Tempo de leitura: 3 minutos

– Empresários reclamam de abandono da
cidade e da carga tributária de Azevedo

Comércio da Cinquentenário é das área que mais sofrem com mudanças na carga tributária municipal.

Os empresários itabunenses planejam entrar com Mandado de Segurança contra os novos valores e os métodos de correção do alvará de funcionamento. Com o novo Código Tributário, a taxa passou a ser calculada sobre o faturamento bruto da empresa e não em relação à área ocupada (metro quadrado).

Analista de custo industrial da Delfi Cacau em Itabuna, Luís Artur Carneiro considera o novo modelo de cálculo ilegal. “Nós já temos outros tributos incidindo sobre o faturamento, as vendas, como PIS, Cofins e ICMS. E a prefeitura recebe em cima do que é faturado de ICMS”, alerta, chamando a atenção para o que considera bitributação.

“VALE A PENA TRIBUTAR DESSA FORMA?”

Para ele, a nova carga tributária imposta pela prefeitura carece de uma avaliação do próprio governo. “Vale a pena tributar dessa forma?”, questiona. Luís Artur acredita que as fórmulas implementadas vão afastar novos investimentos. “É fato que as empresas vão migrar [para outros centros]”, observa.

O analista de custo industrial da Delfi diz que a fórmula não afeta a multinacional que tem faturamento de R$ 250 milhões. “Ela não terá abalo, mas sentirá”. Luís Artur cita exemplos de empresas que, para fugir da carga tributária pesada de Itabuna, poderá optar em ter um centro de distribuição aqui, mas faturar por Ilhéus, bastando ter o escritório na cidade vizinha.

Ele observa que Itabuna e Ilhéus são complementares, próximas, o que facilitaria uma possível migração de investimentos. O presidente da CDL de Itabuna, Jorge Braga, revela que essa migração pode atingir empresas pequenas e médias, já que as grandes desfrutam de isenções por parte do município. O peso dos impostos seria sentido em aquisições de produtos ou serviços na cidade, por exemplo.

CÂMARA DE VEREADORES DESACREDITADA

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Itabuna, José Oliveira Reis Filho (Duda), defende medidas mais enérgicas, citadas pelos empresários como forma de pressionar o governo. Dentre elas, Mandado de Segurança contra o novo Código e baixar as portas dos empreendimentos por 2 horas até a prefeitura rever a política tributária imposto em 2011.

Mais de 60 empresários já se uniram para entrar com Mandado de Segurança contra o município. Duda revelou descrença na Câmara de Vereadores, quando o presidente da Associação Comercial falou da possibilidade de audiência com o legislativo . “Eu não acredito na Câmara de Vereadores . O senhor está dizendo aí do Ruy Porquinho (Machado, presidente do legislativo), mas eu não acredito”, disse.

“CIDADE SUJA INIBE INVESTIMENTOS”

Coelho: ação radical.

O ex-presidente da Associação Comercial, Ubirajara Coelho, não contemporiza. Escaldado pela rasteira aplicada no empresariado, quando a prefeitura mandou a Câmara votar o Código sem considerar as emendas sugeridas pelos empresários, Ubirajara foi direto: “vamos partir logo para a briga”. A beligerância é porque, afirma, as reuniões não estão dando em nada.

Ubirajara citou a “sanha arrecadadora” do prefeito Capitão Azevedo. O ex-presidente da ACI lembrou que o governo municipal inchou a prefeitura e tem de arrecadar para cobrir os seus gastos. Por fim, lembrou que a cidade está “suja, imunda e inibe até novos investimentos”.

0 resposta

  1. Acreditem todos os empresários que essas reuniões na ACI não dará em nada, primeiro porque o Presidente Dr. Eduardo Fontes é amigo intimo do Rui Machado (Porquinho) e tem participado de todas as articulações junto ao governo do Capitão Azevedo.
    Dr. Eduardo Fontes está envolvido diretamente com o governod e Azevedo não somente na área da Indústria e Comércio, mas também e com muita influência no setor de Saúde, pois foi ele juntamente com o Silvio Roberto da Visão propaganda que trouxeram o secretario Geraldo Magela de Teixeira de Freitas para Itabuna, portanto, todos estão fazendo papel de besta, de imbecil, de idiotas.
    Azevedo não vai mudar nada do que está feito, a não ser que a Justiça tome providênias como já está por acontecer, que vos diga o ex-prefeito Fernando Gomes.
    Resumindo, Dr. Eduardo Fontes, Silvio Roberto da Visão propaganda e Carlos Leahy, todos estão ligados intimamente com o Azevedo, e tecnicamente atendendo o que Carlos Burgos e Mauricio Athayde determinam.

  2. SRS. EMPRESÁRIOS: VOCÊS QISERAM ASSIM; AGORA CHOREM. QUEM FOI QUE INVESTIU NAS CAMPANHAS DE A-Z-V-DO? DOS BURGOS? DOS MILTONS? DE ROBERTO? DE RUI? E DE OUTROS PARASITAS DA CÂMARA? FORAM OS SRS. MESMOS.
    Nas próximas eleições, podem continuar apoiando a turma do atraso.

  3. mais de quem é o aumento? é do prefeito ou é Lei?

    Da Redação: O aumento foi gerado por uma lei aprovada a toque de caixa pela Câmara. O prefeito mandou seu batalhão de choque ao legislativo e ordenou que se aprovasse o Código sem as emendas sugeridas pelas entidades representativas do comércio e da indústria. Parte da oposição estrilou, votando contra, mas prevaleceram os votos da maioria (governista). Então, está claro quem determinou o aumento, não?

  4. Por que só agora esses caras se mexeram? A lei foi aprovada no ano passado, os empresários estão sendo arrochados desde o início do mês e só A Região falava no assunto. Não dava pra protestar antes não?

    Da Redação: É, sr. “De olho neles”, o Pimenta vem falando desses probleminhas não de agora, mas desde antes da aprovação do Código…

  5. Administração suja! Cidade suja!
    Em sua salinha no Detran, Azevedo nunca enxergou o verdadeiro tamanho de Itabuna. Por isso sua visão é limitada, de tabaréu!
    E deram a ele nossa cidade.

  6. AINDA BEM QUE ESTOU LONGE DESSA CIDADEZINHA, QUE NASCÍ E GANHANDO MUITO MAIS DO QUE SE ESTIVESSE AÍ,FORA QUE NÃO SE VÊ ASSASSINATOS EM SERIE, ME DÁ ATÉ AGONIA DE VOLTAR UM DIA PRA LÁ!!!!

  7. O nosso dignissimo ex-prefeito capitão Azevedo está num mato sem cachorro, não sei pra que tanto dinheiro se as ruas estão esburacadas, falta agua, saúde um droga, educação nem se fala. Será que é pra dividir com os Ruis (porcos) vereadores de Itabuna e suas respectivas namoradas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *