skip to Main Content
21 de junho de 2021 | 02:06 pm

PROJETO FIXAVA DATA PARA CARNAVAL

Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado Daniel Almeida (PCdoB) é um dos tantos brasileiros incomodados com o fato de o Carnaval ser comemorado em datas diferentes a cada ano. Em uma tentativa de acabar com o problema, o baiano apresentou um projeto de lei que fixa o feriado na última terça-feira de fevereiro.

O parlamentar alega que a festa precisa “ser melhor organizada e planejada”. “Eu tive uma boa receptividade por parte de entidades de turismo e entretenimento. Eles alegam que quando o carnaval cai no início de fevereiro prejudica a atividade. Quando cai no início de março, também. Isso tudo provoca um desarranjo cultural e econômico”, defendeu.

O Carnaval é uma data celebrada em todo o mundo e o dia depende de outro feriado, a Páscoa. O cálculo é o seguinte: a terça-feira de Carnaval precisa acontecer 46 dias antes do domingo de Páscoa, que ocorre sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia após o equinócio de março, que cai no dia 21.

A proposta de Almeida foi rejeitada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara em 2008, época em que foi apresentado. Os deputados entenderam que o festejo está associado à Páscoa e não pode ser alterado. Informações do site R7.

Esta publicação possui 0 comentários
  1. Zelão diz: – Já é carnaval!

    “Já é carnaval cidade / acorda pra ver…”

    (Carnaval -… Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas – Fonte: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa).

    Quem pensa que em Itabuna, há dois anos não tem carnaval, comete um grande engano ou desatenção para o que acontece na cidade.
    Pode até não terem colocado o “bloco na rua,”, mas a “bagunça” característica da festa de momo, onde a pura manifestação popular é a principal tônica, impera na administração pública municipal: – O cortejo da saúde pública segue em frente atravessando o “samba” em notas destoantes emitidas pela SESAB e a Secretaria Municipal de Saúde, onde uma aponta a outra como responsável pelo “desarranjo” que mata a cada dia mais itabunenses no Hospital de Base. E, como “bonde sem freio,” o trio-elétrico da saúde, desce a ladeira empurrado pelo desvio (apontado na gestão anterior) de cerca de 15 milhões, até hoje não apurados devidamente, e que foram incorporados pela administração atual como forma de agradecimento pelo apoio eleitoral recebido em 2008.
    Saindo das avenidas Mario Padre e Aziz Maron (lá só continuou o bloco de sujos da câmara), palco oficial do carnaval de Itabuna, a “folia da bagunça” se espalhou por todos os bairros, que sem trios elétricos, mantém as “batucadas” tocadas pelos buracos e pela fedentina (não do xixi atrás do muro) dos esgotos que correm a céu aberto.
    A violência se espalha em “ritmo alucinante,” e coloca Itabuna como terceira cidade brasileira no ranking das cidades mais violentas para jovens entre 15 e 25 anos.
    Pelas características que se assemelham, podemos afirmar que estamos vivendo um “eterno carnaval,” onde a fantasia que mais se destaca é a de pirata: – Não as típicas dos “piratas dos sete mares” (que abordavam e saqueavam pela força, navios e cidades), mas a dos “piratas modernos,” que usam a máscara do cinismo para saquearem os cofres públicos.
    Já é carnaval Itabuna / só não vê quem não quer!

  2. E COMO FICARIA OS CARNAVAIS FORA DE EPOCA QUE O DEPUTADO NÃO ELENCOU.

    SE BEM QUE O CARNAVAL ANTECIPADO DE ITABUNA SÓ ERA BOM PARA ANTONIO MARCELINO(sec de agricultura) QUE CONTRATAVA TODOS A BANDA E ARTISTA ATRAVES DE SEU IRMÃO DIRETOR DA ITAPUÃ FM.

    E PARA JORGE TOMATE QUE SE ENCARREGAVA DOS VALORES DO CONTRATO.

    COM DIRIA O EX PRESINDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
    ASSIM NÃO DÁ,ASSIM NÃO DÁ.RSRSRS

  3. São dois fatos, um que realmente a data é tradicional e também não acho correto fixá-la de outro modo. Segundo, com certeza varia demais e seria melhor se não fosse assim.

    Então acho que nunca atenderá a todos. 😉

  4. ESSE DEPUTADO DEVE VIVER NO MUNDO DA LUA, A DATA DO CARNAVAL TEM QUE SER DIRIGIDA, POIS UM BOM CARNAVAL TEM QUE TER MUITA GENTE, ESSE NEGÓCIO DE QUERER MEXER NAS DATAS VAI ACABAR COM O CARNAVAL, COMO JÁ ACABARAM COM A TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO E OUTRAS FESTAS POPULARES.

  5. COISA DE ESQUERDISTA QUE NÃO TEM O QUE FAZER, COM TANTOS PROBLEMAS NO PAÍS QUE PRECISA URGENTEMENTE QUE BUSQUEM UM SOLUÇÃO ESSA COISA VEM PRA CÁ QUERENDO MUDAR DATA DE CARNAVAL, JÁ NÃO BASTA O OUTRO DEPUTADO DO PT QUERENDO APROVAR UM PROJETO DE “AMPARO PSICOLÓGICO PARA OS CORNOS”, OLHA ME DEIXE VIU, TRISTE BRASIL ESSE, TAMOS LASCADOS COM POLÍTICOS DESSE TIPO.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top