Tempo de leitura: < 1 minuto

O advogado e professor de Direito Penal, Djalma Eutímio de Carvalho, morreu há pouco, na praia do Cristo, em Ilhéus. As primeiras informações dão conta de que ele caminhava pela praia e resolveu dar um mergulho, mas não conseguiu retornar à superfície.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou ressuscitá-lo, mas sem sucesso. Uma equipe do Samu 192 chegou ao local e constatou a morte do advogado que era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e de faculdades particulares. A OAB-Ilhéus confirmou, e lamenta, a morte do profissional.

De origem humilde e discípulo do professor Francolino Neto, resultando daí a escolha pela disciplina Direito Penal, Djalma Eutímio era considerado uma revelação do Direito no sul da Bahia.

O presidente da OAB-Ilhéus, Deusdete Sena Filho, disse que a polícia técnica irá apontar a causa da morte. A suspeita é de que Djalma Eutímio tenha sofrido infarto fulminante.

“A perda é inestimável. Djalma era um advogado brilhante e um ótimo professor”, disse Deusdete ao PIMENTA.

Atualizado às 10h56min

0 resposta

  1. Djalma Eutímio, um jovem doutor advogado, inteligência extaordinária.

    Colega de trabalho na Procuradoria Jurídica do Município de Ilhéus no período de janeiro/1997 a dezembro/2000.

    De fácil convivência, companheiro, amigo.

    De fato, é uma perda tremenda!

    O Pai do Céu, pela sua infinita bondade e sabedoria amenizará a dor da perda dos familiares e amigos.

    “Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”.

    Amém.

  2. Grande perca homem abençoado, filho exemplar, amigo admiravel, vai em paz meu irmao amigo, sua alma foi ao encontro do Pai.Ilheus chora e oramos por vc.

  3. Estudei com Djalma Eutimio no curso de Filosofia da Uesc, que ele fazia paralelamente ao de Direito.

    Além de ótimo profissional, uma grande figura humana.

    Que Deus conforte a família e os amigos pela perda tão prematura.

  4. O velho “Dija” vai fazer falta, amigo,arrimo de famíla. Jovem inteligente nos deixa prematuramente, certamente deixa seu nome solidificado positivamente no meio jurídico, tinha muito mais a dar, alçaria vôos mais altos, mas quem somos nós mortais a contestar a vontade divina. Deus dê conforto e paz de espírito para a família superar esta perda irreparável.

  5. A comunidade jurídica, em particular, e toda a região sul da Bahia estão consternadas. A perda é irreparável. Oriundo da UESC, Djalma Eutímio deixa um legado riquíssimo. Eximio advogado criminalista, professor dedicado e estudioso na área penal, além de respeitável jurista com diversas obras publicadas, Eutímio deixará uma lacuna muito difícil de ser preenchida.Que DEUS o acolha na sua infinita misericórdia e console os seus entes queridos.

  6. Realmente uma dor e persa impossíveis de mensuração, perdemos uma brihante mente jurídica, um profissional capaz, dedicado e apaixonado pelo Direito. Seus alunos lamentam a sua tão prematura partida, ficamos com os exemplos de retidão e compromisso.

  7. É uma perda considerável.

    Tive a oportunidade de conhecer o prof. e advogado Dr. Djalma, como meu advogado e professor de minha filha no curso de Direito na UESC. Rapaz muito competente, responsável, de bom coração e humano.

    Lamento o ocorrido com este rapaz que ainda tinha muito a oferecer a sociedade ilheense.

    Que ele seja recebido pelo Pai com acolhimento e aceitação por ter deixado seus familiares, amigos, alunos e clientes que tanto o estimava.

  8. No momento da triste notícia,por aulguns sequndos flutuei,sentir
    a falta do chão.Respirei profundo,entrei na realidade da vida,e/
    fui buscar entedimento.ECLESIASTES,6,7-O melhor é o dia da morte
    do que o nascimento de alquém. Você Djalma foi um ótimo filho,um
    ótimo irmão,um ótimo amigo,em você não existia maldade,você era/
    uma pessoa pura não apegada as coisas materias e terrenas.Agora/
    você não faz parte desta selva.Hoje, pelo o que Você fez e plan-
    tou a semente nesta terra,a semente do bem,a semente da honesti
    dade,do ótimo catáter,que muitas pessoas sigam seu exemplo.Neste
    intante voce entrou no paraiso,e jesus,pai todo poderoso está te
    acolhendo nos braços,meu doce amigo.

  9. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e todos que tiveram o prazer de conhecer “Dija”!
    Um choque para todos!
    Uma grande perda, pois ele fez a diferença, ele era um exeplo de pessoa, professor…
    Que O Senhor conforte a todos… E o receba… em infita paz e luz! MUITA LUZ!
    Eternizou-se, pode ter certeza.

  10. Neste dia perdi um grande amigo, um grande exemplo de profissional honrado e ético, e que me fez crer que vale a pena lutar pelos ideais de justiça, igualdade e fraternidade.
    Que Deus console toda sua família e seus amigos!

  11. É com grande pesar que a notícia veiculada na mídia local é recebida por todos que conheceram Djalma Eutímio. Foi um dos mais brilhantes advogados que a região já teve, principalmente na área criminal, em que militava e causava admiração pelo conhecimento que era exposto em suas petições. Como professor era atencioso e explicava bem a matéria, e, como ex-aluno, posso dizer que foi o ramo do direito que mais aprendi. É uma perda imensurável e prematura, pois, Djalma tinha muito a contribuir. Que Deus o tenha e conforte seus familiares e a todos que mantinham grande estima pelo nobre professor.

  12. A comunidade acadêmica da UESC está consternada diante dessa fatalidade, mesmo reconhecendo o cráter inexorável da morte. Agora, nos resta orar…
    “[…]
    E já que me buscaste
    quando eu fugia de ti,
    agora que te busco
    sai, Deus meu, ao meu encontro.”
    (Santo Afonso Maria de Ligório)

    “Ave, Maria, cheia de graça,o Senhor é convosco,
    bendita sois vós entre as mulheres
    e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
    santa maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores,
    agora e na hora de nossa morte. Amém!”

  13. Orgulho para os que nasceram e vivem na Bela Visão(ou como alguns chamam bairro da conquista),o jovem advogado Dija vai deixar saudades.Nossos profundos sentimentos de pesar aos familiares,amigos…

  14. MEUS SENTIMENTOS, A TODOS QUE TIVERAM O PRAZER DE CONHECER E CONVIVER COM ESSA PASSOA MARAVILHOSA QUE FOI DJALMA, QUE DEUS CONFORTE SEUS FAMILIARES UMA PERDA MUITO GRANDE.

  15. Querido professor, exemplo humano de superação…pessoa simples que venceu por sua capacidade e intelegencia! Mestre dedicado..o direito perdeu um profissional brilhante. Deus recebe hj mais um anjo no céu!
    Que a familia fique em paz!

  16. Durante 14 anos Djalma nos alegrava com sua presença nas festas juninas em Cruz das Almas, tornou-se integrante de nossa família. Hoje em cada lugar que olhamos sentimos sua falta.
    Djalma deixa saudades nos corações de todos nós.Que Deus conforte seus familiares e amigos nesse momento tão difícil.

  17. Vai-se o homem, mas fica o nome.
    Djalma foi um grande profissional do direito, com uma história bonita de vida.
    Que deus te dê as boas vinda, Djalma.

  18. “É tão estranho. Os bons morrem jovens…”

    Impossível não lamentar a perda do professor Djalma. Ter sido seu aluno sempre foi motivo de orgulho. Sua dedicação, seu exemplo e conhecimento constituem o legado deixado por ele para todos nós, seus alunos.
    Não só o meio jurídico, mas certamente também a humanidade perdeu hoje um grande expoente da Justiça e exemplo de bom cidadão.
    Suas lições ficarão conosco!

  19. Djalma Eutímio sempre foi simples, competente, decente e amigo. Sempre de portas abertas, encarava as questões com seriedade e sinceridade. Essa bela família tem muito do que se orgulhar. Seu exemplo servirá de inspiração para muitos jovens advogados. Muito obrigao, caro Djalma, pela dedicação de sempre. Deuas esteja com você e conforte sua família. Valeu!

  20. Muito triste, dificilmente choro;mas chorei.
    Grande amigo, mente brilhante,jovem professor,admirado por seus alunos(e ex-),amigos,colegas e pessoas humildes;sua viagem nos deixa saudoso e confuso.

    Não tenho palavras para expressar meu sentimento para todos seus familiares e os que o conheceram nesta passgem; era com se fosse um filho querido.

    Hernani de Sá(72).

  21. Uma grande perda não só para o campo da ciência juridica mas tambem e principalmente para seus familiares.
    minhas condolencias a familia de Djalma, ele foi um grande professor e será lembrado sempre como um grande exemplo na area criminal da região

  22. A tristeza me atingiu devido a certeza de ter convivido com um belo homem. Como acadêmico do curso de Direito da Uesc, reafirmo a admiração pelo empenho do professor Djalma. Constatava, nele, a paixão pelo Direito e vontade de justiça. Que a paz e a misericórdia de Deus nos conforte.

  23. Nossa… to em choque!!!!! Dija era uma pessoa comprometida com o curso de direito da uesc, estava organizando grade nova, colocando o curso nos eixos. Nossa turma foi a ultima que teve a honra de te-lo como professor!!!!
    Será um imenso vazio chegar as quartas na sala de penal, e n ter djalma pra colocar a gente pra estudar.

    Que tristeza

  24. Para quem teve oportunidade der ser seu aluno e amigo, sabe a grande perda que tivemos .Para os que nao tiveram essa oportunidade, deixou de conhecer um homem simples, conhecimento na área criminalista incrível e de coração imensurável que era djalma.

  25. É LAMENTÁVEL A PERDA DE UMA PESSOA COMO O NOSSO AMIGO DIJA, COMO ERA CONHECIDO PELOS AMIGOS. CONHEÇO UMA HISTÓRIA TRISTE E AO MESMO TEMPO LINDA DA VIDA DE DJALMA, LINDA POR ELE TER CHEGADO A ONDE ELE CHEGOU. QUE DEUS RESERVE UM LINDO LUGAR AO SUE LADO.

  26. Terrível notícia! Difícil de expressar a dor… Quero me solidarizar com os muitos que estão chocados nas nossas Ilhéus/Itabuna e na nossa UESC! A morte é uma violência sem fim…

  27. Como esquecer da primeira nota abaixo da média, da primeira prova final, da “doutrina mais abalizada”…
    Sejam boas ou más lembranças, seja grande ou pouca afinidade com a matéria, certo é que quem estudou na UESC conheceu e jamais esquecerá o professor Djalma.
    Sem dúvida, o seu conhecimento, o seu profissionalismo e respeito aos alunos são uma marca que jamais será esquecida.
    Fique com Deus professor…

  28. Hoje chorei… Não só porque perdi um mestre querido, um grande parceiro, um cidadão generoso, um homem honrado, mas um grade amigo que, não obstante sua juventude, buscou ensinar não só as coisas do direito, mas as da vida também.
    Companheiro de lutas, sempre na trincheira do bom combate. Parceiro de disputas, das mais justas e legítimas disputas.
    Exemplo de cidadão. Humano, generoso, correto, amigo sempre pronto para servir e ajudar. Fica para nós a lembrança de um homem que conseguiu ser maior que seu sonho. Vai amigo Dija, seu legado ficará.

  29. não tenho como mensurar o tamanho da perda que tivemos, hoje, na Uesc. Sua luta e engajamento dentro dessa instituição e seu trabalho como doutrinador foi de suma importância para nós, discentes. Que papai-do-céu conforte a sua família e a todos nós, alunos e amigos.
    =’///

  30. grande perda,sinto muito que deus confortes todos os familiares de djalma.ele era um grandde advogado professor e amigo.estou sem palavras é coisa de deus.

  31. Pois seja o que vier,
    Venha o que vier
    Qualquer dia amigo,eu volto a te encontrar
    Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar

    Você nao morreu,apenas evoluiu para um plano superior de vida.
    Sentirei SAUDADES amigo Dija.

  32. Djalma já faz parte da história de Ilhéus. Com sua simplicidade e humildade era amigo de todas as classes. Fica como exemplo, sua formação familiar e intelectual.

  33. Renato Russo já dizia, “é tão estranho, os bons morrem jovem”. Lamentamos muito, realmente foi um contemporâneo de faculdade brilhante e desde cedo registrou seu nome na nossa história jurídica. Ide ao encontro do seu mestre e amigo Francolino!

  34. Um pesar muito grande, pelo exemplo de pessoa séria e compromissada com o ensino jurídico baiano. Com absoluta certeza, muitos se recordarão de suas lições, poucos alcançarão seu conhecimento. Ao professor e advogado Djalma Eutímio, absoluto respeito sempre!

  35. Professor Djalma, pessoa querida, profissional admirável. Amigo dos alunos, lembro-me bem das apostilas que o mesmo disponibilizava antes das provas, dos recursos das notas… Saudades e lembranças de um tempo bom do qual ele fazia parte. Deus ilumine seu caminho.

  36. Descanse em paz!!, meu amigo. Sua história e sua luta deverão servir de exemplo a muitos jovens que trilharão o caminho da Universidade e da vida.

    Nesse instante de dor de sua família que a Graça de Deus os reconforte. De nada adiantará as lamentações se o Plano de Deus traçado para você se completou…

  37. Infelizmente o mundo perdeu um grande jurista e um grande penalista. Autor de vários livros de Direito Penal e Direito processual Penal. Um dos grandes professores que nos proporcionou excelentes aulas na Unesulbahia, ainda na primeira turma de Direito daquela faculdade em Eunápolis. Um grande ser humano, um grande amigo.
    À família enlutada: Antes de alguém ser nosso filho, é filho de Deus, então nada mais justo é reconhecermos que Deus sabe o que é melhor para o seu filho.

  38. Grande mestre foi um prazer conhecê-lo e ter o privilegio de ser aluna de Djalma, á família nesse momento difícil, Dizer não chore!
    Na verdade e uma tentativa de consolo que não atinge o seu objetivo.
    Nós, seres humanos, com alimentações típicas de uma natureza mortal, não temos muito mais a fazer diante da morte a não ser chora.
    Somente quem pode dar a solução para o problema da morte pode pronunciar: “Não chore!“
    Portanto Jesus pode dize “Não chore!”
    Ele disse:” Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”.

  39. Professor competente e compromissado. Advogado bem sucedido e preocupado com as lides dos seus clientes e a defesa de suas teses em juízo. Além disso, um bom companheiro nas atividades extra-laborais. Realmente, é uma perda precoce e inestimável.

  40. Grande Djalma, vai fazer muita falta nas mesas entre amigos, principalmente no parque de exposições, que ultimamente vinha frequentando, os seus amigos de lá irão sentir muita a sua falta, grande homen e exemplo para família, que Deus te abençoe e receba de braços abertos.

    Marcell Tavares

  41. Acompanhei a trajetoria de um menino pobre,que com muito esforço e talento conseguiu ser um ser humano digno de ser cópiado.Ser uma cópia de tamanha inteligência,dignidade,solidariedade,amizade,honestidade, honraria qualquer pessoa.Dija,um menino que se tornou um grande profissional,mais sempre menino no trato com as pessoas.Perdi meu irmão,meu pai e minha mãe,agora perdemos um amigo.Deus está se cercando de pessoas boa,que assim seja a vontade do criador.E que ilumine com muito conforto os corações de todos os seus familiares.DEUS ILUMINE OS CAMINHOS DO DR.DJALMA EUTÍMIO DE CARVALHO.

  42. Tomei um grande susto agora, o passamento do velho Dija afigurou-se muito precoce, o conheci nos corredores da nossa querida UESC, ali já despontava o jurista metódico, estudioso dos clássico do direito e discipulo do Professor Francolino Neto, era, também, um brilhante intelectual, comprometido ideologicamente com os mais sofridos. Voltei a encontrá-lo aqui em Valença, num seminário na praia de Guaibim, como sempre brilhante pela autenticidade de seu pensar. Que deus o acolha com a ternura que ele merece.

  43. Nunca posso lembrar da UESC sem relacionar instantaneamente à figura de Djalma, que me acompanhou por sete semestres… Impossível não ficar triste, impossível não deixar algum registro…

  44. Lamento profundamente a passagem do querido Prof. Djalma Eutímio de Carvalho. Tem sido difícil acreditar em tão triste notícia. Que Deus o abençoe!

  45. Não tive a honra de tê-lo como professor na UESC, afinal, cursei o turno matutino, mas sempre ouvia falar que ele era um dos grandes valores que já transitaram por aqueles corredores…

    Parte de sua obra, que pode ser facilmente encontrada na Bibloteca Central da UESC, foi de grande valia na minha aprovação em Direito Penal no Exame da Ordem dos Advogados, Seccional Bahia. De todos os livros que levei, foi o que mais consultei e fundamentei minhas respostas. Muito obrigado, Djalma!

    Enfim, foi com grande pesar que recebi a notícia, pois sei que é, sem dúvida, uma perda retumbante e irreparável no cenário jurídico da civilização grapiúna, quiça, nacional.

    Então é isso, não poderia deixar de escrever essas pequenas memórias e considerações, afinal, Djalma foi uma grande pessoa e profissional e continuará para sempre na mente daqueles que tiveram o privilégio de conviverem com a sua pessoa!

    Luto.

  46. estou em choque ao saber que perdir um grade amigo e companheiro de todas as horas.mais deus sabe o que faz.que a paz do senhor confote todos os familiares do Djalma. a missão desse grande mestre se comprio.amem

  47. Estamos consternados com o ocorrido, realmente é dificil de acreditar. Djalma, pessoa de carater, grande amigo e colega, possuidor de uma inteligência admiravel. Estamos muito triste! Contudo, guardarei no fundo do coração o abraço amigo que recebi de Djalma no dia 26/02/2011. Vá Djalma, seu lugar está guardado entre os justos.

  48. ESTOU COM O CORACAO EM PEDAçOS COM ESSA NOTIçIA HORRIVEL,DJALMA VC SEMPRE SERà PRESENTE NA VIDA DE SEUS AMIGOS…POXA FIQUEI SABENDO AGORA TOU TRISTE DEMAIS!!!!DJALMA E UMA PESSOA MARAVILHOSA, SIMPLES E GUERREIRO.QUE DEUS TE PROTEJA ONDE VC ESTIVER ENTREGO SUA VIDA NAS MAOS DO SENHOR…DEUS è FIEL DJALMA ELE PRECISAVA DE VC NO REINO DO CEU.NESSA HORA PEçO A MEU PAI DO CEU PRA CONSOLAR TODA A FAMILIA DE DJALMA.ELE NAO MEREçIA UM FIM ASSIM MAIS QUE SOU EU PRA JULGAR A DECISAO DO SENHOR….Và COM DEUS AMIGO VC FOI UM FILHO DEZ PRA SUA FAMILIA…SUA AMIGA DA ITALIA QUE SEMPRE TE ADMIROU E SERà SEMPRE LEMBRANDO POR MIM…ESTOU PROPRIO TRISTE

  49. Quero também deixar o meu lamento. Do querido professor Djalma, guardarei o sua forte índole humanista, sua dedicação e responsabilidade para com o ensino.
    Nunca foi um professor “bisonho”. Que pena, que pena.

    Natanael Ramos de Almeida Neto
    Ex-aluno.
    Brasília -DF.

  50. Fiquei muito triste mesmo com esta notícia. Fui aluno do Professor Djalma e tenho ótimas recordações de seus ensinamentos de Direito Penal, matéria que lecionava com muito prazer. Perdeu e muito toda a sociedade baiana. Que fiquem somente as boas lembraças!!! Descanse em paz, meu Professor.

  51. MEUS PROFUNDOS SENTIMENTOS

    Triste notícia para uma segunda feira… Lamento profundamente e com muito pesar a morte do Professor e Advogado Djalma Eutímio… Com certeza a região sul da Bahia e, principalmente o meio jurídico, acadêmico teve uma perda sem medida… Professor dedicado, estudioso, palestrante catedrático e dominante do Direito Penal… Realmente um grande desfalque que só Deus irá repor. Vá com Deus professor… Saudades eternas… Grande Abraço…
    Bel em Direito – Gilson de Oliveira Santos – Ibirataia-Bahia

  52. Exemplo de perseverança e um apaixonado pela pela ciência criminal.
    Todos nós, ex-alunos e alunos, sempre lembraremos do professor Djalma Eutimio de Carvalho.

