Tempo de leitura: < 1 minuto

Camila Oliveira | A Tarde

Apesar de ainda não estar autorizada, a  implantação do Complexo Intermodal Porto Sul preocupa moradores dos condomínios localizados na Ponta da Tulha. De acordo com relatório do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), foram cadastradas 269 construções para desapropriação em quatro condomínios: 155 casas no Paraíso do Atlântico; 78 edificações e lotes sem construções no Barramares; 33 casas e lotes sem construções no Loteamento Vilage da Barra e três casas no Barra Nova.

Os proprietários das casas reclamam da falta de transparência e comunicação do Derba, autarquia responsável pelo processo de desapropriação. E questionam o tratamento dado aos moradores pelo órgão: “Quando os funcionários vieram fazer o cadastramento dos moradores para desapropriação, eles falavam : ‘Pode curtir o verão e o Carnaval que em abril estaremos aqui. Se não sair, o trator derruba’. Foi uma falta de respeito”, disse a professora Maria D´Ajuda.

O diretor do Derba, Saulo Pontes, explica que a intenção do Estado é evitar conflitos sociais que porventura possam ocorrer no futuro. E afirma que, apesar de a área ter sido declarada como de interesse público,  ainda não é possível informar quantos imóveis serão desapropriados.

De acordo com ele, a medida vai depender da abertura de processo licitatório para contratação de uma consultoria que vai acompanhar o projeto do porto público. “É possível que nenhuma casa seja atingida. Tudo vai depender do resultado do estudo”, disse ele.

Confira reportagem completa n´A TArde

0 resposta

  1. Se a ZPE de Ilhéus, o tão falado aeroporto, a tão prometida duplicação da Ilhéus-Itabuna, dentre outras coisas que lá se vão cerca de 20 a 30 anos discutindo, até agora nada, imagina isso aí, …!!!

    Talvez os nossos netos alcancem alguma coisa, …!!!

    Sinceramente, eu não creio que coisa alguma sairá do papel tão cedo, …!!!

    Até hoje ainda não concluíram a primeira etapa do metrô de Salvador, quanto mais o resto, …!!!

    Tomara que eu esteja completamente errado – enganado – e queime a minha língua, mas acho difícil, …!!!

    Quanto a essa forma deabordagem às pessoas, só tende a piorar as coisas e colocar as pessoas contra o projeto, …!!!

    Vamos aguardar os acontecimentos, …!!!

  2. Descoberto o “Homem do Barba” que tinha acesso livre ao Palácio do Planalto “em qualquer tempo e qualquer circunstância
    ——————————————————————————————————————————

    Esse senhor (Homem do Barba) acima citado se chama José Carlos Bumlai. É um dos maiores pecuaristas do país, amigo do peito do ex-presidente Lula e especialista na arte de fazer dinheiro – inclusive em empreendimentos custeados com recursos públicos. Até o ano passado, ele tinha trânsito livre no Palácio do Planalto e gozava de um privilégio sonegado à maioria dos ministros: acesso irrestrito ao gabinete presidencial. Essa aproximação excepcional com o poder credenciou o pecuarista a realizar algumas missões oficiais importantes. Ele foi encarregado, por exemplo, de montar um consórcio de empresas para disputar o leilão de construção da hidrelétrica de Belo Monte, uma obra prioritária do governo federal, orçada em 25 bilhões de reais. Bumlai não só formou o consórcio – integrado pela Chesf e pelas empreiteiras Queiroz Galvão, Gaia e Contem, estas duas últimas ligadas ao Grupo Bertin, um gigante do setor de carnes – como venceu o leilão para construir aquela que será a terceira maior hidrelétrica do mundo. O homem das missões impossíveis.

    “SUGIRO AOS DEFENSORES DESSA GRANDIOSA OBRA, ASSIM COMO OS DA PONTE Salvador x Itaparica, PROCURAR O SR José Carlo Bumlai, SÓ ASSIM ESSES DOIS FICTÍCIOS EMPREENDIMENTOS SAIRÃO DOS RESPECTIVOS PAPEIS, SERÁ QUE AINDA TEM GENTE ACHANDO QUE A REDE GLOBO REALMENTE SEMPRE ESTEVE CONTRA O PT? SEI NÃO, NUNCA NESSE PAÍS TEVE TANTA SUJEIRA ACOBERTADA PELA MÍDIA NACIONAL, P0ORQUE A POLÍCIA FEDERAL NÃO AGIU COM ESSE CIDADÃO DA MESMA MANEIRA QUE AGIU COM O DANIEL DANTAS?”

  3. o DERBA não esta trabalhando com transparência alguma. Tenho uma área no paraiso do atlantico e não consigo informações.

    o que se fala por lá é que o projeto não vai sair do papel.
    apesar de não ser o meu desejo.

    o DERBA agindo de maneira clara e coerente pode arrematar aquele loteamento e desapropriar. Mas pedir para irmos atras de um advogado que tem um escritorio em uma fazenda em plena área, eu acho estranho.

    Tinha que haver uma chamada publica para todos os proprietários seguindo de uma negociação individualizada.

    as reuniões que aconteceram ate agora não foram bem divulgadas. Eu mesmo so soube delas através do Pimenta, depois de acontecidas.

  4. mas tem muita promessa em cima do porto sul e aeroporto, mas ate agora não se vê muito trabalho.

    O governador anda vacilando com o sul da bahia. em Itabuna as promessas não serão cumpridas antes das eleições. E as necessidades não serão cumpridas tão cedo.

    Além disso, tem a escalada da violência que assusta a todos na cidade. saude que esta um caos. água que esta as favas.

    hora de trabalhar governador…

  5. Temos uma area no Paraiso do Atlantico e torço para que os governantes sintam-se “infernizados” se isso realmente acontecer por não considerarem os moradores de lá , os moradores da região sul , onde todo o país desfruta daquela beleza que possui toda a região!!!
    Será que eles não pensam no futuro??? No futuro de seus familiares e até dos seus eleitores que um dia lembrarão o que els causaram para a destruição da natureza ?!?!?!? Ah governantes , Deus queira e tenha e tenha piedade principalmente de voces, pois a Mãe Natureza dará seu troco !!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *