Tempo de leitura: 2 minutos

Loiola, Roberto de Souza e Ruy Machado: três personagens de uma ópera-bufa na Câmara de Itabuna

O primeiro-secretário da Câmara de Vereadores de Itabuna, Roberto de Souza (PR), “fez a festa” no plenário na tarde desta terça-feira, 21. Isto porque o presidente do legislativo, Clóvis Loiola (PPS), negou o requerimento apresentado por um bloco de oito vereadores para que fosse realizada nova eleição da mesa diretora.
O resumo da ópera:
Roberto de Souza alterou o Regimento Interno e foi eleito em meados de 2009 para comandar a Câmara no biênio 2011-2012. Posteriormente, houve nova emenda ao Regimento e decidiu-se pela nova eleição. Montada a chapa com o vereador Ruy Machado (PRP) na cabeça, Souza se aliou a Loiola para boicotar a eleição.
Ainda assim, um grupo de oito vereadores -Ruy Machado à frente – realizou a eleição “na tora”, no dia 30 de novembro passado, inclusive forçando a entrada no plenário. Machado foi eleito, mas sua vitória é questionada.
Roberto de Souza, agora com o apoio do ex-inimigo Loiola, reivindica a condição de presidente eleito e afirma que tomará posse em 2011. Machado diz o mesmo, mas – confiante na maioria de que dispõe – protocolou o requerimento com o pedido de nova eleição. Para ele, seria apenas uma questão de reprisar a vitória, agora até mais folgada, porque conta com o apoio de mais um vereador: Solon Pinheiro (PSDB).
Mas Roberto de Souza sustenta que Machado, ao propor a nova eleição, reconheceu que a sua vitória foi construída de maneira ilegítima. E, como Loiola não aceitou o requerimento, o primeiro-secretário declarou hoje no plenário que será ele o empossado presidente ano que vem.
É briga feia, que está longe de terminar e, pior, não terá vencedores. Todos os vereadores já estão derrotados por montarem a maior presepada em série já vista na história da política itabunense.

8 respostas

  1. “TORRE DE BABEL;”
    Assim classifico a Câmara de Vereadores de Itabuna
    Segundo a narrativa bíblica no Gênesis, foi uma torre construída pelo Monarca Amar-Sin (2046-2037 a.C.),com o objetivo que o cume chegasse ao céu,a mesma teria sido construido na Mesopotâmia,(atual Iraque).
    Esse Legislativo não passa de uma grande CONFUSÃO !!.Sou Itabunese do Bairro São Pedro,tenho um Livro escrito sobre a sociedade Itabunense,(TABOQUIanos 2010) e atualmente faço mestrado em SP,mas fico triste de assistir minha cidade natal sendo governada de forma convulsiva.
    Amigo Ricardo & Cia,sou fã do Pimenta…
    Feliz Natal e um ano Novo de muita prosperidade.
    José Roque

  2. Os fatos falam por si. Quem atua no meio policial sabe que as brigas entre os meliantes ocorrem sempre na hora da divisão do produto conquistado (roubo). Quando arquitetam e desempenham as ações atuam sempre sob o manto da união. Espero que no retorno o Poder Judiciário nos permita resgatar a cidadania.

  3. A MESA DE ROBERO BEIRA MAR SO EXISTE NA CABECA DELE, FOI DERRUBADA EM PLENARIO E EM ACAO JUDICIAL,ROBERO NAO PODE SER EMPOSSADO ALEM DO FATO DE CORRER RISCO DE SER PRESO POR PROBLEMAS COM CONSIGNADOS, O FATO E QUE ROBERTO QUE SER PRESIDENTE PARA”MAQUIAR SUAS PERIPECIAS”””MAS COMO UM VEREADOR QUE TEVE SEU AFASTAMENTO PEDIDO PELA PROMOTORIA PODE ASSUMIR…
    OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE!!

  4. O operador do sistema dos consignados e empresas fantasmas na Camara de Itabuna é o Sr. Kleber que sustentava o esquema do Sr. Roberto de Souza, desviando mais de 5.000.000,00 da Camara. Que na minha opinao é o maior fino ladrao dos ultimos tempos na cidade de Itabuna. Tenho pena da Familia Souza que sempre teve nomes honrados em nossa cidade e esse rapaz vem sujando o nome da familia.

  5. SE O POVO DE ITABUNA TIVER UM POUCO DE VERGONHA E AMA ESTA CIDADE, NA PROXIMA ELEIÇÃO NÃO VOTA EM NENHUM DESTES CANALHAS QUE AI ESTÃO, MAS ISTO É UMA UTOPIA, POIS ESTE MESMO POVO JÁ PROVOU QUE NÃO TEM HONRADEZ E NEM BRIO, QUANDO ELEGEU AZEVEDO MESMO SABENDO QUE ELE FAZIA PARTE DE FORMA DIRETA DO DESGOVERNO DE FERRANDO CUMA.

  6. Primeiro gostaria de parabenizar a Promotora de Justiça por provar que existe ainda autoridades que qurem moralizar este país,por pedir logo o afastamento dos vereaodores, principalmente de Loiola e Roberto de Souza que parauma grande maioriaé o grande culpado pelo esquema de corrupção existente na Câmara de vereadores junto com o Cleber Ferreira.
    Agrande prova é o patrimonio que os dois corruptos tem.A Promotora vai chegar as vias de direito quando investigar.
    Os Vereadores são froxos sabem que Roberto de Souza e Cleber ferreira são os grandes culpados e ainda deixa eles virarem a mesa.
    Roberto de Souza quer continuar como presidente ou pela quinta vez primeiro secretário continuar roubando o dinheiro público.
    Parabéns Promotora THIARA RUSCIOLELLI SOUZA BEZERRA
    OBS. ESPERO QUE DESSA VEZ O PIMENTA REGISTRE MEU COMENTÁRIO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *