Tempo de leitura: 4 minutos

O PCdoB itabunense quer fechar 2011 com o dobro de filiados e nesta sexta-feira (25) promoveu uma reunião com pré-candidatos a vereador já para definir plano de ação visando a disputa de 2012.

O partido definiu que não pensa em ser coadjuvante do processo eleitoral itabunense e quer a cabeça-de-chapa no arranjo de legendas oposicionistas. Falta definir “o nome” para a disputa. E possui três: Wenceslau Júnior, Luís Sena e Davidson Magalhães.

Vereador e presidente do PCdoB itabunense, Wenceslau conversou ao final desta manhã com o PIMENTA. E falou dos projetos do partido, como a legenda definirá o nome a prefeito e também fez avaliação do governo municipal.

A avaliação surpreende não pelo conteúdo, mas pelos adjetivos: ” Capitão Azevedo fracassou. É uma continuidade mal-amanhada de Fernando Gomes”, diz.

Noutro trecho, Wenceslau afirma que o prefeito agiu com covardia ao não entrar com processo de improbidade contra o ex-prefeito e, assim, tirar o município do cadastro de inadimplentes (Cauc).

Confira a entrevista.

A reunião desta manhã é já com foco também na disputa pela prefeitura em 2012?
O PCdoB reafirmou na reunião com os pré-candidatos que o PCdoB terá candidato a prefeito. Há unidade no partido em torno dessa proposta e a necessidade de ousar e apresentar projeto para Itabuna. Este projeto será construído com a comunidade, e não por marqueteiros.

E qual a estratégia do PCdoB para se viabilizar na disputa à sucessão?
Vamos dobrar o número de filiados até o final deste ano. Estamos preparando o partido para a batalha de 2012.

Davidson não esteve por aqui na tradicional procissão de São José e também falta a esta reunião de hoje. A ausência sinaliza algo para 2012?
Ele não esteve por causa da reunião do comitê central do PCdoB e esse processo de saída do [deputado federal] Edson Pimenta. Mas Davidson estará aqui no dia 2, quando faremos uma grande festa de aniversário do partido, na AABB.

Sendo mais direto, o partido já definiu qual será o nome da legenda na disputa?
Essa decisão sairá até o final deste ano, início de 2012.

Quais serão os critérios para definir o nome do PCdoB a prefeito de Itabuna?
O que vai contar é a viabilidade, capacidade de aglutinar. Vamos analisar as pesquisas, ver quem tem maior aceitação e, também, menor rejeição. Outro ponto será ver, ao final do processo, quem possui maior capacidade de atrair mais partidos em torno do projeto, se o companheiro Sena, Wenceslau ou Davidson.

Azevedo fracassou. O projeto não deu certo. É uma continuidade mal-amanhada de Fernando Gomes.

O PCdoB se lança na sucessão pela ambição de crescer ou por que discorda do governo local?
A avaliação nossa é que Capitão Azevedo fracassou. Por mais que se consiga alguma coisa agora, o projeto não deu certo. É uma continuidade mal-amanhada de Fernando Gomes. Há uma necessidade de novo modelo de gestão para Itabuna.

Se existem críticas ao senhor, algumas derivam mesmo das suas ligações com a gestão de Azevedo.
Existiram algumas pessoas que estavam no governo e me ajudaram, de fato, na campanha a deputado estadual, como o ex-secretário Gilson Nascimento. A gente não rejeita apoio. Mas existia um momento em que se podia dialogar e não podemos ser oposição por oposição.

E como se explica essa aproximação?
A aproximação ocorreu também como uma orientação do governo estadual. [Jaques] Wagner buscava o apoio eleitoral de Azevedo no ano passado. Havia um interesse em se aproximar. Mas digo que se Azevedo não veio, a estratégia valeu em 50%, porque se neutralizou a máquina [municipal].

O governo tem que limpar o nome da cidade e ter uma ótima equipe para elaborar projetos, captar recursos.

O senhor fala em construção de propostas, mas quais seriam os caminhos para mudar o quadro?
Pessoalmente, vejo que Itabuna tem dificuldades de captar recursos por problemas na prestação de contas de convênios, recursos. Nós batalhamos para que Itabuna tivesse o projeto Segundo Tempo. E por quê não teve? A cidade tem 13 tipos de pendências no Cauc (Cadastro Único de Convênio), inadimplente. O governo tem que limpar o nome da cidade e ter uma ótima equipe para elaborar projetos, captar recursos na União, Estado e organismos internacionais. Não temos isso hoje.

Como torná-lo adimplente?
Olha, se houvesse maior cuidado e rigidez na aplicação dos recursos nós não teríamos esse problema. Se tivesse esse cuidado, evitava o caos que vivemos na saúde. Evitava, por exemplo, tirar recursos que eram da dengue e fabricam nota para servir a interesses de outras áreas.

Azevedo teria que entrar com ação de improbidade administrativa contra Fernando, mas a covardia o impediu.

Quanto a Itabuna, é algo difícil de resolver?
Acho que não foi ainda solucionado por covardia de Azevedo. Ele teria, por exemplo, que entrar com ação por improbidade administrativa contra Fernando [Gomes, ex-prefeito], mas a covardia o impediu. Não importa, sendo Fernando ou qualquer outro gestor, tem que se fazer o correto.

E quais seriam essas pendências?
Se o município faz prestação de contas dos convênios ou não presta contas, já vai para o Cauc. Por quê Vitória da Conquista teve um boom de crescimento com a gestão de José Raimundo? Ele correu atrás, limpou o nome da cidade, tirou a cidade do Cauc e montou uma equipe para elaborar projetos, captar recursos. Veja o caso de Itabuna. O nosso plano diretor tem três anos e já caducou. Foi feito num momento em que Ferrovia, Porto Sul e outros investimentos ainda não tinham saído do papel.

0 resposta

  1. O Antigo Filme volta com toda a força… Olha quem está falando … políticos são iguais até no mesmo endereço só não dividem as mulheres ..

  2. Nós esperamos, Wenceslau Júnior, seja quem for o prefeito eleito em 2012, que não tenha mais essa continuidade mal-amanhada.

    Porque VOCÊ como vereador dessa cidade contribuiu para essa péssima administração, pois ninguém viu um ATO da câmara a favor da cidade ou da população. Isso contando com TODOS os vereadores, seja situação, seja oposição….isso se houve oposição…

    A pior ignorância, burrice vai ser esse “racha” entre o PT e PC do B, isso vai contribuir para um eventual fortalecimento do candidato do PMDB.

    Essa ganância pelo poder, vai acabar deixando Itabuna mais 4 anos no caos, abandono e total desgraça!!!

  3. Wenceslau é bom nome, assim como aqueles que o cercam, não sou simpatizante do partido nem suas idéias( ou o que há por trás destas)mas aqui em Itabuna-Bahia, isso de partido e ideologia já não importam tanto quanto a urgência de se fazer uma cidade melhor.Basta saber se o resto do partido vai “oPTar”
    por isso.

  4. Azevedo vive dizendo que a saúde do Brasil inteiro está ruim, mas nós não podemos justificar um erro pelo outro, cabe cada administrador de cidade resolver suas pendências e não ficar jogando a culpa nos outros.Cada um tem sua própria responsabilidade.Azevedo poderia ter mudadado muito bem essa fama de dar continuidade de gestão anterior(de Fernando Gomes),mas preferiu o marasmo e o caos.

  5. Wenceslau, vc jamais será o prefeito de Itabuna. É arrogante, prepotente, antipático e muito metido. Nem vereador vc é, pois passa maior parte do seu tempo dando aulas em Vitória da Conquista. VÁ DE RETRO!!! Melhores que vc, nós estamos dispensando. Comunista de mentirinha.

  6. Eu não voto é em Geraldo e Jussara….se for pra deixar essa merda que tá hoje, eu voto,….Geraldo = Joaquim Roriz Jussara = Weslian Roriz, ou seja querem controlar , mandar , impor , e fazer com que todo os itabunenses aceitem o mandatário da família. NO MEU VOTO MANDO EU , enquanto houver esses interesses eu voto na imundice que tá hje, de desgosto.
    Chega desa gente, itabuna quer dignidade e respeito , e um gestor com ficha limpa e justo com a cidade.

    obs: estou aguardando a política pra tomar minha decisão… e que o pc do b não se acovarde, ponha a cara na rua.

  7. WENCESLAU AO LER ESSA MATÉRIA,EU VIAJEI NA SUA VOZ,PÓS LEMBREI MUITO BEM DELA,O AR DE ARROGANCIA,AUTORITARISMO,DONO DO MUNDO,SÓ VC QUE É O CERTO,MAS COMO NA DISPUTA CITA-SE O NOME DE LUIS SENA,TALVÉS O PC do B VÁ PRA ONDE, AINDA NÃO ESTÁ DEFINIDO,POR QUE SE FOR PELA SUA SIMPATIA NÃO VAI …ESPERO QUE VC COM TODA SUA GARRA,QUE DAR ATÉ PRA SENTIR EM LÊ CONSIGA CONCERTAR ITABUNA E SE POSSIVEL O MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!POR QUE TODAS AS FALAS DE POLITICO SÃO A MESMA,SÃO DISCURSOS PRONTO ATÉ MESMO DECOREBA,OUVIR DO QUE ESTÁ E DE MUITOS OUTROS O INTERESS DO POVO EM PRIMEIRO LUGAR MAS QUANDO ESTÁ NO PODER NADA FAZ E NÓS POVÃO FICAMOS assim pra vcs pequenos e sem forças.

  8. Segundo informações do blogger Políticos do Sul da Bahia, vendo a entrevista de Renato Costa, já existe a possibilidade de ser costurada uma aliança entre O PMDB e o PT para 2012.
    Wenceslau, Geraldo Coroné não é besta, sabendo que o PC do B pode pular fora, já começou a namorar o PMDB…Abre o olho Wenceslau !

  9. A maioria dos comentarios acima deizendo que vão votar no PC do B sao tudo Fernandistas/Azedistas querendo ver o circo pegar fogo com o PT e PC do B e eles ficarem mais 4 anos na prefeitura…

    Eu particularmente vou votar em quem estiver mais forte ou PT ou PC do B pra tentar evitar a continuidade desse desgoverno…

    Outra coisa o partido tem que ir de SENA pois Wenceslau esta sendo um vereador muito fraco…

  10. ….e, enquanto isso, Fernando Gomes, se prepara para voltar. A Esquerda de Itabuna é Burra !
    Não vai para lugar nenhum.
    E por isso que Fernando Gomes volta sempre. Aqui todo mundo quer comer. Vixe !

  11. Se acovardar o Pcdob não vai, desde quando não se encoraja de defender o povo, então segue apoiando todos os atos do prefeito em troca de favores de seus apaniguados. Como Wenceslau mesmo disse que recebeu ajuda do sargento Gilson, então o que prevalece é a troca de favores, não a necessidade de ética, de confiança da população para representá-la.

    Com eles vão continuar os mesmos, nos mesmos cargos “de confiança”, fazendo as mesmas espertezas, pois são farinha do mesmo saco… Mais quatro anos de verbas dissolvidas entre os mesmos…

  12. Só poderia ser uma leidikeiti para falar essa asneira o PC do B nunca teve e nem tem cargos nesse desgoverno de Azevedo, para falar isso so pode ser do PT do coroné Geraldo ambisioso quer sempre impor a sua vontade colocando sua mulher para candidatura. O PC do B tem que colocar o bloco na rua sim Itabuna esta precisando de gente nova governando essa cidade e acabar um esse ping pong.

  13. Isso, mesmo o que o nobre vereador fez em prol do povo? Nada, somente este blá,blá,pré eleitoral,ações concretas Deus me livre!

  14. Wenceslau é mesmo cara de pau, não foi vc que falou que teve ajuda da administração?qual é mesmo o seu projeto, é para o coletivo ou pessoal? Não esqueça que a população não vai se deixar enganar por você e nem por nenhum vereador que em momento algum nos representou ou foi porta-voz de nós sem mandatos, mas saiba que temos a decisão de dar NÃO para todos vocês que nos trairam.

  15. Essa é muito boa. Quem contribuiu para esse desastre lá na camara pode falar alguma coisa de ruim??? mais que tanta cara de pau é essa, e é por isso que uma coisa é falar, bla, bla, bla, ter uma cabeça no passado e outra é na hora de demonstrar diferença ser IGUAL. Não pode falar de Azevedin quem permitiu tbm tudo ISSO.

  16. Cenário das eleições de 2012:

    PMDB: Ubaldo Dantas/Fernando Gomes/jOÃO xAVIER
    DEM: AZEVEDO (JOELMA/SOLDADO DINHEIRO/ENROLEMBERG)
    PT: JUSSARA (GERALDO SIMÕES)
    PC do B: Wenceslau/Davison/Sena
    PPS: Leninha da Auto-Escola

    O CIRCO VAI PEGAR FOGO E COM A POSSÍVEL POLARIZAÇÃO DOS VOTOS, QUEM VAI SAIR NO LUCRO SERÁ infelizmente FERNANDO GOMES E TEREMOS MAIS 4 ANOS DE MISÉRIA…

    Esse racha entre o PT e o PC do B só vai ajudar Fernando Cuma e o próprio capetão Azedo (que não se re-elege por causa da rejeição que está!) Então que o PC do B se coligue com o PP e o PPS para ter forças para derrotar Fernando Gomes.

  17. Só O PIOR PARA ITABUNA para ver o contrário do que o próprio Wenceslau falou. Receber apoio de administração adversária é o quê? Quanto aos cargos, não é preciso apontar… Nem precisa ser PTista, basta querer O MELHOR PARA ITABUNA, para sentir que o melhor que se esperava demonstrou a tempo que “fez água”.

    Pobre Itabuna, o mal da única laranja podre no cesto pestiou tudo! Falta boa índole, caráter; quem os tem são barrados, pois quem manda é a força do dinheiro…

  18. O PC do B sem dúvidas será a melhor opção para Itabuna. O único partido que vive ativamente o dia a dia desta cidade, é o mais organizado e o único que possui três nomes para escolher democraticamente. Além disso tem capacidade de agregar outros partidos que estejam interessados em salvar Itabuna deste caos que tem vivido.

    O PT precisa entender que o Pc do B tem voz altiva e que não há nada demais em apoiá-lo, não apenas por retribuição as históricas alianças e expressivo engajamento da militância comunista, mas porque Geraldo e sua família para o povo estão desgastados por demais.

  19. Azevedo pode até ser uma copia de Fernando Gomes , mais este senho o Wenceslau não pode dizer nada, pois ele como vereador é uma verdadeira negação,imagine como prefeito? macaco não olha o rabo …

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *