Tempo de leitura: < 1 minuto

Estagiários da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) afirmam que a instituição ainda não pagou o salário de dezembro e reclamam da falta de informações sobre quando será depositado o dinheiro. O setor financeiro da universidade informa que não há previsão de pagamento, segundo as vítimas, e que “talvez” o ca$calho caia em fevereiro. Os estagiários dependem do salário para comparecer ao trabalho.

Não custa à Uesc esclarecer a situação.

0 resposta

  1. A “respeitada” UESC está regredindo primeiro deu um “zignal” nos coolaboradores do vestibular, agora não paga os estagiários. A coisa tá feia hein? Mais a pose essa a Universidade não perde. Como diria o jingle “Tá ruim Tá ruim fora fora Joaquim”.

  2. Que vergonha!! A UESC não honra mais suas dívidas. Deixar de pagar os estagiários é sinal que as coisas por lá vão de mal a pior. Mas isso acontece porque eles estão mexendo com peixe pequeno, queria ve o que aconteceria se esse absurdo fosse com o salário dos professores ou servidores. Será que a UESC acha que os estagiários não são dignos de respeito?!?

  3. Boa tarde, peço licença ao Pimenta para postar sob anonimato, por temer represálias.

    Ouvi dizer que o problema teria sido ocasionado pelo atraso na entrega à Tesouraria da UESC da folha de pagamento com a relação desse pessoal. Não que isso seja impossível de acontecer, mas a instituição deveria ter publicado imediatamente uma nota pedindo desculpas pelo transtorno a que submete seus estagiários e explicando as razões do problema e as possíveis soluções para o mesmo.

  4. Vale lembrar que da mesma forma que os servidores e professores da UESC tem conta à pagar, os estagiários também têm. Chega desses descasos com os estagiários da UESC. O engraçado é que a folha de pagamento dos servidores e professores foi enviada no prazo,não é mesmo?

  5. É totalmente desumano e desrespeitador tal atitude da UESC perante seus estagiário.

    Concordo com “Universitário Anônimo”, e ainda digo mais, A UESC deveria ser obrigada a pagar multa por atraso e por tratar seus estagiários de tal forma. Ouvi também esse mesmo comentário de que foi um erro do setor pessoal que atrasou a entrega da folha para a tesouraria realizar o pagamento. Agora, pergunto: Será que vão averiguar de quem foi o erro? Será que vão punir quem errou? Acho meio dificil!

    Funcionários da UESC trata o aluno com desprezo, achando eles que são os donos da verdade. Mal sabem que estão lá por nossa causa.

    Lembrando, nós, bolsistas ICB-UESC, recebemos passagem (dinheiro depositado junto com a bolsa) para irmos trabalhar. Só que, como nós sabemos, dia 15 está marcado para entregarmos o relatorio parcial, mas como vamos obter resultado de experimentos e etc, sem ter ao menos o dinheiro da passagem.

    Vamos à luta, caros colegas. Procure a Ouvidoria da UESC, e deixe lá registrado sua indignação. Além de procurar outros sites e DENUNCIAR.

    Eu já fiz a minha parte!

  6. isso é um total descaso conosco
    tenho varias contas a pagar, hj tive q pedir dinheiro emprestado as pessoas q tiraram da onde não podiam, para q não fosse cortado minha energia.
    pois a filha destes adoeceu e eles ñ tinham dinheiro p/ pagar um táxi.
    Sensação de inutilidade ver isso acontencendo e não poder fazer nada
    que situação viu!!!!!

  7. Vergonha isso acontecer, tenho pagar várias contas e dependo desse dinheiro. E ainda por cima não sabem informar quando irá regularizar essa situação. Não dão satisfação nenhuma. Vergonha!

  8. Então é essa a realidade dos estagiários da UESC,
    a nossa dignidade deveria ser respeitada, pois assim como qualquer outro servidor somos necessários para que a Instituição siga em atividade,
    e a cada dia a Universidade precisa mais de Estagiários, a nossa bolsa já é tão pequena, estamos pagando pra trabalhar, pois as despesas com transportes estão saindo do nosso bolso.

  9. “O engraçado é que a folha de pagamento dos servidores e professores foi enviada no prazo,não é mesmo?”

    Se a folha dos funcionários e dos professores sofresse qq atraso, teríamos a maior chiadeira na UESC, com direito a palanque contra “os abusos da universidade lacaia do governo Wagner”. Como o problema é com os estagiários, quem é que levanta a mão ou a voz pra defender esses jovens que tanto contribuem para o andamento de boa parte das atividades administrativas da instituição?

  10. Concordo com as opiniões dos companheiros estagiários postadas acima. Todos nós temos contas a pagar, além de colaborar em casa com uma bolsa de valor ridículo.

    Outro ponto a ser debatido são as funções exercidas pelos estagiários na UESC. Os editais são abertos solicitando alunos de determinado curso e quando estes são selecionados desempenham funções que não tem nada a ver com os conteúdos de seu curso. O que tem haver com Direito um aluno ficar em recepção de determinado setor? O que tem haver com ADM o aluno levar C.I’s para outro setor? O que tem haver um aluno de Negociações Internacionais virar secretário de Colegiado?

    A UESC deveria com suas vagas de estágio gerar oportunidades de crescimento para seus discentes se desenvolverem profissionalmente dentro de suas áreas de conhecimento. Infelizmente, não é isso que ocorre.

    Por fim, a UESC deve se manifestar sobre esta questão e sobre o concurso obscuramente anulado e sem previsão de nova data de realização.

  11. “Por falar em UESC cadê o concurso que foi anulado? Tem que realizar outro, ou estou errado?”

    É verdade! Logo após a anulação do concurso, realizado no ano passado, a UESC se comprometeu a contratar uma nova empresa para reaplicar as provas do certame. Seis meses já se passaram e nenhuma novidade sobre o assunto. É provável até que reabram as inscrições, pq muita gente já deve ter pegado o dinheiro de volta.

  12. Lamentável essa situação!! Concordo com o colega a respeito das funções desenvolvidas pelos estagiários. Isso acontece porque estagiário é sinônimo de mão-de-obra barata, tanto nas instituições privadas quanto nas públicas. O estágio deveria ser um meio para o estudante desenvolver profissionalmente, mas isso não ocorre. As empresas contratam os estagiários para não pagar salário, nem 13°, nem FGTS, nem multas por rescisão de contrato e nenhum outro benefício. A nova Lei do Estágio ainda não garante segurança para os jovens estudantes, não temos amparo quando ocorre um fato como esse que está acontecendo na UESC e, continuará acontecer enquanto nós, estagiários, não exigirmos que sejamos tratados como gente grande, com todos os direitos de uma pessoa que trabalha e desempenha funções como os outros funcionários.

    Como me disse uma amiga: “Quem não luta pelos seus direitos não é digno de tê-los.”

  13. Prezados Colegas, sabemos que toda instituição púlica tem um orçamento anual, que inclui despesas com pessoal (inclusive estagiários e bolsistas de projeto de pesquisa). Daí fica a pergunta: Onde está o dinheiro destinado ao pagamento dos estagiários e bolsistas? Será que a verba “se perdeu pelo caminho”? Cabe aos colegas notificarem o Ministério Público para descobrir para quais fins foi utilizado essa verba, o que pode ser qualificado como desvio de verbas públicas… Abra os olhos, Magnífico Reitor. A sua batata está assando…

    Nada mais para o momento.

  14. “Isso acontece porque estagiário é sinônimo de mão-de-obra barata, tanto nas instituições privadas quanto nas públicas.”

    Excelente questionamento, “Estagiária”! O que o estagiário da UESC menos faz é qualquer função relacionada à sua área de graduação. Fora isso, ele é pau pra toda obra – leia-se “levar CI’s para outro setor, tomar conta de recepção, imprimir e digitalizar material (livros, artigos, etc.) que não interessa ao setor onde atua, etc.

  15. “Por fim, a UESC deve se manifestar sobre esta questão e sobre o concurso obscuramente anulado e sem previsão de nova data de realização.”

    Duvido muito! A UESC não deu um só pio a respeito dos fiscais que ficaram sem o dindim da Consultec (ao contrário, a própria empresa que aplicou as provas do vestibular deu as caras p/ explicar a situação), vcs acham msm que a reitoria vai se pronunciar sobre o caso dos estagiários?

  16. O engraçado é que só falta dinheiro para pagar estagiários, colaboradores do vestibular, manutenção da estrutura que está cada dia pior, etc…

  17. Quando tem algum feriado no mês o que é que a UESC faz? desconta do salario dos estagiarios os dias que ficaram de folga? Da mesma forma que eles descontam ele poderiam acrescentar aos atrasos reembolsando os estagiarios pelo transtorno.
    Se toda vez que acontecesse um atraso e eles reembolsassem concerteza não haveria atraso algum…
    Em nome de algumas estagiarias do meu setor venho informar que se o dinheiro de janeiro não cair até segunda-feira dia 21/02 não cair nas nossas contas, não iremos trabalhar na segunda

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *