Tempo de leitura: 2 minutos

Do Política Etc:
A Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus está arrecadando os tubos com os radares eletrônicos, os populares “pardais”, instalados em três pontos da cidade: as avenidas Proclamação (Savóia), Lomanto Júnior (Pontal) e Itabuna (Centro).
Apesar de ter oficialmente o propósito de coibir o excesso de velocidade, fica difícil evitar a ideia de que os pardais foram mesmo colocados nas ruas para encher os cofres da Prefeitura, às custas de motoristas desavisados. Não fosse essa a intenção, a Secretaria de Trânsito teria providenciado uma sinalização adequada para alertar sobre o limite de velocidade, estabelecido em 50 quilômetros nos trechos em que se encontram os radares.
A falta da sinalização horizontal e as diminutas placas que “informam” sobre o limite passam despercebidas até mesmo para quem está acostumado a trafegar pelas ruas de Ilhéus. Para quem passa por elas de vez em quando, então…
Já se imagina a festa que será a partir do momento em que os turistas chegarem em peso, no auge do verão (que começa oficialmente esta semana), e começarem a receber multa a três por dois. Depois de voltar das férias, o cidadão receberá em casa a notificação da Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus e certamente corresponderá riscando a cidade de seus próximos roteiros.
A boa notícia é que na Prefeitura há quem esteja preocupado com a situação, inclusive apontando a necessidade de sinalizar melhor as ruas em que estão os pardais. Isso implica em reconhecer que as indicações atuais são insuficientes e, portanto, que as multas até agora lavradas são indevidas.

26 respostas

  1. inclusive, o setor de transito não pode atuar na ba 262 que liga a onte do savoia a cidade de uruçuca pois a rodovia é estadual e os pardais estão na area estadual e não do municipio….que vergonha para essa maquina de dinheiro e desrespeito ao usuario da rodovias..

  2. Já alertei as nossas autoridade quanto a estas “arapucas” armadas as escondidas que iria espulsar os turistas para os próximos verões. Infelizmente eles não estão preocupados com o crescimento da nossa cidade e sim em encer os bolsos as custas dos desavisados. Acho isso uma vergonha. Com a palavra o nosso Ministério Público.

  3. CAROS AMIGOS SEI QUE AS LEIS SAO MUITO DIFICIES DE SERES CUPRIDA MAIS OS RADARES ESTALADOS EM ILHEUS NOS SUPOSTOS LOCAIS MECIONADOS NA MATERIA ELES TEM SINALIZAÇAO LEN DANDO OPOTUNIDADES DE VOCE AUMENTAR A VELOCIDADE UMA VEZ QUE A VELOCIDADE CONCEDIDA NAS VIAS URBANAS É DE 40 KM O RADAR PERMITE QUE VOCE CONDUTOR TRASFEGUE A 50 KM E VCS AINDA ACHA POUCO O QUE O RADAR ESTA FAZENDO POR VCS…. VAMOS TODOS LER UM POUCO O CTB E FICA POR DENTRO DAS LEIS DE TRANSITO…

  4. Infelizmente fui pego em um desses radares devido a imperícia de um motorista de ônibus. O que me chamou a atenção é que os semáforos de Ilhéus não possuem cronômetros indicando o tempo necessário e suficiente para que o cidadão de bem possa passar e não ser “flagrado” pelo pardal. Sr. Prefeito e Secretário, gentileza substituir os semáforos e facilitar a vida dos cidadãos de bem, pois desse jeito, infelizmente, muita gente vai riscar Ilhéus do mapa…

  5. Minha ignorância me diz que dois quebra-molas resolveriam o problema do excesso de velocidade naquele trecho. Simples, barato e sem essa roubalheira.

  6. E o pior, eles funcionam 24h, mesmos dos lugares onde são considerados de alta periculosidade. Fui multado na Av Itabuna, entrada p/ o centro de abastecimento 21:44h, domingo, sem qualquer movimento. Estava com minha familia a 34Km por hora, pois reduzi e fui multado porque não parei no sinal vermelho. Eu nunca vou parar ali esse horário!!!!

  7. EM ITABUNA A INDUSTRIA FUNCIONA SEM VERGONHA EM TODA À CIDADE, INCLUSIVE LÁ EM CIMA NO HOSPITAL SANTA CRUZ, E A CIDADE COM SINAIS SEM FUNCINAR, COM BURACOS,E AGENTES ESCONDIDOS E EFETUANDO ANOTAÇÕES, UMA VERDADEIA VERGONHA NUMA CIDADE ABANDONADA E ROUBADA.

  8. Itabuna deveria ter uns desses tbm. Pena que a lei obriga a utilização de sinalização antes dos pardais, pq o ideal seria que nem isso houvesse. Quem sabe assim, talvez, o pessoal passe a respeitar o trânsito e pare de fazer tanta besteira, ceifando a vida de gente inocente

  9. Se acontecer d’eu ser multado aí nessa cidade, nessas circunstâncias, direciono minhas férias para Porto Seguro Itacaré, ou Mucuri.
    Turista Mineiro!”

  10. Sei que o Pardal, mesmo vergonhoso,corrupito,se escondendo para aprontar, principalmente com o Turista…existe!!!mas e o Secretario de Transito de Ilhéus…ainda existe??????que vergonha viu Senhores das obras inacabadas…

  11. EU ACHO ENGRAÇADO. A PESSOA COMETE IMPRUDENCIA E AINDA QUER TER RAZÃO… SE CADA UM RESPEITASSE OS LIMITES NO TRANSITO NAO IA HAVER MAIS ACIDENTES!

  12. Tômara que os turistas se afastem as barracas de praia já querem cobrar um absurdo achando que estão no fim do mundo ou no deserto do Saara, até os abulantes e agora esses pardais ou cidadizinha atrasada nunca entra um prefeito que preste.

  13. Se com o dinheiro arrecadado desta fábrica de multas tivesse uma destinação em beneficio da melhoria do trânsito, talvez os contribuintes pagassem essas multas sem muita restrições, as ruas de ilhéus estão mal sinalizadas, a rua Rotary, por exemplo, é contra mão no sentido Malhado/Porto, porém por não haver nehuma sinalização indicando contra mão, constantemente caminhões e automovél com turistas desavisados entram nesta via, colocando em risco a vida de muitas pessoas. Essa é apenas uma das ruas para exemplificar. Se o comandante Barreto fizer um giro na cidade vai perceber muitas ruas com problemas desta natureza, e o melhor que para resolver esta situação não é muito custoso.

  14. Se as pessoas tivessem um pouco mais de educação não necessitaria nada disso, …!!!
    Quem é educado não ultrapassa a velocidade permitida dentro da cidade, jamais será multado, jamais ficará sem razão, …!!!
    Agora os bostéticos, os metidos, os que “se acham”, …, esses, sim, serão penalizados e irão reclamar sempre, …!!!

  15. Coisas de gênio como o Grande mentecápito Carlos Freitas e sua trupe, que não gostam nada nada de grana. Cadê O Ministério Público? não vai se pronunciar?.Estamos pedindo socorro,tá faltando critérios legais e principalmente vergonha nessa gente.Vão instalar mais seis “pardais”, ou seria galinha dos ovos de ouro? VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA.

  16. Prezado amigos é um absurdo colocar( tipo radar)sem sinalização.
    § 2º Para a fiscalização de velocidade com medidor do tipo fixo, estático ou portátil deve ser observada, entre a placa de regulamentação de velocidade máxima permitida e o medidor, uma distância compreendida no intervalo estabelecido na tabela constante do Anexo III desta Resolução, facultada a repetição da mesma a distâncias menores.
    Sugiro que você entre com recurso baseando-se neste artigo.
    Boa Sorte!

  17. Acredito que a idéia dos pardais seja boa… se o dinhero arrecadado for para melhorias no transito MAS acredito que deveria ser melhor sinalizado, as placas maiores, em bom estdo, e não somente uma ou duas a metros dos “chupa cabra”. Tomei 3 multas (2 no Savóia as quais eu não tinha idéia da existencia) e 1 na Av Itabuna. Vamos sinalizar mais para evitar surpresas desagradáveis como essa.

  18. nos moldes propostos no § 2º do artigo 280 do CTB, sem a presença da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, bem como a ilegalidade decorrente da faculdade concedida ao órgão ou entidade quanto a impressão ou não do auto de infração para início do procedimento administrativo de imposição de penalidade.A previsão legal de utilização dos referidos equipamentos não pode ser desvirtuada a ponto de estabelecer situação não prescrita em lei. O que se denota, cristalinamente, é que diante da impossibilidade dos órgãos e entidades componentes do SNT em possuir quadro de pessoal suficiente para exercer a fiscalização a contento, busca-se a todo custo criar construções jurídicas para dar supedâneo fático à operação de equipamentos eletrônicos por meio de empresas privadas, desvirtuando-se o exercício do poder de polícia de trânsito.A utilização dos referidos equipamentos é extremamente necessária e útil, mormente em face da necessidade de comprovação de determinados tipos infracionais (por exemplo, os artigos 165 e 218) e da reeducação que promove aos infratores; porém, tais circunstâncias, por si só, não são argumentos suficientes para se criar elementos que dêem legitimidade à sua indevida utilização.”Por todo o exposto, sendo imprescindível a emissão do auto de infração de trânsito por agente de trânsito e, em não sendo possível a autuação pessoal do infrator, no momento da ocorrência da infração, devendo ser este fato noticiado no auto de infração e, constatando-se que não existe esta determinante no referido auto nº LE00231818, é de se decretar sua nulidade, extinguindo-se a autuação e suas conseqüências, qual seja: a imputação da penalidade do código 745-5 do CTB.É medida de inteira

  19. Basta ler a Resolução do CONTRAN. Contém uma série de exigências que não estão sendo cumpridas em Ilhéus.
    Uma dessas exigências é “sinalização que oferece ampla visibilidade aos motoristas”. Isto não existe. Ou seja, não bastam duas ou três plaquinhas… É necessário, inclusive, sinalização horizontal.
    Outra coisa… Os pardais do tipo empregado em Ilhéus são utilizados (em cidades de verdade) para controle de avanço de sinal e não para limitar velocidade. Para limite de velocidade são utilizadas “lombadas eletrônicas”, compostas de pórticos luminosos. Quando o carro passa, o equipamento registra eletronicamente a velocidade e mostra (com luzes) a velocidade.
    Como vivemos na roça, tudo é permitido!

  20. Caro vereador, aproveitou da informação que foi passada para Mateus do Politicos do Sul da Bahia e saiu na vantage, assim os eleitores de Ilhéus poderá com isso votar mais uma vez em você. Acrescentando que o codigo de Trânsito prevê que ao colocar a fiscalização eletrônica, é necessário colocar as placas no seu tamanho como exige o CTB. Isso não estava sendo cumprido. Essa situação tá causando transtorno para os motoristas que foram notificados. Cabendo assim uma ação judicial. Por que a prefeitura de Ilhéus não orienta aqueles notificados para ter sua multas canceladas. Vai ter que ser punido sem merecer?

  21. A Sinalização Horizontal que tem em Ilhéus foi feita em dezembro do ano passado e janeiro deste ano e pago com muita umilhação ao dono da empreza em maio a junho deste ano, eles gostam de arrecadar mas pagar…

  22. Será que o Ministério Público em Ilhéus não vai interferir como órgão fiscalizador da lei? O CTB está sendo usado no Município de Ilhéus como fonte de arrecadação. O MP não pode permitir que a própria autoridade de trânsito em Ilhéus viole as regras estabelecidas no CTB. Bom que se diga, que a fiscalização eletrônica é necessária, mas, necessariamente, deve vir acompanhada de uma sinalização eficaz de advertência, que é requisito essencial para a devida implantação dos equipamentos eletrônicos de fiscalizaçao (pardais), sob pena de nulidade absoluta dos autos de infrações. Sugiro que todos demonstrem sua irresignação enquanto é cedo, denunciando essa quadrilha e recorrendo dos autos de infrações, pois Ilhéus pode perder fluxo de turismo e consequentemente uma fonte limpa e perene de receita.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *