Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal eleito Josias Gomes (PT) manifestou apoio à mobilização do grupo ilheense intitulado Coeso (Comitê de Entidades Sociais em Defesa dos Interesses de Ilhéus e Região). A articulação tem como principal objetivo cobrar celeridade na emissão de licenças e execução de obras estruturantes no município.
“A população regional deseja alternativas e se mostra disposta a pressionar de maneira organizada, em busca de projetos que favoreçam toda a região”, acredita o petista, que nesta sexta-feira, 10, acompanhará em Ilhéus a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Às 14 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus, Lula assina a ordem de serviço para a execução das obras do primeiro trecho da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité.
Para o deputado eleito, não há dúvida de que outros projetos relacionados ao Complexo Intermodal Porto Sul, como o Terminal Marítimo da Bamin (Bahia Mineração), receberão licença ambiental em breve. “Não há demora, mas sim uma avaliação criteriosa, e a licença será emitida com um bom nível de condicionantes ambientais e sociais”, acredita Josias.

6 respostas

  1. Josias,
    Parabéns, pela sua iniciativa; mas gostaria de ouvir de Sua Exa. o que pensa sobre a questão dos PEQUENOS PROPRIETÁRIOS da região, que vivem em constante tensão psicológica com as invasões dos “tal indios”, que depois de tantos centenários “nasceram” na região e estão invadindo e tomando as fazendas desses pequenos proprietários (e com o aval do governo (IBAMA?), sem que nada se tem feito para resolver a situação.
    Escreva para mim, se possível.
    Ernesto S. Silva

  2. Muitas e muitas vezes temos ouvido e lido de muitas fontes diversas, notadamente o grupo de ativistas e ambientalistas que são contrários à implantação do Complexo Intermodal, que o novo aeroporto de Ilhéus não virá. Alegam que trata-se apenas de uma “isca”, com o objetivo de atrair a simpatia dos cidadãos.
    Observando os fatos recentes, acho que é hora de considerarmos seriamente isso.
    Porque as autoridades do executivo estadual e federal, nas pessoas do Governador Wagner e do presidente Lula, bem como de seus assessores diretos, os ministros, secretários e presidentes de estatais, além dos políticos aliados – que deveriam defender os interesses da região – simplesmente não tocam mais no assunto. Falam muito da Ferrovia, que será iniciada em breve, ao que parece, e do Porto. Mas o Aeroporto caiu totalmente no esquecimento.
    Se esse for o caso, então Ilhéus e a região toda ficará à mercê do velho aeroporto Jorge Amado.
    Em outras palavras, ficará à mercê de uma série de contratempos que se acumulam: companhias que operam com aeronaves de menor porte, o que impede boa parte da logística das empresas do Pólo de Informática e das indústrias da região. Restrições de operação noturna e com tempo ruim, o que encarece as passagens e diminui a competitividade do Turismo. Quantidade limitada de companhias aéreas, que limita a concorrência e deixa os passageiros vítimas de serviços de qualidade lamentável.
    O Velho Jorge Amado não suporta os novos desafios. Até o Banco do Brasil já o abandonou, fechando os caixas eletrônicos que ali existiam. Quem sair por último apague a luz.
    Ilhéus precisa muito de um novo aeroporto: moderno, espaçoso, com alfândega, pista para grandes aeronaves, múltiplas companhias aéreas. A necessidade tão grande quanto urgente.
    Infelizmente, de acordo com as atuais propostas orçamentárias, em breve é Vitória da Conquista que terá seu aeroporto de grande porte. Isso atrairá para aquela cidade uma série de operações de carga que hoje ainda são executadas no aeroporto de Ilhéus. Outro duro golpe contra esta cidade, impondo-lhe mais perda de arrecadação e impostos.
    Com a vinda do presidente Lula a Ilhéus, na sexta-feira próxima, é a hora de a sociedade organizada cobrar dele, e do governador Wagner, e dos políticos regionais uma palavra final: Ilhéus terá seu Aeroporto Internacional, conforme prometido?
    Ou os ambientalistas tinham razão, e a cidade inteira apenas mordeu uma isca?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *