Tempo de leitura: < 1 minuto

Da coluna Tempo Presente (A Tarde):
Dois consensos em torno dos 500 cartórios baianos, ambos atípicos:
1) São os únicos do País estatizados.
2) São também, disparadamente, os piores do País, campeões absolutos em matéria de maus serviços. Um simples reconhecimento de firma leva horas em longas filas.
A solução dessa questão está num projeto de lei que tramita na Assembleia sobre o qual não há consenso. Já sofreu em torno de 134 emendas, desfigurou o projeto original do Tribunal de Justiça, que institui mecanismos para “retirar os vícios” e, principalmente,manter parte dos cartórios estatizados (os mais antigos), o que os deputados não aceitam, segundo o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo.
– Vou procurar a presidente do TJ, desembargadora Telma Brito, para conversarmos. Não é justa a privatização parcial.
A presidente Telma Brito, por seu turno, admite a precariedade dos serviços, está disposta a conversar, mas não gostaria de ver a proposta do TJ desfigurada.
– O essencial é que o meu compromisso é arrumar a Justiça. Isso inclui os cartórios. Quando eu sair, estará tudo arrumadinho.
No caso dos cartórios, que seja já. Os protestos já estão virando clamor.

9 respostas

  1. Outro dia precisei reconhecer uma firma, tive que pagar uma pessoa para ficar na fila des umas 6hs da manha, ate as 13:00, quando saem as fichas, depois disso tive que esperar ate ser chamado, resultado: sai de la quase perto dos 16hs.
    Alguns dias depois, viajei para o Espirito Santo, mais precisamente para São Mateus, e la precise reconhecer uma firma para enviar via sedex, fiquei preocupado ja imaginando o sufoco que iria passar, mas chegando lá percebi que na Bahia não fazem nada pra melhorar a nossa vida. Cheguei ao cartório as 8hs, me atenderam super bem, abri a firma, reconheci e as 8:30 ja estava enviando o sedex.
    Perguntei para um amigo sobre os cartórios e ele me disse que no espirito santo, os cartórios correm atraz dos clientes, afinal de contas eles sobrevivem disso, diferente da bahia que voce precisa implorar para conseguir uma simples certidão ou recorrer ao velho $ por fora.
    A Bahia,itabuna podia se espelhar no nosso vizinho e copiar um pouco a organização, limpeza e seriedade, principalmente com o bem estar e qualidade de vida da população.

  2. É UMA VERGONHA ESSE ATENDIMENTO EM ITABUNA, E NINGUEM FAZ NADA, PARABÉNS FUNCIONARIOS DOS CARTORIOS VCS VENCERAM.( TRABALHAR PRA QUE SE NO FINAL DO MES RECEBEM LEGAL E DE VEZ EM QUANDO UMA GREVE OU SEJA UMAS FERIAZINHAS.

  3. O Estado já passou da hora de privatizar (ou, pelo menos, terceirizar) os cartórios judiciais. Tivesse logo adotado tal medida, já sairia ganhando em dobro, deixando de gastar o salário dos maus funcionários e, ainda por cima, recolhendo tributos. A população agradece.

  4. Tenha certeza que se qualquer um dos grandes (deputados, desembargadores ou Juízes) enfrentassem as flas, tudo já teria sido solucionado, mas, eles não ficam nas filas e os ricos têem funcionários para enfrentá-las.portanto o pobre que se dane!

  5. Chega de pensar que a PRIVATIZAÇÃO da coisa pública é a solução!!!!!
    O que se precisa é de contratação de pessoal, preencher as vagas existentes – CONCURSO PÙBLICO…
    Contratação de estagiários para as funções básicas…
    CHEGA DE PRIVATIZAR…se esta moda de PRIVATIZAÇÂO e TERCEIRIZAÇÃO pega…iremos pagar impostos para enriquecer cada vez mais um pequeno grupo de sangue-suga…
    CONCURSO PÚBLICO JÁ E CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS…

  6. o meu noivo foi pegar um daj para dar entrada no nosso casamento e teve que ir pra lá 12:00 para pegar a senha pela manhã,e outra ainda foi destratado por um zelador um moreno que se acha o dono do tal,pegou a senha 5 isso para pegar um daj,para pagar abisurdo,ainda a pessoa passa a noite toda e depoiis é humilhado por uma pessoa que nem funcionario é??

  7. O cartório de imóveis de Ilhéus não quer nem protocolar pedido de certidão de imóveis. O oficial alega “que não tem tempo”. É um absurdo, uma vergonha para a justiça baiana.

  8. Sergio dos Santos,
    Aumentar o quadro de servidores do Judiciário baiano via concurso público não necessariamente se traduziria em melhor qualidade de atendimento. Quem é competente faz seu trabalho de forma correta, em maior ou menor contigente e com ou sem aumento de salário. Assim como já acontece em outras UF’s (ex.: SP, SC, RS), a Bahia já poderia mandar ao menos terceirizar os cartórios judiciais p/ sair ganhando em dobro. É mais vantajoso contratar uma empresa privada via licitação p/ administrar essas repartições do que ficar pagando salário de quem não quer trabalhar direito. E, de quebra, o governo ainda recolheria impostos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *