os aposentados de vagabundo…
    È 13 neles

  17. Leio diariamente o noticiário político e ainda não encontrei bons argumentos para votar no Serra, uma candidatura que cada vez mais assume seu caráter conservador. Serra representa o grupo político que governou o Brasil antes do Lula, com desempenho, sob qualquer critério, muito inferior ao do governo petista, a comparação chega a ser enfadonha. O nosso país precisa avançar e jamais retroceder.
    Abraços,
    Estrêla

  18. BARRISTA! É ASSIM QUE A ELITE PAULISTA TRATA OS QUE AJUDARAM SÃO PAULO A SER O QUE É HOJE.
    MAIS RESPEITO SENHOR SERRA, NÃO SOMOS DO SEU NÍVEL, SOMOS FICHA LIMPA!

  19. PARA O ITABUNENSE
    Eu deixei o acento da palavra pra vc comer ………….!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Vermelho neles!!
    AGORA É DILMA!!kkkkkkkkkkk
    13 em vc pateta, aproveita e tome sopa de letrinha, quem sabe ñ fica inteligente e vota DILMA presidente.

  20. Não estamos aqui querendo dizer não haver marginais na Bahia. Mas por que toda vez que se trata de algo ruin o Serra atribui a um nordestino e mais especificadamente ao baiano? Se ele soubesse que na Bahia existem pessoas tão probas, honestas e trabalhadoras que ele, (paulistano descarado, LADRÃO SIM!) Ele é o que na área crime se chama de “TIRO SURDO” – rouba e ninguem ver.
    Serra, Vossa Excrecência, me causa os mais primitivos dos sentimentos! Você (e foi seu amigo FHC quem disse) guarda dentro de si demônios que nem ele nem nós eleitores conhecemos.VOCE, SERRA, TEM VARIOS E TERÁ MUITOS OUTROS MOTIVOS PARA NÃO GOSTAR DE NORDESTINO, POIS É INDISPONÍVEL À ALEGRIA, À FELICIDADE E AO TRABALHO.

  21. É nós pequenos exemplos que surgem “grandes pensamentos” ou melhor podres pensamentos,não se pode negar o preconceito desse Sr para com os nordestinos,me pergunto e pergunto a todos os nordestinos…Se esse Sr se eleger com essa preconceito todo o ira fazer por nós?Como vai lutar p sancionar nossas necessidades?ACORDA gente que não sabe o q é pobreza de perto não vai nunca saber a real necessidade de nós brasileiros,do nosso povo nordestino….

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *