Tempo de leitura: 2 minutos

Fred Cabala | fredericocabala@gmail.com

Para além dos óbvios paralelos e resguardadas as proporções, as realidades do município itabunense e da nação brasileira possuem como perceptível semelhança o fato de há tempos ambas se encontrarem enclausuradas e reféns de um sistema de polarização do campo político que a poucos satisfaz.

Enquanto o Brasil assiste ao jogo de forças entre PT e PSDB desde 1994, quando Fernando Henrique Cardoso levou a cabo o plano antiinflacionário Real, a terra grapiúna se destaca por ser solo fértil para o conveniente passa-repassa entre petistas e democratas desde que Geraldo Simões emergiu nas eleições de 1992.

Com o passar de quase duas décadas, a perspectiva de um diferente cenário político minguou a cada eleição e se transformou na naturalização do atual dualismo partidário. Todas as tentativas de caminho alternativo e implementação de uma terceira via acabaram sempre fracassando.

Em síntese, pode-se atribuir o fiasco da terceira via, tanto no Brasil quanto em Itabuna, ao fato de nenhuma alternativa e novidade substanciais terem sido verdadeiramente discutidas e apresentadas com clareza aos cidadãos. Para desespero do ideólogo do conceito, o cientista social britânico Anthony Giddens, que pensava o terceiro setor como um “centro radical” com traços que chamassem atenção pelo aspecto diferencial e cujo objetivo seria uma completa reforma do Estado.

Ora, o que tem se visto nos âmbitos municipal e nacional é a via alternativa promovendo o próprio funeral exatamente por confundir-se com os dois blocos ao invés de delimitar firme posição. A ausência de um discurso original que deveria se sobrepor aos polos já desgastados cedeu lugar à ideia do continuísmo e revela falta de personalidade política.

Em uma análise séria, é certo afirmar que esse transtorno bipolar da política muito contribui para que grande parte das pessoas sinta náuseas quando o assunto eleições se aproxima. O mal é grave.

Fred Cabala é itabunense e estuda jornalismo na Universidade Federal de Viçosa.

0 resposta

  1. Sinto muito orgulho ao ver palavras tão bem colocadas e uma postura tão bem tomada em uma pessoa tão jovem.
    Parabens Fred!!!

  2. perfeito análise Fred, cabe aos futuros e neo “votantes”, dar novo rumo à essa realidade da política do país, a começar em 2012 em nossa Itabuna, sofrida e desrespeitada!

  3. Fracassa porque simplesmente não apresenta propostas concretas para a cidade. Não se manifesta e nem leva à população alternativas para os absurdos e os desmandos na Câmara, o desgoverno na Prefeitura e a inoperância da EMASA. É apenas um grupo de pessoas a discutir política dentro do gabinete,não saem à ruas e sequer sabem como vive, como pensa e o que almeja a população itabunense. Assim não há como ir à frente e nem se apresentar como alternativa a nada.

  4. Outra coisa: a análise do autor apresenta os governos do DEM (PFL) e do PT, como iguais, apenas se alternando no poder. A meu ver uma análise equivocada. Não há comparativo entre ambos, uma vez que após um governo do DEM o que se encontra na Prefeitura é uma verdadeira devassa com a coisa pública, verdadeira terra arrasada, cois que não se viu após a saída das administrações petistas. Com exemplo cito o caso da EMASA, entregue a adnministração de FG totalmente remodelada, com estrutura adequada a seu funcionamento e com as dívidas equacionadas e o que se viu nos sete últimos anos foi uma total dilapidação da empresa com ações administrativas terríveis e maléficas ao patrimônio público. Prova maior disso é a indimplência que a empresa hoje tem com a FAELBA – Fundação COELBA de Previdência Complementar, em relação aos aluguéis do prédio que ocupa, de propriedade da mesma, que o aluguel não é pago há exatos sete anos, tempo do desgoverno do DEM/PFL. Porque a Terceira Via não se manifesta sobre isso, simplesmente porque não sabe, não está informada. Então com essa desinformação como pode se propor como alternativa a alguma coisa na cidade? Com a palavra o nobre autor da matéria.

  5. Parabéns pelas palavras!Maduras e equilibradas,voce faz uma sintese clara e transparente do que é viver esse momento político-social da nossa terra.Jovem e inteligente você certamente será um dos expoentes grapiúna.Um abraço bem forte.

  6. Exatamente! A bipolarização política tem que acabar! Precisamos de maiores alternativas, de um debate múltiplo e mais rico! Enquanto não for assim, só veremos mais do mesmo.
    Gostei da coluna, parabéns!

  7. A questão da dualidade partidária em Itabuna é porque os considerados “DONOS” dos partidos são fracos eleitoralmente:
    XAVIER/RENATO donos do PMDB = fracos (mas não solto o osso)
    EDSON – PSB = fraco.
    WENSE = PDT – Sem expressaão!
    SENA/DAVIDSON/WENCESLAU – PCdB = sobrevive à sobra do PT
    Só sobra mesmo para as duas “históricas” expressões políticas da cidade: FG – (DEMO) e GS = PT.

    Qual dos males você escolheria? (Talvez, o Simões), pelo relacionamento estreito com os poderes estadual e federal.

  8. Meu caro Fred,

    Muito bom a coluna que você postou.. hehe!!

    Bom, quero que esses dois partidos, para mim, já bastam!! Prefiro que no ano que vem (2012), o ano de eleição municipal deve ser de forma diferente, por exemplo, os partidos diferentes (PV – andei pensando que seria uma boa opção). Não adianta em votar os partidos duelíticos ou bobos para brigar para assumir o cargo de prefeito. Acho isso é bastante ridículo e precisamos ter a cara nova de Itabuna com o partido diferente. (eu não importo que Dilma é PT e é sim mulher e disposta em mudar a cara do Brasil, caso ela fizer tudo certinho que a gente, nós brasileiros, queria tanto e vou ter um orgulho de Dilma por ser mulher forte e dedicada)

    Vejamos bem que o prefeito FG é muito cara-de-pau e fica inventando que fez o projeto que ELE mesmo fez, mas não foi ele e sim os próprios itabunenses. Só pensa em aumentar o cofre privado e alimentando o próprio abocanhar de dinheiro no exterior e ao mesmo tempo, debochando nosso povo. Esse, para mim, já basta e não quero mais saber esse medíocre partido DEM. Sem falar de ACM e até o filho dele e também Azevedo (para mim, já morreu).

    Agora outro lado, o PT, eu digo a mesma coisa mas gosta de influenciar a cabeça do povo para poder votar alguém desse partido. Mas nada adianta o conserto que a gente sofreu.

    O que mais precisa resolver todas em uma vez só é ter o prefeito altamente capacitado e bom administrador para lidar os problemas da nossa cidade querida, muito menos DEM e PT. O idéologo britânico que fez o conceito e isso que mais me chamou atenção. Então a gente, nós itabunenses, precisa é cobrar mais austeridade que os funcionários fazem e buscar informações precisas. (essa é a fala de Dilma que cobrou e peguei uma parte^^)

    Então, eu vou perguntar uma coisa?

    Quem é autoridade maior da nossa cidade? Os itabunenses ou prefeito e bando de funcionários públicos?

    Essa resposta é bastante valiosa que eu acho e vou esperar que cada um tenha consciência justa em votar alguém no ano que vem.

    Um forte abraço!

    Ps. Acabei de citar o Azevedo e espero que ele tenha conhecimento disso. Eu já lavei a mão e pronto.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *