Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado Daniel Almeida (PCdoB) é um dos tantos brasileiros incomodados com o fato de o Carnaval ser comemorado em datas diferentes a cada ano. Em uma tentativa de acabar com o problema, o baiano apresentou um projeto de lei que fixa o feriado na última terça-feira de fevereiro.

O parlamentar alega que a festa precisa “ser melhor organizada e planejada”. “Eu tive uma boa receptividade por parte de entidades de turismo e entretenimento. Eles alegam que quando o carnaval cai no início de fevereiro prejudica a atividade. Quando cai no início de março, também. Isso tudo provoca um desarranjo cultural e econômico”, defendeu.

O Carnaval é uma data celebrada em todo o mundo e o dia depende de outro feriado, a Páscoa. O cálculo é o seguinte: a terça-feira de Carnaval precisa acontecer 46 dias antes do domingo de Páscoa, que ocorre sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia após o equinócio de março, que cai no dia 21.

A proposta de Almeida foi rejeitada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara em 2008, época em que foi apresentado. Os deputados entenderam que o festejo está associado à Páscoa e não pode ser alterado. Informações do site R7.

0 resposta

  1. Zelão diz: – Já é carnaval!

    “Já é carnaval cidade / acorda pra ver…”

    (Carnaval -… Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas – Fonte: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa).

    Quem pensa que em Itabuna, há dois anos não tem carnaval, comete um grande engano ou desatenção para o que acontece na cidade.
    Pode até não terem colocado o “bloco na rua,”, mas a “bagunça” característica da festa de momo, onde a pura manifestação popular é a principal tônica, impera na administração pública municipal: – O cortejo da saúde pública segue em frente atravessando o “samba” em notas destoantes emitidas pela SESAB e a Secretaria Municipal de Saúde, onde uma aponta a outra como responsável pelo “desarranjo” que mata a cada dia mais itabunenses no Hospital de Base. E, como “bonde sem freio,” o trio-elétrico da saúde, desce a ladeira empurrado pelo desvio (apontado na gestão anterior) de cerca de 15 milhões, até hoje não apurados devidamente, e que foram incorporados pela administração atual como forma de agradecimento pelo apoio eleitoral recebido em 2008.
    Saindo das avenidas Mario Padre e Aziz Maron (lá só continuou o bloco de sujos da câmara), palco oficial do carnaval de Itabuna, a “folia da bagunça” se espalhou por todos os bairros, que sem trios elétricos, mantém as “batucadas” tocadas pelos buracos e pela fedentina (não do xixi atrás do muro) dos esgotos que correm a céu aberto.
    A violência se espalha em “ritmo alucinante,” e coloca Itabuna como terceira cidade brasileira no ranking das cidades mais violentas para jovens entre 15 e 25 anos.
    Pelas características que se assemelham, podemos afirmar que estamos vivendo um “eterno carnaval,” onde a fantasia que mais se destaca é a de pirata: – Não as típicas dos “piratas dos sete mares” (que abordavam e saqueavam pela força, navios e cidades), mas a dos “piratas modernos,” que usam a máscara do cinismo para saquearem os cofres públicos.
    Já é carnaval Itabuna / só não vê quem não quer!

  2. E COMO FICARIA OS CARNAVAIS FORA DE EPOCA QUE O DEPUTADO NÃO ELENCOU.

    SE BEM QUE O CARNAVAL ANTECIPADO DE ITABUNA SÓ ERA BOM PARA ANTONIO MARCELINO(sec de agricultura) QUE CONTRATAVA TODOS A BANDA E ARTISTA ATRAVES DE SEU IRMÃO DIRETOR DA ITAPUÃ FM.

    E PARA JORGE TOMATE QUE SE ENCARREGAVA DOS VALORES DO CONTRATO.

    COM DIRIA O EX PRESINDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
    ASSIM NÃO DÁ,ASSIM NÃO DÁ.RSRSRS

  3. São dois fatos, um que realmente a data é tradicional e também não acho correto fixá-la de outro modo. Segundo, com certeza varia demais e seria melhor se não fosse assim.

    Então acho que nunca atenderá a todos. 😉

  4. ESSE DEPUTADO DEVE VIVER NO MUNDO DA LUA, A DATA DO CARNAVAL TEM QUE SER DIRIGIDA, POIS UM BOM CARNAVAL TEM QUE TER MUITA GENTE, ESSE NEGÓCIO DE QUERER MEXER NAS DATAS VAI ACABAR COM O CARNAVAL, COMO JÁ ACABARAM COM A TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO E OUTRAS FESTAS POPULARES.

  5. COISA DE ESQUERDISTA QUE NÃO TEM O QUE FAZER, COM TANTOS PROBLEMAS NO PAÍS QUE PRECISA URGENTEMENTE QUE BUSQUEM UM SOLUÇÃO ESSA COISA VEM PRA CÁ QUERENDO MUDAR DATA DE CARNAVAL, JÁ NÃO BASTA O OUTRO DEPUTADO DO PT QUERENDO APROVAR UM PROJETO DE “AMPARO PSICOLÓGICO PARA OS CORNOS”, OLHA ME DEIXE VIU, TRISTE BRASIL ESSE, TAMOS LASCADOS COM POLÍTICOS DESSE TIPO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *