Tempo de leitura: 2 minutos

O maior desejo da legenda é um grande pesadelo. Ou seja, Juçara Feitosa Juçara Feitosa como vice na chapa encabeçada por Davidson Magalhães, Wenceslau Júnior ou Luís Sena.

Marco Wense
Aquela velha e surrada tática de lançar candidatura própria para depois negociar o cargo de vice-prefeito, como aconteceu no último processo sucessório, não está mais nos planos dos comunistas de Itabuna.
Parece que agora é sério. Não é mais uma empulhação eleitoral do PCdoB. Aliás, o projeto de ter candidato a prefeito em 2012, além da unanimidade no diretório municipal, tem o apoio entusiasmado do comando estadual.
O maior desejo da legenda, que faz parte do sonho de todos, até mesmo dos mais pessimistas, é um grande pesadelo. Ou seja, a petista Juçara Feitosa como vice na chapa encabeçada por Davidson Magalhães, Wenceslau Júnior ou Luis Sena.
Em relação aos prefeituráveis do PCdoB, a impressão que começa a ganhar corpo é a de que o partido vai tratando a pré-candidatura de Sena com desdém, priorizando os nomes de Davidson e Wenceslau.
Pessoalmente, até mesmo por uma questão de amizade, torço para que Luis Sena seja o nome do PCdoB. Reconheço, no entanto, que Davidson Magalhães é o melhor candidato para disputar a sucessão de 2012.
É evidente que qualquer pesquisa de intenção de votos, como critério para definir o candidato do Partido Comunista do Brasil, vai colocar Sena e Wenceslau na frente do ex-vereador e presidente da Bahiagás.
Acontece que Davidson, por ser mais preparado e experiente, com um discurso mais incisivo, é a opção do PCdoB que pode crescer durante o processo sucessório, principalmente nos embates com os adversários.
A opinião de que o PT terá dificuldades em se coligar com os partidos que compõem a base aliada do governo Wagner, independente de quem seja o candidato, se Juçara Feitosa ou Geraldo Simões, incentiva a disputa no PCdoB.
O partido enxerga na próxima eleição a maior oportunidade de comandar o cobiçado Centro Administrativo Firmino Alves. Além do PDT, PR, PV, PSB, PPS e outros partidos pequenos, os comunistas esperam o apoio da ala do PT anti-geraldista.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

16 respostas

  1. PODEMOS CHAMAR ÉSSA VONTADE DOS COMUNISTAS DE LANÇAR CANDIDATURA PRÓPRIA DE ¨TITANIC¨, ATÉ PORQUE OS COMUNISTAS SÃO CONHECIDOS COMO FOGO DE PÓVORA,JÁ QUE NUNCA LEVAM NADA ADIANTE.
    ÉSSA TAL ALIANÇA COM OS CHAMADOS PARTIDOS PEQUENOS ´SO ACONTECE NO IMAGINÁRIO DOS COMUNISTAS, SE DUVIDAR É SÓ PROCURAR UM DESSES PARTIDOS E CONFIRMAR.

  2. COncordo com Wence, ainda mais com Miralva Moitinho na frente do PT regional, eu não voto mais em Geraldo e sua família.
    É Wenceslau 2012 ! Chega de Fernandos e Geraldos e Azevedos

  3. O GRANDE PROPLEMA DOS POLITICOS DE ITABUNA,
    PARECE QUE ELES LERAMA HISTORIA DO DITADOR BAHIANO ACM,
    E SÓ APRENDERAM O QUER SER IMPERADOR, NOMEIAM PARA COORDENADORES DOS PARTIDOS PESSOAS, DOGO AJUDAM ELEGER PESSOAS QUE NAO IMPORTA MUITO SE SAO COMPETENTES NO LIDAR COM A MILITANCIA E COM O CRESCIMENTO DO PARTIDO. MAIS PARECE QUE O INDICATIVO MAIOR É QUE SEJAM OBEDIENTES TALVEZ PUXA SACO.
    POLITICOS ESTUDEM OS DOIS ULTIMOS MOMENTOS POLITICOS 2008/2010, REVEJAM OS ERROS E CERTEZAS. AINDA É TEMPO DE MUDANÇA DE DISCURSO. O POVO DEMOSTROU QUE A FRASE “NO MEU VOTO MANDO EU”. FOI QUE DESCIDIO AS ULTIMAS ELEIÇOES. CLARO QUE A COMPRA DE VOTOAINDA VAI EXISTIR M EPOCA ELEITORAL. AINDA MAIS COM ESTS LEI QUE FOI FEITA PELOS PROPRIOS POLITICOS “ELIMINAR” JUIZES QUE COM FOTOS E FATOS DIVIDEM PROCESSOS, E ENTREGA UMA CIDADE A MAGINAIS DOS COFRES PUBLICOS.
    POLITICOS CHEGA DE FAZEREM DE ITABUNA , ACOPIA MAL FEITA DA NOVELA “O BEM AMADO”, COM COMISIOS PELEGOS DE DENUNCIAS , COMO SE FOSSE BRIGA DE MULHER RUIM BAIXA, DENUNCIAS TEM QUE SER FEITAS NA JUSTICA OU ESTADUALOU LOGO FEDERAL.
    ITABUNA ESTA ABANDONADA. QUE OS VEREADORES, QUESE DIZEM HONESTOS , ME PERDOE MAIS ESTA CAMARA FOI E É A PIOR CAMARA QUE ITABUNA JÁ TEVE, DESCULPE MAIS NAO VEJO NEHUM DELES COM FORÇA PARA SE CAANDIDATAR A PREFEITO. FICOU PARECENDO QUE SE OMITIRAM,SE ALGUM DELES TIVESEM SE REBELADO CONTRA A CRIMINALIDADE INTERNA, TERIA NAS ELEIÇOES O APOIO DDO POVAO, ESTA E MINHA OPINIAO.

  4. EU NAO TENHO SOMBRAS DE DUVIDAS QUE O PCdoB VEM GANHANDO ESPAÇO POLITICO NA REGIAO. O PARTIDO TEM INVESTIDO EM PESSOAS QUE TEM A CONCIENCIA DE UMA ADMINISTRAÇAO POLITICA SERIA E COMPETENTE, NA QUAL HOJE É UM PARTIDO FORTE PARA HA ADMINISTRAÇAO DE ITABUNA.
    NOMES SURGIRAM MAS, EU CONFIO MUITO NO CAMARADA WENCESLAU JUNIOR,
    PELA SUA COMPETENCIA E CLAREZA NO QUE FAZ. FOI O CANDIDATO PARA DEPUTADO ESTADUAL MAIS VOTADO EM ITABUNA, ESTAR PREPARADO PARA ADMINSTRAR ITABUNA, QUE ESTAR PASSANDO POR GRANDES DIFICULDADES ADIMINISTRATIVAS.
    PARABENS AO PCdoB, PELOS GRANDES NOMES QUE O PARTIDO TEM.

  5. A lógia é uma só, a saber:
    Na mais recente eleição para Prefeito, a mulher do G.S. levou uma surra nas urnas. Depois disso, o próprio G.S. ficou desgastado com o problema da ficha suja, além de ter conseguido bem menos votos por aqui, ao longo do tempo.
    Por outro lado, o Wenceslau quase foi eleito, com uma votação expressiva para Deputado Estadual, …!!!
    Essa nova realidade muda os anseios, as ambições, as metas dos “comunistas” na politica local, …!!!
    Certamente eles já devem estar achando que chegou a hora de “andar com as próprias pernas”, “voar com as próprias asas”, …!!!
    Isso é natural do ser humano, …!!!
    Tanto o Cuma quanto o GS já estão em pleno ocaso, ficando para trás, cheios de poeira, obsoletos, só farão parte da nossa história, da pior forma possível, é claro, …!!!
    Renovação, já, de lado a lado, …!!!

  6. Sou daquelas que torcem para que o PCdoB realmente saia da sombra do PT e encabeçe a chapa para prefeito em 2012, apenas, trabalhei na Prefeitura de Itabuna com Davidson, Sena e Rosivaldo Pinheiro como secretários de Agricultura, Indústria, Comércio e Turísnmo e confesso que fiquei mesmo impressionada com a capacidade, compromisso, humildade e agilidade com que Pinheiro desempenhou suas atividades no comando da pasta. Lembro ainda que ele dirigiu os trabalhos nu período pré e eleitoral, portanto, o momento mais dificil para a gestão, no entanto superou todas as adversidades. Por tudo isso, acredito que o partido terá uma equipe forte para gerenciar os nossos destinos.

  7. ainda nao tenho candidato , POREM SENPRE VOTAREI NA ESQUERDA.
    É BOM A DIVERSIDADE DE NOMES.
    POREM QUEMDICIDE UMA ELEIÇAO E REALMENTE O POVO, DIGOO ELEITOR.
    TENHO PENA DAS PESSOAS , QUE CULTIVAM ODIO NOCORAÇAO
    AO PROFESSOR O.S. JUÇARA NAO PERDEU .
    QUEM PERDEUFOI ITABUNA.
    NAOCHEGAMOS NEM AOFINAL DO MANDATO DO GANHADOR, E ESTAMOS VENDO O MISSERER QUE ELE E O DEMO FIZERAM COM NOSSA CIDADE.
    SE JUÇARA TIVESSE SIDO ELEITA ELA NAO FARIA, O QUE O CAPITAO TEM FEITO COM ITABUNA UMA CIDADE ORFÃ. POIS ELA JUÇARA TERIA VISAOELEITORAL NA ELEIÇAO DE 2012, PARA SE CANDIDATAR E SER REELEITA.
    ESTA VISAO PODERIA SER TAMBEM DO CAPITAO, PARA DAISURGIR ESTA NOVA VIA.HOJE O CAPITAO PODE ESTA ROBUSTO DE “AQUER”
    POREM DOS 52 MIL ELEITORES, POLITICAMENTE APARENTIMENTE O CAPITAO É UM DERROTADO, SE FOSSE NA ERA CARLISTA ELE JA TINHA SIDO CASSADO PELOS JUIZES OBEDIENTES AO CARLISMO.SE FOSSE NO TEMPO DE ACM ELE NAO TERIA NEM ASSUMIDO , COM AQUELAS FOTOS E APURAÇAO FEITA PELO MINISTERIO PUBLICO LOCAL.

  8. o negocio ta ficando bom…ja temos uma 3ª via, itabuna pode ter salvação..
    agora os comunistas não podem fazer o que os ultimos 3 prefeitos fizeram..
    tem que ter uma visão moderna e desenvolvimentista..
    Chega da mesmicie.. Davidson, wenceslau ou Sena.. que fique o melhor

  9. Meu amigo Marco Wense não tenha duvida o candidato a prefeito de Itabuna nas proximas eleições e com todas as possibilidade de se eleger é Geraldo Simões. Não tenha duvida o resto é só especulaçõse bobas. Esse pessoal do PCdoB aqui não vai a lugar nenhum.

  10. Apostaria em Davdson e Wenceslau ou Davidson e Sena.. Acho que o nome do Davidson é mais forte para ser o candidato da oposiçãoa Prefeito..
    o PT, como é tipico, não vai se dobrar ao crescimento dos comunistas..e vai lançar um canditato proprio..Seja a Jussara, Miralva ou o Pitú..
    Que precisamos de um nome novo, isso é fato. De preferencia um nome que faça uma devassa nas contas da prefeitura nos 10 anos anteriores.. Pra apontar o desmantelamento da prefeitura e de suas instituições.
    Um nome novo que passe para o estado os serviços que a prefeitura não possa dar continuidade e que organize de verdade o serviço publico municipal..

  11. Eu sou a favor da prefeitura passar para o estado:
    Hospital de base, Aeroporto Tertuliano, Emasa, Barragem da Emasa, Hospital Maria Goretti (não esquecer deste)..
    o estado não é o santo e vai resolver tudo, mas pelo menos tem mais recursos do que o municipio endividado de itabuna..
    fica mais facil pra prefeitura reclamar com o estado do que ficar de mãos atadas sem ter como resolver os problemas da cidade..o ônus
    A prefeitura poderia criar uma empresa municipal de coleta e triagem de lixo..Isso geraria uma economia nos cofres publicos (caso bem administrado).. Alem de não repassar o dinheiro para outros estados, vide marquise..
    são ideias..mas pra isso sair..

  12. Hum… com o PCdoB no poder vai ser preciso interromper todos os investimentos capitalistas em curso na região.
    Ou será que os comunistas irão rasgar a cartilha marxista, que começou a ser escrita em 1848, e eles querem que seja atual em pleno século XXI!?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *