Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de passar quatro dias preso no Conjunto Penal de Itabuna, o advogado Bruno Daneu foi liberado há pouco. A juíza Antônia Marina Faleiros, da 1ª Vara Crime, acatou pedido de revogação da prisão temporária, apresentado pela subseção itabunense da OAB.
O presidente da subseção, Andirlei Nascimento, considera que houve abuso na prisão, decretada no bojo da Operação Themis. “Não se pode prender alguém sem a existência de provas substanciais”, afirma o advogado. Segundo Nascimento, as gravações que comprometeriam Daneu foram feitas entre 2006 e 2008. Ele diz que algumas pessoas que participaram das conversas gravadas já foram absolvidas.
A prisão temporária do advogado venceria nesta terça-feira, 26, mas a OAB receava que houvesse uma prorrogação da medida restritiva. Nascimento declarou ao Pimenta que Bruno Daneu pretende entrar com uma ação de reparação por danos morais e materiais contra o Estado.
Com a liberação do advogado, o presidente da OAB acredita que a serventuária Sádia Pitanga, que também foi alvo de decreto de prisão temporária na mesma operação, será igualmente liberada. Segundo investigação conduzida pela Polícia Civil, tanto a funcionária da Vara do Júri de Itabuna  quanto o advogado Bruno Daneu são suspeitos de associação ao tráfico.
Outras 38 pessoas foram detidas pela Operação Themis.

20 respostas

  1. Meu DEUS, salve este país dessas INJUSTIÇAS. Que Leis são essas que punem INOCENTES E SOLTA SUSPEITAS E CULPADOS. Essa noite passou na TV um caso de uns balconistas que estão presos por suspeitas de roubas numa casa loterica. Isso na rede TV. A mesma “justiça” tem a capacidade de interpretar nesse caso diferente. Salva esse país DEUS.

  2. É a prova de que as injustiças não vigoram. As prerrogativas dos advogados devem ser respeitadas, sem exceções. A lei, igualmente, deve ser respeitada, tanto para punir os culpados, quanto para defender àqueles que nada devem.
    Por fim, não se pode confundir o advogado que defende um acusado em processo criminal com o próprio acusado.
    O advogado desempenha nobre e árdua tarefa que todo cidadão necessita, para defender seus interesses enquanto consumidor, fornecedor, ofendido, ofensor, cônjuge, filho, enfim, enquanto pessoa.

  3. BANDIDO DEVE SER TRATADO COM BANDIDO, SEJA ELE DA PERIFERIA, DE COLARINHO BRANCO, POLÍTICO, ADVOGADO OU SERVENTUÁRIO. O PROBLEMA É QUE QUANDO É PRETO E POBRE NINGUÉM SE MANIFESTA DESSA FORMA. NUNCA IMAGINEI QUE IA VIVER PARA VER TANTA GENTE DEFENDENDO TANTOS BANDIDOS.
    AHHHHH, AS ESCUTAS SÃO DE 2006 A 2008, ENTÃO A OAB SABE QUE ELAS EXISTEM. EU TAMBÉM SEI. IMAGINE O QUE ESSA POLÍCIA NÃO OUVIU. DEUS É MAIS E SERÁ POR NÓS.

  4. Se a prisão aconteceu na quinta-feira, dia 21, o prazo de cinco dias encerraria hoje, portanto, não é verdade que a prisão foi revogada, simplesmente cumpriu seu prazo.

  5. Por que a OAB tem que acobertar as coisas? Não seria uma postura mais coerente se a OAB simplesmente acompanhasse as investigações, ao invés de atacá-las? Pelo que vejo no cenário nacional a OAB tem outra linha: exigem que as denúncias sejam apuradas. Não acredito que a Justiça autorizaria a prisão de um advogado sem nenhuma base factual e legal.

  6. A doutora revogou a prisão porque segundo a postagem do pimenta o prazo da prisão vence amanhã. Nada impedia que se a autoridade policial tendo ouvido suspeito e não tendo mais momentaneamente interesse a clausura forçada que a juíza antecipasse a liberação. Ocorre que, essa liberação não significa que esse moço seja inocente a ponto de dizer que ajuizará ação contra o Estado, até porque, para quem o conhece essa postura é um disfarçe que não merece consideração, pois, se o Delegado pediu a prisão temporária e a juíza decretou é porque existiam elementos suficientes para a prisão. Assim, antes de ter certeza se não será indiciado em Inquerito Policial, ou se vai ser denunciado e diz besteira quanto a querer indenização, significa que esse garoto jurídico sequer sabe o que diz. Acho que os seus advogados deveriam ter orientado esse neófito do direito a pelo ou menos se defeder com dignidade e não com falácias, que serão destruídas pela polícia e justiça, diante do acervos de provas que estão a caminho. Aguardem os próximos capítulos das novelas dos BRUNOS…!

  7. O Sr. Lei é Lei, não passa do Mão de Paca falando mais uma de suas asneiras.
    Como uma cidade dessa ainda aceita um tipo de advogado da qualidade de Mão de Paca?
    Se bem que ele se diz advogado dos radialistas! que pena tenho dessa classe.
    Parabéns a todo que lutaram para que fosse respeitada a instituição.

  8. Zé’s ficam presos ou desconhecem a Lei?
    ñ sei se um Juiz não vier a expressar isso a público o que eles nunca fazem parecem que quando assume a carteira nunca tem nada mais a declarar a população.

  9. Não saberia opinar sobre o caso pq infelizmente no nosso país a gente não sabe se sempre os juízes estão corretos, se agem de forma idonea se agem somente perante a lei. Também não podemos confiar nos advogados que muitas vezes invertem os papéis com seus clientes e abusam da lei, do ser humano, da justiça com seu linguajar rebuscado e suas garras afiadas. Infelizmente no nosso país a gente não sabe diferenciar o SER honesto do SER desonesto. A gente não sabe quem é o bandido e quem é o moçinho da situação, nem ao menos quem cria a situação. Lamentável o estado do nosso país, entregue a todo tipo de gente. Sinto muito por nós simples cidadãos.

  10. Parabéns nana!
    Muito boa sua colocação, nem sempre os juízes são corretos e podem ser induzido a erros por autoridades que se confundem a mediocracia politica. Nocao concreto devemos aguardar o desfecho final se houver.
    Lembrem-se de outros casos como o da escola BASE em São Paulo, onde foram presos e execrados pelo sensacionalismo policiesco ratificado pela imprensa e ao final restou provada a inocência dos acusados.
    Hoje os proprietarios não conseguem viver bem e a indenização do Estado só virá Deus sabe quando!

  11. Brasileiro Reclama De Quê?
    Tá Reclamando do Lula? Do Serra?
    Da Dilma? Do Arruda? Do Sarney?
    Do Collor? Do Renan? Do Palocci?
    Do Delubio? Da Roseanne Sarney?
    Dos politicos distritais de Brasilia?
    Do Jucá? Do Kassab? Dos mais 300 picaretas do Congresso?
    Brasileiro Reclama De Quê?
    O Brasileiro é assim:
    1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
    2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
    3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
    4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.
    5. – Fala no celular enquanto dirige.
    6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
    7. – Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.
    8. – Viola a lei do silêncio.
    9. – Dirige após consumir bebida alcoólica.
    10. – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
    11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
    12. – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
    13. – Faz “gato” de luz, de água e de tv a cabo.
    14. – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
    15. – Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
    16. – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
    17. – Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
    18. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
    19. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
    20. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
    21. – Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
    22. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
    23. – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
    24. – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
    25. – Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
    26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.
    27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
    28. – Falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo quem ainda não foi inventado.
    29. – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
    30. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
    E quer que os políticos sejam honestos…
    Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas…
    Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
    Brasileiro reclama de quê, afinal?
    E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

  12. Em que pesem
    argumentos diversos, devemos perceber que a drasticidade do direito penal, não deve alastra-se sem a devido filtro constitucional. Razão pela qual, devemos antes de quaisquer comentarios, analisarmos a posibilidade de que estas pessoas poderão ser inocentes.

  13. Esse tolerante, tolera tudo inclusive sociedades vergonhosas. Esse tolerante é conhecido como um procurador do município que fez um decreto pedindo a exoneração do prefeito. Triste Ilhéus, onde faz cabide de emprego e coloca como procurador pessoas despreparadas. Tolerante tá dado o recado. Saiba que seu nome juntamente com outros conhecidos estão na mira da Federal.

  14. O que é vergonhoso é o fato de que nós militantes nas lides forenses tenhamos que suportar defesas de pessoas que a polícia tem um caminhão de provas das condutas pouco recomendáveis. O povo deve saber que esses “tolerantes” foram formados na Universidade GRANA FILHO, leia-se: Gama Filho do RJ.

  15. Senhor Pimenta, avisa ao “tolerante” que: “parabéns a todo que lutaram” dói, e faz com que os leitores desse veículo de comunicação peçam colírios ao blogueiro. Lamentavelmente esse tolerante escreve do mesmo jeito nas suas “perdições”, porque não podemos chamá-las de petições. Os juízes não aguentam mais.

  16. O advogado é representante da sociedade. Na medida em que é desrespeitado nas suas prerrogativas é motivo de preocupação já que poderá se instalar um movimento de desrespeito a Constituição. Ao contrario da seccional Bahia, a OAB de Itabuna tem uma diretoria muito diligente em que não abre mão de defender as prerrogativas dos seus pares. A OAB/Ba., se calou diante do cerceio da liberdade do colega advogado Bruno. Esse Saul Quadro nunca me enganou. Não Foi eleito com o meu voto pq sabia que não iria nos defender. Parabéns Dr. Andirlei pela coragem que sempre tem nos defendido.

  17. Nós estamos a todo momento ouvindo as noticias expostas pela mídia e apenas acatamos o que ela diz e passamos adiante acusando o noticiado, sem nem saber ou entender o que está se passando.
    A imprensa notificou que o Dr. Bruno Daneu foi preso por associação ao tráfico de drogas, sendo que o próprio delegado Moisés Damasceno relatou em entrevista que ele, o Dr. Bruno, está sendo investigado por corrupção ativa, então por que esse alarde todo em torno de uma pessoa que segundo ele ainda está sendo investigado.
    A verdade que poucos perceberam a intenção política por trás de toda essa operação, qual o grande problema que o governador do estado enfrenta em relação ao seu governo? O constante questionamento com a segurança, tanto que o secretário de segurança pública se fez presente para se gabar dessas prisões.
    Todos nós erramos, então entendo que a juíza foi induzida ao erro pelo delegado que tinha a intenção de gerar todo um sensacionalismo em torno dessa operação.
    O Dr. Bruno Daneu vem se destacando não só em Ilhéus como em toda região pelo seu compromisso, responsabilidade, honestidade, entre outros atributos que o diferencia como advogado criminalista e isso vêm incomodando muita gente.
    Com certeza isso não foi uma boa experiência para ele, mas mostrou tanto para ele e para os invejosos como ele é querido e confiado por muita gente, mas muita gente mesmo.
    E para essas pessoas que o invejam, gente pelo amor de Deus, tem espaço pra todo mundo, o que não falta é bandido para todos os criminalistas.
    Então deixem o rapaz trabalhar em paz, e para quem achou que o seu brilho seria ofuscado, está frustrado, pois ele está mais forte do que nunca e trabalhando muito.
    Para o “LEI É LEI”, independente de sua inocência ou não, as prerrogativas do advogado tem que ser respeitadas, as instalações do presídio de Itabuna não são adequadas para tal, certos policiais não queriam respeitar seu foro privilegiado e tirar foto na marra, tanto que chegaram a agredir tanto o Dr. Bruno, quanto o Dr. Cosme Reis, e a sua própria prisão que foi precipitada.
    Então quem responde por isso? O ESTADO, meu querido.

  18. A prisão do Advogado Bruno Daneu não passou de sensacionalismo da Polícia com finalidade política, como bem esclareceu Rafael. A polícia, de forma irresponsável, divulgou que o advogado foi preso por associação ao tráfico, contudo, a Representação pela prisão temporária apontava o crime de corrupção ativa (Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público). Acontece que o crime de corrupção ativa sequer está arrolado entres os crimes onde é possível a prisão temporária. Sem contar que a Juíza que decretou sentou com o advogado no mesmo dia para realizar audiência.
    O único objetivo da prisão temporária é o de coletar provas que não porderiam ser coletadas com a liberdade do Acusado. Ora senhores, o Advogado possui endereço fixo (residencial e profissional), e emprego lícito. Ademais, a busca e apreensão foi decretada (e cumprida) nos dois endereços.
    Ora senhores, por que razão prender o advogado por 05 dias, se o objetivo da prisão já havia sido cumprido?
    O interesse foi somente a desmoralização do mesmo (e da classe) e a auto promoção dos delegados, sem contar com o interesse político (afinal o ilustre Secretário de Segurança estava presente em Itabuna, conversando com a Juiza e a Promotora).
    Me revolta a aceitação social das arbitrariedades praticadas pela Justiça e pela polícia em nome da Segurança.
    Em nome do medo que a criminalidade provoca aceitamos, a cada dia, que arbritariedades como essa sejam praticadas, e até aplaudimos.
    Que não nos esqueçamos quantos genocídio foram cometidos em nome da PAZ. Devemos sim nos indignar e exigir que o Judiciário e a polícia respetem a Constituição Federal.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *