skip to Main Content
21 de setembro de 2020 | 02:09 pm

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE AFASTAMENTO DE LOIOLA, ROBERTO DE SOUZA E RICARDO BACELAR

Tempo de leitura: 2 minutos

EM PRIMEIRA MÃO

Loiola, Roberto e Bacelar são investigados pelo Ministério Público (Fotomontagem Pimenta).

A promotora Thiara Rusciolelli ingressou, nesta manhã de quinta-feira (16), com pedido de liminar para que a Justiça afaste, preventivamente, os vereadores Clovis Loiola (PPS), Roberto de Souza (PR) e Ricardo Bacelar (PSB). O Ministério Público estadual investiga um esquema de corrupção que teria desviado, pelo menos, R$ 1 milhão da Câmara de Vereadores de Itabuna.
O pedido deverá ser julgado pelo juiz da 2ª Vara Cível e da Fazenda Pública, Gláucio Klipel. Loiola é o presidente da Câmara e Roberto de Souza e Ricardo Bacelar ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda secretarias da Mesa Diretora do legislativo.
A promotoria iniciou na semana passada as investigações sobre o “Loiolagate”, como ficou conhecido o esquema de desvio de dinheiro do legislativo por meio de empresas fantasmas, notas frias e obtenção de crédito consignado por meio fraudulento.
Quatro empresas foram utilizadas para drenar recursos públicos na Câmara. Vereadores também são citados num esquema de adulteração de contracheques para aumentar a margem consignável de empréstimos tanto dos parlamentares como de assessores. Em alguns casos, o crédito concedido era 340% superior ao permitido por lei.
Além dos três vereadores, a promotora cita no pedido liminar apresentado ao juiz Gláucio Klippel o afastamento dos já exonerados ex-diretores Alisson Cerqueira e Kleber Ferreira. Na semana passada, a promotora Thiara Rusciolelli recebeu das mãos do relator da CEI do Loiolagate, Claudevane Leite (PT), as conclusões da investigação feita pela Câmara.
A subseção da OAB-Itabuna disse que a decisão do Ministério Público é importante para dar uma resposta à sociedade e restabelecer a moralidade no legislativo. “Não esperávamos outra atitude da promotora, que nos prometeu agilidade nas investigações de corrupção na Câmara. Agora, esperemos a decisão da Justiça”, disse o presidente da OAB-Itabuna, Andirlei Nascimento. A promotora foi procurada, mas estava em horário de almoço.

Esta publicação possui 30 comentários
  1. Quem Diaria né…. Iguinho Zézinho e Luizinho.. kk os homens: Loiola, Sempre Procurou se mostrar o Correto boca-boca.. Já o Roberto.. naquela Pilha toda no rádio o Dr° Limpeza gente fina.. Na Tv.. O Homem, Ele que chamava a atenção de quase todos por esbravejar e dizer isso e aquilo, se mostrava o Cordeirinho..
    Vamos ver se realmente vai dar em alguma coisa essa Teatralidade toda.
    e nem adianta dizer: Vamos dar o troco nas urnas.. eles Compram eleitores pagem direitinho e ñ precisa de TROCO…
    Isso é Brasil…

  2. uma esperança de que nem tuo está perdido nessa cidade. Tomara que o judiciário mostre serviço. Em 2008 o eleitorado itabunense deu um “tiro no pé” ao eleger essa “turma”

  3. uma esperança de que nem tudo está perdido nessa cidade. Tomara que o judiciário mostre serviço. Em 2008 o eleitorado itabunense deu um “tiro no pé” ao eleger essa “turma” !!!!!

  4. Caô Caô Caô Caô..
    “Ele subiu o morro sem gravata
    Dizendo que gostava da raça
    Foi lá na tendinha
    Bebeu cachaça
    E até bagulho fumou
    Foi no meu barracão
    E lá usou
    Lata de goiabada como prato
    Eu logo percebi
    É mais um candidato
    Às próximas eleições (3x)
    Fez questão de beber água da chuva
    Foi lá na macumba pediu ajuda
    E bateu cabeça no congá
    Deu azar..
    A entidade que estava incorporada
    Disse esse político é safado
    Cuidado na hora de votar
    Também disse:
    Meu irmão se liga
    No que eu vou lhe dizer
    Hoje ele pede seu voto
    Amanhã manda a polícia lhe bater”
    JÁ DIZIA, O SAUDOSO BEZERRA DA SILVA!!!

  5. a sociedade precisa exigir que a camara tenha um site de prestação de contas de tudo quanto entra e sai e do trabalho de cada vereador seus projetos, indicações como edil. Enquanto esse portal não estiver no ar. eles vão continuar fazendo agora de forma mais cuidadosa as mesmas coisas. os outros só nao fizeram porque nao assinam os cheques. mais como no caso SERVIA nao vai dá em nada vcs vão ver.

  6. “Ou restaura-se a moralidade ou locupletemos-nos todos”, disse Lalau ou Stanislaw Ponte Preta, codinome do jornalista carioca Sérgio Porto de saudosa memória. Este caos a que indignados assistimos nesta pobre terra de fronteira, chamada Itabuna, merece drástica solução.
    A centenária cidade vê ruir os alicerces da moralidade, ética e respeito à coisa pública e aos concidadãos, sendo necessária a eficaz intervenção do fiscal da lei, o Parquet, o Ministério Público em que repousa nossos desejos de cidadania, se o Judiciário assim decidir. Chega dessa gente aproveitadora.
    Os cidadãos precisam reagir e apoiar a iniciativa da representante do Ministério Público. Só assim poderemos retormar os trilhos de onde jamais o Executivo e o Legislativo local deveriam ter saído.
    Que também se apurem as contratações dos tais “assessores parlamentares” e de outros tantos, que recebem do erário e não aparecem.
    Oxalá, a ação benfazeja não pare por ai. É preciso cortar mais fundo para que a frase que abre este comentário fique apenas no anedotário político nacional.

  7. Parabéns a promotora Thiara Rusciolelli!.. O povo de Itabuna está indignado com tanta corrupção na Câmara de Vereadores! Esses criminosos não só devem ser cassados como também presos, sem direito a regalias!

  8. Tem Um vereador da caixa preta, que lotou o seu “motorista” particular pela câmara, ganhando mais que vereador, um cargo de 6.500 …
    pode seu pimenta?
    vou mudar meu nome para zé, pois é o nome da sorte,
    Zé Nilton Azevedo,
    Zé Motoris…

  9. DEMOROU….
    A PROPOSITO AFASTAMENTO SERIA UM PALIATIVO PARA A CASSAÇÃO???
    SE FOR PRA FICAR AFASTADO POR UM TEMPO RECEBENDO SALÁRIO E DEPOIS VOLTAR, NÃO VAI VALER DE NADA.O QUE A POPULAÇÃO QUER É EFETIVAMENTE ELES SEJAM CAÇADOS.E MAIS SOMENTE ESSES TES FOI MUITO POUCO. DEVERIA SER OS 13 SEM EXCESSÃO…

  10. Profundamente lamentável, que pessoas eleitas para defender os interesse da população estejam envolvidas neste mar de lama que se transformou o legislativo de Itabuna, que como diz um certo presidente nunca se viu antes na história desta cidade.

  11. Na última eleição votei em Bacelar, em outra em Roberto de Souza. NUNCA MAIS IRÃO VER MEU VOTO E DE MINHA FAMÍLIA. Esse Loiola já desconfiava que também não presta.
    O Roberto de Souza eu vi logo que iria desandar, bastou entrar pra Rádio do Fernando Cuma.
    É certeza que esses caras fazem isso achando que irão ficar impunes.

  12. Finalmente! tá me sentindo um cidadão de ultima classe.commo se não tivesse MP.Justiça.como se não tivesse nada. ainda bem é torcer pra ver esses larápios na cadeia.

  13. E saber que ROBERTO DE SOUZA é irmão de um dos homens mais sérios da politica de Itabuna, o competente Ebg} Saulo Pontes. Bem que o adagio papular diz: os dedos das mãos são irmãos mais não são iguais. Que vergonha você está fazendo sua familia passar ROBERTO.

  14. Gostaria de lembrar a todos e todas que durante a campanha eleitoral em 2008 nós do PSTU denunciamos os esquemas existentes na Camara e na Prefeitura e a vinculação dos vereadorees e candidatos a vereadores com financiamentos de campanhas eleitorais e compras de votos e que isso iria se reproduzir na Camara e na Prefeitura. Esse escândalo é a ponta do iceberg. É necessário uma auditoria de todas as contas da Prefeitura e da Camara e a participação dos movimentos sociais nesta investigação (a exemplo do movimento de fiscalização das contas públicas “Quem não deve não teme”, sindicatos, associações de moradores etc). O PSTU exige a prisão e o confisco dos bens dos corruptos e corruptores. Durante a campanha defendemos a necessidade de redução de salários de vereadores e prefeito ao teto do salário minimo do DIEESE ( R$ 2.100), revogabilidade de mandatos caso não cumprisse suas promessas e mecanismos de controle da população em relação aos políticos. É preciso que a população de Itabuna se mobilize para que esses corruptos e os outros que não estão sendo investigados sejam cassados , presos e devolvam o que roubaram dos cofres públicos, pois sem a mobilização dos trabalhadores, estudantes o resultado desta investigação resultará numa grande pizza como sempre ocorre no Brasil. Fora todos !!!!
    Zé Roberto – Presidente do PSTU de Itabuna e ex-candidato a prefeito

  15. De nada adianta todo esse “alarde”, já vimos esse “filme” antes.
    A imprensa(rádio, televisão, jornal impresso e internet), saturam o assunto.
    O MP faz a sua parte.
    Porém existe uma “pedra no caminho”….nada disso impedirá que os vereadores citados, concluam o seu mandato.
    Temos visto fatos desse tipo acontecendo em todo o Brasil e não existe resultado nenhum em termos de cassação.
    Hoje Paulo Maluf foi inocentado das acusações que o impediam de exercer as suas funções políticas.Se ele(Paulo Maluf), conseguiu…Os edis de Itabuna…conseguirão.

  16. Que vergonha em Loiola, Roberto e Seu Ricardo Bacelar, vcs que deveriam trabalhar p/ nós estão roubando!!! Loiola eté então era um coitado, Roberto eu ñ o conheço, Ricardo que era um apresentado q por sinal metia a bomba nos politico heim o q vc me diz.NÃO SOMOS PALHAÇOS CHEGA DE TANTA ROUBALHEIRAS!!!

  17. bacelar tbm ñ acredito, e bacelar desse jeito o povo vai lembra do q vc falava na tv,,anotem o nome deles o partido q eles pertem e de o troco nas urnas,,,,coisa feia neh…pode deixa o oléo de peroba ja esta esperando vc..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. GLORIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS QUE CARECEM DE JUSTIÇA. ESPERO QUE MP REALAMENTE FAÇA VALER A JUSTICA E OLOQUE ESSES HOMENS NOS SEUS DEVIDOS LUGARES “CADEIA” EDEVOLVEREM O QUE EMBOLSARAM DE FORMA CORRUPTA.

  19. Surgiu uma pequena esperança.achei que itabuna não tinha MP.antes tarde do que nunca,mas tem mas gente pra ser afastado.quem diria roberto de souza logo vc.que manda ver em seu progama fala de tudo e de todos.temos o dever de ouvir mas ,falar menos…

  20. é por isso que é bom ter um povo anlfabeto e ingnorante se fosse num pais de primeiro mundo ja estavam todos presos e seriam condenados alem de terem seus bens sequestrado pela justiça se bem que pessoas como estas em uma SUECIA da vida num servem nem pra limpar banheiro

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top