Tempo de leitura: 2 minutos

Medalhistas Luciana e Camila lideram ranking nacional, mas falta de patrocínio pode deixar a dupla de fora do circuito europeu (Foto Pimenta).

Duas atletas baianas que lideram o ranking nacional da canoagem de velocidade ainda não sabem se vão disputar a Copa do Mundo e o Mundial. As duas competições serão disputadas, respectivamente, em maio (Alemanha, Polônia e República Tcheca) e agost (Hungria).

O motivo da incerteza é aquele velho conhecido de todos os esportes de base no país, a falta de patrocínio. Luciana Costa, 32, e Camila Lima, 24, são de Ubaitaba, no sul da Bahia, ainda não perderam a esperança. E não é só apenas participar, mas brigar pelas melhores colocações. No ano passado, elas retornaram com várias medalhas num esporte em que os europeus dominam e as baianas mandam ver.

Competindo em dupla (C2), Luciana e Camila faturaram medalha de bronze em Poznan (Polônia), em agosto passado, na Copa do Mundo. Luciana também competiu no individual (C1) e faturou duas medalhas de ouro na Regata Internacional de Monlong, na França.

Elas competem tanto no individual como em dupla nas distâncias de 200, 500 e 100 metros. As meninas de Ubaitaba trouxeram medalhas ainda ns etapa da Copa do Mundo na Alemanha e ainda fizeram bonito no Sul-Americano disputado em La Plata, na Argentina, onde faturaram o primeiro lugar nas baterias disputadas.

Luciana Costa diz que a dupla está preparada para manter as medalhas e disputar títulos nas etapas da Copa do Mundo e, ainda, no Mundial. “Podemos brigar de igual para igual com as europeias”, entusiasma-se. No ano passado, as meninas estiveram em todas as finais. Não à toa, exibem a vasta quantidade de medalhas na foto acima.

Para Camila Lima, será uma pena ficar de fora, caso não pinte patrocínio. “Seria duro não disputar as duas competições, sabendo que poderemos estar entre as melhores pelos resultados alcançados”.

A dupla ainda tem esperança de contar com patrocínio governamental e da iniciativa privada para disputar as competições na Europa. Os olhos da dupla marejam ao falar da possibilidade, principalmente quando lembram que o C2 será incluído entre as categorias olímpicas em 2016, no Rio de Janeiro, e no próximo ano deve estar entre as de demonstração, em Londres.

As empresas interessadas em patrocinar as duas atletas podem entrar em contato por telefone – (73) 8162-0232 e 8146-880 – ou email: lucianakayak@yahoo.com.br e camilacanoa@bol.com.br. Enquanto não rolam os patrocínios para as competições na Europa, elas estudam Educação Física. Estão no 5º semestre do curso na Unime-Itabuna. A faculdade concedeu bolsas integrais às atletas. Patrociná-las dá nisso, mídia espontânea e gratuita em grandes veículos.

Calendário das competições

Copa do Mundo
Etapa Polônia – 6 a 8 de maio
Etapa Rep. Tcheca – 20 a 22 de maio
Etapa Alemanha – 27 a 29 de maio

Campeonato Mundial
Hungria – 18 a 21 de agosto

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *