Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) cassou liminar obtida pelo Ministério Público da Bahia e liberou a exploração de petróleo na região do arquipélago de Abrolhos, no litoral baiano. A decisão preocupa ambientalistas, que temem impactos negativos na região com a maior biodiversidade do Atlântico Sul.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), as concessionárias precisam agora buscar no Ibama licenças para iniciar as operações. Cinco empresas disputam 16 concessões no arquipélago que possui uma das maiores biodiversidades do Atlântico e tornou-se famoso mundialmente como refúgio de baleias jubarte.

9 respostas

  1. Acho que não precisa tanta preocupação.
    A natureza é sábia, e os animais na sua irracionalidade também.
    A baleias, se assim forem prejudicadas, como temem os ambientalistas, irão procurar outro refugio para sua procriação.

  2. Uma pena que algumas pessoas não se preocupem com as questões ambientais Abrolhos é um patrimônio da Natureza, vamos libera-lo para a exploração dos estrangeiros que depois que não tiveram mais o que explorar vão embora, ricos e deixando o seu rastro de distruição. Sou a favor do desenvolvimento mais existem patrimônios ambientais que devem ser mantidos intactos. Comentários como o do Nilson são de pessoas que não tem noção da complexidade ambiental que existe naquele lugar e pode ser alterada de forma considerável.
    Vivemos como em 1500 somos índios vendendo o que é nosso para o capital estrangeiro. O Brasil não passa de uma colônia onde nós “índio” não usamos mais arcos e flechas e sim celulares e e notbook’s. Como diz os Titãs “Vamos vender o Brasil”. Quem sabe dessa vez os nossos colonizadores nos dê algo mais que espelhos, para enxergamos o quanto ainda somos colonizados.

  3. Um bom slogan para Abrolhos é o seguinte:
    “Abrolhos: Conheça antes que acabe”, …!!!
    O que é que deixaremos para os nossos filhos e netos, …?!?!?!
    Só o bagaço da cana, …?!?!?!
    Só o frasco do perfume, vazio, …?!?!?!

  4. Sr. Nílson Lisboa, com todo respeito à sua pessoa, que desconheço, devo dizer que esse seu comentário põe em dúvida a racionalidade humana.
    Um mínimo de conhecimento é suficiente para saber que as mudanças no “mundo animal” não ocorrem instantaneamente…
    O senhor faz idéia da quantidade de baleias que visitam a região durante a época de procriação???
    O senhor acha que as baleias receberão um informe em suas residências alertando-as das mudanças ocorridas em sua área de reprodução???
    Se essas baleias forem prejudicadas, não irão simplesmente “procurar outro refugio para sua procriação”.
    Ao contrário do que o senhor acha (que não precisa tanta preocupação), eu digo que esse assunto precisa ser tratado com total preocupação…
    Sinceramente, espero que as pessoas se informem melhor e não tenham essa opinião sobre um assunto tão importante.

  5. Infelizmente nesse brasilzinho que vivemos tudo está cima das questões ambientais. A natureza pede socorro em todo o território nacional. Na amazônia, o agronegócio adentra a e destrói a floresta, um também patrimônio da humanidade… Conciliar exploração de petróleo com meio ambiente num dos maiores ecossistemas marinhos do planeta é muita falta de bom senso, de respeito e de visão das consequencias que a própria natureza cobrará depois… A decisão do TRF prova que o capitalismo no Brasil está acima de tudo e que os poderes não são tão soberanos assim… prevaleceu o interesse executivo.
    Pobre de nós, vivemos mesmo numa republiqueta…

  6. Tem mais q liberar mesmo esse negócio de exploração de petróleo, e quem tem q abrir o olho é o povo, não é esse tal de Abrolhos não!Com tanto lugar no universo pra ir, essas baleias de Marte vem logo pra cá. Pq essas baleias não voltam pro planeta delas??!!

  7. Comentários como o do senhor Nilson podem até serem relevados para pessoas que desconhecem a dinâmica dos sistemas ecológicos. Comentários como o desse tal “Leitor bem informado” explicam a decadência dos circos. O Brasil possui um potencial energético alternativo ao de fontes fossilíferas estupendo. O imenso litoral, poderia ser utilizado para gerar energia heólica, um direcionamento correto da produção hidreletrica que é “vendida” a preços irrisório à industria e 3 a 4 vezes mais cara para a população, entre outras mais baratas e menos poluentes; mas os governos querem “investidores”(digo eu serem exploradores). Sim ainda somos colonia. Dominam nossa terra, nossa economia e nossa mente, até quando usaremos nosso estatus de vítima para expiar nossa tolice? O Brasil para os brasileiros senhores, o que há acima e abaixo dele, enquanto nao mudarmos nossa postura, estrangeiros irão minar, perfurar e saquear nossa terra, dair moraremos num queijo gorgonzola fedido ou mudaremos pra lua, um queijo mais romantico.

  8. É absurda a ideia de que alguém consiga dizer que isso é uma postura positiva do governo para o progresso do Brasil. Por mais que Deus, e o trabalho dele, seja perfeito e tudo mais blá-blá-blá…é óbvio notar então que a perfeição é feita por Deus e não pela ação do Homem. Se aquele é um santuário de reprodução de uma espécie que está em processo de extinção é porque >lá< tem as condições naturais para que isso ocorra, aí está a perfeição de Deus. Agora se chega lá o Homem e destrói tudo, trafega incessantemente com navios, helicópteros e tudo mais, é claro que esse espaço deixará de ser um santuário para a reprodução dessa espécie (que repito novamente, está em processo de extinção). Mas é isso aí, estamos num mundo onde cada vez mais o que interessa é o ganho de lucros sejam eles obtidos a qualquer custo, e gente que não tá nem aí pra animais, natureza, essa "bobajada" de Deus, perfeição e equilíbrio ambiental visam apenas lucros, dinheiro, capital, poder, status, melhores condições de investimento nas cidades para abrigar cada vez mais mão-de-obra barata, melhorar um pouco as sub-moradias e por fim nos tornaremos, a custos impagáveis uma das maiores economias do mundo em poucos anos. Sucesso total, que se ferre a natureza e os gringos se armam com a esperança dos nossos políticos de "ficar" (quem?) ricos. ps.: essa mensagem está pintada com uma tinta que só os inteligentes podem ver.

  9. Precisamos analisar que concedeu liminar e com que competência o fez. Falta-nos o sentimento nacionalista, que existe nos Estados Unidos, na Alemanha, França, Israel e demais paises, e esses mesmos paises combatem-nos quando esta bandeira é levantada por nós. A sociedade brasileira terá, quando não sei, que cuidar desse assunto, porque, também, é da sua responsabilidade e não só de políticos e entende-se como exercício de cidadania por sua plena legitimidade. Que nesse momento possamos levantar a luta pelo orgulho de sermos filhos dessa Pátria, amando-a, defendo-a de qualquer ameaça de quem quer seja. O Nacionalismo é preciso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *