Tempo de leitura: 2 minutos
Escola onde alunos ameaçaram professor.

A ameaça que dois alunos da Escola Lourival Oliveira Soares, em Ferradas, fizeram a um professor da área de Língua Portuguesa será discutida amanhã, às 10h, numa audiência da vítima com o secretário municipal de Educação, Gustavo Lisboa.

O professor ainda não havia decidido se dará aula na escola nesta quinta (14) e revela preocupação com a reincidência de ameaças e agressões a educadores em salas de aula em Itabuna. “Só vou dar aula se houver garantia da Ronda Escolar”, disse ao PIMENTA, há pouco.

Os alunos têm entre 15 e 17 anos e fizeram ameaças ao professor ainda em sala de aula, ontem à noite, quando este anunciou que iria à direção da escola. “Não viu o que aconteceu com o cara, não? Você vai perder a vida”, disse a dupla, numa referência à tragédia na Escola Tasso da Silveira, em Realengo, Rio de Janeiro.

O professor lembrou, ainda ali, que “o cara” (Wellington Menezes de Oliveira) acabou morto. Os alunos emendaram: “Você vai sobrar”. Ainda durante o tenso diálogo, um deles disse que era parente do líder do tráfico no bairro Nova Esperança.

Lisboa: monitoramento nas escolas.

Depois que a vice-diretora da escola esteve na sala e decidiu suspendê-los, os alunos aguardaram o professor na porta da escola, já acompanhados de um suposto traficante. Foi quando também fizeram ameaças em relação ao carro do docente, estacionado na frente da Lourival Oliveira Soares. A escola tem apenas um guarda municipal, que atua como porteiro. Os alunos pertencem a uma classe de aceleração onde cursam o equivalente às 7ª e 8ª séries em um ano.

Hoje, a Secretaria de Educação de Itabuna garantiu ao educador que a Guarda Municipal armada estará no colégio. Nenhuma entidade sindical do magistério ainda se posicionou, publicamente, sobre o caso nem a onda de violência nas escolas. O caso está sendo acompanhado agora pela Secretaria de Educação e também será levado ao Ministério Público Estadual.

Nesta quinta, o secretário Gustavo Lisboa divulgou que pretende concluir em dezembro a instalação de sistemas de monitoramento nas 112 escolas da rede de ensino. O sistema estará gerenciado pela Guarda Municipal. A partir do momento que ocorre algum incidente numa escola, basta acionar o alarme para que equipe da guarda se desloque para atender a ocorrência.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *