Tempo de leitura: 2 minutos
Marco auxiliará levantamento topográfico (Foto Clodoaldo Ribeiro).

Acabou a dúvida sobre os limites territoriais entre Ilhéus e Itabuna. Por volta das 16 horas desta segunda, uma equipe de técnicos localizou o marco oficial da Ilha dos Quiricós, que define com exatidão os limites entre os dois maiores municípios baianos na região do Makro e Atacadão.

A descoberta tem implicações econômico-financeiras para os dois municípios. E, por ele, os técnicos não têm mais dúvidas de que o Makro – além do Atacadão – está mesmo localizado em Ilhéus. Apenas cerca de 10% da loja, por esta descoberta, estaria em solo itabunense, segundo o chefe de Gabinete da prefeitura de Ilhéus, o memorialista José Nazal Soub.

Amanhã, às 8h30min, técnicos das prefeituras de Ilhéus e de Itabuna se encontram em frente ao Atacadão, no quilômetro 24 da rodovia Ilhéus-Itabuna, para oficializar a descoberta. José Nazal diz que o governo ilheense optou por um comportamento de equilíbrio, criando as condições para que a justiça fosse feita e sem traumas. “O tempo todo a administração defendeu a legalidade, sem privilégio para um ou para outro”, diz.

Quem descobriu o marco, uma coluna de aproximadamente 3 metros de fundura, foi o secretário de Serviços Públicos, Carlos Freitas. “Justiça seja feita a ele”, diz o sorridente chefe de gabinete, José Nazal. Sem o marco reencontrado hoje, a definição sobre onde começaria o território de Itabuna e onde terminaria o de Ilhéus duraria mais seis meses, segundo previsão da Secretaria Estadual de Planejamento.

Freitas, "o descobridor", sobre o marco da Ilha (Foto Clodoaldo Ribeiro).

0 resposta

  1. Carlinhos tem ATITUDE,que poucos tem,enquantos uns fazem fofoca ele trabalhar.Ficou sabendo que eu sabia veio em busca.
    Parabens Carlinhos.
    OBS. O PIMENTA SABIA QUE EU SABIA, POIS EU JA FALEI AQUI.
    Emanoel Alves

  2. Parabéns ao bandeirante Carlos Freitas que desbravou mata a dentro em busca do famoso marco.Depois deste feito heróico, até que ele merece uma estátua tendo como pedestal o próprio marco.

  3. Coisa boa!
    Quem manda os políticos de Itabuna não terem consciência de suas atribuições? A prova de que estão nem aí para o progresso de Itabuna é esta. Prova de que só pensam naquilo… Ou seja, em como carrear dindim pros bolsos.

  4. Pronto, falta agora só encontrar UMA OBRA RELEVANTE NA CIDADE, UM PROJETO EM PRÁTICA DE ALGUM VEREADOR E ALGUM SECRETÁRIO COM SALÁRIOS ATRASADOS.

  5. Depois desta ficou definitivamente provado que Carlinhos Freitas é o mais marcante Secretário de Newton, e a foto que registra o achamento do marco, passa a ser um ícone dos novos tempos que virão.
    Carlinhos para Prefeito de Ilhéus.

    Ilhéense

  6. Colocaram essa pedra ai, que horas. antes de descobrir??? eu sei que Ilhéus é do Salobrinho em diante. daqui a pouco vão dizer que a J.S Pinheiro pertence a Itapé ou Ibicaraí.

  7. Meus amigos:

    Este negócio está parecendo armação de Newton e Nazal.
    Parece que faz parte de um plano, até bem elaborado, para fazer de Carlinhos o sucessor de Newton.
    Observem que Carlinhos está de manga comprida, calça bem arrumadinha e não tem jeito de quem entrou no mato para procurar marco.
    Foi tudo armado.

    Ilhéense I

  8. Quanta abobrinha junta!
    Primeiro: Porque o secretário não encontrou o marco quando a SEI fez o levantamento cartográfico de todo o estado?

    Segundo: Quem parabeniza o secretário e o coloca como novo prefeito não tem visto o caos que está a cidade de Ilhéus.

    Terceiro: A discussão é simplesmente mesquinha, duas “provìncias” que ficam disputando dois empreendimentos pontuais. Ilhéus e Itabuna precisam ir além da mesquinharia, precisam pensar juntas como efetivar de fato a região metropolitana Ilhéus-Itabuna. Em breve Ilhéus e Itabuna serão cidades conurbadas. Alguns até já as consideram.
    Parece briga de vizinho idiota que não leva a lugar nenhum.

  9. Eu tambem já sabia que o Carlinhos é o mais novo Bandeirante desta expedição. Quero voçê descubra agora porque a energia do
    Km. 23,5 Lot. Práia de Ilhéus – cai tanto – confiamos em voçê e seu prestigio.

  10. É impressionante a rapidez em desvendar o marco divisor das cidadee Ilhéus/Itabuna, os mais igênuos imaginam que eles estão disputando o pátrio regional, sabemos que após a construção dos empreedimentos Macro/Atacadão, a palavra de ordem é arrecadar em demasia, sem devolver aos contribuinte o que realmente lhes é devido; e isso fica evidente, quando os governates não procuram debater e solucionar o altissimo risco do entroncamento naqeuela rodovia, inclusive já aconteceram diversos acidentes após a inauguração das duas casas comerciais. Não pensaram em construir passarelas para pedestres, colocar semáfaros, ou redutor eletrônico de velocidade, infelizmente esse pessoal da prefeitura estão pensando em sugar até a última gota dos impostos, inclusive da indústria de multas dos pardais até o dia 31/12/2012 quando serão obrigados a entregar a carcaça, portanto, vejo o cidadão ilheense e itabunense cada vez mais afastado desta discussão, que em outroura (decada 60, 70 e 80)teria uma repercursão muito elevado no seio da socidade da região cacaueira. Isto demonstra o descrédito e abnegação do povo grapiuna pelos politicos e suas politicas.

  11. Zelão diz: – “Indiana Freitas,” derrota os piratas do “Capitão Zé.”

    O “bravo” Carlos Freitas, armado com as armas do sentimento de amor a Ilhéus, embrenhou-se nas matas; atravessou rios e redescobriu o valioso tesouro escondido sob o Marco Divisório dos limites dos municípios de Ilhéus e Itabuna.

    Com a descoberta, Carlos Freitas (o Indiana Jones de Ilhéus), derrotou a sanha gananciosa do bando dos “piratas da perna de pau, “liderados pelo famigerado “Capitão Zé.” Vitória da competência, contra a incompetência.

  12. Esse tipo de coisa só podia vim de Itabuna mesmo. Que cidadezinha invejosa, já levou a água de Ilhéus, o próximo passo deles e dizer que a praia do sul também é deles. Kkk vão trabalhar cambadas de invejosos para tirar o dinheiro do sustento de vocês da sua própria terra, não fique ai querendo tirar proveito do que não pertence a vocês.

  13. Desculpe não quis ofender a povo de Itabuna mais aos políticos que invés de ficar preocupado com tanta besteira poderia se preocupara com o desenvolvimento da cidade deles.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *