Tempo de leitura: 2 minutos

Emílio Gusmão | emilio.gusmao@gmail.com
Em 2012, o Brasil vai comemorar o centenário de Jorge Amado, escritor que, segundo João Ubaldo Ribeiro, deu “forma, expressão e identidade” à cultura baiana.
“A Bahia não pode ser compreendida — e, por via de consequência, o Brasil não pode ser inteiramente compreendido — sem Jorge Amado e Dorival Caymmi”, escreveu João Ubaldo, após ser informado sobre o falecimento do amigo (clique aqui).
É do conhecimento de todos (até mesmo das pessoas que nunca o leram), que Ilhéus fez parte da vida e é um referencial importante na obra do escritor, que viveu aqui grande parte de sua infância.
Este blogueiro está preocupado. Que tipo de homenagem o atual governo municipal pensa em fazer para Jorge Amado? Estou receoso, pois uma administração que não consegue recolher o lixo, diariamente, tudo indica, não terá condições de preparar nada à altura do romancista.
A Fundação Cultural de Ilhéus, por mais que o presidente seja uma pessoa atenta e de bons propósitos, está perdida em meio ao baixo orçamento e ações equivocadas, como a Caravana Cultural, que se propõe a levar “cultura” para as localidades. Ué! As localidades não têm cultura?
Está na hora do prefeito Newton Lima criar uma comissão que envolva diversos atores sociais da cidade (incluindo também a Uesc e as escolas públicas e particulares) para começar a planejar ações relacionadas à data. Os principais veículos de comunicação (principalmente a Globo, que bebeu da obra e se lambuzou) provavelmente darão grande ênfase. Sendo assim, está mais do que na hora de manter contato com a família, de refletir e idealizar.
Em 2008, ano em que se comemorou 50 anos da publicação do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, a prefeitura fez uma singela homenagem, ao promover a exibição do filme “Gabriela”, do diretor Fábio Barreto.
Jorge Amado odiava essa adaptação, a qual chamava de “pornozinho”, por se prender apenas à sensualidade da protagonista. Quem leu sabe a diferença, não só de linguagem (cinema e literatura), como também da opção do diretor, que apelou ao erotismo para lotar as salas de exibição.
Em 2012, não teremos o direito de cometer o mesmo erro, nem muito menos algo parecido.
Emílio Gusmão é comunicólogo e editor do Blog do Gusmão.

5 respostas

  1. “MEU CARO Pimenta, SEI QUE ESSE COMENTÁRIO NÃO TEM NADA A VER COM O TEXTO, SÓ LHE PEÇO QUE NOS AJUDE A LAVAR MAIS UMA MANCHA TERRÍVEL DA NOSSA CULTURA, ISSO ERA PRA TER ENTRADO NA CPI DA PEDOFILIA, MAS O SENADOR MAGNO MALTA E OS CHEFÕES DONOS DO PAÍS VIRAM AÍ MUITO DESGASTE E PERDA DE VOTOS DOS ÍNDIOS”
    Lei Muwaji
    Luta contra o Infanticídio
    Centenas de crianças indígenas foram rejeitadas por suas comunidades e enterradas vivas no Brasil nos últimos anos. Essa é uma prática antiga, ainda encontrada em mais de 200 povos indígenas diferentes. Muitas dessas crianças são recém-nascidas. Outras são mortas aos 3, 5 e até 11 anos de idade. Centenas delas são condenadas à morte por serem portadoras de deficiências físicas ou mentais, ou por serem gêmeas, ou filhas de mães solteiras. Muitas outras são envenenadas ou abandonadas na floresta porque pessoas na comunidade acreditam que elas trazem má sorte. Meu nome é Eli e eu sou um líder indígena da etnia Ticuna, do Amazonas. Como indígena, conheço bem a dor que essas famílias enfrentam quando são forçadas a sacrificar suas crianças. Mas conheço também mulheres corajosas que enfrentam a tradição e literalmente desenterram crianças que estavam condenadas à morte. Essas mulheres, mesmo sem nunca terem estudado direitos humanos, sabem que o direito à vida é muito mais importante que o direito à preservação de uma tradição. Por causa do sofrimento do meu povo, e da coragem dos meus parentes que se opõem ao infanticídio, eu me dispus a trabalhar na elaboração de um projeto de lei.
    Para mais informações sobre o assunto, acesse os sites http://www.hakani.org e http://www.atini.org.

  2. Esse povo desse desgorverno certamente está achando isso perda de tempo e de dinheiro, Gusmão. Livros, ora, coisa de desocupado, pra essa gente. Jorge Amado? morreu, já era. Certamente eles estão pensando coisas desse tipo.

  3. Não pensando “negativamente” com alguns, é que nós ACODECC,ACARI,e como produtores convidados Eva Lima e Ari Rodrigues, demos o pontapé no dia 9 de agosto de 2010 ao Projeto “Irmão Jorge,100 anos Amado” ( ver blog do mesmo)
    que trimestralmente realizamos eventos na Vila de Ferradas,conseguindo com sucesso uma respostas bem bacana, até chegar a hora da grande realização que ocorrerá em 2012.
    No mês passado ,no aniversário de Ferradas ( 195 anos) levamos 50 artistas,fanfarras,ruas de lazer, lançamento de livros, enfim uma vasta programação já visando o aniversário de Jorge Amado.
    E a comunidade aguarde muito em breve outros eventos.
    Obrigada Gusmão, por esse ” despertar” nas mentes dirigentes pela importancia que Jorge Amado tem pra todos nós.
    Abraças
    Eva Lima, atriz e produtora cultural

  4. Imaginem, quem proporcionou uma grande festa pra Jorge Amado no último mês de Agosto, oferecendo a todos uma semana com mostras, debates, teatro, foi a Fundação Cultural de Ilhéus, não a de Itabuna que é um verdadeiro antro de ineficiência.

  5. Eu sou de ilheus e estou muito grato com a colocação do Gusmão. Eu sou artista local e busquei ajuda com prefeitura e orgãos privados da cidade não tive ajuda alguma. Mesmo assim realizei meu sonho de valorizar a cultura da cidade de ilheus e região mostrando um pouco do meu trabalho. Realizei minha primeira exposição de arte e o tema foi Jorge Amado e Gabriela. E Fui bem recebido pela população e turistas. Não deixando de lado o citação do blogueiro sobre a tv globo, onde tive apoio na divulgação numa reportagem sobre eu como artista e o grande Jorge Amado. Fiz a exposição de uma forma humilde são desenhos realisticos da obra Gabriela e do escritor Jorge, mesmo sem apoio ja estou fazendo trabalhos para 2012 para realizar uma coisa grandiosa sobre Jorge, para que a cidade de Ilhéus e região tenham orgulho de viver aqui! Vou seguindo e não desitirei do meu sonho! Pois, ficar dependendo do apoio da administração da cidade ficarei tartarugando e não consiguirei fazer nada e os 100 anos irá passar em branco.
    Obrigado por ter destacado esse tema Gusmão!
    Grande abraço!
    Abaixo o link da reportagem sobre a exposição
    http://www.youtube.com/watch?v=FmeX70x_m9M

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *