Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Estadão:

Por cerca de três minutos, os telespectadores do Jornal da Cultura puderam assistir, na noite de terça-feira, a uma cena praticamente inédita na televisão brasileira – alguém criticar, ao vivo, o próprio noticiário que estava sendo levado ao ar, qualificando uma reportagem de “merchandising”.

O episódio ocorreu quando a apresentadora Maria Cristina Poli perguntou aos dois comentaristas do jornal, Demétrio Magnoli e Eugênio Bucci, o que achavam de uma reportagem exibida, que exaltava várias realizações da Secretaria da Saúde paulista, incluindo uma entrevista do secretário Guido Cerri.

“Eu fiz jornalismo e aprendi que notícia, quando se trata de governo, é uma coisa prática, já adotada. Notícia é quando o governo tomou uma atitude, não quando diz que vai fazer alguma coisa”, disse Magnoli. A apresentadora estranhou: “Você está criticando a matéria, Demétrio?” A resposta: “O que estou dizendo é que isso parece merchandising do governo”.

Com a naturalidade possível, ela voltou-se para Bucci, perguntando-lhe se concordava. “Eu concordo sim”, avisou o comentarista. “É importante ter claro que o protagonista de notícia é o interesse público. Ou então, uma medida que modifica a realidade. Mas intenções não têm esse poder.” Cristina ameaçou outra pergunta, mas Bucci foi em frente: “Elas (as intenções) podem criar uma expectativa que não será confirmada. Deve-se usar o jornalismo mais para cobrar o poder do que para promover suas ações.”

0 resposta

  1. Calma, pessoal!

    “Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno!”

    Um Governante não poder dizer o que pretende fazer, não é amordaçar demais?

    Assim como o jornalista tem o direito de dizer de opinião, o político, por ser político, não pode dizer nada?

    Me parece que o erro pode estar no excesso. Em ambos os casos.

  2. E as expectativas ludibriantes dos governos petistas, essas pode? Esses ¨jornalistas¨já estão cobrando das mentiras proclamadas pelos petistas na campanha eleitoral? E o salário mínimo que prometeram teria aumento real e agora dizem que não pode? E o combate à corrupção, será cumprido? e etc. e etc. e etc?

  3. Calma!

    A reportagem se refere ao Governo paulista do PSDB.

    Ou será que o Governador do Estado de São Paulo não é o Geraldo Alckimin, do PSDB?

    E o Prefeito de São Paulo não é o Cassab, do DEM?

    O que é que o PT tem a ver com essa reportagem da TV paulista?

    Por acaso o PT agora é responsável, tutor, do PSDB e do DEM paulistas?

    Não vamos nos sequecer que o Presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores – PT, saiu do Governo com quase 100% (cem por cento) de aprovação!

    O melhor Presidente do Brasil dos últimos tempos!!! é do PT, viu?

    Calma!!! Calma!!! Calma!!!

    E vivas ao Lula!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *