Tempo de leitura: 2 minutos

Luís Sena

Sou um intransigente defensor de que os serviços essenciais, a exemplo da água, sejam geridos por empresa pública, tanto faz estadual ou municipal.

Nos últimos dias, por meio da imprensa e também da preocupação de parte dos funcionários da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), reacendeu a divulgação sobre mais uma tentativa de privatização da empresa. Com a mudança do presidente, a coisa ficou mais ainda acentuada. “Onde há fumaça, há fogo!”
Sou um intransigente defensor de que os serviços essenciais, a exemplo da água, sejam geridos por empresa pública, tanto faz estadual ou municipal. Por vários motivos e razões, a mais importante é que o serviço de água e saneamento é estratégico numa cidade do porte de Itabuna.
Sendo o serviço de saneamento público, o norteamento das ações de metas de crescimento/expansão com qualidade e visão social devem ficar sob o controle e autonomia da administração pública. Na iniciativa privada, é diferente. Tudo fica subordinado aos resultados da lucratividade.
Nós precisamos aplicar na Emasa uma gestão comprometida com a coisa pública, capaz de implantar uma cultura de servir bem, sem desperdício, tarifa razoável e com qualidade, através de um processo de eficientização constante.
Os lacaios de sempre ficam na espreita da oportunidade, principalmente no momento em que a Câmara de Vereadores muda a sua composição política, para tentar passar qualquer projeto contra o povo, principalmente este que se caracteriza como “entreguista” e de encontro às necessidades da população e também fere a autonomia do município.
Com a palavra, os dirigentes da estadual Embasa, que segundo informações é detentora de parte do patrimônio, hoje utilizado pela Emasa.
Tudo que estiver ao meu alcance colocarei à disposição para evitar este ato irresponsável. Inclusive, já estamos acionando a rearticulação do “Comitê em defesa da água, contra a privatização da Emasa”, com a participação dos movimentos sociais, políticos, clubes de serviços, religiosos etc, numa grande mobilização como já aconteceu no passado e abortamos as duas outras tentativas.

0 resposta

  1. SENA É OPOSIÇÃO AO PT, …!!!
    De acordo com a própria opinião dele, expressa nesta coluna, SERVIÇOS ESSENCIAIS, o que inclui, por exemplo: Terminais de Portos e Aeroportos, Estradas, Exploração do Petróleo no Pré-sal, e por aí vai, devem ser feitos, e geridos, única e exclusivamente por empresas públicas, …, sendo que no atual governo do PT, tudo isto está sendo privatizado, …!!!
    Se alguém quer um exemplo, basta sair de Vitória da Conquista e ir até Salvador. Veja quanto você pagará só de pedágio (“realização” do governo petista na Bahia), …!!!
    Por um entendimento lógico, conclui-se – então – que ele atualmente está na oposição, …!!!
    Ou será que as opiniões dele só servem para o município de Itabuna, …?!?!?!
    Não precisa explicar, …, eu só queria entender, …!!!

  2. Esse rapaz sumiu. Como é mesmo o nome dele? Na época do PT governando Itabuna, nem existiam manifestações contrárias. Ainda bem que os comunistas tão bem servidos com Davidson e Wenceslau!

  3. Até que fim alguem para defender a Emasa,
    trabalho la e sei que os problemas da emasa
    são administrativo, otavinao burgos e companhia
    estão deixando a emasa ir para o burraco para depois
    vender e assim faturarem muito dinheiro.

  4. Oh Luis, não seja desonesto com seus leitores, a EMASA nunca seria privatizada, no maximo concedido, algo parecido ao que faz Wagner com as estradas na Bahia, ou como Dilma pretende fazer com aeroportos mais importantes do Brasil. Este negocio de PPP que Wagner esta fazendo no estadio Fonte Nova o que voce acha disto?
    A verdade deve ser dita sem entremeios, a EMASA esta doente, não paga a Coelba sequer paga o aluguel do prédio onde esta instalada, uma empresa que perde mais que 40% da água pelo caminho onde passa, que mantem o cidadão itabunense em permanente racionamento, seria necessários o dobro de produção de água para dar conta da demanda da cidade.
    Manter a EMASA nas maos de políticos e condenar Itabuna ao atraso, nenhum investimento importante vai se instalar aqui porque não temos AGUA.
    Acorda Sena, você faz muito barulho porque o governo e do DEM, mas se fosse do PT, você teria esta coragem? Mesmo perdendo as boquinhas colocadas a serviço do Pcdob?
    Vamos combinar assim, cabe sempre uma verdade que você não tem coragem de dizer.

  5. Sinceramente, e com todo respeito: É bem cômodo posicionar-se contra nas vesperas de uma eleição. Pura política! Se a situação se posicionasse contra a privatização da Emasa, a oposição mostraria 1000 bons motivos para privatizar! Fazer politica por politica é mole, mas ninguém além dos proprios politicos ganham! E tenho dito!

  6. O CAOS ESTÁ INSTALADO NO HOSPITAL DE BASE E EU NÃO VEJO VEREADORES,SECRETÁRIOS, PEDINDO A ESTADUALIZAÇÃO DO MESMO,SABE POR QUE? PORQUE TODOS ELES TEM CABO ELEITORAL “TRABALHANDO” NO HBLEM,PEZÃO,PEDRO GAGO,CELSINHO,LUCIANO,GEOVVANE,SÃO OS NOMES MAIS CONHECIDOS,SE FIZER UMA OPERAÇÃO PENTE FINO TEM MAIS DE TREZENTOS LARGATOS,ACORDA POVO DE ITABUNA…

  7. RATAZANA SAINDO DA PRIVADA NA ENFERMARIA C 18 DO HBLEM,O BICHO PEGOU,PÂNICO GERAL,COM A PALAVRA CARLA VILELA E A SENHORA GESTORA GILNAY SANTANA…

  8. Essa privatização interessa e MUITO a todos os Itabunenses.Todos nós sabemos como é interessante pra Prefeitura ter sob seu poder uma empresa como a EMASA, já
    que isso oferece um milhão de possibilidades de se SUGAR dinheiro publico.Longe de mim dizedr que isso acontece..so estou salientando as possibilidades.Sem falar que se ela fosse vendida, nós passaríamos a ter um serviço de qualidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *