skip to Main Content
1 de março de 2021 | 01:04 am

ATÉ TU, VANE?!

Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br
O vereador Claudevane Leite (PT) é dos poucos integrantes do legislativo itabunense pelos quais este blogueiro sempre nutriu admiração. Sóbrio, tranquilo, de uma humildade franciscana, Vane (assim ele é carinhosamente chamado por todos) jamais ofereceu qualquer chance para que duvidassem de seu caráter.
Alguns podem dizer que, no momento em que o petista passou a se relacionar bem demais com o governo do DEM, ele já dava mostras de certa “flexibilidade”. Mas, na dúvida, pesou mais a boa fama do vereador que, como tantas outras pessoas, considerava oportuno dar um voto de confiança à nova gestão (quando ela ainda era nova). Petista heterodoxo, Vane chegou a ser alertado pelo seu partido quando a afabilidade com o os democratas ficou exagerada.
Veio a Comissão Especial de Inqúerito da Câmara de Vereadores e o petista foi escolhido relator. As denúncias eram cabeludas e pareciam indicar a existência de uma quadrilha no legislativo, com ramificações de extensão indefinida. Acreditava-se que a CEI não só confirmaria as suspeitas de sempre, como também destruiria reputações até então tidas como inabaláveis.
Sessenta dias de trabalho e Vane se mostrava inquieto. Revelou que era pressionado a cobrir o relatório da CEI com mussarela, presunto e molho de tomate, mas garantiu que estava firme e iria até o fim. Mesmo antes de ler o parecer em plenário, o petista demonstrava a intenção de levá-lo ao Ministério Público, sendo impedido pelo presidente da Câmara, Clóvis Loiola (PPS), hoje tutelado pelo Executivo.
Lembro-me de Vane na sala das comissões técnicas da Câmara, diante de alguns profissionais de imprensa, mostrando-se decepcionado por não ter conseguido – naquela ocasião (o dia era 5 de novembro) – protocolar o relatório da CEI no Ministério Público. Ele repetia a orientação da Secretaria Parlamentar, informando que somente poderia apresentar o documento ao MP após a leitura do mesmo em plenário, o que dependia de autorização de Loiola.
O relatório da CEI foi lido finalmente no dia 16 e esperava-se que, logo em seguida, o documento chegasse ao MP. A pressa demonstrada por Vane fazia todos crerem que, imediatamente após a leitura em plenário, o vereador sairia em disparada até o escritório da Promotoria, situado a poucos metros da sede do Legislativo.
A pergunta é: por que Vane não foi ao MP? Essa é a indagação que tentamos fazer ao vereador desde sexta-feira (26), mas seu telefone celular encontrava-se desligado em todas as tentativas. Também perguntaríamos se o petista manterá a disposição de votar em Ruy Machado (PRP) para a presidência da Câmara, mesmo com a recomendação em sentido contrário feita pelo PT. Infelizmente, Vane parece não estar com muita vontade de dar explicações. Por que será?
A atual situação da Câmara de Itabuna aguça desconfianças. Sabe-se que uma apuração rigorosa dos malfeitos daquela casa pouparia pouquíssimas cabeças, o que talvez explique o acordão feito entre governistas e oposicionistas para mudar o regimento e eleger uma nova mesa diretora presidida pelo vereador Ruy Machado.
De mãos dadas, governo e oposição tentam flutuar na lama, enquanto a parcela atenta da sociedade acompanha tudo estarrecida.
Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros responsáveis pelo PIMENTA e também escreve no Política Etc.

Esta publicação possui 11 comentários
  1. Quem conhece VANE sabe que é um homem extremamente honesto, que tem compromisso com Deus e com o povo (bastante sofrido) de Itabuna. Sabe-se também que VANE vem sofrendo forte pressão de diversos lados, entretanto, tem se portado intrépido e fiel ao seu estilo. VANE não é um político fisiológico, como a maioria absoluta dos que conhecemos, dessa foma, se ele ainda não encaminhou o relatório da SEI, o fará em tempo oportuno, para que membros do ministério público, mas também da polícia civil, possam investigar e dá o devido feito criminal.

  2. Este artigo representa perfeitamente o que sente as pessoas de bem, que acreditavam está sendo representada, mas acabou. Comem todos do mesmo farelo, só nos resta procurar outra cidade mais decente para morar.

  3. Ricardo Ribeiro,
    Não sei se lembra, mas eu questionei essa postura de Vane na cãmara com você!!
    Se o vereador ainda não entregou o relatório ao MP e este recebe pressão, algum envolvimento nos malfeitos daquela casa ele PODE está diretamente “coligado”!! Lamentável…
    …se nenhum outro vereador procurou o MP, até mesmo Roberto de Souza, que briga para se manter presidente, PODE está diretamente envolvido, ou seja, ali na “casa de ninguém”, não se pode esperar ação de moralidade, honestidade, ética!!!
    Agora eu faço faço um pergunta, um cidadão comum, como eu, não pode acionar o MP??????????????????????????????
    Afinal, não sou eleitor?????????????
    Com isso não estou cumprindo meu papel de cidadania??
    Vou arriecar, Segunda-feira vou entrar com o processo contra o prefeito, os secretários e os vereadores…
    …se o promotor público não acatar, processo também…
    O PIMENTA que tem acesso a mais informações, poderia através dos seus blogueiros responsáveis, fazer seu papel de cidadinia também!!!!!!
    Ricardo Ribeiro, vamos procurar o TSE, o MP FEDERAL, a PF e saber porque aqui em ITABUNA tudo pode!!!!!!!!!!

  4. Roberto e Loyola estão no mesmo barco desde do começo,
    pq roberto n quer largar a 1 secretaria??? Um misterio, pois
    a famosa caixa preta esconde coisas inacreditaveis.
    Kleber e Gramacho juntos com Roberto e Loyola.
    será que dará coisa boa?!

  5. Apesar de compreender o Roberto e concordar em parte com ele, discordo apenas da atitude de Vane, ou melhor, da falta de atitude do edil, pois, se tivesse compromisso em possibilitar as apurações dos fatos, deveria sim, ter agilizado o envio do relatório. A morosidade demonstra culpa no cartório!

  6. Tenho uma coisa muito seria a ser dito quem quer ser de Deus presiza urgentimente se afastar da politica.
    Haaaaaaaaaaaa eu tou dizendo que politica é do diabo não …antes fosse pelo menos agredito que seria uma coisa mais transparente ou seja mal mesmo não presizaria falsos (homens de Deus)
    Que pegue a carapuça em quem se encomodar.
    Agora esse blogueiro pela experiençia quem tem ficar pasmo com Vane ………….é já de se esperar desses caras que estão na politica.

  7. Não tenho dúvidas que Vane é um cristão, blablablá… Mas, sempre postei comentários aqui sobre o perfil político dele.
    Não é tudo isso que pensam… Como entrou no PT (por isso tem certas resistências)?
    Taí, chegou a hora de ser firme e “independente” como sempre diz ser, mas… Hum, hum.
    Farinha do mesmo saco!Contudo, uma “farinha de Buerarema”, digamos.

  8. ACHO QUE ASOCIEDADE DE ITABUNA ESTA PENSANDO IGUAL AO COMENTARISTA ACIMA Ricardo Kruschewsky .
    QUE O PIMENTA E OS OUTROS BLOGS PENSEM NISSO SERIAMENTE.
    TEM GABAZEIROS DA RADIO, DEMITIDO , DIZENDO QUE É ANALFABETISMO DE QUEM CONSULTA AOS BLOGS ITABUNESES.
    ACHO QUE ALGUNS POLITIQUIROS PENSAM ASSIM.

  9. Eu fico fulo da vida quando eu vejo coisas erradas como o caso de LOIOLA en vez de respeitar seus eleitores e o povo itabunense fica roubando os cofres publicos; LOIOLA toma vergonha e siga o exemplo do Dr.joão OTAVIO Rafael Brilha e outros Homens de bem que passaram por ai o ditado e certo (GATO QUE NUNCA COMEU AZEITE QUANDO COME SE LANBUSA) o homen certo para esta camara se moralizar chama-se (VANE) e olhe que eu não sou PT mais pela sua moral e responsabilidade. LOIOLA PEGUE SUA MALA E SUMA PORQUE VOÇE JÁ ERA POLITICAMENTE FALANDO.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top