Tempo de leitura: 3 minutos

Walmir Rosário | wallaw2008@hotmail.com
Para “destronar” a oposição da Câmara de Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo determinou que fossem utilizados os meios disponíveis para “tomar de assalto” o legislativo itabunense. Recursos esses materiais ou humanos, não importando os custos da operação.
Inicialmente, autorizou o secretário da Fazenda, Carlos Burgos, a contratar um escritório de advocacia que tivesse experiência em ações contra o legislativo, com o compromisso de estudar quais as possibilidades de evitar a posse do atual primeiro-secretário, Roberto de Souza, na presidência da Câmara.
Na primeira investida, Burgos trouxe um advogado tido e havido como “caçador de vereadores”, cujo currículo constava a anulação de três eleições de mesas diretoras em municípios baianos. Aqui, estudou o caso em questão, afirmou a viabilidade da empreitada, cobrou o preço que julgou merecer.
Aprovado por Carlos Burgos, o preço, entretanto, foi considerado proibitivo pelo prefeito Azevedo. Ficou o dito pelo não dito, e o competente profissional voltou ao seu escritório sem atuar em Itabuna. Mas, antes de sair, deixou claro que daria conta do serviço e fez as recomendações.
Recomendações essas que foram aproveitadas por gente da casa, o advogado Sargento Raimundo, nomeado para proceder ao “despejo” de Roberto de Souza e seus aliados. Na operação inicial, uma turma foi destinada a realizar os trabalhos no âmbito do legislativo, tentando criar uma cisão entre os vereadores. E conseguiram.
Os antes denominados “independentes”, diante das propostas tentadoras do Executivo, foram cedendo às tentações e ampliando a base parlamentar do executivo. Descoordenada, a reação ordenada pelo prefeito descambou para a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), cujo estrago maior atingiu em cheio um dos aliados: o presidente Clóvis Loiola, “pau-mandado” da dupla Azevedo/Burgos.
A segunda alternativa foi patrocinar um projeto de lei esdrúxulo que cancelasse a eleição anterior, responsável pela eleição de Roberto de Souza presidente da Câmara, em junho do ano passado, por unanimidade. A maior aberração jurídico-parlamentar contou com a aprovação da maioria dos vereadores, entre eles, claro, os eleitores da chapa encabeçada por Roberto de Souza.
Dos 12 vereadores presentes à chicana jurídico-parlamentar, nove votaram a favor da anulação do pleito anterior, inclusive vereadores que compõem a mesa diretora. Quer dizer, votaram contra eles mesmos, atendendo a uma determinação do prefeito capitão Azevedo e do secretário Burgos, numa atitude de desprendimento invejável a mais pobre dos franciscanos.
Destruída a primeira estratégia e como a segunda não tem como resistir uma análise perfunctória de qualquer juiz ou promotor, não restou alternativa ao “grupo palaciano” que não ingressar na justiça para tentar anular a eleição. E qual escritório de advocacia patrocina a causa? O do advogado Carlos Burgos, naturalmente.
E quais os vereadores que contrataram o escritório? Ruy Machado e Rose Castro. Enquanto o primeiro foi o idealizador do projeto de destituição de Loiola da presidência da Câmara, a segunda é irmã do deputado eleito Augusto Castro, cujo escritório de advocacia em que trabalha (mesmo não sendo ele advogado) tem como um dos principais clientes a prefeitura de Itabuna.
Coincidência ou não, na Câmara de Itabuna não existe vereador com vocação para Irmã Dulce, o que deixa subtendida a ideia de que existem “mais acordos pela governabilidade e pelo bem de Itabuna” do que se consegue imaginar. Agora, só resta aguardar quais são os candidatos da dupla Azevedo-Burgos que resolvem protagonizar mais uma farsa.
Como se diz vulgarmente, tanto não presta quem compra voto, como que os vende. Mas essa frase merece ser ampliada: Quem vende o voto não merece o que recebeu.
Não importando se na transação foi uma simples compra e venda cuja moeda de troca foi o real ou um escambo qualquer, como a troca de favores, na maioria das vezes nem sempre bem recomendados.
Esse é o presente de Natal que Itabuna recebe dos seus políticos, no ano do seu Centenário.
Walmir Rosário é jornalista, advogado e editor do site Cia da Notícia.

12 respostas

  1. O problema de Itabuna é que tem milico demais dando ordens. Começa com o capitão Azevedo, um energúmeno que não comanda nada, depois tem o sargento Gilson e por fim o tal advogado-sargento Raimundo. Pelo amor de Deus, é desqualificação demais pra governar uma cidade.
    E se não bastasse tudo isso ainda tem os civis que obedecem a esses milicos. A vassalagem é uma miséria.

  2. O pior de tudo isso pasme, quem vai pagar a conta (impostos+IPTU+IOF+TIP+ICMS+IPI+ISSQN…!) disso tudo somos nós, os verdadeiros imbecis, idiotas e safados desse circo, cujos os verdadeiros palhaços ficam somente com a conta e o dedo no c…?! Isso é que é uma verdadeira orgia e surrupiação do dinheiro dos contribuintes de Itabuna. Soube nessa semana que Gilson, Rui Porquinho e Ricardo Barcelar, estavam juntos, e o sargento Gilson dispunha de certa maleta misteriosa, cujo conteúdo só foi ou será divulgado na segunda-feira (dia 29/11/10), após elegerem a nova mesa diretora da câmara. E não tome como surpresa elegerem Ruy porquinho como o mais novo presidente da câmara, para o biênio 2011 a 2012. Tão achando pouca a anarquia causada, vem mais porcaria por ai!!!!

  3. PARABENS
    WALMIR ROSARIO
    QUEM PODERÁ NOS SOCORRER?
    ITABUNA UMA ORFÃ DE POLITICOS SERIOS
    JUIZES?
    OAB?
    RELIGIOSSOS
    O PODER DO DINHEIRO , DOS PODRES PODERES
    MATOU A CRISTO.
    OLHEM A SIGLA QUE ESTA MANDANDO EM TODAS AS SIGLAS EM ITABUNA-BA
    DEM DEM DEMO DEM DEM DEM DEMO
    DEM = DEMO =NIO.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. Parabens pelo artigo!
    Resumo da ópera: Se Azevedo e seu vice fossem caçados hoje Loyola seria nosso prefeito, já pensou?
    E se forem caçados a partir de 2011 Ruy Porquinho ( o santo ) assumiria a prefeitura.
    É muito castigo para uma cidade só. Estamos perdidos, pois este é o pior prefeito que Itabuna já teve e esta é a pior Câmara.

  5. O PIOR DISSO É QUE A OPOSIÇAO(VANE,WENCESLAU,BACELAR,POLVORA,ROSE)SE VENDERO. IAGORA
    COM RUY PORQUINHO COMO PRESIDENTE DA CAMARA COMO FICA A CIDADE.
    VERGONHA MAIOR FOI A DE VANE DO RENASCER.DECEPICIONOU

  6. No Rio de Janeiro, a polícia cercou o morro e os bandidos estão morrendo ou se rendendo. Por que aqui em Itabuna, a população civil organizada não cerca a Câmara de vereadores?
    Não precisa fuzis ou metralhadoras, basta um cipó bem enroladinho!!

  7. Zelão diz: – O outro dia após o golpe!
    Eu sempre acreditei que a “tentativa de golpe” armada pelos vereadores, através da eleição antecipada da mesa diretora para o biênio 2001/2012, pela qual, como voto da maioria, foi eleito o vereador Roberto Souza, tinha o claro objetivo de; mais adiante o legislativo assumir o poder executivo, mediante “impechament” do prefeito Azevedo, com base legal na desaprovação das contas do governo pelo TCM (fato que era sobejamente esperado).
    Só não esperava, era que o esperto Rui Porquinho, artífice principal do contra golpe aplicado pelo executivo, conseguisse se mostrar “mais confiável” perante os seus iguais, para a missão de substituir o prefeito, na condição de presidente da câmara, logo mais adiante.
    O contra golpe financiado pelo governo logo vai se mostrar infrutífero. Não acredito que a ambição desmedida e o conhecido mau-caratismo dos golpistas (agora liderados por Rui Porquinho), perderão a oportunidade de “deixar de ser boi, para ser ferrão.”
    Se assim não agirem, passarei a ter a certeza de que: – “Milagres existem!… Existem ex-gays! Já existe um remédio infalível para recuperação do mau-caratismo.”

  8. Heraldo
    Se é a sigla DEMO, DEMO…Como diz vc, que está mandando em Itabuna, fica pior ainda partidos ditos como “salvadores da pátria” como o PT e PCdoB se dizerem “combatentes” da corrupção e se venderem por alguns cargos, malas de dinheiro e negociatas imoráis. Acredito que são bem piores e são lobos em pele de cordeiro!!! Pobres coitados achacados e chantageados a fazer o que não querem, não é mesmo? Heraldo, conta outra tá!!!!

  9. SENHOR OU SENHORITA
    NAO ESTOU DEFENDENDO SIGLA
    NEM NOMES
    ESTOU COM NOJO DESTA POLITICAGEM ITABUNESE
    ITABUNA SE TRANSFORMOU EM SODOMA E GOMORRA POLITICA.
    ITABUNA ESTA PASSANDO PELA EEPIDEMIA POLITIQUEIRA
    QUE NOSSO GOVERNADOR E NOSSO PRESIDENTE
    MANDE UMA FORÇA TAREFA, PARA LIVRARMOS DESTA EPIDEMIA
    PIOR QUE A DA DENGUE.

  10. PARABÉNS VALMIR ROSÁRIO, VOCÊ FOI BRILHANTE!! PENA MESMO É QUE VOCÊ ESTA SÓ (e nós eleitores também)!!! OS REPRESENTANTES DAS SOCIEDADES CIVIS ORGANIZADA DA NOSSA CIDAD? NÃO ESTÃO NEM AÍ, ALIÁS NÃO ESTÃO AQUI!!´POR ACASO ALGUÉM VIU, ALGUÉM LEU OU SOUBE DE ALGO EM QUE TENHAM, QUAISQUER DELAS, EXPRESSADO QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE REPUDIO E/OU PREOCUPAÇÃO DAS NOSSAS ENTIDADES?…. VIVEMOS NUM REINO, ONDE TUDO INDICA; TODOS SÃO AMIGOS DO REI… É LAMENTÁVEL

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *