Tempo de leitura: 2 minutos

– Cidade é a 13ª mais violenta do país
se consideradas todas as faixas etárias

– Salvador aparece na 21ª posição no ranking da morte

 

Itabuna está entre as campeãs da violência, mas Estado vira as costas!!!

Em primeira mão

No intervalo de apenas um ano, Itabuna saltou de 11ª para 3ª cidade mais violenta do Brasil quando considerado o número de homicídios entre jovens na faixa de 15 a 24 anos em 2008 (confira o resultado do estudo de 2007). É o que revela o mais novo Mapa da Violência feito pelo pesquisador Júlio Jacobo, Instituto Sangari e Ministério da Justiça.

Conforme o estudo, o município registrou 92 assassinatos em que as vítimas eram jovens na faixa etária de 15 e 24 anos de idade. Maceió (AL) lidera o ranking de mortes violentas nessa faixa etária, seguido pela capixaba Serra.

O mapa da violência também traz em destaque no ranking as baianas Simões Filho (5ª posição), Lauro de Freitas (9ª), Porto Seguro (14ª), Salvador (21ª) e Eunápolis (22ª). Ilhéus aparece na 61ª colocação na relação das mais violentas para jovens de 15 a 24 anos.

A posição de Itabuna no ranking “melhora” quando comparados os dados envolvendo todas as faixas etárias. Neste caso, a cidade situa-se como a 13ª mais violenta do país. Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, é a 2ª mais violenta do Brasil, conforme o estudo.

Lauro de Freitas aparece na 16ª colocação, seguida por Porto Seguro (17ª).  Eunápolis aparece na 24ª posição. Itabuna, Porto e Eunápolis estão situadas na região sul da Bahia. Simões Filho e Lauro de Freitas, na região metropolitana.

O pesquisador Júlio Jacobo, autor do estudo, diz que ocorre uma desconcentração da violência das regiões mais ricas do país para o Nordeste. Segundo ele, o nordeste enfrenta uma maré positiva de geração de emprego e renda, mas sem a estrutura de segurança pública.

Confira ainda: ITABUNA SUPERA MÉDIA DE HOMICÍDIOS DE SALVADOR

0 resposta

  1. Neste caso, nós não devemos tratar a cidade de Itabuna em separado, mas agregar todo o estado da Bahia, pois Segurança Pública é dever do estado, …!!!

    Aqui na Bahia reina a impunidade, a insegurança pública e a violência causada pelo despreparo dos policiais (claro que não são todos), …!!!

    Triste Bahia, …!!!

    Tá tudo errado, …!!!

  2. Aviolência , ja come4ça com a falta de tomada de decisoes do nosso prefeito, daq falte de compromisso com a nossa cidade, da escolha de um secretariado incompetente e descompromisado com todos os moradores dessa cidade, e finalmente com a corrupçao nao só do legislativo com do executivo!Onde está o Ministério Público? será que nao LEEM o Pimenta? Sr Pimente faça uma pesquisa para saber o grau de satisfaço do nodo povo com op prefeito , e com CAMARA DE VEREADORES.

  3. Segurança é reponsabilidade da governo estadual e federal, mbos governados pelo PT, a droga que está por tras de tanta violencia, entra na divisa com a Bolivia do companheiro Evo morales.
    Cuidar da fronteira é responsabilidade do Governo Federal que deveria coibir o trafico e a entrada de armas pela fronteira.
    Aqui na Bahia Wagener ainda não disse pra que veio.

  4. O PT CRITICOU O MODELO DE SEGURANÇA PAULISTA E…
    DEU A RESPOSTA NOS ESTADOS QUE GOVERNA, A EXEMPLO DA BAHIA!!!
    O QUE ELES NÃO ENTENDEM É QUE SÃO PAULO É O ESTADO QUE MAIS PRENDE NO BRASIL E LOGO POSSUI A MAIOR COMUNIDADE CARCERARIA DA FEDERAÇÃO.
    ISSO MOSTRA PORQUE MESMO SENDO A MAIOR CIDADE BRASILEIRA A CAPITAL PAULISTA É UMA DAS MAIS SEGURAS(VEJAM O RANKING)!!!!
    O INDICE DE MORTES POR 100 MIL HABITANTES É DE 10,33, SENDO QUE O IDEAL SERIA 10!!! O RIO E SUAS UPPS POSSUEM A MEDIA DE 24 POR 100 MIL, ISSO SEN CONTAR OS CADAVERES OCULTADOS!!!
    O PT TAMBEM CRITICOU O MODELO PAULISTA DE EDUCAÇÃO E ONTEM O MINISTRO HADDAB ANUNCIOU QUE VAI…COPIAR ESSE MODELO!!!!
    NADA É EXTRANHO VINDO DE UM PARTIDO QUE:
    1- VOTOU CONTRA O REAL
    2- VOTOU CONTRA A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
    3- VOTOU CONTRA O BOLSA ESCOLA
    4- RECUSOU-SE A ASSINAR A CONSTITUIÇÃO
    E POR ULTIMO, REUNIU A BASE PRA VOTAR CONTRA O TRABALHADOR!!!!!!!
    VAMOS BAHIA!!!!! RUMO AO TOPO DA LISTA!!!!!!!!!!!!

  5. O Estado não tem nada a ver com isso, pois ele ajuda e muito essa Cidade. As verbas chegam todos os dias e são desviadas. A culpa é de Azevedo e Fernando, pois até o filho de Fernando ajudou a aumentar o índice de homicídios!!!!!

  6. Eu não sei porque vocês lamentam tanto pelas vitimas da violência na cidade se a maioria são todos marginais,deveriam da graças a Deus de ter Partido dessa. pensem se esses bandidos continuassem no meio da sociedade o estraga seria pior.
    Vamos só pedir a Deus Paz para suas almas, e conforto para as familias

  7. Toda essa situação entristece-nós, agora, fazer o quê, nosso prefeito não faz absolutamente nada, nossa policia militar não monta barreiras e não faz o que tem que ser feito e, o resultado é isso ahi. Cidade sem Leí…

  8. Isso é a falta de politicas publicas tanto por parte do governo estadual tanto como o municipal(este que nada faz!)gente essa é a cidade que não vemos pespectiva de futuro nõa tem lazer não tem espaço cultural vejo jovens num verdadeiro abismo de milcrildade que estão acostumado com shopping festas em certo local e so se acostumam é bonito ser vida louka essa é a sociedade itabunense pensa piqueno se acostumou dão audiência a programas que paçam morte pois tem que saber aonde foi o tiroteio quem morreu e como ficou? Se em vez disso agimos lutacemos contra tudo isso esse abismo talvez melhorariamos a nossa cidade ou ela vai continuar afundando!

  9. caros, José Vidal e AMIGO DE ITABUNA – sei que os Senhores deixou certo aqui que são Petistas… ok, nada errado! sei que também (pelo menos deixa claro) que voltou em Juçara e Jaques Wagner, Geraldo Simões e a Dilma, nada contra!

    mais caros simpatizantes do site Pimenta… dizer que Azevedo é responsável por essa criminalidade? aí é brincar de que existe papai noel, acho que vocês dois já são bem crescidinhos, e te digo mais, Jaques Wagner nem é culpado, o que ele pode fazer é tentar amenizar a situação, quer a resposta? Assista tropa de elite 2, e verá a real, quem são os verdadeiros assasinos!!!

    e obrigado pela atenção!

  10. Eu nasci em Itabuna, em 1958. Em 1970 fui para o RJ. Eu nasci num lugar chamado “Lava Pés”. Depois fui morar numa rua que é continuação da “ponte velha”, em direção a igreja católica. Gostaria de saber como está esta localidade. Eu saí de lá com mais ou menos 10 anos de idade.

    Quanto ao comentário sobre a violência, a resposta é uma só: Falta o verdeiro conhecimento do amor de Cristo. Se as autoridades se preocuparem em divulgar o Evangelho, dando incentivos às igrejas sérias, com certeza este quadro muda.

    Acho que tenho parentes aí em Itabuna. Ajude-me a entrar em contato com eles.

    (21) 3019-6472 – 2455-6675

  11. fiquei muito triste co essa notícia sobre a violencia em ITABUNA.
    morei ai até os 9 anos de idade.
    hoje sou morador de SÃO PAULO e moro aqui ha 40 anos.
    pensava um dia voltar pa ra essa cidade,mas no momento mudei de idéia.
    apelo as autoridades que pensem mais a respeito sobre o assunto SEGURANÇA. ABRAÇOS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *