Tempo de leitura: 2 minutos

Ex-prefeito Orlando Filho é investigado pela PF.

A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 9, em Salvador, Itabuna e Buerarema visou coletar mais provas de crime eleitoral cometido no município de Buerarema no dia 3 de outubro em favor dos candidatos a deputado Jutahy Jr (PSDB) e Cláudia Oliveira (PTdoB) – e, sabe-se agora, também os candidatos derrotados Heraldo Rocha (estadual-DEM) e Benito Gama (federal-PMDB).
No dia 3 de outubro, a Polícia Federal apreendeu R$ 40 mil em espécie e efetuou a prisão do ex-secretário de Administração e Finanças do governo local, Eribaldo Lima, além dos também ex-secretários  Paulo Reis e Gilberto Magno de Lima, o Maru, que ocupavam os cargos de primeiro escalão durante os governos de Orlando Filho.
Hoje, a polícia efetuou prisões de mais gente que, no decorrer das investigações depois das prisões e apreensões de 3 de outubro, teriam ligações com o esquema de compra de votos, a exemplo dos vereadores Roque Borges e Marlúcia Guirra (leia mais aqui). O ex-prefeito Orlando Filho também está na Polícia Federal em Ilhéus.
APOIOS
Cláudia Oliveira e Jutahy Júnior foram os candidatos de Orlando Filho em 3 de outubro passado. Cláudia é prima de Orlando. O ex-prefeito pertence ao mesmo partido de Jutahy.
O deputado Heraldo Rocha – que tentou reeleição e perdeu – sempre teve ligações estreitas com Buerarema e apoiou os dois mandatos de prefeito de Orlando. Todos os candidatos envolvidos negam relação com a compra de votos.

14 respostas

  1. No Brasil mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de transito, porém acredita-se que estes números são maiores pois as estatísticas são falhas. Só nas rodovias paulistas em 2001 ocorreram 61.000 acidentes com 2.300 mortes e 23.000 pessoas gravemente feridas. Até 15 de fevereiro já morreram 703 pessoas nas rodovias federais, resultado de 13.400 acidentes. Em todo o mundo o transito ceifa vidas, porém os números brasileiros são alarmantes e disparam na frente de qualquer país do mundo.
    CAUSAS MAIS COMUNS DE ACIDENTES DE TRANSITO
    Erro humano, em todo o mundo, é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados. Principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil: por ordem de incidência:
    Velocidade excessiva;
    Dirigir sob efeito de álcool;
    Distancia insuficiente em relação ao veiculo dianteiro;
    Desrespeito à sinalização;
    Dirigir sob efeito de drogas.
    Fatores determinantes das imprudências:
    Impunidade / legislação deficiente;
    Fiscalização corrupta e sem caráter educativo;
    Baixo nível cultural e social;
    Baixa valorização da vida;
    Ausência de espírito comunitário e exacerbação do caráter individualista;
    Uso do veículo como demonstração de poder e virilidade.
    ELEMENTO HUMANO NA DIREÇÃO
    O veículo a motor, como qualquer outra máquina, exige que o ser humano esteja qualificado tecnicamente e mentalmente para opera-lo seguramente. O cidadão comum não dispõe de qualquer outra maquina ou dispositivo que lhe dê a sensação de tanto poder. Um indivíduo com um carro importado de alto valor pode cometer todo tipo de infração apenas para satisfazer seu ego, ao passo que um indivíduo com carro velho e de baixo valor pode cometer os mesmos tipos de infrações também para satisfazer seu ego.
    No mundo atual o veículo a motor é o meio mais barato e mais fácil que o cidadão comum possui para extravasar seu estado emocional, tanto para o bem como para o mal. Como nos países subdesenvolvidos (até pela própria natureza de subdesenvolvimento) o número de pessoas dotadas de estado emocional voltado para ações negativas é muito grande, por esta razão o trânsito transforma-se em verdadeira carnificina.
    A velocidade fascina o ser humano, a ponto de correr simplesmente pelo prazer de correr, mesmo que não tenha nenhum objetivo a ser atingido.
    Tempo de Reação
    Para que uma pessoa responda adequadamente a determinado estimulo, é necessário que esteja “alerta”, caso contrário poderá causar um acidente. Este estado de “alerta” é afetado por muitos fatores, fazendo com que as pessoas respondam com maior ou menor rapidez em situações de emergências.
    O intervalo de tempo entre o reconhecimento de uma situação perigosa e a ação de resposta a esta situação é chamado de tempo de reação, e depende da condição física e do estado emocional do indivíduo.
    O tempo médio de reação de uma pessoa jovem em bom estado de saúde é de aproximadamente 0,75 segundos. Este é praticamente o tempo que o cérebro necessita para processar as informações que está recebendo e definir uma ação.
    Fatores que influenciam o tempo de reação:
    Definitivos: idade, deficiência física (visão, audição, paralisias etc.);
    Temporários: enfermidades passageiras (resfriado comum, dor de cabeça etc.), álcool, drogas, medicamentos, estado emocional
    ÁLCOOL E DROGAS – podem retardar consideravelmente o tempo de reação. As estatísticas americanas de acidentes no transito indicam que o álcool está envolvido em quase 50 % dos acidentes com mortes. Alguns especialistas indicam que dependendo da pessoa, apenas dois copos de cerveja podem fazer seu tempo de reação aumentar para 2 segundos.
    ESTADO EMOCIONAL – também pode retardar os reflexos e o tempo de reação de um motorista. O indivíduo que trás para o volante suas preocupações de: emprego, salário, conjugais, e frustrações decorrentes de seu dia a dia, poderá alterar muito seu tempo de reação principalmente em função do baixo nível de concentração na atividade de dirigir.
    Indivíduos imaturos também constituem um grupo de grande propensão para o acidente no trânsito uma vez que sua necessidade de auto-afirmação faz com que hajam impulsivamente e agridam e desrespeitem os direitos e a vida das outras pessoas. Este tipo de comportamento é altamente difundido no trânsito brasileiro.

  2. Como as coisas são engraçadas..Quem deve a justiça de verdade ta ai solto e prontando muito na cidade de Buerarema..Mas quem faz mau aos outros um dia volta em dobro pra si..Não se preocupe não Orlando Filho que quem tá fazendo isso com agente um dia paga, a se paga…

  3. Tomara que a justiça funcione de verdade. Deixando o ex prefeito por longo tempo, para que ele nao tenha a cara de pau de se candidatar novamente, e para que o povo nao o eleja mais! Ô povinho que só vota errado! Depois da decepção de reeleger Ofi. O povo mostra q nao aprendeu votar! A prova é ter eleito Mardes que tambem tem problema na justiça e que corre o risco de sair pela 3ª vez em um ano! Parece piada mas é verdade! E com isso os funcionarios correm o risco de perder + um salario.
    Detalhe, os cargos de desconfiança de Eudes foram quase obrigados a votar nos candidatos de Orlando e da corja dele.
    Onde vai parar isso!!!

  4. Toma bicudo, cadê agora???? Quem é o ladrão da parada???
    Há não!!! quem foi levado pela PF??? foi IRMÃOZINHO (ORLANDO) ou foi Dr. Mardes????
    Bom tá mais do que na cara que seu Orlando e sua trupe estão sempre levando vantagem financeira e politica nas custas do povo bueraremense, mas agora a mesa virou!!!!
    Quero ver os comentário de hoje… Será que vamos encontrar algum puxa saco do irmãozinho????
    Cada vez mais vemos que esses carrapatos não tem vergonha na cara, passam ainda rindo no fundo da viatura da PF…
    Há me esqueci, MARLUCE GUIRRA, KKKKKKKKK, posa de santinha na igreja hem dona Marluce???? Quero ver agora, como a senhora vai explicar para o fieis da católica que a senhora não ta metida nesse esquema… Hum!! eu acho difícil!!!
    Bom taí os nomes:
    MARLUCE – ROQUE BORGES – GERALDÃO – ERIBALDO MUGANGA – PAULO TUFUM – MARÚ – EDVANETE (Netinha) – EUDES BOMSHIN… Todos são da corja de seu ORLANDO DE OLIVEIRA FILHO mais conhecido como Irmãozinho… Agora me diga, será que GUIMA BARRETO E SEU JUNINHO conhece essas pessoas??? teve contato político com essas pessoas??? receberam benefícios por alguma dessas pessoas???
    Hiiiii!!!!
    Acho que esse deve está como gato escaldado, com medo agora, já que seu padrinho político ja está nessa pindaíba,…
    Hé acho que 2012 Dr. Mardes leva dinovo…
    EU QUERO É MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Interessante, Orlando Filho sempre seu uma de coitadinho, na verdade a Policia Federal é que esta no encalço desses caras. É bom lembrar que foi Orlandinho que criuo O Cacique babau, Engordou Arioston, aquel que foi preso com dinheiro na saida dos eu governo. Orlando Filho de padre não tem nada.
    Morde e assopra.

  6. O teor das ligações dizem tudo… de santo esse cidadão não tem nada. Com contas rejeitas acha que sua empresa de ônibus e lixo da cidade de Buerarema pode comprar a todos e a tudo.

  7. Calma jente á vez do DrºMaldição,tá mas perto que nuca…não vomos entrar em detales né,se não estraga!!!!Nossa que maldade fizeram com o SrºOrlando Filho e companheiros,ambos estão todos roxos de porra da PF e só irão sair da cadeia depos da copa de 2014 no Brasil…kkkkkkkkkk.Vcs não passam de um bando de ótarios pensaram que eles iram ficar lá né…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,ô coitados só lhes digo uma coisa vem aí a resposta…aguardem!!Vão ter de engolir Orlando Filho e cia,bando de babacas…kkkkkkkkkk

  8. É um tanto estranha essa ação da PF, pois, se o Orlando tem alguma culpa no cartório, juntamente, com os outros citados: Jutahy, (PSDB) Eraldo Rocha (DEM) e outros, por que os demais referidos, não foram levados, também, à sede da PF?
    Estranho, não?

  9. Eloisio disse:
    9 09UTC dezembro às 19:30
    O teor das ligações dizem tudo… de santo esse cidadão não tem nada. Com contas rejeitas acha que sua empresa de ônibus e lixo da cidade de Buerarema pode comprar a todos e a tudo.

    E COMO VC SABE DO TEOR DAS LIGAÇÕES JA QUE NÃO REVELA-SE PROVAS DE PROCESSOS PARA QUALQUER CACHORRO NA RUA ? UHUM MUITO SUSPEITO.

    e para os patéticos que acham que o Mardes (pq doutor é quem fez doutorado) é o símbolo da honestidade basta apenas ir no site do tre e tse e por o nome do indivíduo e vejam quantos processos ele está respondendo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    /tapa

  10. jau,vc era o maior puxa saco de orlando agora esta com sacanagem com ele,depois que comeu o dinheiro,agora ta tirando onda,to de olho em vc

  11. buerarema e a cidade que mas sofre nas mao deste politicos ladrao que so que suga da mesma e seus filhos tem que ir para fora do estado em busca de emprego, MAS VEJO QUE ISSO ESTA DISTANTE DE ACABA PORQUE ESTE CANDIDATO QUE ESTAO AI ESTÁ DOIDO PRA ENTRA E FAZ PIOR DO QUE O QUE JA PASSOU E O QUE ESTA AGORA, BUERAREMA O QUE SERA DE VOCE QUE MORA AI E SEUS FILHO E NETO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *