Tempo de leitura: < 1 minuto

Curiosa a postura de vai-e-vem do prefeito de Itabuna com relação à proposta de estadualização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O município, como se sabe, já se mostrou há muito incompetente para gerir a instituição e o governo esteve inclinado à entregar o Base ao Estado, mas a história parece ter mudado.
Nesta sexta-feira, 19, o Azevedo usou canais “extraoficiais” para distribuir um material em que bombardeia com críticas a Secretaria da Saúde do Estado, queixa-se de perdas de R$ 10 milhões ao mês com o fim da gestão plena da saúde pelo município e nega que a estadualização do Hospital de Base seja a solução.
O material deixa evidente a sede por recursos financeiros, mas o governo até o momento não revelou competência para cuidar de uma área delicada como é a saúde.

13 respostas

  1. Na verdade, ninguém sabe se a estadualização do Hospital de Base seria solução, pois até o todo poderoso Governo Federal quer a volta da CPMF para “financiar” a saúde pública, …!!!
    Criado o novo imposto, creio que teria dinheiro para a saúde, pelo menos teoricamente, tanto para estados quanto para municípios, resultado da divisão do bolo, …!!!
    Com a palavra, os “especialistas” de plantão, …!!!

  2. QUANDO A SAÚDE DOS ITABUNENSSES PASSAR A SER MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DO PREFEITO, ELE ENTREGARÁ O HBLEM PARA O ESTADO.
    NA VERDADE ELE NÃO TEM COMPROMISSO COM OS MAIS CARENTES DE NOSSA CIDADE, JÁ QUE TUDO O QUE ELE FAZ É BENEFECIAR UM PEQUENO GRUPO QUE O AJUDOU NA SUA CAMPANHA.
    AZEVEDO É A MAIOR VERGONHA DA NOSSA CIDADE!!!!!!!!!!!!!

  3. MEU AMIGO, QUANDO ITABUNA ESTIVER TOTALMENTE SAQUEADA POR QUEM COMPÕE ESE GOVERNO, VAI SER TARDE DEMAIS, QUERIA SABER SE OS INTEGRANTES DO MINISTÉRIO PUBLICO MORAM AQUI NESTE PLANETA, NESTE CONTINENTE, NESTE PAIS, NESTE ESTADO, NESTA CIDADE? PORQUE ESTA EVIDENTE AS ROUBAL? DE UM LADO OS ADMINISTRADORES, DO OUTROS OS FISCALIZADORES, COMO PODEREMOS FALAR SEM TERMOS “VOZ”? MINITÉRIO PUBLICO, ABRA A BOCA!

  4. Prezado Seu Pimenta,
    Apesar dos fatos predizerem o contrário, desta vez o prefeito tem mesmo razão.
    O problema do Hospital de Base é masi de gestão do que de recursos.
    Tomando-se por base Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, o hospital Regional recebe o mesmo valor do HBLEM, e realiza um numero maior de cirurgias de alta complexidade, incluino Neurologia, cardiologia, ortopedia de alta complexidade, etc..
    Assim, a midia deve se comportar com cautela neste quesito. O HBLEM é viável sim, e se entragar ao estado sua gestão estará entregando o filé da receita da saúde. Esta atualmente esta nas mãos do estado pela perda da plena e esta não deu resolutividade nas questões.
    Note-se que Itabuna, apesar das dificuldade ainda é referência e atende mais de 50% do publico-alvo de cidades circunvizinha, é um ônus e o estado não faz a contrapartida por isso.
    Independente das questões partidárias, a coletividade votou no governador e seus candidatos que obitiveram maioria, portanto não deveria sofrer retaliações nesse quesito que tantos problemas cria para acomunidade carente de nossa cidade e municípios circunvizinhos.
    Grande abraço.

  5. Intervenção estatal!!! Não aguentamos mais ser mal tratados pela gestão atual de Itabuna, esse prefeito será de um mandadto só,preferi deixar o hospital de base fechar as portas á entregar ao Estado. Pode mandar o Estado 30 milhões e não vai dá para sustentar tantos apadrinhados que há no hospital.Sálarios defazados e cargos inventados, muitos nem trabalham mais no hospital e no entanto estão na folha de pagamento,bem como o sucateamento de todos os bens do base.

  6. Mais uma prova de desconhecimento por parte dos representantes do governo do municipio quando se refere a Gestão Plena de Saúde. Não é verdade quando o prefeito ou o secretário de Saúde Antonio Vieira utilizam de argumentos fajutos tentanto justificar suas incompetências ou querendo ao mesmo tempo desviar as atenções para situações ilicitas pratiacadas na administração pública de Itabuna.
    A Gestão Plena de Saúde foi desabilitada ainda no ano de 2008, portanto não se justifica o Capítão Azevedo ficar alegando que tiraram dinheiro dos cofres da prefeitura e por esse motivo estão passando por situalção vexatória. Quando o mesmo capitão argumenta que se o dinheiro da plena chegasse à Itabuna muitas coisas estariam diferentes, daí eu pergunto o seguinte: quais coisas estariam diferentes além do dinheiro ser utilizado para pagamentos dos prestadores ao municipio, quais coisas, me digam?
    Alegar também de que o dinheiro da Gestão Plena iria satisfazer o caixa da prefeitura com relação a Lei de Responsabilidade Fiscal abaixando o indice que hoje beira os 75% quando o correto eram 54%, e tudo isso está acontecendo porque o prefeito Azevedo para atender os seus comandados na Câmara de Vereadores encheu a prefeitura de fantasmas e funcionários que nada fazem, a não ser receberem proventos para curtirem com a cara de alguns outros que ajudaram o prefeito em capanha e que até o momento não foram reconhecidos.
    Se o governo do Capitão Azevedo não tomar nenhuma atitude com relação aos desmandos do seu governo, estará correndo o risco de perder também a Atenção Básica que aos olhos do governo do estado também já deveria estar fora do controle do municipio.

  7. O C A O S ESTA GENERALIZADO EM ITABUNA
    DO PODER EXECULTIVO PREFEITURA,
    DO PODER LESGISLATIVO VEREADORES.
    JUDICIARIO, JUIZES, MINISTERIO PUBLICO.
    O PODER ESTA VALTANDO PARA AS MAOS DO POVO, COMO EM ERA DAS CARAS PINTADAS. MOBILIZAÇAO PARA EXIGIR DE PODERES CONSTITUINTES A FAZEREM JUSTIÇA COM NOSSA QUERIDA CIDADE.
    “O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO”
    ACORDA ITABUNESE
    TEM HOMENS NESTA CIDADE
    MULHERES DECIDIDAS
    MULHERES COM A FORÇA DE ESTER, RUTE
    E COM A PUREZA E A FÉ DE MARIA.
    A OMISSAO PODE SER VISTA COMO COMPRICIDADE.
    JOVENS DEUS CONTA COM VOCES
    PARA LIBERTAR ITABUNA NESTES ABUTRIS PUBLICOS
    ENTRE VOCE PODEM SURGIR UM GRANDE PREFEITO
    QUISSAR UM FUTURO PRESIDENTE DO BRASIL. DEUS NAO PRECISA DO HOMEM
    MAIS ELE SEMPRE CONTOU COM O HUMANO
    É BIBLICO
    DEPENDE DE TODOS NÓS .

  8. Sr.Gerson Querino tem razão quando diz que o prefeito Capitão Azevedo e seu Vice e Secretário da Saude Dr.Antonio Vieira, estão desatualizados, ou tentando mesmo, desvirtuar a verdade, ou dar provas de suas incompetencias.
    De fato a Gestão Plena da Saude de Itabuna foi desabilitada,porem o processo judicial que garante a gestão plena para Itabuna nunca foi julgado se quiserem conferir é só acessar o processo 51470-0/2008 junto ao Tribunal de Justiça da Bahia e ver os desdobramentos, que por certo a competente Procuradoria Geral do Município daqui nao acompanha ou nao conheçe, que possa orientar o prefeito e o secretario da saude, pois me lembro que o ex-secretário Dr.Jesuino Oliveira deixou ajuizado a ação e que nao foi julgada, sei inclusive que os termos do novo pacto eles deixaram assinada para a plena voltar em fevereiro do ano passado, mas a incopetencia ou desconhecimento comprovado do secretario Antonio Vieira deixou o processo parado, portanto o prefeito nao pode ficar a todo momento alegando que o dinheiro da plena seria importante para resolver os problemas de caixa da prefeitura.
    Quem conhece um pouco de leis, sabe que jamais a gestão plena poderia ter saido do municipio antes que fosse julgado o mérito dos processos judiciais que impediam a desabilitação, que aconteceu na foiçe, pura políticagem.
    O dinheiro da plena é para ser usado na saude e nao em outros compromissos do governo ele tá muito enganado ou mal informado, ou mal intencionado.
    Bom comentário o seu Gerson Querino, parabens.

  9. CREMEB E SINDIMED VISITAM PORTO SEGURO E DISCUTEM CRISE NA SAÚDE PÚBLICA – 17/11/2010
    —————————————————————
    Na última quinta-feira, 11 de novembro, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – Cremeb e o Sindicato dos Médicos no Estado da Bahia realizaram uma reunião no Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães (HDLEM), em Porto Seguro. A intenção foi discutir a situação caótica da saúde publica que se instala na região. Um corte realizado pela prefeitura em outubro, suspendeu o pronto-atendimento do Hospital Municipal e deixou os Postos de Saúde de Arraial D´ajuda e Trancoso sem médicos plantonistas diurnos. A população e o HDLEM – unidade de rede estadual que já se encontrava com excesso de demanda – sofrem com a situação e com a superlotação das instalações.
    “PARECE ATÉ QUE É BRUXARIA NOS HBLEM EM TODO ESTADO, MAS NÃO É, A COISA É REAL MESMO, SE EM PORTO SEGURO, QUE JÁ É CONSIDERADA O MAIOR POLO TURÍSTICO DO NORDESTE, PASSANDO ATÉ MESMO SALVADOR E RECIFE ESTÁ ACONTECENDO ISSO, IMAGINEM SÓ EM ITABUNA COM TODA UMA CARGA SUJA TRABALHANDO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DO CAPITÃO AZEVEDO, NÃO PRECISA SER MUITO INTELIGENTE PARA IMAGINAR O QUE ESTÁ POR TRÁS DE TUDO ISSO, COM TUDO ISSO ITABUNA AINDA ESTÁ MELHOR QUE OS MUNICÍPIOS ADMINISTRADOS PELA BASE DO GOVERNO LULA/WAGNER, VEJAM COMO EXEMPLOS:
    Ilheus, Itapetinga, Buerarema, Ibicaraí, Porto Seguro, Sta Cruz Cabrália, Itamaraju…

  10. Collírio,você está por fora,faça uma visita ao HBLEM e veja o sucateamento,o caos alí instalado,nós como funcionários do hospital,estamos sofrendo na pele,trabalhando sem as minimas condições,queremos uma solução e momento não tem outra a não ser a estadualização.A presidente do conselho municipal de saúde,precisa vim a público dizer porque até o momento não tomou uma atitude com relação a prefeitura,estamos aguardando.

  11. Quem esta mal informado é o COLERIO, a situação está instala em vários municipios e nao só em Itabuna, porque, o que o governo do estado esta fazendo para resolver a situação, simplesmente só discusso em rádio e tv que esta tudo bem, esqueceram de falar do Hospital de Feira de Santana que está a beira do caos, porque? tem muita coisa por traz das meias verdades.
    Outra coisa, A diretoria do Hblem é composta pela UESC, PREFEITURA, CAMARA, OAB, CONSELHO DE SAUDE, FTC, GAC, e eles nao estão falando nada, porque?
    São todos omissos e como é a HIPOCRISIA que reina, a sujeira deles estão indo para debaixo do tapete e o povo continua morrendo.
    Porque o Hospital de ibicaraí, governado pelo PT nao funciona? e assim vai ilheus,coaraci,itapetinga, itororo,etc.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *