Tempo de leitura: 2 minutos

Luís Sena exerceu mandato de vereador de Itabuna por 12 anos (1997-2008). É com a visão de quem esteve no legislativo por tanto tempo que o cururu define como “lamentável” o quadro hoje visto na “Casa do Povo”.
– É lamentável tanto pela [baixa] produção de projetos e proposituras quanto pela qualidade das discussões. Deixa muito a desejar. Para complementar, ainda temos estas denúncias de malversação.
Sena, presidente de honra do PCdoB itabunense, faz críticas duras ao presidente da Câmara, Clovis Loiola (PPS), que “aproveitou para fazer essa coisa toda que está aí”. Loiola é acusado de pilotar um esquema que desviou mais de R$ 1 milhão dos cofres da Câmara e deverá ser julgado pelo Conselho de Ética do legislativo.
O relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do “Loiolagate” apontou o presidente da Casa como responsável pelo esquema de corrupção e citou o primeiro secretário Roberto de Souza (PR), por ter se omitido no papel de fiscalizador dos atos do presidente.
Embora descrente, o ex-vereador enxerga uma luz no fim do túnel para atual legislatura, caso a nova Mesa Diretora que assume em janeiro tiver o “compromisso de resgatar o papel ético e de respeito à coisa pública”. E compara: “Nem com Pedro Egídio [ex-presidente da Câmara] se viu tantos escândalos, não se chegou a esse nível de hoje no Legislativo”.
Sena critica a submissão da Câmara ao prefeito Capitão Azevedo (DEM) e diz que “a comunidade tem que lembrar que vereador joga papel importante na defesa dos interesses da sociedade”.
Para ele, os partidos têm o dever de qualificar melhor seus quadros e os nomes oferecidos para a disputa legislativa. E afirma que não dá mais para votar em vereador simplesmente porque é do bairro ou fez um favor.
Sena acredita que dessa visão assistencialista nasce o vereador que faz do mandato “um balcão de negócios, quer ter boa relação com o prefeito e cargos na prefeitura”.
– Eu tentei nos meus mandatos afastar a ideia de que vereador é só pra fiscalizar. Tem de propor, puxar discussões, debater ideias. Por isso mesmo, meu nome chegou a ser cogitado para disputar a prefeitura [em 2008].

11 respostas

  1. sena é um cara da gente..é de itabuna, mora em itabuna e ja viveu essa politica toda.. certamente um bom e novo nome para tentar a prefeitura nas proximas eleições..
    e de um partido de oposição, de modo que possa fazer uma devassa nas contas da prefeitura nos periodos de FG e Azevedo..
    To contigo Sena!

  2. SENA, GOSTEI DA PIADA, “LOIOLA SERÁ JULGADO PELO CONSELHO DE ÉTICA”KKKKKKK. DE QUAL PAÍS?
    -CARO SENA, ÉTICA, COMPROMISSO COM O POVO, É UMA COISA QUE ESTA CORJA QUE SE INTITULAM DE VEREADORES NÃO TEM. PROSTITUTAS TEM MUITO MAIS ÉTICA DO QUE ESTES VENAIS QUE FIZERAM DA CÂMARA UM BALCÃO DE NEGÓCIOS PARA SE LOCUPLETAREM. A ÚNICA LUZ NO FUNDO DESSA FOSSA É A DA POLÍCIA FEDERAL SE RESOLVER INVESTIGAR E METER NA CADEIA ESTA QUADRILHA QUE TOMOU POSSE DA CÂMARA DE ITABUNA.

  3. Sena, eu tenho vergonha desses 13 vereadores que ai estão, não escuto as vozes de nenhum deles a favor da moralidade e nem combatem a GRANDE corrupção no poder executivo e no legislativo.Até parece que todos tem “rabo preso”, portanto,todos se calam.Fingem com alguns “discursos”de paladinos da moral, mas na verdade estão preocupados com os acordos e os apoios aos projetos pessoais, quanto aos eleitores, esses que se linchem. Eles até agradecem o silêncio do Ministério Público que parece não existir na nossa cidade, que não é província,ou é???!!!!!!

  4. NAO VEJO NA CAMARA ATUAL NEM UM NOME QUE EUPOSSA CAMINHAR E TENTAR AJUDAR ELEGER.
    NAO CONFIO EM NEHUM
    ME PERDOE OS QUE AINDA TEM UM POUCO DE DGNIDADE.
    SE TIVESSE ALGUM MELHOR QO QUE O PRESIDENTE
    JA TERIA SE REBELADO E MOSTRADOA DIFERENÇA.
    TRZ VOTOS VENCIDOS QUE JA SABIAMOS QUE SERIA ASSIM.

  5. E isso ai camarada Sena, esse e seu papel na politica itabunense, propor seriedade na coisa pubica.
    Não se deixe coagir pelos coroneis do PcdoB Davidson e Wenceslau.
    As pessoas de bem de Itabuna estão ao seu lado…

  6. Sena eu gostaria de ouvir vc comentar a (boua) relaçaõ do seu colega wenceslau com esse trájico governo do DEM…nio, e falar tambem sobre os rumores de uma futura aliança entre PCdoB e DEM…nio. (vai ter negócio$$$ neste balcaõ)????.

  7. Velho sena, fazer uma limpeza na própria casa é importante. E tem é conversa sobre membros que foram desastres em prefeituras administrada pelo grupo. Fora os antipáticos.

  8. É POR ISSO QUE ESTAMOS NESSA SITUAÇÃO OBSERVADOR,POR VOTAR EM SIGLAS,PESSOAS,FAVORES E ETC…O POVO DE ITABUNA PRECISA ACABAR COM ISTO E VOTAR EM PROJETOS SOLÍDOS P/ NOSSA CIDADE,VAMOS OLHAR P/ O NOVO E ESQUECER ESSES VELHOS POLÍTICOS QUE SÓ FAZEM ACABAR COM A NOSSA CIDADE. NOSSA CIDADE ERA P/ ESTÁ BEM ORGANIZADA E MUITO MELHOR.

  9. QUEM SERIA O NOVO
    VOTO NO PT , POIS GOSTO DO PROGETO SOCIAL DO MESMO
    POREM A COORDENADORA DO PT
    PARECE QUE DEIXOU A SIGLA PT PERDER FORÇA
    FALTA DE ACOLIDA AO MILITANTE, FILIADO E NAO FILIADO,
    REAVIVER OS JOVENS NO PT. GOSTARIA QUE JUÇARA FOSSE A COODENADORA DO PT, E EM 2012. COM UM PT RENOVADO ELA VIRIA COMOCANDIDATA DO PT.
    EU NAOVI NADA NESTA GESTAO DA PROFESSORA COMO COODENADORA,
    DESCULPE , POREMESTA É MINHA OPINIAO.
    GOSTO DO PT SEMPRE VOTEI , PELO PROGETO. POREM AINDA NAO TENHO CANDIDATO A PREFEITO DE 2012. NAO VOTAREI PARA PREFEITO EM NEHUMDESTES VEREADORES, SE NAO ROUBARAM FORAMCONIVENTE, OMISSOS. “QUEM CALA CONSENTE”. TODOS SE CALARAM, ACHO ATE QUE OS TRZ VOTOS CONTRA NA CAMARA SAO ACORDAO. ME DESCULPE SENHORES DGNOS VEREADORES , POREM É ASSIMQUE VOCES TEM NOS AMOSTRADOS COM SUAS ATITUDES.
    LEGISLATIVO E DOMINADO PELO EXECULTIVO, QUE NOMEOU OS 3 VEREADORES DA CPI, SECTRETARIO DO PREFEITO OCARLOS BURGOS, COLOCOU VANE PARA REDIGIR O KKKKKKKKKKK KKKKKKK KKKKKKKK

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *