Tempo de leitura: < 1 minuto
Marcel Leal: possível fim da edição impressa (Foto A Região).

Quem anuncia é o próprio Marcel Leal na coluna que assina, semanalmente, n´A Região: o principal veículo impresso do sul da Bahia pode seguir o exemplo do Jornal do Brasil e ficar só online. “Depois de quase 24 anos, é provável que neste ano a gente encerre de vez a edição impressa e fique só com a online”.

O empresário e jornalista disse que está difícil “manter os custos de um impresso em região onde empresários não valorizam independência”. É uma pena e , daqui, fica a torcida para que o cenário mude.

Pela redação do jornal itabunense passaram nomes como Daniel Thame, Luiz Conceição, Walmir Rosário, Maurício Maron, Rose Marie Galvão, Domingos Matos, Vera Rabelo e Ailton Silva, revelado pela publicação e ainda um dos editores do semanário.

As dificuldades financeiras do jornal vêm desde a segunda metade dos anos 90, quando sofreu perseguição econômica dos governos do estado e municipal (ACM, Paulo Souto e César Borges, no plano estadual, e Fernando Gomes, no municipal).

A Região é considerado símbolo de destemor e responsável por desvendar a fraude que mudou a história dos vestibulares da Uesc ao revelar que a quebra de sigilo das provas de 1995. De lá para cá, a universidade terceirizou o processo de formulação e aplicação do vestibular, mas há 16 anos é sempre realizado pela Consultec.

0 resposta

  1. jornal que diz que notícia é falar mal de todos, ninguem nunca presta pra esse jornalista, quer dizer, se for do PT… a questão é: só faz bater em todo mundo, nada que se faça de bom pelo prefeito ele da um mérito, sempre batendo, agora ta apanhando…

  2. Qual independencia!!!!!!!!!!!! seu pai foi ligado ao grupo carlista,Onde acupou por longos anos a superintendencia da SULBA.

    Depois partiu para oposições.

    O proprio Marcel nunca negou a ninquem que é ligado ao grupo de Geraldo Simões(ou será que alguem já viu alguma noticia negativa sobre o petista no seu jornal)?

  3. eu

    Qto ao primeiro comentario…

    É bom voce saber que o “A REGIAO” nao tem sigla partidaria inclusive sempre foi critico ferrenho de Lula e Dilma..

    Quem deve estar comemorando é a thurma de FG, AZEVEDO, MARIA ALICE e cia. ja que a maioria dos eleitores deles nao tem acesso a internet e vao ficar sem saber das sem vergonhices do governo municipal…

  4. Nosso povo não foi educado a ler. Veja aí. O carlismo, acm,borges,souto pelo meio.

    Quando efetivamento (aí todos os blogs, jornais, emissoras, sociedade) lançarem uma “chamada global para leitura” é que veremos jornais fortes.

    Mas que alguém possa ajudar. Os ex-funcionários, admiradores.

    É uma pena. PQ o governo do Estado não auxilia.

    PQ Wagner ou grupo dele não faz uma ajuda financeira? Contrata fortemente publicidade???????????????????????

    PQ, PQ????

    A “esquerda” está doente.

    Vamos esquerda, manda Wagner investir em publicidade para ajudar!!

  5. Independente?
    É uma “jornal” que expressa apenas os gostos do dono.
    Só isso.
    O erro dele foi pensar que todo mundo concorda com ele.
    Vi muita gente que lia religiosamente suas matérias dizer: Será que isto é verdade? Só conferindo com outras fontes. E descobriam que a maioria não passava de exageros pessoais do dono.

  6. Tudo isso faz parte da globalização, ou se aperfeicoa e se recicla ou perde espaço. Antes somente existia a REGIÃO e alguns gatos pingados,hoje tem varios meios de comunicação em nossa região inclusive na internet para o povo ler e fazer o seu juizo de valor.

  7. A saída de FG da política municipal criou dificuldades financeiras para o jornal.
    quem diria hein, que Marcel Leal iria sentir falta de FG, mesmo que falando mal pois só assim vendia jornal!

  8. Vários jornais, inclusive muitos de grande tradição internacional, estão fechando. SImplesmente, a concorrência com a internet é muito difícil.
    Em qualquer lugar.

  9. Assim faz quem fala demais, …!!!

    Critica tanto os outros, mas não tem criatividade nem espírito empreendedor bastante e suficiente para manter o jornal funcionando, …!!!

    Imprensa tendenciosa é assim mesmo, cedo ou tarde sucumbe, …!!!

    Onde estão os “aliados” numa hora dessas, …?!?!?!

    Tem gente aí, a exemplo de Deputados e candidatos a Prefeito, que poderiam “dar uma força”, retribuindo a propaganda gratuita feita pelo referido jornal, ao longo do tempo, …!!!

    Mas por enquanto, só estão dizendo uma coisa: “Toca o enterro”, …!!!

    Quem tem “amigos” como esses não precisa de inimigos, …!!!

    Tu viu, …?!?!?!

  10. Agora e Região representaram um marco na política local. Ambos com seus erros e acertos polarizaram opiniões e definiram a pauta de discussões numa região rica em fatos. Todavia, os tempos são outros… A notícia que realmente interessa vem em tempo real. Nisso o pimenta e seus asemelhados dão um verdadeiro show.
    É uma pena que ambos estejam com as “pernas bambas”, mas não se pode reduzir as razões apenas à saúde financeira. A linguagem interativa dos blogs é muito mais atraente.
    Marcel Oliveira e Adervan Leal, Geraldo Gomes e Fernando Simões, sempre estiveram juntos e misturados fazendo a cabeça da região. De qualquer forma fizeram história.

  11. SO POSSO DEMONSTRAR MEU PEZAR…
    EM UMA SOCIEDADE COMO A NOSSA COM VEICULOS DE MASSA TAO DUBIOS PERDER UMA VISAO DIAGONAL E “ANTI-MARE” SERA TRISTE.

    MORRE ASSIM MAIS UM PEDAÇO DA DEMOCRACIA.
    EM BREVE , NAO SE SURPREENDAM NOSSA CF88 SOFRERA “MUDANÇAS” .

  12. Uma explicação necessária: não temos problema em vender jornal nas bancas, a edição vende toda.

    O problema é que o valor do jornal nas bancas só paga 10% dos custos. O resto tem que vir de publicidade. É assim com qualquer jornal, mesmo com os que cobram pelos classificados.

    Proposta de “ajuda” recebemos muitas, mas todas de políticos corruptos ou quem exigem “fidelidade total” (só falar bem, nunca falar mal, esconder as denúncias).

    Isso nós nunca fizemos nem faremos. Preferimos fechar.

  13. Não gosto da linha do A Região. Acho-a rancorosa,prepotente, perseguidora, irrascível.É um julgamento pessoal, que se nunca foi publicado é porque na verdade, bastava-me não lê o referido samanário, exisitiam outros que traziam as mesmas notícias. E olhe que esse ranço vem de muitos anos, quase 20 anos para ser mais exato. Mesmo assim o respeitei, nunca induzi que alguém o deixasse de ler…( na minha profissão, isso seria viável, já que trabalho com produção de opinião, ensaísta e escritor. O Marcel,tenho-o na conta de pessoa integra, competente, batalhador.
    Independente da minha opinião,fechar uma publicação regional de tão bom alcance é o mesmo que fechar uma escola ou um hospital.Só temos que lamentar. Ainda o mesmo permanecendo eletronicamente, é uma grande perda para todos. Vamos brigar, vamos recorrer aos grandes grupos numa ação conjunta poderemos dar uma alavancada ao Jornal do velho Manoel Leal.

  14. Manuel leal ,meu amigo irmao,fez historia com ARegiao.Marival guedes erra muito em tentar denegrir a imagem do meu amigo. Manuel Leal é Manuel Leal.A Regiao vai fazer falta.A prova que geraldo simoes,jabes nao da dinheiro é seu fechamento.Estou triste porque a voz do povo de Leal vai se calar por falta de dinheiro.Agora a corrupcao vai rolar solta sem denuncias.O povo nao le noticia na internet.O cidadao com mais idade tambem nao.ARegiao foi o jornal mais combativo que ja tivemos.Tudo comecou com Leal e meu amigo Helio Polvora.Marcel bravamente continuou o trabalho do pai,sem apoio,sem dinheiro.Palmas para voce Marcel e sua familia.Voces sao herois.

  15. Mocinho, vc entrou em contradição!.. Vc sempre foi TOTALMENTE FIEL a Jabes Ribeiro e Geraldo Simões!.. Sempre falou bem, nunca falou mal e sempre escondeu as denúncias!!!

  16. Marcel,

    Por que antes de fechar não faz um teste??, aumenta o valor de Jornal A Região nas bancas, garanto que continuará vendendo, pois os seus fiéis leitores não deixarão de comprá-lo, não só por que estão acostumados a comprar o Jornal, mas, por saber que só encontrará nele matérias, denúncias que os outros jornais não publicam, por mêdo ou por que os envolvidos são seus fiéis clientes, como por exemplo a sua grande matéria/denúncia a respeito da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA X Provedor Renan Moreira X Plansul que virou um grande negócio de família, Marcel, pense bem antes de deixar de publicar o Jornal Impresso, aumete o vai aumentando o valor gradativamente nem que seja em 100% logo de início, faça um teste, eu mesmo não deixaria de compra o Jornal a Região pq ele custaria 3 ou 4 reais.

  17. Tem que acabar mesmo- a antiga maneira do pai dele não funciona mais- hoje existe outros meios de comunicação rápido e eficiente- extorquir políticos- e esperar até o final de semana para uma noticia- nãocombina- o que ele divulga todos já sabem-

    fim de linha Marcel

  18. Zelão diz: – Essa é a Itabuna do “já teve.”

    Concordando ou não com a linha editorial do Jornal A Região – porque nada, nem ninguém, podem agradar a todos – o anúncio do fim da sua circulação, deveria ser motivo de pesar e tristeza para nós itabunenses e porque não dizer de toda a Região Sul da Bahia.

    Acaba, mais um instrumento democrático em nossa terra. Morre mais um sonho dos que verdadeiramente ajudam a escrever nossa história. Sem apoio; cala-se mais uma voz (por certo não será a última), que defendia à sua maneira os interesses da população, mesmo quando desagradava aos que atentavam contra os interesses da maioria.

    Itabuna morre um pouco mais. Esse é apenas, mais um instantâneo fotográfico da nossa realidade, cuja história mostra que Itabuna é; ” a cidade do já teve.”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *