Tempo de leitura: 3 minutos

Marco Wense

Quando Geraldo é questionado sobre essa inusitada e estranha aliança com o peemedebismo, diz que tem um bom relacionamento com Lúcio Vieira Lima, seu colega na Câmara Federal.

Se não fosse a provável candidatura própria do PCdoB na eleição de 2012, Geraldo Simões não estaria correndo atrás de uma coligação do PT com o PMDB.

Se o PCdoB desse um sinal positivo para os petistas, indicando novamente o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Juçara Feitosa, Geraldo evitaria uma aproximação com o partido do ex-ministro Geddel.

É bom lembrar que o PMDB de Itabuna, além do médico Renato Costa na presidência da legenda, tem o ex-prefeito Fernando Gomes de Oliveira como presidente de honra.

Renato, que já foi aliado de Geraldo, não cansa de dizer que o deputado é um “inadimplente da palavra”. O outro, que já comandou a prefeitura por quatro vezes, é inimigo pessoal do petista.

Quando Geraldo é questionado sobre essa inusitada e estranha aliança com o peemedebismo, diz que tem um bom relacionamento com Lúcio Vieira Lima, seu colega na Câmara Federal.

Lúcio Vieira, irmão de Geddel, é o presidente estadual do PMDB. Aquele que na última sucessão municipal chamou a então candidata Juçara Feitosa de “farofeira”.

Geraldo quer o PMDB longe do PCdoB. Os preciosos minutos que o partido tem no horário eleitoral são indispensáveis para qualquer candidatura.

Davidson Magalhães é o prefeiturável do PCdoB que mais preocupa o petista. O diretor-presidente da Bahiagás, além do bom discurso político e administrativo, é o mais próximo do PMDB e do PSDB.

Uma iminente coligação PCdoB/PSDB/PMDB, com Davidson Magalhães encabeçando a chapa majoritária, tem a simpatia de Renato Costa e do jornalista José Adervan, presidente do tucanato local.

Se a reeleição do Capitão Azevedo não decolar, o voto do azevismo – o chamado voto útil – vai para o candidato do PCdoB.

O Partido Comunista do Brasil pode atrair o PSB, PP, PR e o PDT. E mais: se a reeleição do Capitão Azevedo não decolar, o voto do azevismo – o chamado voto útil – vai para o candidato do PCdoB.

As pesquisas de intenções de voto, direcionadas para os três pretendentes do PCdoB, colocam Davidson na terceira posição. Luis Sena e Wenceslau Júnior estão tecnicamente empatados.

Mas a opinião de que Davidson Magalhães pode crescer mais do que Sena e Wenceslau durante o processo eleitoral, com a possibilidade de polarizar com um dos adversários, é quase unânime entre os analistas políticos.

Petistas e comunistas já defendem um acordo entre os partidos. O fim do instituto da reeleição é quase certo para 2016. A legenda que lançasse o prefeiturável de 2012 apoiaria o candidato do outro partido na sucessão de 2016.

O problema é que entre o PT e o PCdoB existe uma histórica, enraizada e recíproca desconfiança. É como se o dono do galinheiro deixasse uma faminta raposa tomando conta das suas galinhas.

O PT e o PCdoB só se juntam pela conveniência eleitoral, por medo de perder as benesses inerentes ao poder. A sobrevivência política fala mais alto. O resto é blablablá. Conversa oca. Conversa fiada.

Se um chegar ao poder sem a ajuda do outro, coitado de quem ficar de fora. O massacre é inevitável.

Marco Wense é articulista da Contudo.

0 resposta

  1. Que pena! Geraldo virou um “CUMA”. Se mostra preocupado apenas com os seus interesses. Isso é política de verdade… e pro eleitor, nada.
    Já foi uma vergonha esse AZEVEDO “cagão”, ter “papado” a eleição passada e se votarem nele de novo, pronto! Itabuna vai cair em desgraças.
    Mas como diz o nobre Tiririca “Pior do que tá, não fica!”

  2. Que pena que Itabuna nunca vai deixar de ser um interiorzão e nunca um polo da região.Esta cidade é uma vergonha com estes politicos que ela produz,qdo a região pensa que vai melhorar o povo de Itabuna coloca um pior.Nunca vi na Bahia uma cidade com tanto potencial e não sai desta merda,mal urbanizada,suja,sem opção pra nada,e agora com indice absudo de assasinatos a jovem,tudo por causa de uma politica que não dá opção pros jovens que terminam indo pra Drogas.

  3. Tomara que o G.S. e a gandaia dele levem outra sapecada para ficar mais quatro anos longe de Itabuna, …!!!

    Tomara que o Cuma também não volte mais à política, …!!!

    Renovação já, …!!!

    Qualquer coisa, menos esses dois, …!!!

    Abaixo a Diarquia, …!!!

  4. É fato que o pessoal do PCdoB tá mais pra Hiena do que pra raposa. Esta gosta de roubar galinha. A hiena gosta de restos, podres ou não.

  5. coitado de nossa cidade,não merece a confiança desses mercenários,minha pedinha sempre enganando os aliados quando ganha vira um rolo compressor!!pisando em tudo e em todos!!!!chega pedinha solta as tetas…..

  6. Concordo com HELRY. Itabuna tornou-se uma cidade “nada”. Nada de saúde, nada de urbanização, nada de limpeza, nada de opção.
    Quer dizer, nada pra gente. Mas tudo, pra eles.
    Fica claro de aqui não tem homem do saco roxo!
    Queria até me candidatar, mas tenho medo de ser liquidificado pelos ratos opositores.

  7. Concordo com Marco Wense…E vou mais além

    O “dono” do PT de Itabuna, o coroné Geraldo Simões como é um arrogante e não tem humildade para conversar com o PC do B, já está ensaiando uma “paquera” com o PMDB local.
    As chances de o PC do B se coligar com o PMDB para as eleições de 2012 são maiores do que a aliança PT-PMDB, tendo em vista que no PMDB existe um grande desafeto do coroné Geraldo Simões que é o ex-prefeito Fernando Gomes. É possível uma grande aliança: (PMDB,Pc do B,PSDB,PPS,PP) tendo Davison(Prefeito) e a esposa de Fernando Gomes(Vice) porque todos sabem que Fernando Gomes está inelegível!

    Do outro lado: Azevedo(DEM) e Jussara (PT)

    Serão 3 coligação para as eleições de 2012, podem apostar!

  8. WENSE, quem sabe não chegou a sua hora?! Não o conheço pessoalmente, mas pelo que você escreve. Deve saber como solucionar os nossos problemas e governar Itabuna pro bem do seu povo.
    Se lançar, tô contigo!

  9. OU GERALDO ESTA DOIDO OU DESESPERADO, FALAR EM COLIGAÇÃO COM O PMDB ONDE TODOS OS SEUS DESAFETOS SE ANINHAM, SÓ PODE SER PIRAÇÃO. SERÁ MUITO LINDO, VER GERALDO, F.CUMA, RENATO COSTA, XAVIER, JUÇARA, MA.ALICE, AZEVEDO E ETC.. TODOS NO MESMO PALANQUE. QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE NÓS.

  10. 1 -DAVIDSON MAGALHAES não é candidato, ele só colocou o nome para depois apoiar Wenceslau e deixa Luis Sena vendo o navio.
    2 – PMDB E PT JUNTOS: Geraldo não besta…ele sabe que essa união não existe, esse é famoso ganhando tempo, para conseguir um vice de outro partido.
    3 – João Xavier – primeiro tem que cuidar dos “vicios”, DIZEM: alguem ja viu ” jogador de cartas” ter futuro?.
    4 – Fernando não é candidato, a jogada do PMDB é a chapa RENATO/UBALDO com apoio de Fernando Gomes.
    5 – Acredito também uma chapa puro sangue do PC do B. ( wenceslau e Luis Sena).
    6 – Azevedo vai conseguir levar a tal da Leninha auto-escola para ser sua Vice, deixando vieira sem a cadeira.
    7 – O Vice de Juçara pode ser um medico.
    8 – O PP será o novo abrigo de Azevedo, deixando roberto barbosa sem espaço e sem legenda.
    9 – Vane deve ir para o PRB como candidato a prefeito, com dificuldade para conseguir um vice, podendo ser o pastor francisco.

  11. Azevedo não tem voto. Foi eleito com os votos do grupo de Fernando.Grupo que Azevedo traiu.As pessoas que estão do lado de Azevedo não são conhecidas, não tem votos. Em 2012 Azevedo não vai ter voto nem para se eleger sindico de predio.

  12. Zelão diz: – Nuvens negras pairam no céu!

    “Acreditando que a política é como as nuvens que mudam de lugar, diríamos então, que sobre o céu da política itabunense, no que se refere a uma possível união do PT com o PMDB, existe “nuvens negras de tempestade,” preste a desabar.

    Sem as presenças de Fernando Gomes, Renato Costa, Ubaldo Dantas, João Xavier e Fernando Vita, o PMDB hoje enfraquecido seria um pouco mais do que nada. Difícil é supor, que qualquer uma dessas figuras que fazem parte do PMDB, aceite ao menos tentar “dissipar as nuvens negras,” que cobrem o céu das relações com Geraldo Simões e o PT.

  13. Não vai dar nem Geraldo, nem Fernando. Nem Pc do B e nem Azevedo. Voces estão se esquecendo de Leninha da autoescola. Nem conheço esta senhora, mas só ouço falar bem dela. Ela tem serviços prestados, conhece os problemas de Itabuna e tem um carisma enorme com a população de baixa renda… sou representante e em todo canto que ando vejo citando o nome dela. O Sr. Wense peca muito como comentarista político em persistir falar somente na turma de Geraldo ou do Pc do B e se esquece de ir para os bairros ouvir realmente o que a massa pensa… Falam muito que não querem nem um nem outro. E já que estão querendo algo novo, então já temos esta opção: Leninha da autoescola. Podem apostar, Leninha vem aí !!

  14. O cenário político de Itabuna, a cada dia vem se mostrando indeciso, rejeição mito alta de Azevedo, Fernando Gomes e Geraldo Simões Ficha suja, juçara Feitosa sem carisma, querendo que o ex-presidente venha elegê-la como o fez com Dilma, Renato e Ubaldo sem carisma político, não vou entrar no mérito administrativo e realizações de obras destacáveis, que são de grande peso, acredito que até dezembro deste ano teremos surpresas.
    Azevedo poderá crescer ou cair mais, até mesmo o surgimento de um novo nome: Coronel Santana, Augusto Castro, etc…

  15. Fernando CUMA está blefando, pois ele sabe que não pode ser mais candidato. E também tem muita rejeição apesar de ainda ter um reduto grande de votos por aqui.

    Geraldo vai atirar pra tudo quanto é lado em busca de um VICE de peso para sua esposa Jussara Feitosa. Pc do B está ficando distante, o PMDB(incerteza) daqui uns dias Geraldo vai “elogiar” Roberto Minas Aço do PP em busca de apoio…Enfim o PT pode acabar com poucos apoios para 2012.

    Leninha da autoescola apesar de ser boa pessoa, facilmente será engulida ou pelo grupo de Renato Costa PMDB ou por Geraldo PT em troca da Secretaria de Trânsito. Dizem as más linguas que Azevedo já teria feito esta proposta a mesma…

    O Pc do B deve ir de Wenceslau, até porque é o nome que está mais fresco na memória e teve boa votação para deputado. Mas aos 45 do 2º tempo deve apoiar o PT.

    Azevedo está morto politicamente, tiveram que chamar as pressas Maria Alice pra tentar reverter seu alto índice de rejeição na cidade. A esperança dele é a volta da plena para poder investir em sua campanha para 2012. Além do que, quem ajudou a eleger Azevedo foi a militância de Fernando CUMA e que hoje 80 % está fora de lá.

    Vane, ainda não se definiu se vai para o PRB

    O PMDB deve ir com Ubaldo Dantas para Prefeito

  16. Não esqueçam, na política a ordem dos caciques indicam os candidatos dos partidos e, a decisão soberana do povo indica o vencedor. Por enquanto, sentimos um vazio que deverá ser preenchido por “um projeto novo” e neste aspecto, o povo estará atento para analisar quem apresentará esta proposta.

  17. Em todos os comentários o que se viu foi a total descrença nos politicos da nossa ex-progressista região.Um roubinho daqui, uma maracutaia dacolá um acertinho alí e na verdade todos enriqueceram de forma absurdamente farta e constante.O que será das gerações que estão vivenciando este total desmando?Já pararam pra pensar que essa criminalidade que nos assola não é em parte pela sujeira praticada pelos nossos mandatários e que em l00% dos casos não dá em nenhuma punição?Os aloprados estão com exelentes cargos na esfera federal do pais.Mas nós temos uma saida,usar a melhor e mais poderosa arma de que dispomos “O VOTO ” .Digam não ao passado,vamos arriscar mais ,exigir mais ,denunciar mais ,pra que politicos como estes que temos,no afã de se elegerem,não cometam mais crimes de lesa patria como foi a vassoura de bruxa,e que não deu em nenhuma prisão. Não vamos mais deixar que isso se repita diga “NÃO”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *