skip to Main Content
9 de abril de 2020 | 08:11 am

SECRETARIA DE CADEIAS PARA O PDT. SERÁ MESMO

Tempo de leitura: 2 minutos

Paixão Barbosa | blog Política & Cidadania

Leio nos jornais que o governador Jaques Wagner decidiu criar uma secretaria somente para atender ao desejo do PDT, legenda que se julga no direito de ter duas pastas na administração estadual e que estava emburrada pelo fato de só ter sido contemplada com a Secretaria de Ciencia e Tecnologia, cargo que suas lideranças consideravam insuficiente para atender à “força política” da mesma. A informação se completa com o nome da pasta: Secretaria de Administração Judiciária.

Quero aqui, dar um crédito à equipe do governador Jaques Wagner e ao próprio, ao afirmar não crer que tal secretaria tenha sido criada somente para acalmar os nervos do seu aliado. Porque considero que, se for este o motivo, a medida mostra um grande desprezo pelas finanças públicas uma vez que não se pode admitir que, num Estado com tantos problemas financeiros – ditos e reconhecidos pela própria administração estadual -, decida-se pela criação de uma nova fonte de despesas apenas para presentear um partido com cargos e poder.

Muito particularmente já não vejo necessidade na criação de uma Secretaria de Administração Judiciária. Pelo nome, a nova pasta vai cuidar dos presídios e penitenciárias da Bahia. Será mesmo necessária toda uma estrutura administrativa somente para gerenciar cadeias? Deixo a pergunta no ar porque não li em nenhum lugar tal explicação.

De qualquer forma, acredito que já existem secretarias em abundância na administração estadual para que se pense em criar uma nova pasta. Sejam quais forem os motivos – embora ainda ache que o mais absurdo deles seria mesmo a necessidade de acalmar os nervos do PDT -, creio que a hora é de economizar recursos e otimizar a estrutura já existente, não de gerar despesas com a criação de novos cargos, ocupação de prédios, combustíveis para os veículos oficiais (além dos próprios veículos) etc.

Como o governador, fiel ao seu estilo, não fez o anúncio oficialmente, vamos esperar para ver se é mesmo verdade. Fica aqui o registro e, embora ninguém tenha pedido, minha opinião a respeito.

Esta publicação possui 0 comentários
  1. Sem falar que foi prometido ao PDT uma secretara tecnica para a qual o partido nao tem nenhum quadro de destaque e que ele proprio desprezou. A Secretaria de Ciencia, Tecnologia e Inovacao deveria ser estrategica para qualquer governo. Qualquer partido que recebesse esta pasta deveria orgulhar-se e aproveitar para realizar um trabalho de vulto, apresentar bons resultados e projetar-se como preparado para oferecer propostas para o futuro do estado. Ao inves disso, o PDT, que ja detem a pasta e nao faz um bom trabalho, esperneia por mais espaco e corre o risco de por a perder o trabalho dos relativamente poucos cientistas que temos.
    O governador deveria ter oferecido o cargo a um cientista de renome, como fez o Lula ao nomear o Dr. Sergio Rezende no MCT, que fez um excelente trabalho, ou, ao menos, a um politico de destaque com transito no restante do governo.
    Alguem que, mais do que ocupar o espaco para o partido, queira fazer um bom servico.
    Ha, inclusive, outros partidos da base, sem secretarias, que tem quadros mais adequados do que os listados pelo PDT.
    A comunidade cientifica da Bahia (incluive baianos longe de casa) observa esta situacao com muita preocupacao e uma boa dose de revolta.

  2. Mais uma secretaria sem nunhum sentido pratico,a não ser dar emprego aos já empregados da coligações com o pt .Eta governinho safado.ACM deve tá se virando no tumulo por ver que a antiga oposição a ele é que é eficiente na hora de comtemplar amigos e aliados,que saudade da antiga e boa Bahia. “DEIXA O HOME TRABALHAR”.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top