  53. Um grande homem que infelizmente nos deixa. Exelente filho, irmão e amigo, assim descrevo meu grande amigo ¨ DIJA ¨ como cariosamente o chamava. que Deus ilumine seu caminho amigo e der força a sua bela familia !!!!!

  54. Grande “Dija” E COMPETENTE Professor, Ficou uma enorme lacuna no Direito Penal.
    Um exemplo de Pessoa; Que Deus abençoe os Familiares, Amigos e Seus Alunos, pois deixa grandes lembranças e enormes Saudades!

  55. Fiquei muito triste! Djalma é um dos poucos professores de que me lembro verdadeiramente. Ele tinha fama de carrasco, às vezes parecia um pouco distante, arrogante também, mas sua postura séria e rigidez foi que me permitiu ir além e estudar com seriedade. Lembro que nossa turma se acostumou com ele, e aos poucos nos tornamos próximos dele. Nunca deixei de assistir suas aulas, nem mesmo quando eram ministradas aos sábados, às 7:30 da manhã. Lembro das discussões em torno dele ao final das aulas ou após a entrega de provas, da exigência de interpor recurso das questões em tempo hábil, das provas com elevadíssimo grau de dificuldade, e nem adiantava conseguir provas passadas aplicadas em outras turmas. Que pena! Acabou pra ele! Merecia viver um pouco mais!

  56. Fiquei arrassada com o falecimento do grande mestre e amigo Djalma Eutímio. Tive a honra de ser sua aluna e amiga durante a minha estadia pela UESC. Hoje, sou muito grata a ele pela profissional que sou. Profº Djalma é o mais conceituado e admirado professor da UESC em razão do seu talento pela advocacia,da sua trajetória, da sua humildade, do seu caráter- sua história de vida é uma verdadeira lição de vida. Fica as lembranças, a admiração, o carinho, todo aprendizado e ensianmentos e a saudade do mestre Djalma Eutímio. Que Deus te abençoe e conforte a sua família…

  57. De Brasília-DF, tomei conhecimento agora desta triste e trágica notícia. Djalma Eutímio foi um grande colega de faculdade (1990/1994). Costumava brincar com ele dizendo que fui o primeiro professor dele na UESC, pois no primeiro dia de aula dele na UESC, entrei na sala e disse para ele e demais calouros que eu seria o Professor de Direito Penal daquela turma. Era um trote! Djalma acreditou e na oportunidade até uma redação ele fez à meu pedido. Quando descobriu que eu era apenas um colega de curso, el levou “na boa” e ficamos amigos e colegas até a formatura. Djalma é motivo de orgulho para todos nós. Profissional íntegro e dedicado, fazia da advocacia um verdadeiro sacerdócio. Quando formados, já atuamos juntos e em lados opostos nas lides forenses. Atualmente ele era professor do meu filho ROGÉRIO ANDRADE JÚNIOR, na UESC, o qual está neste momento em seu velório, também me representando. A UESC, seus Alunos e Professores, a Advocacia Baiana, os Colegas, os Amigos e os familiares de Djalma estão de luto!. Que Deus ilumine a sua alma Djalma e que seus familiares encontrem em Nele o conforto necessário para este momento de tamanha dor. Meus Sinceros Sentimentos. ROGÉRIO ANDRADE – ADVOGADO.

  58. Nunca sairá da minha mente o seu semblante. Aquele sorriso paradoxal: alegre e triste.
    Como o sol escondido temporariamente por um eclipse você se encontra agora impedido de brilhar. Mas você permanece vivo, forte, pujante na mente de todos os seus alunos, que aguardarão ansiosos seu ressurgimento ao final dessa escuridão que é a vida. És tão brilhante quanto o sol, tão sincero quanto as águas, tão vivo quanto a vida.

  59. Sem palavras para demonstrar o sentimento de perda. Djalma é a imagem e semelhança do bom Advogado, Professor e Amigo. Chegou o momento de sua passagem; difícil aguentar tamanha saúdade. Porém como os grandes, seu legado permanecerá presente na lembrança de todos aqueles que tiveram a sorte de vivenciar ao lado do jurista “Dija”. Ha poucos dias, ele tinha confirmado a presença em evento organizado por minha pessoa, novamente, na cidade de Valença. Difícil será preencher essa grande lacuna. Mas, certamente, ele estará a encantar com sua sapiencia em algum lugar. Certamente faremos uma grande homenagem à pessoa do “amigo” Djalma. Que Deus conforte a toda sua familia.

  60. Mestre é aquele que independente do título é reconhecido por seus alunos como tal. Djalma nunca foi meu professor, meu amigo ou colega, mas a sintese de tudo isso: meu eterno MESTRE.

    Como professora de direito penal da UESB gozo do privilégio, em cada aula, de fazer-te vivo nas lições que me ensinaste.

    Saudades!

  61. Orgulho do nosso bairro (bela visão), bom filho, bom irmão; pareciam duas pessoas, uma; o advogado e professor bem conceituado e com méritos por seus clientes e alunos que o tiveram como jurista, e a outra pessoa, era a figura humilde junto aos amigos de infância que não tiveram o mesmo dom e que nunca foram despresados pelo colega Dija, que para estes era o colega de futebol nas peladas na praia ou numa conversa informal no barzinho do velhinho Tóvo na rua B, este era o Dija que a todos cumprimentava sempre com um sorriso estampado na face, com certeza os seus alunos, colegas de profissão e amigos lhe desejam um ótimo lugar para o descaso eterno, esteja em paz o amigo Dr.Djalma Eutímio.

  62. Tive a honra de ser aluna de Djalma. Um grande homem, brilhante educador a advogado. Professor, o senhor deixa um enorme vazio entre aqueles que tiveram a honra de te conhecer. É a triste constatação de que os bons morrem cedo. Será sempre vivo nas minhas recordações. Que Deus te receba com festa porque entre os que ficam deixa uma profunda tristeza.
    Luz na tua partida e conforto aos teus irmãos e amigos

  63. O Direito Penal perdeu um de seus expoentes, a comunidade juridica sabe o valor do mestre que se foi. Sempre humilde no trato com as pessoas, mas sempre inigualavel no saber juridico. Djalma foi e sera um dos mais brilantes professores da cadeira de Penal. Que Deus conforte a familia que saibam abrandar essa dor e que receba a Alma de Djalma na luz do Senhor.

  64. Não sei que palavra mais se adequada para externar o sentimento de ausência que já me toma. Sei que uma ácida lágrima corrói meu ser aluno, meu ser amigo, meu ser humano…

    Foram apenas dois semestres (Penal III e IV), quatro palestras e horas de aulas, mas aprendi com o Mestre Djalma que a arte de pensar o Direito (ainda mais o Penal) é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar a “pena/sanção” antes de reagir (negativa ou positivamente) ao delito; a expor – e não impor – minhas idéias de “direito penal para inimigos” e a entender as razões de um direito garantidor da dignidade para todos os homens (porque o homem, não fosse outro o motivo, é imagem semelhança de Deus, o criador)… Aprendi com o Mestre a sensibilidade de navegar nas águas da paixão pelo Direito, a não ter medo da dor, dos óbices e das intempéries que o mundo jurídico nos apresenta. Aprendi com ele que a Justiça Penal acalma a emoção das vítimas, tranquiliza o pensamento do jurista, incendeia o respeito, a dignidade e a integridade aos homens…

    É o que posso dizer, é o que consigo dizer nesse momento de dor!

    Saudades professor!

  65. Como ex-aluno e colega de profissão, também quero expressar o carinho e admiração que tinha pelo querido Prof. Djalma Eutímio.

    Não posso deixar de destacar a sua competência profissional, tanto na vida acadêmica, quanto no exercício da advocacia.

    Ainda, desejo que os seus familiares e amigos sejam confortados por Deus, neste momento de repentina separação. Esta é a minha oração. Que Deus os abençoe!

  66. Lamentável; É sem duvida uma perda imensurável para ASPRA –BAHIA, em particular Ilhéus.
    Se perde um grande homem, profissional, ético e cumpridor de seus deveres.
    Que Deus conforte amigos e familiares,

  67. Meu coração está dilacerado com esta notícia.
    Mas, vc cumpriu seu tempo e sua história neste mundo.
    Jesus quer ao seu lado os justos epro de coração, e
    vc era tudo isto e muito mais.
    Que Deus conforte seus familiares e amigos que com
    certeza estão sofrendo como eu.
    Até breve! Meu amigo.
    Deus te recebeu de braços abertos!
    Saudadessssssssssssssss!

  68. Ainda estou sem acreditar!mas passou um flexe na oportunidade em que meu simples amigo estava para fazer o concurso para ensinar a disciplina direito penal e ele estava estudando o código penal e me perguntou! será que vou conseguir?É isso aí não só conseguiu como revelou sua brilhante inteligência e disseminou a beleza do direito a todos que o cercaram.Mas seu brilhantismo não estava apenas nas matérias do direito e sim em sua forma de lidar com as pessoas.Meu abraço e sentimentos para sua família que eles possam seguir seu legado! Sejam fortes!!!Deus abençõe.

  69. Estou muito triste por perder um grande amigo.Todas as vezes que vinha à Porto Seguro,nos encontravamos,já era praxe.Muito amigo,daqueles que hoje em dia é difícil de encontrar.As vezes passamos décadas sem dizer a palavra “amigo”.Para ele,eu fazia questão de dizer todas as vezes que nos falavamos.Que Deus ilumine seus caminhos,que tenho certeza,vai ser de muita luz.
    Meus profundos sentimentos.
    Silvia e amigos de Porto Seguro.

  70. Pouco tempo…
    Nem um semestre inteiro tive a honra de conviver; vc se foi… mesmo que fosse dez anos… ainda seria pouco, tamanho seu conhecimento.
    Obrigada Professor.

    Estou perdida. Onde iremos encontrar alguém assim?

    Saudades. Deus sebe tudo!

  71. ILHÉUS CHORA A SUA PERDA E EM PARTICULAR A BELA VISÃO (CONQUISTA) QUE SEMPRE SE ORGULHOU DA SUA TRAJETÓRIA PROFISSÍONAL. GRANDE HOMEM,GRANDE AMIGO, GRANDE PROFISSIONAL. QUE PERMANECERÁ VIVO PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES.

  72. “Dija” foi meu professor de direito penal e processo penal na UESC, pelo qual tinha profunda admiração e respeito. Foi meu amigo, sou também amigo de seus grandes amigos e familiares, foi excelente filho, um grande irmão, ótimo tio, pessoa alegre, de bem com vida, muito estudioso, dedicado ao magistério e à advocacia,apaixonado pelos livros,pelas aulas, pelas causas,enfim, o velho “dija” como era conhecido entre nós, deixa uma lição de vida bem vivida, de exemplo a ser seguido, pessoal, familiar e profssionalmente. Minha solidariedade aos seus familiares, especialmente a Dona Mira e Ivone.

  73. MAS QUE UM AMIGO UM IRMÃO AMADO POR TODOS, EXTREMAMENTE TRISTE PELA PERDA DE MEU IRMÃOZINHO , QUE DEUS POSSA CONFORTAR O CORAÇAO DE SUA MAEZINHA QUERIDA, DJALMA VC NUNCA SERA ESQUECIDO BJS MEU IRMAO TE AMO SEMPRE .

  74. A nossa saudade e a nossa esperança de um reencontro aos que, por vários
    motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos.
    O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos
    quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos.
    Dividam conosco os méritos desta conquista, porque ela também pertence a
    vocês. Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez.
    Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro.TE AMO MEU IRMÃO .

  75. Infelizmente deixa esse mundo o melhor professor que eu já tive na minha vida acadêmica. Com ele aprendi a gostar, e muito, do Direito Penal,e principalmente, aprendi que a falta de recursos finaceiros nao impede ninguém de ser um grande vencedor.

    Vai em paz meu eterno PROFESSOR!!!

    Ana Paula Fonseca Barbosa
    Ex-aluna da UESC.

  76. DEUS na sua infinita grandeza e sabedoria entendeu que o nosso amigo Djalma concluíu a sua missão aqui na terra e resolveu chamar pra si, e escolheu como local para desencarná-lo a Praia do Cristo as margens da imensidão do mar assim como era imenso o seu caráter, dignidade, honradez, amizade, lealdade, inteligência, profissionalismo, bondade com seus irmãos e semelhantes, excelente filho e brilhante advogado, professor e doutrinador. Vai com DEUS Dr. Djalma, Djalma, Dija, DEUS através de seus anjos te espera de braços abertos. Sentiremos saudades eternas.

  77. Quando soube hoje cedo da notícia, me desabei completamente. E só vinha na mente o professor brilhante, sério e competente que era. Fui sua aluna, e hoje sei o quanto foi importante na minha trajetória acadêmica. Todos nesse instante lamentam sua morte, mas Deus todo poderoso, sabe até onde vamos. E com certeza fez a sua parte aqui entre nós.
    Que nosso senhor Jesus conforme toda a sua família.

  78. Mestre na acepção da palavra!
    Aprendi muito com suas aulas e apostilas, aprendi bem mais com teu exemplo de vida e perseverança.
    Que tenha paz.
    Muito obrigado pela lição.

  79. O SUL DA BAHIA PERDE UM GRANDE TALENTO E O POVO CHORA PELA PASSAGEM DO ESTIMADO COLEGA E PROFESSOR DJALMA EUTÍMIO. GRANDE AMIGO, GRANDE PROFISSIONAL E GRANDE PROFESSOR. NAS MENTES E NOS CORAÇÕES DAS PESSOAS QUE TIVERAM A FELICIDADE DE CONHECÊ-LO, ELE CONTINUARÁ ETERNAMENTE VIVO.

  80. Com enorme tristeza recebi a notícia do falecimento do eminente Professor DJALMA EUTÍMIO DE CARVALHO. Discípulo do Prof. FRANCOLINO NETO, Djalma foi um dos maiores criminalistas do Estado da Bahia e, certamente, o maior de nossa Região. Tive a honra de trabalhar com este brilhante professor no corpo docente da Faculdade de Direito da UESC, que neste ano completa o seu cinquentenário.

    O legado do professor Djalma está imortalizado tanto em suas obras como o Curso de Direito Penal e o Curso de Direito Processual Penal, ambas publicadas pela editora Forense e, também, em suas lições em sala de aula.

    Ao tempo em que presto as minhas homenagens ao saudoso professor e amigo Djalma, deixo os meus sentimentos a toda sua família.

    Respeitosamente,

    Manoel Carlos de Almeida Neto
    Secretário-Geral do Tribunal Superior Eleitoral

  81. Dija,mesmo aqui de São paulo,sempre estive muito perto dos amigos que amo,hj é um dia muito trite pra mim,amigo DISCANSA EM PAZ,sua passagém aqui nessa terra foi puro exemplo de um grande humilde homem.foi uma horra conhecer sua história desde criança e saber que hj seu papel foi cumprido.
    Muito obrigada por vc e td sua familia fazer parte da minha infância,independente das circustância levarei vc sempre aqui no meu coração,DISCANSA EM PAZ!

    COM CARINHO DE SUA AMIGA NAYANE DE SÃO PAULO

  82. É com imenso pesar que recebo esta triste noticia, pessoa exemplar que desde a infancia sempre foi humilde e de grande determinaçao. Meus sinceros pesames a toda sua familia e a seu irmao meu grande amigo Valdomiro.
    Fiquem com Deus pois é com ele que o querido Dija esta neste momento.

  83. Apenas agora soube da noticia… Tive a oportunidade, e hj emocionada agradeci a Deus por isto, de há pouco tempo atrás dizer pessoalmente da eterna gratidão que tenho por Djalma. Tive a oportunidade de apresentar aos meus alunos o Meu Mestre… e inclusive dizer que todas as discussões, criticas e até mesmo “brigas” que tivemos (e não foram poucas…)foram imprescindíveis para o meu crescimento pessoal e profissional. Mesmo triste,muito triste, a sensação de ter conseguido revelar a ele minha admiração e respeito pessoalmente aliviou a sensação de perda e tristeza ao terminar de ler a noticia da sua ida desta vida. Nesta mesma oportunidade tive a ousadia de confessar a ele que sempre dizia nos corredores da UESC, na mesa de bar, seja no “Inferninho” ou no Pontal (que, inclusive algumas vezes ele esteve presente conosco…) que “Djalma será um grande professor, mais do que já é, daqui há alguns anos, quando ele perceber que não é preciso ter fama de carrasco ou ter algumas atitudes, diante do conhecimento e sabedoria que ele tem”, eu dizia, “falta-lhe tão somente maturidade para nao precisar provar a ninguem e nem a Carmélia o quanto ele é bom!!!”…. afirmei isso algumas vezes e tive a oportunidade de repetir isso para ele. No lançamento de seu livro aqui em Salvador, tive a honra de ter uma dedicatória escrita por ele que relembra a trajetória da nossa turma(formada em 2001.2) que foi tão participativa, irreverente, batalhadora e como não poderia de ser… tinha em Djalma Eutimio um grande amigo… um grande mestre.. escrevo estas palavras sem importar com a escrita ou qualquer outra coisa, apenas com o sentimento de que precisamos VALORIZAR SEMPRE as pessoas ao nosso redor.. DJALMA NAO PODE SER ESQUECIDO PELA UESC E NEM PELOS SEUS ALUNOS!!!! Saudade Dija!!!! Obrigada por TUDO, obrigada por ter me dado todas estas oportunidades, obrigada por ser um exemplo pra mim… obrigada pelos seus ensinamentos que me fizeram a profissional que hj sou… devo a vc uma das maiores experiencias profissionais de minha vida e pude dizer isto pessoalmente a vc..JAMAIS ESQUECEREI E NÃO PODERÁ A UESC E TODA REGIÃO SUL JAMAIS ESQUECÊ-LO…

  84. Me chamo Ana Maria de Almeida, sou Ilheense e moro aqui na Italia, ha muitos anos, concordo plenamente com a mensagem de Taty Brito sobre o ilustre, professor, advogado e amigo Djalma, ele jamais pode ser esquecido pela nossa Regiao e principalmente pela UESC, foi professor e grande amigo da minha irma Ariana,a dor e o sentimento è muito grande…. Qualquer homenagem que possam fazer, ainda è pouco para o grande mestre. Repouse em Paz Djalma.

  85. Meu nobre Mestre Djalma. Concluímos juntos o científico vinte e um anos atrás e há dois semestres fostes meu Professor de Direito Penal na Faculdade de Ilhéus. Acompanhei sua trajetória, um menino humilde, estudioso, trabalhador, que sempre cuidou da família. Você deixará saudades a todos seus amigos e familiares, mas tenho certeza que estarás sempre vivo em nossos corações. Descanse em paz meu amigo.
    JANDIRA ALMEIDA

  86. Meu Dy, como sempre te chamei, viu meu anjo querido, quantas pessoas te admiravam e exaltavam sua obra? vc foi é e sempre será presente na vidas te todos nós, meu querido, meu coração foi partido ao meio, uma parte você levou, a outra vou sobrevivendo pela metade, até Deus na sua infinita misericórdia ajudar juntar. Você foi tudo para mim.

  87. Djalma foi também meu professor…um grande exemplo, um homem admirável! Sua morte prematura é motivo de tristeza para aqueles que conseguiram captar a grandeza de sua alma!

  88. a praia ta matando… e ninguem informa as pessoas dos perigos tem buraco, vala,perau, onde de retorno. ele pelo jeito caiu num buraco,,, vc vai na praia e ninguem informa dos perigos

  89. Tive o privilégio de ter sido aluno do saudoso Professor Djalma Eutímio de Carvalho e ainda da sua amizade pessoal, cheguei a levá-lo em Barreiras para o casamento do Dr. Anderson Bastos e em seguida passamos um final de semana em nossa fazenda em Correntina.
    Era um gênio do Direito Penal e sabia com maestria repassar os ensinamentos àqueles que tiveram a sorte de ser seu aluno.
    Foi discipulo de Francolino Neto e com certeza dignificou aquele pranteado Mestre.
    Djalma deixa uma grande lacuna na UESC e na sociedade ilheense.
    Descanse em PAZ grande Mestre e que DEUS o tenha ao seu lado e do reino celeste nos oriente a fim de que possamos praticar a verdadeira JUSTIÇA!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *