Tempo de leitura: 3 minutos

Manuela Berbert
Sentei para escrever esse texto e fiquei me perguntando, de frente para o computador, como começar. Minha maior preocupação hoje é não parecer aqui uma pessoa partidária. Até porque, neste exato momento, confesso não ter vontade de torcer por nenhuma das duas opções que estão aí, candidatos a governar o meu Brasil.
Procurei no dicionário virtual o conceito da palavra INTEGRIDADE.  E li que “ela significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, imparcial, brioso, pundonoroso, cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade, justo e perfeito, puro de alma e de espírito”. Onde está a integridade nas duas opções que temos?
Definitivamente, estou confusa. Montaram um personagem chamado Dilma, que eu não sei de onde saiu nem o que já fez da vida, e querem que eu a eleja como a autoridade máxima do Poder executivo e da República, a maior liderança do meu país. Lula tem feito campanha para ela 24 horas por dia, empenhado, e eu gostaria de prestigiá-lo nessa empreitada, mas não tenho coragem. Falta alguma coisa nessa mulher. Às vezes acho que é simpatia. Às vezes acho que lhe falta inspirar confiança. Não tenho certeza do que falta, e por isso fico receosa.
Conheço José Serra. Lembro dos seus grandes feitos na área da saúde no Brasil. Aliás, foi levantando a bandeira da qualidade da saúde que eu o conheci, e aprendi a admirá-lo. Já parei na frente da TV para vê-lo explicar campanhas de vacinação, dentre outras coisas. Mas o tempo e a convivência podem ser cruéis com as pessoas. E acho que foi mais ou menos isso que aconteceu. A convivência, especialmente nesse período de campanha eleitoral, arranhou a minha simpatia por ele.

O horário político é ridículo e os debates foram, TODOS, um atentado à moral da população.

O horário político é ridículo e os debates foram, TODOS, um atentado à moral da população. Não vi nem ouvi propostas, planos de governo, promessas. Essas duas pessoas que estão aí hoje almejando liderar o meu país conseguiram denegrir a própria imagem dia após dia, numa luta incansável de provar que o outro é PIOR. Estou quase acreditando que correto foi o palhaço Tiririca, que foi autêntico ao ‘dar as caras’ dizendo que ‘pior do que está não fica’.
Abri os jornais e as revistas, buscando informações, e não as tive. Só li dossiês pagos, agressões, desafetos. E ainda tive que recordar episódios tristes da história do meu Brasil, porque eles fizeram questão de resgatar e citar indivíduos que eu gostaria de esquecer. Enquanto um dizia ‘fulano é seu amigo e isso prova que você não presta’, o outro respondia ‘mas você é amigo de fulano de tal, que fez pior ainda’. Aquele velho ‘jogo infantil’ que algumas mães têm, colocando sempre a culpa no comportamento do filho do vizinho.
É, querido fiel leitor, sinto uma dor no peito ao dizer que a impressão que tenho é que domingo o Brasil vai eleger o menos pior. A que ponto chegamos hein? Triste realidade. O poeta e dramaturgo inglês Willian Shakespeare disse um dia que ‘os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança’. A mais pura verdade. Independente do nosso voto e partido estamos todos pautados na incerteza do futuro e somos todos miseráveis, vestidos da esperança de que aquele que seja eleito não nos decepcione TANTO.
Procuro um presidente para o meu Brasil e não acho. Não acredito nas opções que me deram. Não confio nas informações que tenho. Sequer posso observar as pesquisas. Baiana de nascimento e de alma me apego às frases de efeito, como a de Marcio Vitor, do Psirico. Sim, a desilusão já chegou à nossa cultura popular. Numa de suas canções, em que relata a miséria do povo que vive nos morros, há uma frase interessante: “‘ê chuá chuá, temporal que leva tudo, só minha fé não vai levar”…
Manuela Berbert é apresentadora de TV, publicitária e colunista do Diário Bahia.

Sentei para escrever esse texto e fiquei me perguntando, de frente para o computador, como começar. Minha maior preocupação hoje é não parecer aqui uma pessoa partidária. Até porque, neste exato momento, confesso não ter vontade de torcer por nenhuma das duas opções que estão aí, candidatos a governar o meu Brasil.

52 respostas

  1. OLÁ COMPANHEIRA MANUELA:
    PROCURO UM PRESIDENTE E ACHO OU MELHOR UMA PRESIDENTE MULHER, GUERREIRA, UMA MULHER QUE JUNTO COM MEU CHEFE MAIOR LUIS INACIO LULA DA SILVA REDUZIO O INDICE DE POBREZA DE UM PÁIS CHAMADO BRASIL, QUE ATE ENTÃO VIVIA SEM ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR, JUSTO COM DESIGUALDADE SOCIAL, RACIAL, MORAL,UM PAIS RESPEITADO POR NAÇÕES.
    VEJO EM DILMA A CONTINUIDADE DE UM PAIS QUE DEU CERTO, DE UM PAIS DEMOCRATICO ONDE TEMOS DIREITO DE IR E VIR
    VEJO EM DILMA A FORÇA DE UMA MULHER QUE ASSIM COMO VOCÊ LUTOU POR DIREITOS IGUALITÁRIOS AO VOTO, SALÁRIOS DIGNOS E JUSTOS,
    VEJO EM DILMA A ESPERANÇA O AMOR QUE VENCERÁ O ÓDIO, A CALUNIA, O DESESPERO,
    VEJO EM DILMA A LUTA POR UM PAIS MELHOR
    VIVA A DEMOCRACIA,
    VIVA LULA
    VIVA DILMA
    VIVA O BRASIL.
    POR ISSO SE AINDA PROCURA UM PRESIDENTE DICIDA HOJE DECIDA POR UM PAIS MELHOR.
    VOTE DILMA VOTE 13 E VIVA A DEMOCRÁCIA.

  2. Não pense tanto Manuela, faça como eu vote nulo. Eu acredito na força deste voto para mostrar o nosso descontentamento para esses que “se acham” e espero o dia em que anularemos as eleições. A “vitória” de Tiririca foi comentada por algumas pessoas como voto de repúdio, não vejo dessa forma pois acredito que o voto de repúdio está no voto nulo. No primeiro turno votei 6 vezes nulo e votarei novamente no segundo turno.Quero deixar uma pergunta: Se não houvesse uma remuneração tão boa e tantas regalias para quem pretende governar um País ou uma cidade. Quantos se candidatariam?

  3. Cara Manuela, acho que o que você constata quanto à insuficiência de informação nos meios de comunicação de massa não é algo novo na história política do nosso país. De fato confusões e disse me disse continuam sendo utilizados para nos confundir. Essa estratégia deu muito certo durante muito tempo no país. Lembra das três primeiras candidaturas do presidente Lula, quando perdeu sucessivamente não por sua história de luta a favor do povo, mas pela distorção da sua imagem que elite dominante desse país fazia? Um dia o povo decidiu dá um a zero nos interesses espúrios dos manipuladores e resolveu vencer o medo e dar lugar à esperança. Se continuássemos acreditando na mentirada deles teríamos perdido a oportunidade de eleger o melhor presidente que esse país já teve. Voto em Dilma e o faço por ideologia e pelo projeto que está em curso no Brasil, do qual Dilma participa ativamente. Voto em Dilma porque gostei de ter esperança, e agora faço o possível para que a verdade vença a mentira, assim como a esperança venceu o medo.

  4. Como mulher, fico decepcionada ao ver uma mulher dizendo não saber de onde veio nossa candidata, ela não é uma construção deste ou aquele, é uma mulher guerreira, como todas as mulheres brasileiras, estudiosa, inteligente, que conquistou seu lugar sem apadrinhamentos, e sim mostrando sua competência. Gostaria de dizer a colega que estou com Dilma e não abro, assim como todas as mulheres que como mãe, donas de casa,estudantes e, trabalhadoras em geral se refletirem por um momento verá que todas as mulheres são excelentes administradoras, basta ver como educamos nossos filhos e cuidamos do bem estar de nossas familias.Gostaria que todos os brasileiros refletissem quanto a importância da continuidade desta gestão para o bem de todos.

  5. Manuela
    É justamente por nao gostar de nenhum dos 2 candidatos que resolvi analisar apenas os governos dos 2 partidos entao vai Dilma mesmo… quem sabe Marina 2014

  6. Tem gente que fala, fala, fala, e não diz absolutamente nada. É o caso dessa senhora. Meu, Deus. se é pra fazer chuá, chuá chuá, é melhor ficar calada.

  7. Veja só como a mulher ñ tem unidade nós homens temos unidade se o serra tivesse a mesma tranparencias que a Dilma votaria nele… resumindo mulheres tome vergonha na cara e vote da Dilma essa moça que colocou a nota no site esta vendo só o lado dela o capitalista age assim vamos mudar o Brasil

  8. Tenho muito medo dos indecisos pois acabam na hora votando no pior . Querida manuela procure ler mais em varioas fontes sobre a histórias do Brasil da ditadura militar para formar uma consciência crítica discernindo muito bem entre o joio e o trigo.Quando você fala que conhece José Serra e lembra dos seus grandes feitos está entrando em contradição da indecisão que fala ter ou astutamente está fazendo uma campainha para o seu possível candidato. Conhece muito o Serra e a Dilma não sabe de onde veio? Se com certeza vai jogar fora o preconceito em relação à mulher.
    Conheço a Dilma como uma grande guerreira só nos orgulha por ser tão forte e nessa campanha uma grande Heroina
    Marco Wense
    Se alguém ainda tem dúvida sobre o voto na disputa pelo Palácio do Planalto, basta lembrar que a incerteza com o tucano José Serra é muito maior do que com a petista Dilma Roussef.
    O enigmático candidato do PSDB não apresentou uma linha sobre o seu plano de governo, o que é lamentável. A candidata do PT esboçou uma lista de diretrizes dando ênfase ao combate a pobreza.
    É incrível. Mas o ex-governador de São Paulo continua achando que os brasileiros viviam melhor no governo Fernando Henrique Cardoso, que foi marcado pelo aumento do desemprego, arrocho salarial e entrega do patrimônio público.
    Para Serra, tudo é uma farsa. O tucano integra os 3% que acham o governo Lula péssimo. O engraçado é que 67% dos eleitores de Serra estão satisfeitos com o atual governo, que tem um índice de aprovação de 83%.
    José Serra não consegue esconder o seu preconceito com os nordestinos. Na discussão sobre segurança pública, no debate da TV. Bandeirantes, o tucano escolheu um baiano para ilustrar o seu pensamento: “Hoje, um criminoso da Bahia que está andando na Rua do Rio de Janeiro, se pedir o documento não acontece nada”.
    Ag e-mail dizendo que vai ter mais chance quem votar no 45”.

  9. Voto no Serra ele representa um BRASIL ético um BRASIL de todos brasileiros honestos. Chega de mensalão da Casa Civil, MST, MLT etc.. fora Collor, Zé Dirceu, Idali Savati, Jarder Barbalho, Dilma, Lula, Aloisio Mercadante, Genuíno, Marcos Valério, Dánúbio Soares, Valter Cardeal, Sarney, Roseana Sarney, Duda Mendonça, Erenice Guerra, Renan Calheiros, Franklin Martins, PNDH3 etc…
    FORA A “REPÚBLICA DOS COMPANHEIROS”
    O Brasil precisa de candidato preparado para governar e não de aventureira sem biografia digna para o cargo. Neste país só os banqueiros foram os beneficiados durante os oitos anos do governo Lula. Os brasileiros não aceitam o modelo de governo de Hugo Chavez e Fidel Castro aqui no nosso BRASIL, queremos as Instituições funcionando democraticamente, sem interferências. O Governo do LULA teve o maior indice de CORRUPÇÃO, desvios de dinheiro público, mentiras, fraudes, deserespeito a CONSTITUIÇÃO e a todos valores éticos e morais.
    Dilma foi uma candidata inventada por LULA adotada pelo PT.
    “VOTO EM SERRA PARA PRESIDENTE”

  10. Para você estar escrevendo alguns linhas, a Dilma foi pressa e torturada,no periodo ditatorial, apos ela deu seguimento a sua vida e conseguiu espaço importante, que para uma mulher é muito dificil, foi ministra de lula por dois mandato sem padrinho, não vou nem citar madrinha, porque a mulher infelismente não tem poder ainda no Brasil viu manuela. E eu tenho certeza que quando Lula foi candidato você escreveu esse mesmo texto, ele é tendencioso, elegemos um operario quando muitos falavão que não ia dar certo,agora é Dilma a verdade vencerar a mentira tá bom Manuela.

  11. Acharia estranho uma colunista social acostumada com o mundo cor de rosa dos shoppings e boites apoiar Dilma. Normal mesmo é votar quem a representa: o candidato das elites, da burguesia.
    É de doer a falta de compreensão política e histórica, de perceber como o projeto político do presidente Lula (apesar de seus deslizes, óbvio) melhorou a vida de tantos brasileiros, da democratização dos meios de acesso à educação e cultura, da reparação de injustiças históricas.
    Enfim, saudade do tempo em que o Pimenta publicava textos da Professora Daniela Galdino.

  12. O Lula imbecializou o povo tornando todos cúmplices na institucionalização do reino da mentira, usando sua ventriloqua para dar o golpe final. Dilma é o PNDH3 e SERRA é a ferramenta que dispomos para salvar a democracia.
    “VAMOS ELEGER SERRA PRESIDENTE”

  13. Zelão diz: – Eis ai uma prova da indignação!
    Cara Manuela;
    Simplesmente, excelente!
    Meus aplausos a sua “indignação,” que peço permissão, para fazer também minha, e de todos os brasileiros que não possuem a sua sensatez e coragem de se indignar.

  14. Quem manda só ver a Veja e porcarias semelhantes. Percebemos que a escriba cita Shakespeare, certamente retirado desses livros de auto ajuda que compilam frases, mas gosta mesmo é de Tiririca e Psirico. Sinceramente. E é comunicadora.

  15. Manuela Berbert, mulher, jovem, linda uma princesa, pele veludada, abastada graças a Deus. POREM INDECISA.
    Eu 60(Anos), Aposentado herdeiro do caráter, virtudes da minha mãe.
    Victoria Amorim, analfabeta, decidida, convicta, amorosa, cristã, viúva aos 34(Anos), 12 filho para criar não pensou nela, rejeitando varios casamentos dedicou sua vida para nos criar, passamos por falta de muitas coisas juntos menus o seu amor, carinho, respeto, dedicação.
    1954,Uma epoca que mulheres eram descriminalisadas, não estuda, não vota, não assina documentos importates, não dava palpites, ser mais capaz que homem nem penser, DETERMI-SE.

  16. Manuela, não procure mais. Venha ser feliz sem medo, venha pra o lado daqueles que passaram a ser reconhecido como cidadão a ter a esperança de futuro, possibilidades de melhorar de vida.
    Vote em Dilma e com certeza vc vai ficar muuuuuuuuuuuuuito feliz!

  17. Manuela Berbert, te conheço de vista, la da TVI,pois sempre tou participando de alguns convites de Bené na rádio Nacional. Mas quero te parabenizá-la pois, seu texto “Procura-se um Presidente para o Brasil”, voçê foi muito feliz em suas palavras, como se inspiradamente traduziu de uma forma, que talvez seja assim mesmo que a sociedade pensa, mas talvez vai votar em um ou outro indecisamennte, e dentro do seu consciente ainda inconsciente, sem saber ao certo o qual realmente o que queria, qual vai ser o melhor para o Brasil.
    Muitos defendem um e outro,por motivos próprios, outros por “ignorância popular”, pela paixão política e os coitados que se vendem por “míseros favore$”, seja em espécie material finaceira(dinheiro) ou apenas uma simples dentadura.

  18. Sra. Manuela. TEMOS QUE TER LADO NESTA H0RA. NÃO PODEMOS FICAR NO MURO.
    O que está em jogo são FHC, Serra, e o Estado Mínimo= Privatizações, mínimo investimentos no setor público, empresas do Estado sem recursos.
    Do outro lado, Lula, Dilma e o Estado Democrático de Direito = Empresas fortes, investimento no social.
    Vide que ainda reina, impera o terror da direita. Essa direita que nunca fez nada para o Brasil. como disse Chico Buarque, ” não falamos fino com os USAmericanos nem falamos grosso com Bolívia, Paraguai”.
    Leia as palavras do Bispo de Caçador, Sta. Catarina: “Lula tem defendido a vida e sempre se pronunciou contra o aborto. Nesses últimos anos o Brasil tem crescido e melhorado em todos os aspectos, de maneira especial no respeito à vida e a valorização da dignidade humana. Esta é a vontade de Deus! E as pessoas, em plena posse de faculdades mentais, vão reconhecer esta verdade.
    O nosso país está em pleno desenvolvimento e assim queremos continuar. Dilma não fugiu para o exterior durante a ditadura, mas a enfrentou com garra, e, por isso, foi presa e torturada. Ela queria um país livre, e que todas as pessoas pudessem viver sem medo de serem felizes, vencendo a mentira e o ódio com a verdade e o amor.
    Ninguém tem maior amor do que aquele que deu a vida pelos irmãos, como Cristo.”
    Temos que votar em Dilma. Pois HÁ MANIPULAÇÕES DA MÍDIA, DIREITA CHEIA DE ÓDIO.

  19. Realmente, a Sra. Manuela NÃO SABER DE ONDE DILMA VEIO… Meus Sentimentos, sra. Manuela. Meus pêsames!!!
    A Sra. sendo mulher com um posicionamento deste. É lamentável. Vc deveria exultar de alegria pois estamos elevando uma mulher a ser autoridade máxima deste país que deixou de ser pequeno, de ser quintal dos Estados Unidos.
    Você deveria estar encabeçando a luta das mulheres ou prefere, gostar de ver as TIAZINHAS DA VIDA, AS MENINAS DO PÂNICO, AS DANÇARINHAS DE AXÉ, ARROCHA.
    Nada contra elas, mas DILMA É EXEMPLO. Lutou na ditadura quantos muitos correram, fugiram. Dilma lutou bravamente contra os militares, é exemplo para as mulheres crescerem, lutarem.
    Prefiro a Dilma do que as paniquetes, as mulheres do caldeirão do huck.
    http://www.mulherescomdilma.com.br/
    Lamentável teu posicionamento frente a Dilma.

  20. Dois pontos interessantes:
    1º – Acredito que o desencanto da articulista é consequente a desinformação. As manifestações de confiança e apoio a Dilma foram expressadas por um leque de instituições sérias, da comunidade universitária aos movimentos sociais organizados. A internet oferece uma gama de informações que a grande mídia sonega. Desconhecer quem é Dilma não é um bom refencial para a articulista. Que belo comentário da Sra. Esther, da Sra. Ivone.
    2º – Não vejo o voto em Tiririca como um voto de repúdio ou de protesto. Vejo como um voto gerado na irresponsabilidade cívica ou como resultado do desinteresse pelas grandes questões nacionais. Tiririca, como qualquer cidadão, tem o direito de se candidatar. Tem o direito de usar de qualquer slogan. A escolha do seu nome, pelo eleitor, é que deve ser questionada. Uma ocasião eu comentava que nós não temos o direito de criticar o político quando nos omitimos de participar politicamente do processo eleitoral. Nós somos os culpados pelos representantes que temos, na medida em que nos recusamos a filiar aos partidos e, consequentemente, deixar de influir na escolha de candidatos sérios e que tenham compromissos com o país, estado ou município.

  21. Eu sei bem de onde Dilma saiu.
    Ministra de uns dos melhores governos que o Brasil já teve!!!
    Pode nao ter gógó como o serra tem em debates, mais sabe botar a mão na massa e focar no social e desenvolvimento do país.
    DILMA 13

  22. Cara Manuela,creio que a sua indgnação passa principalmente pela questao ideológica,vc dizer que ‘não conhece a história da candidata Dilma é querer apagar os feitos daqueles que lutaram e alguns até perderam suas vidas pela democracia do nosso pais e inclusive para que vc pudesse ta falando essas bobagens hoje,.Assuma que vc é Serra que todos irão te respeitar,afinal estamos numa democracia.Em Itabuna é assim,hoje as pessoas tem vergonha de dizer que são fernandistas e que votam em Paulo Souto.Só tenho um conselho a te dar .Coloque sua bandeira e seu adesivo de serra no peito e vai adr uma voltinha pela cidade,porque todos de Itabuna sabem qual é o teu time,

  23. Prezada Manuela,
    a ideia de um candidato perfeito ou obviamente melhor não se adequa à real democracia. Pressupõe dizer que os outros são perfeitamente ruins ou obviamente piores. É normal não estarmos perfeitamente satisfeitos com um ou com outro e, neste sentido, trata-se sempre de eleger aquele que menos se afasta do que queremos, o que alguém pode hamar de “menos ruim”. Vai ser quase sempre assim, e não vejo nada de errado com isso. A visão de um(a) líder carismático(a) e perfeito(a) é um tanto romântica e não deve ser esperada. Até porque ninguém governa sozinho, embora a liderança deve dar o tom, a direção, e cobrar severamente de seus auxiliares que sigam neste caminho, que deve ser comunicado à população para que escolha.
    Creio estar razoavemente informado do modo de governar do PSDB-DEM e do PT-PMDB\, visto que estiveram no poder no Brasil nas últimas 2 décadas e isso me basta para escolher ente os dois, com bastante segurança, até porque nenhum dos dois falou em mudar significativamente seus ideais básicos.
    É legal uma “emoção” e envolvimento com empolgação, certeza absoluta, mas não levam a lugar nenhum.
    Esta é uma escolha de futuro e deve ser puramente racional. E deve ser feita sempre de forma crítica, pois a pessoa eleita deve ser cobrada desde o primeiro dia.
    Se a proposta eleita demonstrar valor acima do esperado e tiver aprovação recorde, acertos muito mais importantes que os erros, merecerá o parabéns e alguma emoção na despedida. Mas isso só se sabe no final (às vezes ainda mais tarde).
    O resto é perfumaria.
    Tenha medo das certezas religiosas misturando-se à política. Aliás, política com religião não se misturam bem, e boa prova disso foi o mandato do Bush filho.
    Vote no(a) “menos pior” sem medo. É do jogo. É mais chatinho, mas mais saudável.

  24. Li o texto. Chato, como você definiu a eleição, no que, concordo com você!!!
    Entretanto, achei você com voto de Serra. Não acredito que você anulará o seu voto, ou, vai votar em branco.
    Partidarismo com cara do menos pior. Muito chato e tendencioso o seu texto.

  25. FICO DECEPCIONADA AO VER UMA MULHER DIZER QUE DILMA NÃO TEM CAPACIDADE DE GOVERNAR O NOSSO PAÍS,QUE É MULHER, QUE NÃO ACREDITA NELA ,QUE NÃO ACRDEDITA QUE ELA IRÁ DAR CONTINUIDADE AO BELO TRABALHO DO PRESIDENTE LULA.
    TENHO CERTEZA E CONFIANÇA QUE ELA FARÁ UM BOM GOVERNO ASSIM COMO O DE LULA, DARÁ MAIS OPORTUNIDADES AOS POBRES,MAIS ESPERANÇA DE VIDA.
    ENQUANTO AO SERRA ELE É SERIA UM PRESIDENTE PARA BURGUESES E EMPRESÁRIOS,UM PRESIDENTE QUE MENTE DESCARADAMENTE TENTANDO MANIPULAR ALGUNS BRASILEIROS QUE CUSTAM A ENTENDER QUE DILMA É O MELHOR PARA O BRASIL.
    POR ISSO GENTE VAMOS TER CONSCIÊNCIA E SER JUSTO VAMOS DAR ESSE VOTO DE CONFIANÇA A DILMA,POIS A BRASIL TEM MUITO A CRESCER DÁ-LE 13 13 13 13.

  26. Caríssima Manuela, essas eleições forma uma vergonha por causa do baixo nível imposto pelo PSDB, não seja tão ingênua a ponto de achar que jogando baixo como os tucanos estavam fazendo a campanha da adversária ficaria acima disso, como se não fosse com ela, pois já dizia a sempre sábia sabedoria popular: quem cala consente. É uma pena. Faço coro a você. O que me deu a certeza de eleger a primeira mulher presidente do Brasil foi ver o comportamento inadmissível que o candidato Serra assumiu. Somado a tudo que sabemos do governo do qual Serra fez parte, não podemos permitir que um homem com tão evidentes desvios de caráter comande nosso país. Para você Dilma pode ser a menos pior, mas lhe garanto que como a maioria dos brasileiros reconhecem que os 47 milhões que votaram em Lula estavam certos, vc sentirá orgulho de ter eleito uma mulher da fibra de Dilma.

  27. É minha cara manuela, nossa situação é lamentável, só que do jeito que você pinta o quadro vai ter que procurar esse presidente em outro país ou quem sabe em outras galáxias, mas se preferir ficar por aqui mesmo, pelo que foi explanado no texto acima o Serra dá de mil na Dilma e sua turma, pois para cada falha ou safadeza cometida pelo Serra, a Dilma e o pt ganha disparado em número e grau,
    pense direitinho e tome uma decisão antes que seja tarde, pois se o Serra não corresponder às nossas espectativas em 2014 mandaremos êle pastar, mas se for a Dilma provavelmente nem teremos mais o direito debater assuntos sem a aprovação do pt.

  28. Primeiramente, gostaria de ‘aplaudir’, as belas palavras ditas por Manuela. Você, diferentemente de muitos teve a sensatez de não ‘acreditar na política brasileira’ que para alguns estar indo a mil maravilhas para outros, assim como você, estão desacreditados, sem esperança de um futuro melhor, próspero. Declaro meu VOTO a SERRA(PSDB)…45. Por sua vida política, suas benfeitorias para a Nação. Não foram poucos. Foram os suficientes para elevar-lo a um patamar acima do que se vê no Palácio do Planalto.
    Nunca votei para o PT. Apesar dessa sigla ‘muito significar’ não faz “jus”a ideologia partidária proposto pelos integrantes do partido. Lula, das muitas vezes que pleitou a candidatura a Presidência conseguiu êxito em duas, respectivamente. Hoje, é tido como o ‘mais populista’, isso já é o bastante. Não existe o “melhor” Chefe de Governo, afinal, todos contribuiram para o que somos na atualidade. De MARECHAL DEODORO DA FONSECA a LUIZ INACIO LULA DA SILVA. De lá pra cá, muitas foram as transformações, as mutações ocorreram gradativamente, a curtos passos. O desenvolvimento não foram atingido no governo LULA e o Brasil não tem apenas 8(oito) anos de existência.
    DILMA ROUSSEFF, apesar de muitos negarem fora criada, trabalhada, lapidada, apadrinhada pelo LULA. Ah, se PRESIDENTE, precisa de ajustes, reparações. Compreendo o medo, o receio de muitas famílias em ‘retornar ao modelo anterior’. Mas entre a incerteza e o despreparo prefiro ficar com a ‘incerteza’, essa mesma incerteza que milhões de brasileiros tiveram nas eleições de 2002 como fora comentado por alguém.
    LULA conquistou o respeito, a satisfação daqueles que não tinha o comer, o que beber, nem onde dormir direito. Compreendo. Passou. Dia 1º de Janeiro/11 a história será reescrita por um novo governo, por um novo chefe, um novo PRESIDENTE. A era Lulista estar com seus dias contados e DILMA jamais será e terá o respeito que LULA tem e teve, quando passar a cadeira e a faixa de PRESIDENTE DA REPUBLICA.

  29. nenhum dos dois convenceu ninguem e nem disseram pra onde vão e pra que vieram, é a mesma coisa que escolher entre seis e meia dúzia, uma sinuca de bico…
    Como não tenho outras opções, e votar nulo ou branco pra mim não vale a pena, afinal eles nunca ganham, decidi votar pela alternância do poder, so isso…

  30. ESSA MULHER VOCE NÃO A CONHECE MANUELE? POIS NA EPOCA VOCE AINDA NÃO ERA NASCIDA.
    MAIS OS FAMILIARES DESSAS PESSOAS INOCENTES QUE ESTAVAM NO EXERCICIO DO SEU DEVER E MORRERAM DA MANEIRA MAIS COVARDE DESSE
    MUNDO.
    ALMIRANTE NELSON GOMES FERNANDES
    JORNALISTA REGIS DE CARVALHO
    CAPITÃO CHARLES R. CHANDLER
    SOLDADO MARIO KOEZEL FILHO
    TENENTE ALBERTO MENDES JUNIOR
    E MUITOS OUTROS MILITARES DESCONHECIDOS MORTOS
    NA CABINE DE VOTAÇÃO FAÇA ORAÇÕES PARA AS ALMAS DESSES MORTOS
    E TAMBEM POR TODOS VITIMAS DA VIOLENCIA QUE AUMENTOU MUITO MAIS NESSES OITO ANOS. COM AS FRONTEIRAS ABERTAS, ENTRANDO DROGAS
    ARMAS AFTOSA. CONTRABANDO, SAIDA DE UM CARRO ROUBADO EM MEIA E MEIA HORA. E OS NOSSOS MILITARES 1600 TIRANDO SERVIÇO DE POLICIAMENTO NO HAITI E NO LIBANO. VOCE ESTA SATISFEITA COM ESSA SITUAÇÃO? HOJE NO BRASIL A VIDA NÃO ESTA VALENDO UM VALE TRANSPORTE NEM UM CELULAR NOS VIVEMOS EM NOSSAS CASAS ATRAS DAS GRADES OU NÃO? NEM EM CONDOMINIOS DE LUXO NINGUEM ESTA SEGURO SOMOS CONSTANTEMENTE REFENS DE BANDIDOS ATE NA PROPRIA CASA QUANDO TEM UM VICIADO.ESTHER OLIVEIRA DIZ QUE ESTA DECEPCIONADA COM VOCE. PORQUE GRAÇAS AO NOSSO BOM D E U S
    ELA E AS PESSOAS DE SUA FAMILIA NÃO FORAM VITIMAS DA VIOLENCIA QUE IMPERA NESSE PAÍS. NOS ESTAMOS NO CAOS DA S A U D E
    S E G U R A N Ç A, E D U C A Ç Ã O. SE VOCE
    NÃO QUIZER VOTAR NO CANDIDATO ELOGIADO NO INICIO DA SUA MATERIA
    NA SAUDE NOS GENERICOS, NO COQUITEL DA HIV PREFEITO DA QUARTA CIDADE DO MUNDO GOVERNADOR DO MAIOR ESTADO DO BRASIL. VIAJE PARA SUA CASA DE PRAIA, POIS ASSIM VOCE NÃO ESTARA SENDO CONIVENTE COM TANTA CORRUPÇÃO E ENGANAÇÃO DESSE GOVERNO E TALVEZ DA SUA SUCESSORA.
    MEU NOME E IVALDO LUIZ SE ALGUEM QUIZER
    CONTESTAR E SE O BLOG PIMENTA NA MUQUECA
    OS SEUS EDITORES FOREM COERENTES E DIVULGAREM MEU COMENTARIO
    MEU E-MAIL E ivaldoecassia2009@hotmail.com.

  31. Manuela,
    Para reflexão antes da votação:Para vc.que está indecisa aí vai minha parca contribuição.
    Eleições 2010
    Chico Buarque, Oscar Niemeyer, Leonardo Boff e mais 10 mil assinaturas pró-Dilma.
    Com um nível de emoção acima da média até aqui registrada nesta campanha, o ato lembrou antigas jornadas da esquerda carioca e teve direito a palavras de ordem, lágrimas e uma pequena manifestação de rua após o evento.
    Centenas de artistas e intelectuais, além de parlamentares, jornalistas, ambientalistas e militantes, lotaram o tradicional Teatro Casa Grande, no bairro do Leblon, e levaram seu apoio à petista. Do lado de fora, cerca de mil pessoas tentavam entrar no teatro. Com um nível de emoção acima da média até aqui registrada nesta campanha, o ato lembrou antigas jornadas da esquerda carioca e teve direito a palavras de ordem, lágrimas e uma pequena manifestação de rua após o evento.
    O ato organizado por artistas e intelectuais em apoio à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, realizado na noite de segunda-feira (18) no Rio de Janeiro, foi um dos mais vibrantes momentos da campanha eleitoral até aqui. Centenas de artistas e intelectuais, além de parlamentares, jornalistas, ambientalistas e militantes, lotaram o tradicional Teatro Casa Grande, no bairro do Leblon, e levaram seu apoio à petista. Do lado de fora, cerca de mil pessoas tentavam entrar no teatro. Com um nível de emoção acima da média até aqui registrada nesta campanha, o ato lembrou antigas jornadas da esquerda carioca e teve direito a palavras de ordem, lágrimas e uma pequena manifestação de rua após o evento.
    O clima de emoção se justificava. Uma hora antes do início previsto para o ato, o Casa Grande já recebia nomes de peso da nossa cultura e política, como Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Alcione, Chico César, Wagner Tiso, Paulo Betti, Fernando Morais, Sérgio Mamberti, Osmar Prado, Hugo Carvana, Marilena Chauí, João Pedro Stédile, Leci Brandão, Ziraldo, José Celso Martinez Corrêa, Márcio Thomaz Bastos, Saturnino Braga e Jacques Wagner, entre muitos outros. A confraternização política atingiu seu ápice quando adentraram o palco, pouco antes da chegada de Dilma, a cantora Beth Carvalho e o arquiteto Oscar Niemeyer, ambos em cadeiras de roda. Sob os gritos de “Olê, Olá, Dilma, Dilma!”, os aplausos de pé à dupla foram longos e emocionados.
    Principais organizadores do manifesto e do ato, o sociólogo e professor Emir Sader e o teólogo e escritor Leonardo Boff também foram muito festejados pelo público presente ao Casa Grande. Nada comparado à recepção dedicada ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda, único a entrar no palco depois de Dilma, que foi ovacionado pela platéia e, numa cena que já é tradicional, ficou rubro ao escutar gritos femininos de “lindo” e “gostoso”, alguns deles saídos das bocas de conhecidas atrizes globais.
    Mestre de cerimônias, o ator Osmar Prado deu início ao ato: “Essa casa recebe, como em outros momentos da história, representantes da inteligência, da sensibilidade e da criatividade brasileiras para escrever mais um capítulo da construção da democracia plural, mestiça, multicultural e sustentável que sonhamos com todos os brasileiros e brasileiras para o Brasil do século XXI. Reafirmamos o compromisso com a continuidade e o aprofundamento das conquistas alcançadas pelo povo brasileiro ao longo dos oito anos do governo Lula, com liberdade, com democracia, com inclusão social, com respeito ao meio ambiente e com soberania nacional”, disse.
    Em seguida, foram distribuídas a todos cópias do manifesto: “Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff. Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados. Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimento econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional”, diz um trecho do documento.
    Panfletos obscenos
    Após reafirmar o conteúdo do manifesto, Emir Sader recebeu vigorosos aplausos ao ressaltar que a alternativa à Dilma Rousseff “é o obscurantismo, a intolerância, a repressão, é o caminho do fascismo”. O sociólogo comemorou o sucesso do ato e disse que a idéia inicial era repetir o encontro de artistas e intelectuais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizados na casa de shows Canecão em 2002 e 2006: “Peço desculpas aos que não conseguiram entrar, pois não sabíamos que a receptividade iria ser tão grande. De qualquer maneira, o Maracanã está em reformas”, brincou, para delírio da platéia.
    A platéia do ato pró-Dilma também reagiu com entusiasmo à participação da filósofa Marilena Chauí, que levou com ela alguns exemplares do panfleto “católico” que traz inúmeras acusações à candidata do PT: “Isso é obsceno. Ele é religiosamente obsceno e politicamente obsceno. Religiosamente obsceno porque é uma violência contra o ecumenismo religioso, a liberdade de crença e a liberdade de religião. É uma violência inenarrável e inadmissível. É também uma obscenidade política porque recusa aquilo que caracteriza o que é o núcleo da democracia republicana moderna, que é o caráter laico do Estado”, disse Marilena, que resumiu a importância da vitória de Dilma: “Nossa batalha é pela consolidação da democracia no Brasil”, disse.
    Aplaudidíssima em sua primeira aparição pública após uma internação por problemas de saúde, a cantora Beth Carvalho leu uma carta que fez para Dilma: “Estou me recuperando de uma cirurgia, mas fiz questão de vir aqui hoje pessoalmente para dizer a todo o Brasil e principalmente à essa guerreira chamada Dilma Rousseff o meu apoio. Ela já provou, principalmente nos últimos oito anos de governo, que tem sido a melhor administradora que esse Brasil poderia ter, que sabe governar e que por isso ajudou a conquistar a maior popularidade que um governo já teve na história do nosso país. É por isso que o Brasil vai te eleger”, disse Beth, que levou o Casa Grande novamente ao delírio ao puxar “Deixa a Dilma me levar, Dilma leva eu”, em versão do samba consagrado na voz de Zeca Pagodinho.
    Chico e Boff
    Estrela entre as estrelas, chamado de “anjo Gabriel” por Leonardo Boff, Chico Buarque também deu o seu recado: “Vim aqui reiterar meu apoio entusiasmado à Dilma, uma mulher de fibra que passou por tudo, que não tem medo de nada e que, sobretudo, vai herdar o senso de justiça social que é a marca do governo Lula. Governo que não corteja os poderosos de sempre e que não tem em sua índole desprezar os sem-terra, os professores, os garis.
    Temos hoje um país que é ouvido em toda parte porque fala de igual para igual com todo mundo. Não fala fino com Washington nem fala grosso com Bolívia e Paraguai. Por isso mesmo, o Brasil é ouvido e respeitado no mundo inteiro como nunca antes na história desse país”, disse o autor de “Apesar de Você”.
    Último a falar antes do discurso de Dilma, Boff, que apoiara Marina Silva no primeiro turno, manifestou apoio taxativo à candidata do PT: “Se a esperança com Lula venceu o medo, agora com Dilma a verdade vai vencer a mentira. Acho que essa eleição é mais do que o confronto entre dois candidatos. É o confronto entre duas propostas para o Brasil. O destino brasileiro depende da vitória de Dilma porque se a oposição ganhar nós vamos ter imensos retrocessos”, disse.
    Boff disse ainda que “a primeira coisa que temos de garantir é a revolução extraordinária que Lula fez no sentido definido por Caio Prado Júnior, ou seja, aquelas transformações que atendem às necessidades fundamentais de um povo e definem um rumo novo para um país. Essas necessidades fundamentais foram em grande parte realizadas no governo Lula”.
    Constelação
    Além dos artistas já citados, estiveram presentes ao ato de apoio à Dilma no Teatro Casa Grande figuras públicas como Margareth Menezes, Elba Ramalho, Rosemary, Antônio Grassi, Naná Vasconcelos, Jorge Salomão, Antônio Pitanga, Yamandú Costa, Renato Borghetti, Luiz Carlos Barreto, Otto, Hildegard Angel, Teresa Cristina, Perfeito Fortuna, Pedro Tierra, Marcelo Serrado e Cristina Pereira, entre outros. Vários artistas que não puderam comparecer mandaram mensagens de apoio à petista, como os aplaudidos Gilberto Gil, Zeca Pagodinho e Mano Brown.
    Também assinam o manifesto de apoio à Dilma os artistas: Aderbal Freire-Filho, Alessandra Negrini, Aldir Blanc, Carlinhos Vergueiro, Chico Diaz, Débora Colker, Diogo Nogueira, Dira Paes, Domingos de Oliveira, Ednardo, Isaac Karabishevsky, Francis Hime, João Bosco, José Padilha, Jorge Furtado, Lucélia Santos, Martinho da Vila, Miúcha, Neguinho da Beija-Flor e Renato Teixeira, entre outros. O texto do manifesto, assim como a totalidade das assinaturas, pode ser visto na internet (www.dilmanarede.com.br).
    Agência Carta Maior

  32. o problema, nobre escriba, é que vc tenta escolher uma candidatura (eu falei candidatura e não candidatos!) baseada em impressões pessoais. O que tá em jogo, jornalista, são dois projetos de Brasil absolutamente antagônicos. Nesse caso deveria ser levado em conta qual desses apresenta melhores propostas. Para alguém que exerce tantas funções como vc é inadmissível desconhecer a história de qualquer um dos canditados. Pra mim isso é conversa mole de quem vota no Serra e sente certo constragimento em assumir.

  33. Cara Manuela,é impressionante!!!! Voce perder esse seu “precioso” tempo para escrever um texto Sem nenhum sentido. Você quer demonstrar que não tem preferência por nunhum dos dois candidatos, no entanto esta explícito sua preferência. Vc diz que pesquisou sobre os candidatos e diz soh conhecer um. Talvez sejam mt amigos. Quero lhe informar que o que esta em votação são propostas de governos, de 02 partidos que governaram nosso País durante os ùltimos 16 anos. Não ha tiro no escuro nem incertezas. Existe uma politica econômica em andamento que esta dando certo. Vamos tirar o olho do nosso umbigo e ver o avanço social e econômico do nosso País! Abra a janela e veja a punjança do nosso Brasil que segue em frente em passos largos apesar dos pessimistas de plantão.

  34. Fico triste em ver que uma pessoa que trabalha nos meios de comunicação tem uma visão tão simplória ao analisar as duas candidaturas aí postas para serem apreciadas pelo povo brasileiro. Tal atitude é um exemplo claro de falta de conhecimento histórico e de preconceito, haja vista que a linda Manuela tentou ver na Dilma simpatia, Beleza e não competência. infelismente a mídia brasileira vende muito frasco sem se preocupar com o conteúdo. Só não sabe de onde a Dilma veio quem não quer saber pois hoje com os atributos da internet a gente, se procurar, vai saber até o que um Xeique do mais obscuro sultanato localizado em um lugar qualquer do Oriente, almoçou hoje. se quizer pesquisar sobre os que cercam José Serra e os seus interesses entregristas, basta também pesquisar. Aliás, durante toda a campanha o Sr. Serra enfatizou o fato de ter posto duas professoras em sala de aulas no ensino médio e fundamental. só esqueceu de dizer que paga 80% do salário dos professores do estado com verba federal, ou seja, Serra atira com pólvora dos outros e ainda se diz o melhor atirador.
    de outra sorte, aqueles que o cercam, são os mesmos que sucatearam o Brasil.
    Por fim, Dilma apesar de não ser tão bela quanto a Manuela, merece que a gente vote nela.
    Eu já encontrei o meu Presidente. Aliás. Presidenta!!!

  35. Prezada Manuela Berbert!
    No inicio do seu texto, tive a impressão de que, de fato, você seria imparcial na expressão de suas considerações a respeito das pessoas que aí estão para serem escolhidas por nós para governar nossa nação. Mas a seguir fui constatando que você está sem esperança de ver o seu candidato Serra eleito para o cargo majoritário do Brasil. Você disse que não conhece Dilma, o que constata que a escola está formando mal seus estudantes, ou que os estudantes se contentam com o que lêem na História do Brasil, aplicada de forma sucinta e sem recomendações de outras leituras. Creio que um bom professor de História, para apresentar meritoriamente o Brasil aos seus alunos, deve mostrar a escuridão recente pelo qual nosso país passou, no qual jovens como você, Manuela, atuante e promissora em sua sociedade, corria o risco de ser arrastada de dentro de seu lar, pelo simples manifesto contrário à situação social do país e lançada às mãos da ditadura impiedosa. E os jovens daquela época, alegres e politizados, queriam uma nação liberta, ao contrário da apatia atual. Outro dia perguntei a uma aluna toda falante, sobre o que falam os jovens em suas reuniões privadas. Sobre política? Sobre a situação social do país? Sobre solidariedade? Sobre os ciclos dolorosos e pungentes pelos quais nosso país passou até a era Lula? Fico deveras surpresa quando você diz que conhece Serra, “um homem íntegro” e outros quetais… E eu, Manuela, fico a perguntar toda vez que vejo o Serra se vangloriar de estar na política por tantas décadas, parceiro dos outros elitistas que não acreditavam no progresso de nosso pobre/rico Brasil, o que fizeram para que o Brasil saisse da condição subserviente aos americanos; o que fizeram para que o Brasil deixasse de ser conhecido lá fora, apenas como o paraíso do futebol, do samba e das bundas. Eles, Manuela, tanto fizeram que Deus teve de preparar um nordestino forjado nas fases mais crueis da pobreza; que não tem um pomposo curso acadêmico conseguido no Chile ou na França; um mecânico que se interessou tanto pelas mazelas do Brasil, que acabou aprendendo mais que muitos professores sobre o nosso país, só para quebrar a empáfia dos arrogantes escravagistas e mostrar a eles que os rodopios em seus umbigos apodrecidos teriam que ceder ao pobre analfabeto o direito de fazer mais pelo povo. E que ele, o analfabeto, nordestino, ao lado de uma Mulher sobrevivente das catacumbas da ditadura militar, pudesse levar ao mundo, as riquezas deste país esplendoroso que os Serras mantiveram sob o jugo dos estrangeiros por séculos. Muito podia dizer, Manuela, sobre a importância deste momento glorioso da nação Brasil, mas não é preciso. Não pretendo convencê-la a mudar seu voto, até porque os leitores deste blog, em sua maioria são pessoas bem informadas. Quero dizer que este é um momento solene, quando temos a chance de ver uma Mulher guerreira, sua, minha, nossa representante, formada na academia e na escola da Vida, conhecedora dos problemas brasileiros, governar os destinos deste continente Brasil. Quero dizer que um povo que tanto preza o jeitinho brasileiro, vai demorar para aprender “bons costumes” que o Serra com toda a inteligência e “educação” não tem ensinado ao longo de décadas. Que a imprensa da era FHC nem precisava ser questionada por seus deslizes, porque ela só publicava o que os “compadres” queriam e na era Lula, ela consegue ser grosseira com a Dilma na frente de todo mundo. Religião? Todo mundo tem a sua e anda por todos os caminhos. Aborto? Não há lei que dê conta, mas educação que Serra ignora em seu próprio Estado, ao ponto de botar a tropa em cima dos professores. Portanto, Manuela, talvez seja preciso mergulhar a fundo em Caio Prado Jr., Florestan Fernandes, Gilberto Dimenstein e outros tantos sociólogos sérios, para que nossas “cabeças pensantes” se libertem das pressões da Veja, da Época, da Globo e do Estadão. Os cúpidos magnatas estão incomodados porque o nordestino tirou um pouquinho deles para dar ao povão.

  36. Eu tô firme e forte nessa batalha…
    Eu tô firme e forte e não fujo da raia…
    ê chua chua..ê chua chua temporal que leva tudo, só minha fé não vai levar…
    ê chua chua…ê chua chua dai me forças meu Deus para minha casa levantar….

  37. Parabéns, congratulações, felicitações e meus cumprimentos! Até que enfim um texto imparcial e racional no pimenta. Manuela minha querida, você não foi somente brilhante em sua análise, você foi responsável e equilibrada. Quando você indaga sobre a origem da Dilma, a história mostra que ela guerreava e vivia trocando de amantes como se troca de camisa. Além é claro de assaltos a bancos e residências, seqüestros e atentados a vida. Uma democracia é feita, principalmente, por pessoas equilibradas, sensatas, lúcidas e pacificas. Não irei votar em uma mulher, simplesmente por indicação e imposição de alguém. O presidente Lulla, não estará mais governando a partir do dia 1º de janeiro. Portanto, as alternâncias de poder são benéficas e saudáveis para a democracia. Acredito que, para se governar um país como o Brasil, repleto de problemas sociais e morais, um presidente não pode ser eleito, tendo como predominância sua sexualidade (homem ou mulher). Acertou em tudo a sua analise acima. Irei votar no candidato SERRA, não porque ele representa a solução dos problemas do meu país, mas, por ser o melhor e o mais qualificado e experiente nesse momento. Gostaria de reparar algumas observações acima dizendo, “existem “paixões” que até própria razão desconhece”.

  38. Péssimo texto! Era de se esperar isto desta Srª Manuela bebert… Depois que li o texto desta “nobre” senhora falando sobre os Cem anos de Itabuna e o que devíamos comemorar nele…
    Fica a minha dica Manuela:
    Ao contrário de ler livros best-sellers, auto-ajuda, revistas como veja, bellas… Dá uma lidinha em livros que falam sobre a história do Brasil e do mundo… Quem sabe vc perceba que o mundo é muito mais do que a sociedade falida de Itabuna. É muito mais do que sobrenomes e colunas sociais de jornais…

  39. 9Parabéns pela opinião bem balizada e equilibrada.O sentimento abuiguo é uma prova irrefutável de seu amadurecimento,quer seja como cidadã quer seja como proficional-só tem duvidas, quem tem capacidade de pensar-não sendo massa para manobras politico-eleitoral.Fica porém e no entanto uma triste constatação,a vitória de um determinado candidato poderá por em risco o que já foi conseguido em termos de “Democracia”,-palavra muito usada mas pouco respeitada-,e é aí que entra o mêdo de muitos eleitores.Como prova do que estou dizendo basta olhar e lê as opiniões escritas acima.Certamente não é dessa forma que faz a democracia,é simplesmente convivendo com as diferenças,coisa que pelo visto alguns eleitores de Dilma não sabem fazer.Perde-se mais votos do ganha.Os adversários devem de fato agradecerem.Encerro parabenizando-a pela coragem de exprimir a sua dúvida,isso só engrandece o processo eleitoral.

  40. MANUELA,
    ME SINTO FELIZ E HONRADA EM FAZER PARTE DE UM POVO QUE POSSUI LIBERDADE DE EXPRESSÃO. SENDO ASSIM, CADA CIDADÃO TEM O DIREITO DE SE MANIFESTAR. BEM COMO CADA UM TEM A ESCOLHA DE BUSCAR INFORMAÇÕES, OU NÃO; MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO ENCONTRAMOS AOS MONTES. VEJO QUE À PARTIR DISSO PODEMOS CRIAR OPINIÕES E CONHECER OS FATOS (E AS PESSOAS). BASTA O INTERESSE! O IMPORTANTE É TER PERSONALIDADE E OPINIÃO (PRÓPRIA)!
    QUANDO LI QUE VOCÊ ADMIROU O PERSONAGEM, DIGA-SE DE PASSAGEM, TIRIRICA, NOTEI QUE VOCÊ FAZ PARTE DO ROLL DE PESSOAS QUE DESACREDITAM NA POLÍTICA BRASILEIRA. CONCORDO! MAS USAR O PODER DE MUDANÇA COM TAMANHA IRRESPONSABILIDADE, VOTANDO EM UM SUPOSTO ANALFABETO, NO MÍNIMO, É BURRICE; NEM POSSO DIZER DESINFORMAÇÃO.
    ME DESCULPE A GROSSERIA DA PALAVRA, MAS CADA UM EMITI SUA OPINIÃO…

  41. CARLOS SOUZA. VOCE DIZ ABRA AS JANELAS E VEJA A PUNJANÇA
    DESSE BRASIL.
    CARLOS VOCE ESTA DANDO UM CONSELHO MUITO ERRADO AS PESSOAS
    QUEM ABRIR AS JANELAS DE SUA CASA SE DEPARA COM GRADES E
    UM MURO BEM ALTO PARA O SEU LAR NÃO SER INVADIDO PELOS
    BANDIDOS, VICIADOS, ESTUPRADORES, AVIÕES DO TRAFICO,CADE O PROGRAMA SOCIAL DO SEU GOVERNO.
    ESSAS PESSOAS COMO VOCE GRAÇAS A DEUS NUNCA TEVE ALGUEM QUE SOFRERAM UM ASSALTO ASSASINATO OU UM ESTUPRO.

  42. Afinal, o que queremos?
    Encerra-se hoje a mais longa campanha eleitoral de que se tem notícia no País, e certamente em todo o mundo: oito anos de palanque na obstinada perseguição de um projeto de poder populista assentado sobre o carisma e a popularidade de um presidente que, se por um lado tem um saldo positivo de realizações econômico-sociais a apresentar, por outro lado, desprovido de valores democráticos sólidos, coloca em risco a sustentabilidade de suas próprias realizações na medida em que deliberadamente promove a erosão dos fundamentos institucionais republicanos. Essa é a questão vital sobre a qual deve refletir o eleitor brasileiro, hoje, ao eleger o próximo presidente da República: até onde o lulismo pode levar o Brasil?

  43. ESSA MANUELA É UMA JORNALISTA QUE PRECISA INFORMAR-SE MELHOR, E NÃO APENAS PRENDER-SE AO QUE A MÍDIA ELITISTA PROMOVE COM A INTENÇÃO DE SEMPRE SE BENEFICIAR, O QUE PARECE SER O CASO DELA.

  44. Manu
    Eu achei PERFEITA a sua colocação, e entendo que qdo se referiu a não termos a guerrilheira como presidente do nosso país, não se referiu ao fato dela ser mulher como muitos petistas acima relataram, mas sim, pelo fato dela ter aparecido do nada e com um passado ser TÂO negro, infelizmente os menos esclarecidos(que por sinal escrevem errado pra caramba) é a maioria e elegeu a noiva de CHUCK para governar nosso país, sinto muito por esses pobres coitados, pois não restará um para apagar a luz no fim da história, isso se a PETISTA (que iludidamente o povo acha q continuará o trabalho(???) de Lula) não cometer alguma atrocidade(o que é esperado, digno do carater dela) e esse mesmo povo iludido seguir para rua pedindo a cabeça dela….quem rir por último rir melhor!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *