Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
Mesmo depois de derrotados na disputa presidencial, os tucanos do PSDB (1), da sofisticada Avenida Paulista, continuam a mesma coisa: arrogantes, prepotentes e donos da verdade. Parece até que conquistaram o Palácio do Planalto.
Chateados com o senador eleito Aécio Neves, apontado como o responsável direto pelo fracasso do candidato José Serra no estado de Minas, alguns tucanos, ainda inconformados com a derrota, estão chamando o ex-governador de “Aético”.
Aliás, o PSDB (1), cheio de rancor e ódio, sempre tratou Aécio, neto do saudoso Tancredo Neves, como um adolescente irresponsável, afastando qualquer possibilidade do bom mineiro se candidatar à Presidência da República pela legenda.
O principal culpado pelo desastre eleitoral de José Serra em Minas é o próprio José Serra, que fez de tudo para liquidar qualquer chance de Aécio como pré-candidato, impedindo até que o PSDB (2) consultasse as bases do partido.
Essa atitude arbitrária e antidemocrática do PSDB (1), tendo a frente os três mosqueteiros do tucanato paulista – FHC, Geraldo Alckmin e José Serra –, mexeu com a autoestima dos mineiros.
Aécio Neves, liderança maior do PSDB (2), tem toda razão quando defende uma urgente mudança na legenda: “Estamos no momento de refundar o PSDB para recuperar nossa identidade partidária”.
Se o PSDB (1) continuar se achando o tal, Aécio Neves só tem o caminho de procurar outra agremiação partidária, sob pena de ser novamente “engolido” pela esperteza dos tucanos da Avenida Paulista.
PSDB (1) versus PSDB (2). Dois bicudos não se beijam.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

12 respostas

  1. Muito bom texto.
    Depois, alguns “boçais” tentaram incutir na sociedade que a derrocada do PSDB(1) seria em razão das artimanhas dos petistas.
    As pessoas mais esclarecidas e atentas aos fatos políticos, sabem que uma das razões que levou a derrota do “antipático” José Serra, e o PSDB(1), foi a tentativa de “minar” a candidatura de Aécio ao Palácio do Planalto.
    Como bom baiano: Ô COISA BOA!!!

  2. O PSDB é como aquelas velhas famílias oligárquicas que entram em irreversível decadência . Perdem o poder, mas não perdem a pose. Não entendem nem querem aceitar as mudanças, tão apegados estão ao tempo em que tinham poder.
    FHC, com um pé na cova; José Serra, já se cansou de ser rejeitado, vai ser o eterno vice; Geraldo Alckmin não passa de São Paulo. Enfim, Aécio, o Playboy, uma espécie de Luis Eduardo Magalhães que sobreviveu, vai ser o candidato que poderia ter sido. Assim é a vida. Daria um belo romance.

  3. Somente para clarificar os números e divulgações preconceituosas:
    MESMO EXCLUINDO AS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO MAPA ELEITORAL, DILMA GANHARIA DE SERRA.
    A RGTV DESPREZA OS ELEITORES DAS REGIÕES SUDESTE, SUL E CENTRO-OESTE QUE VOTARAM NA PRESIDENTA ELEITA DILMA ROUSSEFF.
    Considerando-se apenas as Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, Dilma Rousseff obteve 33.247.650 votos, enquanto nestas mesmas regiões brasileiras, Jose Serra recebeu 32.972.526 votos.
    PORTANTO, A DIFERENÇA A FAVOR DE DILMA PELA SOMA DOS VOTOS NESTAS 3 REGIÕES FOI DE MAIS DE 275 MIL VOTOS.
    Confira:
    SUDESTE=(Diferença Pró-DILMA)====1.630.604
    SUL=(Diferença Pró-Serra)========1.226.485
    CENTRO-OESTE=(Diferença Pró-Serra)==128.995
    Diferença Pró-DILMA==============275.124
    Confirme pelos resultados divulgados pelo TSE, por Regiões do Brasil:
    SUDESTE
    DILMA………22.540.695
    Serra……….20.910.091
    Pró-Dilma……1.630.604
    SUL
    DILMA……….7.267.073
    Serra………..8.493.558
    Pró-Serra…..1.226.485
    CENTRO-OESTE
    DILMA……….3.439.882
    Serra………..3.568.877
    Pró-Serra…….128.995
    NORTE
    DILMA……….4.037.923
    Serra………..2.992.584
    Pró-Dilma…..1.045.339
    NORDESTE
    DILMA……..18.405.389
    Serra………..7.672.382
    Pró-Dilma…10.733.007
    .
    .

  4. Já há uma forte tendência do Aécio migrar para o PSB, …!!!
    Pelo jeito, por lá ele teria mais espaço, mais possibilidades, …!!!
    Vamos aguardar, …!!!
    Outra coisa que poderá acontecer é o final da “Lua de Mel” entre o PMDB e o PT, cujo prazo de validade encerra-se quando da eleição para as Prefeituras das capitais dos estados, em 2012, …!!!

  5. SERRA CONTINUA O MESMO IRRESPONSÁVEL, DISCURSANDO NA ESPANHA E DENEGRINDO NOSSO PAÍS FOI MANDADO CALAR A BOCA POR UM MEXICANO.
    ESSE PSDB ESTUPIDO QUE LANÇOU A IGREJA COMNTRA A OPINIÃO PUBLICA , QUE FEZ O ÓDIO AO NORDESTINO SER DECLARADO , NÃO ESTÁ SATISFEITO?????
    QUE BOM QUE MUITOS DESSES LOUCOS PERDERAM A ELE~ÇÃO, MAS PRECISAM PARAR DE SER LOUCOS E INCONFORMADOS.
    NUNCA SE VIU UMA CAMPANHA TAO SUJA COMO A DO PSDB E DO DEM.
    TENHO NOJO DESSES PARTIDOS.

  6. O unico mal do Aecio é a sua companhia.. ele é um cara de visão.. teria que sair do PSDB pra ter chances reais de ser presidente..
    so que se ele ganha, leva consigo a corja do psdb paulista..
    ele tem feito um trabalho excelente em MG, é bem avaliado..vide sua aprovação no estado..
    como disse o Ricardo Seixas, o PSDB esta com o pé na Cova.. vide um de seus fundadores, o falecido Mario Covas..rs

  7. Caia na real Sr. Wense, o PSDB ganhou em oito estados, nos dois maiores colégios eleitorais, portanto longe de ter sido derrotado como você indica, ao se referir ao PSDB associando-o a Avenida Paulista lembre-se que o PT foi o partido que mais recebeu recursos das empreiteiras e do sistema financeiro, aqui na Bahia o PT recebeu mais da metade das contribuições da Odebrecht e OAS, não por acaso são as detentoras da concessão da BR324 que vai começar a cobrar pedágio em breve, e da obra da nova Fonte Mova, liberada sem concorrência. A companheirada esta adorando o capitalismo do dinheiro alheio.
    Acorda cara, hoje que esta fazendo a festa da vitória do PT e o PMDB que com Sarney, Jader barbalho, Renan e Collor estão com a fatura na mão para participar da festa da distribuição de cargos. A quadrilha não vai esperar o São João, vai começar a festa bem antes

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *