Tempo de leitura: 2 minutos

Manuela Berbert

Enxergo em Neto uma vontade imensa de tomar as rédeas da Bahia, ainda que essa expressão me ofenda.

Circula na internet uma entrevista do deputado federal baiano Antônio Carlos Magalhães Neto, concedida à Revista Playboy desse mês. Numa linguagem simples e com um tom informal, ele brinca com sua altura e com a beleza das mulheres do governo, mas passa sua principal mensagem: está disposto a incomodar.

As seis páginas publicadas mostram que ele é ainda mais esperto do que pode parecer. Sabe que precisa apagar a imagem familiar de “coronelista” e vale-se de alguns artifícios para tal, como a constante atuação nas redes sociais e a simpatia, que lhe é peculiar. E, numa visão menos regional da coisa, demonstra ter consciência de que fazendo oposição a Dilma e seus aliados, vai ganhando uma visibilidade nacional significante.

Ele acaba ‘puxando a sardinha’ pro seu lado ao comentar que muitos colegas sequer aparecem no Congresso Nacional ou que, quando o fazem, é para negociar cargos etc. Talvez por ser o deputado federal mais bem votado da Bahia, ACM Neto pode não precisar tanto fazer o papel do negociador. Prefere ser uma pedrinha no sapato da Presidente. Aliás, fazendo a linha “super-sincero” na entrevista, acaba deixando nas entrelinhas que se opor a Dilma é mais fácil do que se opor a Lula e confrontar a popularidade do ex-presidente. Ouso escrever que, proporcionalmente, são os dois maiores marqueteiros que consigo enxergar: Lula para o Brasil como um todo, e ACM Neto para o seu estado.

Ainda não conheço uma grande e inesquecível obra dele, até porque essa não é a função concreta do cargo que ocupa. Mas enxergo em Neto, como é chamado, uma vontade imensa de tomar as rédeas da Bahia, ainda que essa expressão me ofenda. Não duvido do que ele anda traçando para o futuro.

Numa ocasião recente, hospedado aqui em Itabuna, telefonou para um amigo pedindo que fosse buscá-lo para jantar. O cidadão, que já estava num restaurante conhecido da cidade, prontamente o atendeu. Acontece que, ao retornar com o neto de ACM, encontrou o restaurante já de portas fechadas. Ele disse que já se encontrava naquele recinto e o segurança ficou aguardando a explicação do deputado, que poderia ter explorado a popularidade incontestável que possui.

Político até nos seus momentos de lazer, sorriu e disse que também tinha dado apenas uma saidinha, o que acabou fazendo com que as portas fossem abertas. Permitam-me a brincadeira, mas, independentemente da minha opção partidária, percebo que é preciso muito mais que um homem alto e forte para conter as vontades daquele baixinho…

Manuela Berbert é jornalista e colunista da Contudo.

0 resposta

  1. Cara Manuela.

    Que visão “sensacional” você tem do ACM Neto. Que maravilha! O neto que cresceu sem precisar se “virar” para ganhar a vida, realmente um sujeito brilhante, para não dizer repugnante. Parabéns jornalista, você deveria conseguir um emprego na TV Bahia.

  2. O que mais me chama a atenção nesta materia sua Manuela,é que ele pra dar uma saidinha aqui em itabuna precise privar os itabunenses de frenquentar os mesmos locais que ele! prefiro esse cara longe daqui!!!!!!!!!!!!

  3. Após a saída do Ex-Presidente Lula, e ver como o atual governador baiano desperdiçou inumeras chances de ter transformado o Estado, vejo que uma nova ruptura na política baiana, seja com ACM Neto e compania será algo salutar para sairmos desta inércia que atualmente vivemos.
    Jaques Wagner conseguiu validar ou melhor aprovar a gestões anteriores carlistas, chego a pensar que governos PFL/DEM, não faziam pela Bahia porque não tinham recursos, afinal este eh sempre o discurso de JW.
    Mas sobre leitores, das atuais Universidades baianas, quais as mudanças promovidas por JW, melhorias salariais, expansão de campus?
    Simplesmente JW consegue do que o imaginado.

  4. Após a saída do Ex-Presidente Lula, e ver como o atual governador baiano desperdiçou inumeras chances de ter transformado o Estado, vejo que uma nova ruptura na política baiana, seja com ACM Neto e compania será algo salutar para sairmos desta inércia que atualmente vivemos.
    Jaques Wagner conseguiu validar ou melhor aprovar a gestões anteriores carlistas, chego a pensar que governos PFL/DEM, não faziam pela Bahia porque não tinham recursos, afinal este eh sempre o discurso de JW.
    Mas nobres leitores, das atuais Universidades baianas, quais as mudanças promovidas por JW, melhorias salariais, expansão de campus, melhorias de infraestrutura? QUASE NADA FOI FEITO.
    Simplesmente JW consegue ser pior do que o imaginado.

    Agora vivemos da falácia de um tal Porto Sul, Aeroporto, duplicação de rodovia. O orçamento de 2011 já esta aprovado, alguém poderia localizar algum centavo de recurso para estas obras? NÃO EXISTE.

  5. Este tipo de pensamento “neocon” fica próprio quando dito ou escrito neste estilo “patricinha desinformada”.
    ACM Neto é “filho” e herdeiro politico de um dos grupos politico mais vergonhosos que já governou a Bahia, sobre o chicote e a policia de seu avô quando coronel politico vivemos os anos mais tristes da ditadura militar que tinha em ACM seu principal representante na Bahia, isso significa que as prisões, torturas, assassinatos e desaparecimento de centenas de jovens baianos, militantes pela liberdade foram realizados em seus diversos governos como serviçal da ditadura.
    Como se não bastece as mãos sujas pelo sangue dos jovens militantes, os governos de ACM na Bahia foram marcados pelas denuncias de corrupção, desmando, incompetência e irresponsabilidades que levaram a Bahia a obter os piores índices sociais do país, tornamos os campeões nacionais do analfabetismo, da fome, da falta de eletrificação rural e da propaganda mentirosa.
    O Carlismo é uma pagina virada na historia da Bahia, o povo varreu esta turma do mapa, o partido deles o DEM esta acabando, o Netinho esta procurando uma guarita nas bases de Dilma, em quatro anos Wagner triturou o carlismo, mostrou que eles não passavam de um tigre de papel, eram só ratos trasvestidos de tigres.
    Este tipo de conceito baseado em políticos que governam como se estivessem montados em cavalo com uma mão chicoteando e com a outra guiando, expressa bem o estilo carlista, é uma pena que uma jornalista tão jovem, seja tão desinformada, ao ponto de ser capaz de desejar para a Bahia o que já se tornou passado, um triste passado, um passado vergonhoso.
    Nem caudilho, nem ditadorzinho esta gente nunca mais vai segurar a Bahia pelas rédeas, o povo da Bahia já as tomou, somos donos de nossos destinos.

    Gerson Marques

  6. Acredito que a expressão “tomar as rédeas da Bahia” trás a impressão de retorno ao coronelismo em que se focava em um “líder”. O fato de simplesmente fazer oposição ao governo atual talvez mostre que o dito político, neto de ACM, não consiga as alianças com a situação. Não vejo outra opção como forma de atingir algum ponto no Ibope baiano para ele, além dessa postura.

  7. Vou fazer o mesmo comentário que fiz em outro site, quem é esta garota que se diz entender de politica para tecer estes comentários? Este rapaz nunca trabalhou na vida, nem carteira de trabalho tem, é apenas uma figurinha de marketing, que consegue enganar garotas desse tipo, que de politica entende é de fofoca da pobre sociedade Itabunense. Este rapaz é consegue ser ´pior do que seu avó.
    Isso é que é babado.

    Atenciosamente

    Neto.

  8. Engraçado, o coronelismo fica querendo se reiventar de qualquer forma, mas sua truculência só necessita de uma pequena cutucada para dar o ar da graça. Bem o disse o Cristo, quando nos asseverou que “Não pode uma árvore boa dar maus frutos, e não pode uma árvore má dar bons frutos”, então o pretenso “vulto da política baiana” com certeza não consegue esconder sua caratonha por muito tempo!

  9. ACM Neto está no poder há tanto tempo!…O que ele já fez mesmo,hein!!!…Esse comentário da linda Manuela,aí;não encaixou,não!

  10. A ditadura, o coronelismo vivem por causa de jornalistas como essa menina chamada Manuela Berbert, que insiste em publicar matérias de um sujeito, que não acrescenta nada de positivo para a Bahia, o Brasil e o povo. Como se pode ler na matéria, ele está mais preocupado em prejudicar o trabalho da Presidente, do que criar projetos que ajudem o nosso Estado.Uma hora o povo acorda. Que o diga Paulo Souto, César Borges, Aleluia e outros.

  11. Como esta ” jornalista” tem muintas por aqui.Mas será que ém mesmo jornalista? tem MTB? que diria Samuel Celestino, João Falção, Miriam Leitão, Minos Pedrosa ou Francisco Alexandria ( no sem livro Dom Corlenone Mahalhães) …. Querida, pesquize e veja quem é ” Netinho” que em seu prim eiro mandato om dedo em riste disse que queria dar um surra em Lula. Quem é dono do estacionamento do Aeroporto 2 dois Julho.. ações em Holding de empresas… um burguezinho… Eleito sobre a forja do poder. Este tem geneologia do Câncer que matou durante 50 anos a liberdade de imprensa, cidadões e empresarios que ousaram se posiconar contra a ditadura implantada. Sinceramente.. pede pra sair ” jornalista”.

  12. “…tomar as rédeas da Bahia”
    Ato falho, hein Manuela? Escreveu o que estava escondido, disse o que não precisa escrever, todo mundo já sabe. Esse sobrenome de peso, contracenou com o dono das rédeas e das esporas por muito tempo.

    É possível que Netinho seja ainda influente na TV Bahia!!!

  13. ACM Neto é o deputado mais votado da Bahia, isto pertuba e magoa os petistas que detestam oposição, para eles seria mais facil governar como em Cuba, de um único partido.
    Quanto a o atual governador, queremos saber: Cadê o projeto da duplicação da estrada Ilheus/Itabuna?, cadê o projeto da barragem do Rio Cachoeira?, cadê o projeto do Porto Sul?, cadê o projeto do novo aeroporto?
    Qual obra foi feita na Região Sul do atual governador?
    O PT vive da mentira. Eita povinho ignorante que se deixa seduzir.

  14. Não entendi o porquê de tantos ataques à colunista Manuela Berbert? Ora, ela, antes de colunista política, social ou o que quer que seja é uma cidadã, e como tal ela tem não só o direito, como também liberdade para emitir a opinião que bem entender.

    Leio sempre os artigos dela. Muitas vezes concordo; outras vezes não. Mas nem por isso devo atacá-la ou atacar quem quer que seja que escreva coisas com as quais eu não concorde.

    Mas os petistas são sempre assim. Para eles, as pessoas só servem se for pra falar bem do PT, de Jaques Wagner, da dupla Lula-Dilma, etc. Aliás, vejam como as coisas são interessantes: quando Lula tomou posse, após oito anos de governo FHC, e precisou elevar as taxas de juros e contigenciar recursos do orçamento, entre outras medidas, foi logo falando da suposta “herança maldita” que FHC supostamente teria deixado.

    E agora que Dilma tomou medidas parecidas com as de Lula no pós FHC, cadê os petralhas para falarem da “herança maldita”?

    Petistas, vocês irão ficar pelo menos 12 anos no poder a nível de Brasil, mas uma coisa vocês ainda não conseguiram: fazer com que as pessoas possam deixar de emitir de maneira livre as suas opiniões. Felizmente, mesmo a despeito de todas as tentativas do governo anterior, ainda vivemos numa democracia.

    Quanto a ACM Neto, ele é o “cara”. A entrevista dele na Playboy é imperdível, pautada pela sensatez, coerência, bom humor. É sem dúvida um grande nome para a Bahia em 2012. Tô com ele!!

    No mais parabenizo a colunista pelos artigos, e peço que ela não se deixe intimidar pela patrulha e pela máquina de moer reputação petista. Eles são assim mesmos, e isso não vai mudar nunca! O mais importane é ser livre para escrever o que bem entenda, sem se deixar pautar por ninguém, porque a liberdade de expressão é o mais valioso bem que a democracia nos outorga!

  15. E TEM CORAGEM DE ASSINAR NA CONDIÇÃO DE JORNALISTA. DEPOIS, ELA AINDA IRÁ CULPAR O POVÃO POR ELEGER ELEMENTOS DO TIPO DO “GRAPINHO”.

    RESPEITO O DIREITO ÀS PREFERÊNCIAS. NO CASO EM TELA É MUITA FALTA DE INFORMAÇÃO.

  16. Caro “tô de olho”.Concordo quando vc usa o termo ” povinho ignorante”. Tanto é que, eleger Acm Neto, Fernando Gomes, Azevedo, é uma verdadeira ignorânçia. Assim como, não olhar pra trás e lembrar o que a família Magalhães fez- de tanto mal- a Bahia e seu povo.Eu não sou petista,não sou ignorante e também não sou burro, por isso não voto e nem apoio essa gente.

  17. ACM Neto perdeu de vez. Disse que ia dar uns socos em Lula. Tomou uma facada. KKKKKKKK

    Presa em flagrante nesta segunda-feira por tentativa de homicídio em Salvador (BA), após esfaquear o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL), a pensionista do INSS Rita de Cássia Sampaio de Souza, 45 anos, afirmou que “está revoltada” com a classe política. Ela reiterou que esteve duas vezes no escritório do parlamentar e teria recebido dele a promessa de ajuda para sacar o dinheiro do seu FGTS. A promessa não foi cumprida, disse ela.

    “Estou muito revoltada com a classe política. Eles têm tudo, altos salários, mordomias, e eu nem sequer consigo sacar o meu FGTS (…). O deputado não fez nada para liberar o meu dinheiro, mas apóia o aumento para os parlamentares, esta vergonha em um país de tantas vergonhas”, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo, referindo-se ao reajuste de 91% aprovado pelos deputados e senadores no Congresso.

  18. ACM Neto perdeu 50% dos votos.

    Vejam aí quantos votos ele teve na penúltima eleição e veja quantos ele teve na última.

    Foram mais de 300 mil votos perdidos.

    Ficou em 3º lugar na disputa para a prefeitura de Salvador.

    QUEM É ACM NETO MESMO????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  19. Dizem os mais experientes que um político quando se torna ultrapasado, mofado, perde o nome e se transforma em sigla.

    É o caso específico de ACM.

    Antes era o desgraçado do velho “coroné” – ACM.

    Agora, é o ACM Neto.

    Como se vê, esse “menino” já nasceu para a política ultrapassado, mofado.

    “Netinho de ACM” representa o que de mais atrasado na política brasileira. Nada de bom tem a acrescentá-la.

    “Vade retro”!

  20. Dizem os mais experientes que um político quando se torna ultrapassado, mofado, perde o nome e se transforma em sigla.

    É o caso específico de ACM.

    Antes era o desgraçado do velho “coroné” – ACM.

    Agora, é o ACM Neto.

    Como se vê, esse “menino” já nasceu para a política ultrapassado, mofado.

    “Netinho de ACM” representa o que ainda resta de mais atrasado na política brasileira.

    Nada de bom tem a acrescentá-la.

    “Vade retro”!

  21. E qual a obra feita na região pelo filhote de coroné? Ou o que ele já aprovou para nosso benefício? Me espanto com quantidade de pessoas que gostam de sofrer, ou que talvez tenham interesse na continuidade destes pseudo-poderosos!

  22. Ah, e quanto a quem segura essa pessoa, a resposta há de ser Deus, por misericórdioa a nós, e por intermédio do povo mais consciente politicamente!

  23. Posso concordar ou não com a opinião da colunista. É do jogo.
    O que me resulta curioso é a contestação raivosa por parte da turma que ainda não entendeu como funciona uma democracia.

  24. O problema do petismo é que eles não suportam oposição, acham que são coroados de boas intenções portanto basta um comentário dizendo qualquer coisa contraria que descem o pau.
    Mas aos fatos: Onde está Otto Alencar, antigo carlista? respondo, ele é o vice governador atual
    Onde estaria Cesar Borges, antigo carlista? de novo está na base de apoio do governo.
    Mas se vocês se acham com tantas virtudes é so olhar para ver de que lado está o atraso: Sarney, Renan, Jader Barbalho, Geddel, respondo de novo, estão todos distribuindo o butim que lhes couberam nesta republiqueta.
    O PT representa o atraso, so não vê quem não lê, não estuda, o povo vai como gado para o abate, feliz da vida com um salário de R$545,00. Pobre Brasil querem calar a Manuela, é so ler os comentários para concluir isto.

  25. O que as pessoas não devem esquecer é que ACM (gostei de quando político fica mofado vira sigla)governou a Bahia por quase cinquenta anos. Sim, ele fez coisas na Bahia, também se não fizesse…Inclusive congelou a Educação enquanto punha o patrimônio da família nos píncaros…

    Agora para dar colocar nos eixos, não é fácil, ainda mais com tantos “capatazes” contrários ao progresso. Creio que não devemos defender siglas, mas o desenvolvimento de nosso estado, de nossa região. Esse Grampinho aí, além de incompetente carrega a marca da empáfia. O avô providenciou dinheiro pros netos, mas se ele fosse trabalhar, morreria de fome… É possível que nem escrever saiba, pois título de bacharel em Direito também está à venda!

  26. O que as pessoas não devem esquecer é que ACM (gostei de quando político fica mofado vira sigla)governou a Bahia por quase cinquenta anos. Sim, ele fez coisas na Bahia, também se não fizesse…Inclusive congelou a Educação enquanto punha o patrimônio da família nos píncaros…

    Esse Grampinho aí, além de incompetente carrega a marca da empáfia. O avô providenciou dinheiro pros netos, mas se ele fosse trabalhar, morreria de fome… É possível que nem escrever saiba, pois título de bacharel em Direito também está à venda!

    Agora, para colocar nos eixos o que está torto não é fácil, ainda mais com tantos “capatazes” contrários ao progresso. Creio que não devemos defender siglas, mas o desenvolvimento de nosso estado, de nossa região. Alijar da política os lobos que pensam ser donos do povo.

  27. ESSE RAPAZ NÃO TEM LIMITE NA SUA ARROGANCIA, QUANDO ELE DISSE QUE DAVA UMA SURRA NO LULA QUE ERA O ATUAL PRESIDENTE DO BRASIL,E COM O ELEITO O QUE ELE É CAPAZ De FAZER? PERDEU MEU VOTO PRA SEMPRE…ESTE MODELO De POLITICO TEM QUE ACABAR..

  28. E aí Manuela. O que você me diz do ex-governador Arruda do Distrito Federal e cassado ter afirmado que deu dinheiro sujo para o garotinho ACM Neto? Comente!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *