Tempo de leitura: < 1 minuto
Gonçalo Pereira deixa a APC.

Discordâncias em relação ao comportamento da diretoria e uso da Associação dos Produtores de Cacau (APC) levaram o renomado cientista Gonçalo Pereira a deixar a entidade.

Numa estocada direta no presidente Henrique Oliveira, o criador da Lista do Cacau e pesquisador da Unicamp disse que a APC se tornou “uma agremiação em defesa dos  interesses dos seus líderes” e na qual os dirigentes agem “como bem entendem”.

Gonçalo cita um episódio nebuloso da entidade, a criação-relâmpago de uma cooperativa, a fim de captar R$ 3,6 milhões do BNDES, a fundo perdido. A cooperativa foi criada na surdina e com apenas 28 membros, o que gerou diversos protestos contra o presidente da APC. Henrique rebateu á época afirmando que a agilidade foi para não perder os recursos.

Gonçalo Pereira sai da associação e antecipa que integrará o Grupo Pensar Cacau. “Aprendemos que não existe organização que subsista sem democracia e sem cobrança dos seus integrantes”, afirma.

E o pesquisador já sabe o que o Grupo Pensar Cacau precisa para não repetir o exemplo da APC:

[É] fundamental corrigirmos erros e observarmos rigorosamente as regras – poucas e simples – que estabeleceremos para reger essa nova iniciativa.

0 resposta

  1. Henrique Oliveira é um novo Fernando Rios.

    Ainda bem que na APC tem um profissional competente, honesto e zeloso como Gonçalo, que denunciou esta situação malévola, logo no nascedouro.

    Asociativismo e Individualismo serão sempre antagônicos e o Sr. Henrique, como o seu mentor, é extremamnente individualista.

    Cacauicultor

  2. Os erros acontecem, mas considerar que a APC está em situação malévola antes que Henrique esclareça tudo na próxima reunião é julgar e condenar sem dar ao réu o direito de defesa. Vamos devagar com o andor. Em tempo, quem criou a Lista do Cacau foi Deroaldo, Gonçalo é hoje o seu mantenedor e somos todos gratos a ele pelo trabalho realizado.
    Caso Henrique não consiga responder aos questionamentos que lhe serão feitos, a coisa muda de face, antes disso, não.

  3. Vamos correr, vamos tomar providencias urgentes, alo alo MP, CGU,PF… alo alo…de olho nesses caras, de olho nesse dinheiro…

  4. Gonçalo nunca engoliu a derrota para Henrique.O que ele deve explicar é o projeto phoenix.qdo recebeu atraves de seu gerente 500 mil dolares recurso das industrias.Peço a redação que verifique a veracidade.Esvaziar a APC é um tiro no pé.Temos de conviver com as diferenças.Gonçalo é marqueteiro pois apos varios anos nada apresenta cientificamente do genoma.Vive a sombra de Edvaldo Sampaio.Esses recursos da coop. são virtuais
    essa justificativa é balela.Ninguem briga pelo que não existe.
    existe outros interesses atrás dessa manobra.

  5. Fico triste em observar que mesmo diante de tantos desencontros e infortúnios, ainda não tenhamos aprendido a lição. No momemnto em que mais precisamos estar juntos e fazer a coisa certa para tentar reverter essa fase ruim que parece não ter fim, as nossas instituições dão lugar a especulações que desabonam e que as fazem perder a credibilidade.
    Há evidentemente uma má vontade dos governantes para com a nossa região e essa má vontade com certeza crescerá paulatinamente a medida que, nós não tenhamos condições de nos impor.
    Para reverter essa situação é preciso que haja credibilidade nas nossas instituições. Fora disso, não vejo saida.

  6. O Cacau sempre foi mal representado, desde o CNPC, quando tinha Modesto à frente até, os dias de hoje.Só se vê marasmo, retrocesso….paralisia.Gonçalo é cavalo de bandido,chega atrasado e só esperneia depois da queda!
    A região paga o preço de ter burocratas,decidindo os rumos,pois efetivamente nada é feito, nada é realizado além de entrevistas cansativas.

  7. É fundamental a participação. E a exercitação do processo democrático é essencial, para criação e manutenção de um grupo coeso e participativo. O cacauicultor, depois de tanto “apanhar”, sabe bem disso. Não adianta fazer “tramamoia”quem assim atua, não pensa na união do grupo com fins comuns. Portanto, vamos deixar as coisas erradas de lado e vamos atuar no que pode unificar os cacauicultores a um mesmo objetivo. Será se não basta essa crise infame que vem destruindo o desenvolvimento da região? Vamos brigar por tornar a nossa região mais rica e promissora. Os conflitos de classe irão existir sempre, e isso é normal no processo democrático. Mas, por amor de DEUS, morrer por autofagia, não.

  8. É interessante constatar que ele próprio desfiliou-se de uma entidade da qual jamais participou, fazendo constar isso em email escrito de próprio punho. Democracia não é ouvir o que se quer, cercando-se de mentiras construídas com bases na ignorancia alheia.

  9. Viva a mobilidade social oportunizada pela vasoura-de-bruxa na região imperialista do cacau!
    Se após tantas quedas continuam pedantes, imaginem se nada disto tivesse ocorrido.
    Esses vermes sempre foram e serão, senhores e escravos do dinheiro e do suor do povo trabalhador da nossa rica região pobre.

  10. O Gonçalo da Unicamp está certissimo!!!!! Lá na APC é uma cirandinha de amigos, usofruto de uma aritocracia ilheene falida, trampolim para empregos e por aí vai. Tem ainda essa escura formação de uma cooperativa sem chamar a maioria dos associados da APC, uma vergonha, haja óleo de peroba nesse pssoal.

  11. Caro editor,

    Não foi esse cara que que criou a lista do cacau, ela começou na ABC,ele apenas abriga como forma de se misturar aos produtores de cacau. È um artista, os paulistas nos acham uns babacas até por votar na Dilma. Fica a pergunta: o que pretende este forasteiro?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *