Tempo de leitura: < 1 minuto

Usuários de ônibus estão enfrentando grandes filas na sede da Asssociação das Empresas de Transporte Urbano de Itabuna (AETU) para recadastrar o cartão magnético (smart card) de transporte.

As empresas São Miguel e Expresso Rio Cachoeira estão retendo os cartões dos passageiros, além de obrigá-los a comparecer à sede da AETU para fazer o recadastramento no sistema.

Usuários dizem que estão sendo desrespeitados, pois o cartão é tomado pelos cobradores e somente seguem viagem caso tenham dinheiro em espécie. “Eles não informaram com antecedência que era necessário recadastrar o cartão. Se não tiver dinheiro, o passageiro se vê obrigado a descer do ônibus, mesmo se o cartão de passagem ainda tiver crédito”, reclama a professora Cláudia Pereira.

Thirley Lima também foi uma das vítimas da bagunça promovida pela associação das empresas. “Ontem, fui na AETU. estava um caos terrível. A fila estava quase dando a volta no quarteirão”, diz.

Ela relata que vários passageiros que não tinham dinheiro foram obrigados a descer do ônibus em que estava, no último final de semana. “A associação deveria ter avisado aos usuários com antecedência”, esbraveja.

0 resposta

  1. As pessoas deveriam entra com uma ação contra a empresa
    alguns cartões estão com validade do mê,5, 2011
    mesmo que tenha necessidade de um novo cadastramento não precisava humilhar as pessoas com vilas enormes

  2. Em Salvador, os policiais militares que tem direito a gratuidade, quando na renovação do “SMART CAR”, isso ocorre da Diretoria de Administração da própria polícia militar, sito no Vale dos Barris.

    Como isso ocorre, dentro da administração da PM há uma maquina “validador”, em que os usuários da PM faz a simulação, se o cartão está vencido ou não.

  3. ONDE ESTÁ O SECRETARIO DE TRANSPORTE QUE NÃO VÊ ESSAS BARBARIEDADES COMETIDAS PELAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE ITABUNA,
    FOI DITO PELO SECRETARIO, O SENHOR WESLEY MELO, DE QUE O SISTEMA IRIA PASSAR POR UMA SÉRIE DE MUDANÇAS E QUE O USUARIO IRIA SAIR GANHANDO, SE FOR DÉSTA FORMA, O USUARIO ESTÁ TOMANDO PAU EM TODOAS AS VIAGENS DE COLETIVOS, ALEM DE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM RELAÇÃO AOS CARTÕES, AINDA TEM MUITOS ONIBUS QUE ESTÃO SENDO MONITORADO POR MAIS DE CINCO CAMERAS POR VEICULOS, ISSO É UM ABUSO, JÁ QUE NÃO EXISTE MAIS PRIVACIDADE DENTRO DOS COLETIVOS E O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM QUE TOMAR UMA ATITUDE, OU SERÁ QUE ALEM DO SECRETARIO E DO PREFEITO, O MINISTÉRIO PÚBLICO TAMBEM TEM MEDO DE MEXER COM AS EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO DE ITABUNA. SÓ SENDO MUITO COVARDE PARA DEIXAR ESSES EMPRESÁRIOS QUE VEM LÁ DA CASA DO CHAPÉU, PARA CHEGAR E ESCULHAMBAR COM A NOSSA POPULAÇÃO E AS NOSSAS AUTORIDADES FICAREM OMISSAS.
    VAMOS ACORDAR PESSOAL E TRABALHAR, POIS ITABUNA ESTÁ ABANDONADA.

  4. Além de desrespeito ao usuário do transporte coletivo, somos obrigado a ser transportado em ônibus com cadeiras sujas,ônibus velho, sendo que pagamos uma passagem muita cara.
    Aproveito também como usuária assídua, solicitar um horário regular para o bairro Jaçanã, ontem por exemplo cheguei ao ponto 12:54 o coletivo linha Jaçanã-Novo Horizonte passou as 13:04 dei o sinal para parar, o motorista fez de conta que não viu e passou direto. Só consegui um Califórnia 15 minutos após.
    É um absurdo!! Mais respeito pelo usuário!!
    Afinal de contas nós precisamos de vocês, assim como vocês precisam de nós.

  5. O sistema de transporte público de Itabuna, além e ser caro é péssimo! Em nenhum momento fui obrigado a descer do ônibus, porque meu cartão não passava na “nova catraca”, pelo contrário, eles pediram para que chegando ao meu destino, descesse pela frente apresentando o cartão na câmera. O que me chamou à atenção nesse caso, foi a falta de educação de alguns cobradores, perante a situação. Alguns não tinham a paciência em explicar como proceder no caso do cartão mesmo cadastrando no ônibus, está inválido. Fui para a AETU ontem, mas a fila estava gigantesca e não consegui cadastrar. Hoje, peguei de novo o coletivo, coloquei meu cartão e para minha surpresa, ele passou sem eu ter feito o tal recadastramento lá na AETU. Coisas de Itabuna…

  6. AVISO

    AETU INFORMA:

    Tendo em vista a mudanças dos “VALIDADORES”, das empresas do transportes urbano de Itabuna, com objetivo em melhorar os serviços, bem como trazer comodidade aos usuários, a empresa convida-os para comparecerem com antecedencia ao orgão, sito na Avenida Amélia Amado, em frente a estação rodoviária, para regularizar o seu cartão “SMART CARD”, com os seguintes critérios de prioridade e por ordem afalbetica:

    * DE 01 A 15 DE NOVEMBRO DE 2010 IDOSOS E DEFICIENTES COM INICIAIS DE “A” A “L”;
    * DE 16 A 30 DE NOVEMBRO DE 2010 IDOSOS E DEFICIENTES COM INICIAIS DE “M” A “Z”;
    * DE 01 A 15 DE DEZEMBRO ESTUDANTES NAS INICIAIS DE “A” A “L” PELA MANHÃ;
    * DE 01 A 15 DE DEZEMBRO ESTUDANTES NAS INICIAIS DE “M” A “Z” PELA TARDE;
    * DE 16 A 31 DE DEZENBRO VALE TRANSPORTES NAS INICIAIS DE “A” A “L” PELA MANHÃ;
    * DE 16 A 31 DE DEZEMBRO VALE TRANSPORTE NAS INICIAIS DE “M” A “Z” PELA TARDE;
    * DE 01 A 15 DE JANEIRO 2011 GRATUIDADE NAS INICIAIS DE “A” A “L”;
    * DE 16 A 30 DE JANEIRO 2011 GRATUIDADE NAS INICIAIS DE “M” A “Z”

    OBS: ISSO É MODELO DE COMO PODERIA SER FEITO.

    AO INVÉS DO USUÁRIO PASSAR NA PRÁTICA PELO ÔNIBUS E DAR CARTÃO VENCIDO, ELE IRIA NA AETU E PASSARIA POR UM VALIDADOR DO MESMO MODELO E IRIA DAR VENCIDO. ENTÃO O PROBLEMA SERIA CORRIGIDO, QUANDO CHEGASSE AO ÔNIBUS NÃO PASSARIA POR CONSTRAGIMENTO.

  7. Olha tudo tem sua exceção. Hoje m,esmo ao adentrar o coletivo e usar o cartão, ele não passou, mas o cobrador com muita gentileza me autorizou a descer pela frente e com cavalheirismo e educação me falou pra comparecer a AETU e renovar o cadastramento. Mas…

  8. Desculpe se vou contra a maré,
    mas presenciei, em dois coletivos, cobradores infomando sobre a necessidade do recadastramento, e em nenhuma das vezes o passageiro foi obrigado a pagar a passagem, como diz a reportagem e os comentários. Nos casos presenciados, os passageiros foram até o ponto desejado, na parte da frente do ônibus. Quanto ao caos na AETU, aí são outros quinhentos.
    Só estou sendo justa!!!!

  9. E vale lembrar ainda a “roubalheira” que se dá quando o usuário por motivos diversos tais como extravio do cartao,ou que este se quebre ou desgaste o magnético,a AETU cobra exatos 35 reais para emitir um novo cartão,nenhum cartão magnetico ou segunda via de documento tem um preço tão absurdo. Ano passado perdi a carteira num acidente e tive que fazer novo cartão,2 meses depois o cartão apresentou defeitos,eles alegaram que foi por falta de cuidado meu que estava riscado ,resumo em 2010 paguei 7o reais pela emissão dos cartões. Me perdoe o termo roubalheira mas é que não encontrei outro para o procedimento da empresa,com anuência do poder publico municipal é claro.

  10. Além da tarífa que é um roubo discarado, ainda tem essa. Parei de andar de ônibus no meio do ano passado, quando um cobrador quase me derruba da catrata (eles têm a mania de ficar empurrando-a com os pés). Quando ia para o meu colégio no Centro Comercial, a viagem de ônibus do bairro Nss. de Fátima até lá demorava 10~15min, já a pé gasto 20~30 minutos. Compensa, apesar de ter que acordar um pouco mais cedo, porém é uma prática saudável.

  11. Fui humilhada em frente a populares que estavam dentro da condução. O motorista não deixou que eu seguisse a viagem, e ainda ficou rindo de mim e de meus familiares, me informando ainda que e deveria pagar por uma taxa de 30,00 caso não fizesse o cadastramento nesta data.
    Um desrespeito com a população que já paga alto por uma tarifa coletiva e ainda temos que passar por este tipo de constragimento.

  12. É realmente vergonhoso para todos nós usuários, pois pagamos um valor absurdo da passagem, para sermos sujeitados a estes constrangimentos. Fui duas vezes a AETU(domingo e segunda) no primeiro dia não foi possível fazer a substituição do meu cartão, por INCOMPETÊNCIA já que não tinha quem confeccionase o mesmo. Já no segundo dia nem fiquei, pois estava saindo do vestibular e teria que trabalhar no período da tarde. Agora terei que madrugar para efetuar a troca do cartão. é sinplismente uma absurdo!!!!!!!!!

  13. SE NÃO BASTESSE O SERVIÇO DE TRANSPORTES SER DE PÉSSIMA QUALIDADE,ESSA BAGUNÇA QUE CHAMAM DE ¨EMPRESA¨,DEMONSTRA TOTAL DESRESPEITO COM O CIDADÃO,FILAS GIGANTES, NO SOL ,E RECHEADA DE IDOSOS E DEFICIENTES ,QUE PRECISAM SE HUMILHAR PARA TER ATENDIDO SEUS DIREITOS,MAIS UMA VEZ ITABUNA DEMONSTRA SER UMA FABRICA DE DESADMINISTRADORES NO SERVIÇO PUBLICO.

  14. ei DU BATISTA, tem nada haver câmeras com o cartão e validador rssss… você está bêbado?

    as câmeras não tira minha privacidade em nada, o que faço no coletivo?

    sento e espero meu ponto!!!

  15. Sei que existem diversas reclamações, mas so pra deixar claro, pessoas estão mentindo ao dizer que passageiros tem que pagar pra que possam circular, isso é uma verdadeira mentira pois presenciei cenas que USUARIOS permaneceram no ônibos e ao sair,era so apresentar o cartão SMARt na direção da camera, para registrar que seu cartão teve problemas, Então pessoas que citaram que passageiros tem que pagar quantia da Tarifa para andar, isso é uma Verdadeira Calunia.

  16. as 16;30hs do dia 16,08 2011 me sentir constranjida ao ter que descer do onibus porque o meu cartão não passou na catraca do onibus. indo ate aetu fui informada que não poderia usar o mesmo cartão e teria que pagar 30,00 para fazer um novo se quisesse continuar usando coletivo.isso é um absurdo pois já são descontados 31,00 todo mês do meu salario, posso pagar mais 30,00. e outa coisa so tenho dinheiro no final do mes , como vou trabalhar o resto do mes. vou entrar na justiça isso não pode continuar acontecendo alguem tem que fazer alguma coisa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *