Tempo de leitura: 2 minutos

Gilson vinha tomando posições contrárias ao prefeito, principalmente no campo político, onde o terreno é movediço e traiçoeiro.

Marco Wense
Na sucessão municipal de 2008, o então candidato Capitão Azevedo, do Democratas (DEM), teve a sorte de contar com um tripé – Gilson Nascimento, Carlos Burgos e Josias Miguel – que terminou sendo imprescindível para sua vitória.
Cada um no seu cada qual, fazendo o que sabia fazer. Carlos Burgos, o advogado, cuidando dos entraves jurídicos inerentes ao processo eleitoral. Josias Miguel, o publicitário, dando conta do recado. E Gilson, o sargento, cuidando das negociações políticas.
É bom lembrar, até mesmo por uma questão de justiça, que Josias também participou, com bastante desenvoltura, da aproximação do candidato Azevedo com os partidos e suas respectivas lideranças.
Com a eleição do Capitão Azevedo para prefeito de Itabuna, Gilson Nascimento, Carlos Burgos e Josias Miguel viraram secretários, respectivamente de Administração, Finanças e Ações Governamentais.
Josias Miguel deixou o governo. Não saiu atirando. Mas totalmente decepcionado com o prefeito, principalmente com sua pouca autoridade diante dos que ocupam cargos de confiança.
Agora é a vez do “rebelde” Gilson Nascimento. Sua saída provoca um vácuo político no governo, um desmoronamento no diálogo com os partidos, lideranças partidárias e comunitárias.
O prefeito José Nilton Azevedo não ficou surpreso com o pedido de exoneração do colega de farda. Em conversas reservadas, o chefe do Executivo já teria dito que a situação de Gilson era insustentável.
Na cúpula do azevismo, a opinião que prevalece é a de que o sargento Gilson vinha tomando posições contrárias ao prefeito, principalmente no campo político, onde o terreno é movediço e traiçoeiro. Gilson seria o protagonista-mor de um “governo paralelo”.
O prefeito-capitão e o secretário-sargento continuam amigos. A sintonia política acabou. Cada um vai seguir o seu rumo. Integrantes do diretório do PT de Itabuna não descartam a possibilidade de Gilson apoiar Geraldo Simões (ou Juçara Feitosa) na sucessão de 2012.
REMANESCENTE
O ex-marinheiro Raimundo Vieira, que tem suas hilariantes histórias contadas pelo empresário “Mané Cem”, é o mais fiel remanescente do fernandismo. É companheiro de todos os minutos do ex-prefeito Fernando Gomes.
Somente três pessoas participaram da primeira reunião com Lúcio Vieira Lima, presidente estadual do PMDB, para tratar da campanha de Renato Costa à Assembleia Legislativa do Estado: Fernando Gomes, Juvenal Maynart e Raimundo Vieira.
Entre o ex-alcaide, que é o presidente de honra do PMDB de Itabuna, e o aposentado Raimundo Vieira, ex-proprietário de empresa funerária, existe uma recíproca e inabalável confiança.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

11 respostas

  1. Ôxete Wence!!!!!!!!!!!!!!
    Raimundo do Caixão nunca passou de menino de recado de fernando e nunca ocupou cargo de primeiro escalão de seus governos,dentre outros motivos porque só tem o ensino fundamental.(LER E ESCREVE POUCO)
    Ele sempre foi motivo de gozação nos bastidores dos governos de Fernando não só pelos erros grosseiros de portugues como tambem por querer imitar cuma.
    (ex:Fernando comprou um rolex ele tambem comprou,Fernando mandou fazer um cinto com seu nome ele tambem fez…..etc.)
    Como diria tiririca é um abestado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Querido Marcos, não foi bem assim a trajetória da campanha do Capitão Azevedo nos seus dias que precederam a vitória, mesmo sendo eles tres participantes efetivos na campanha mas lhe faltou acrescentar a pessoa de Maria Alice, esta sim a principal figura no enfrentamento e imposição do nome do Capitão Azevedo, já que o prefeito Fernando Gomes não aceitava em nenhuma hipótese a indicação do mesmo, com certeza porque ao conhecê-lo profundamente já sabia que seria o desastre que é à frente do executivo.
    Outras figuras também participaram du grupo e que sequer foram citadas ou indicadas pelo alcaide para composição do seu governo, mas ainda no tempo do governo de FG participaram ativamente e com muita importância Jorge Vasconcelos, Leléu Rodrigues, Flavinho, Chico da Direc, Luiz Pereira, estes de fato foram de fato os arquitetos da campanha de Capitão Azevedo, sendo que existe um que talvez seja o principal dentre todos e que jamais foi citado ou mencionado em nenhuma reunião, em jornais, enfim, o Sr. JOAQUIM DO GUINCHO foi o mais importante na vida politica de Azevedo, AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS FALAM QUE FOI FERNANDO GOMES, mas verdadeiramente foi “Seu” JOAQUIM, sendo que hoje sequer o Azevedo o trata como amigo ou mesmo como conhecido.
    Daí amigo Marcos, o Josias, o Burgos e o Gilson, foram peças importantes mas não podemos e nem devemos esquecer das outras pessoas que tiveram participações até mais importantes.
    RESUMO: AGORA PARA O CAPITÃO AZEVEDO OS MAIS IMPORTANTES SÃO: SOLDADO PINHEIRO, A INTIMA JOELMA E O FILHO ROLEMBERG, e é por causa desses que Gilson está se retirando do governo.

  3. O TITULO JA DIZ TUDO: GILSOM, AZEVEDO E O PT!!!!
    PRA NÃO VARIAR DA POLITICA NACIONAL E INTERNACIONAL DO PETISMO, O DIRETORIO LOCAL SE UNE AO QUE EXISTE DE PIOR NA POLITICA LOCAL!!!!!!
    TENTAR SEPARAR AZEVEDO DE GILSOM É A MESMA COISA DE DIZER QUE FERNANDO NÃO TEM NADA A VER COM AZEVEDO!!!!!
    NÃO ESTAMOS DIANTE DE UMA BRIGA POLITICA APENAS!!!
    VANE, WENSESLAU E BACELAR APOIARAM A ELEIÇÃO DE RUI MISCOCIO E ISSO É UM RECADO BEM CLARO: ELES SE JUNTARAM CONTRA O POVO!!!
    NA POLITICA INTERNACIONAL O PT APOIA: FIDEL, RAUL, KADAF, HARMADINEJAD, CORREA, CHAVEZ E ETC..
    NA POLITICA NACIONAL O PT ESTA DO LADO DE: SARNEY, RENAN, JUCA, BARBALHO, COLLOR E ETC…
    NA POLITICA LOCAL ELES VÃO SE UNIRA A GILSOM E A BOA PARTE DOS AZEVEDISTAS QUE PULARÃO DO BARCO EM 2011 E O VANE APOIOU A ELEIÇÃO DE RUI!!!!
    ELES SE JUNTARAM CONTRA NÓS E AGORA É A HORA DE NOS JUNTARMOS CONTRA ELES!!!!!!!

  4. Nos bastidores do PT itabunense, é dado como certo o APOIO de GILSON para Jussara ou Geraldo em 2012. Nessa última eleição ele apoiou Jaques Wagner e Dilma, o que causou um mau estar dele com Joelma-Azevedo-Pinheiro que estavam apoiando Paulo Souto e Serra.
    Agora a primeirra ministra Joelma vai ficar sem ninguém pra fazer oposição a ela.

  5. Acredito que a grande tragédia da administração de Azevedo está no fato de que se deve atribuir a alguém a vitória do Capitão nas urnas em 2008. Quem viu Gilson Nascimento, Carlos Burgos e Josias Miguel nas ruas durante a campanha eleitoral? Onde Gilson Nascimento, Carlos Burgos e Josias Miguel estavam quando o Azevedo subia os morros acompanhado das pessoas simples que sempre acreditaram no Capitão? Será que Alguém que caminhou junto com Azevedo se lembra da presença de Gilson, Burgos e Josias Miguel quando as caminhadas aconteciam nos bairros esburacados e empoeirados da periferia de Itabuna? Tento me lembrar de alguns deles e não consigo. Por que agora se atribui a vitória de Azevedo a estas figuras pedantes que de povo não tem absolutamente nada?
    Acredito que Azevedo é hoje o prefeito de Itabuna graças ao acaso e ao povo que já estava de saco cheio de ver Geraldo Simões por trás de sua esposa tentando voltar ao poder municipal e os demais políticos que não apresentaram nada de novo e nem tão pouco despertaram a fé do eleitorado, ao contrario dos demais, Azevedo tem história e vida de serviço público voltada para as necessidades da maioria dos cidadãos de Itabuna, em fim, se ha alguém que merece o credito pela vitoria de Azevedo nas eleições de 2008 este é o próprio Azevedo. Infelizmente o único e grande erro de Azevedo foi se esquecer se sua capacidade, carisma e experiência política para ficar a mercê das opiniões das figuras acima citadas que por pouco não toma o poder do Capitão.
    Já foi Josias Miguel, Walmir Rosário, Gilson Nascimento. Só Faltam Carlos Burgos, Joelma e mais meia dúzia de figuras no gratas que não fazem outra coisa a nãos ser sabotar o atual governo municipal.

  6. Gilson tamben ajudou a afundar a prefeitura com seus desmando e autoritarismo… Nunca teve competencia para aculpar tal cargo. E nossa cidade do jeito que está ABANDONADA é notorio que o povo não vai esquecer dessa má Administração, e se o PT quiser alguma coisa nas proximas eleições, melhor esquecer esse Apoio do senhor Gilson

  7. Zelão diz: – Cativando Amizades!
    O destaque dado a amizade de Fernando Gomes e Raiumundo Vieira, é verdadeiro. Trata-se de uma amizade recíproca, dentre as muitas amizades que Fernando soube cultivar, a seu jeito e maneira, durante toda a sua vida política. É característica da personalidade de Fernando Gomes, não trocar “velhas amizades por novas amizades,” nem desamparar os velhos amigos.
    Talvez seja esse o principal diferencial do político Fernando Gomes e a sua principal receita de sucesso político, para os outros políticos que surgiram – alguns desapareçeram do cenário político ou minguaram – em Itabuna. Muitos, inclusive, acusados de “cultivar ex-amigos.”

  8. SE GERADO OU MELHOR O PT ACEITAR GILSON É UMA PIADA!!!!ESTAMOS RECORRENDO A GERALDO PARA QUE GILSON PAGUE OS MÉDICOS,DENTISTA E ENFERMEIROS O DÉCIMO TERCEIRO.SE ISTO Ñ ACONTECER IREMOS FAZER UMA CAMINHADA PÁSIFICA, DEPOIS IREMOS RECORRER AO MINISTÉRIO PÚBLICO E EM SEGUIDA IREMOS MARCAR UMA AUDIÊNCIA DE QUEM DE DIREITO PARA LEVARMOS AO CONHECIMENTO DO Ñ PAGAMENTO.SABER ONDE O DINHEIRO ESTÁ INDO TODO MUNDO SABE.MAS NÓS QUEREMOS SABER É NA JUSTIÇA.AGORA NÓS SENTAMOS PARA ESTUDAR PASSAMOS E VEM ESSES DESENFORMADOS QUERENDO COM MÁ FÉ NOS PASSAR PARA TRÁS.OUTRA COISA GRAVE QUE VAMOS FALAR,ONDE VCS JÁ OUVIRAM FALAR QUE PROFISSIONAL DE SAÚDE TRABALHA SEM ÀGUA,ISSO SÓ EXISTE EM ITABUNA,E NA CABEÇA DE GILSON E AZEVEDO.MAIS TAMBEM Ñ TEM FORMAÇÃO EM RELAÇÃO A SAÚDE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *