skip to Main Content
19 de janeiro de 2021 | 06:44 pm

DEZ CURSOS DE DIREITO SÃO REPROVADOS PELA OAB NA BAHIA

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou ontem o resultado do Exame de Ordem realizado em dezembro do ano passado reprovou 88,27% dos candidatos (reveja aqui). Hoje, a instituição liberou a lista dos 90 cursos de Direito que obtiveram aprovação zero. Exatamente dez dos cursos estão localizados na Bahia.
Dos cursos, seis são de Salvador (Isec, FSBA, Faculdade São Salvador, Faculdade São Tomás de Aquino, FTE e Faculdade Maurício de Nassau). Os demais estão localizados em Itabuna (Facsul), Luís Eduardo Magalhães (FAAHF), Camaçari (Famec) e Feira de Santana (FAN). Os resultados do exame unificado da OAB no país serão encaminhados ao Ministério da Educação (MEC).
Confira a lista completa

Esta publicação possui 0 comentários
  1. Interessante os números. Mas eles não não devem ser analisados de maneira isolada. Segundo me foi dito, a Unime só teve um aluno prestando o exame, o qual perdeu. Se passasse, teria uma aprovação de 100%. Surpreende, não?
    A FTC de Itabuna, ao seu turno, salvo engano, teve uma reprovação de quase 95%. Foram inscritos no exame quase 180 alunos e só 10 passaram.
    É só olhar o site: http://www.portalexamedeordem.com.br/blog/2011/07/o-fracasso-do-ensino-juridico-brasileiro-desempenho-das-faculdades-no-exame-de-ordem-e-catastrofico/

  2. Muito me admira o nome da Facsul constar nesta lista da OAB. Sou estudante de Direito da primeira turma e acabamos de terminar o 8º semestre. Como todos sabem, só terá direito a ser classificado no exame da Ordem o aluno já matriculado no 9º semestre. No entanto, levando em consideração que o exame da Ordem foi aplicado no segundo semestre de 2010, e o aluno que se inscreveu estava cursando apenas o 7º semestre, portanto, o mesmo fez o exame e foi classificado na primeira fase, tendo o direito de fazer a segunda. A seguir nos leva a uma dúvida: o aluno poderá ter se classificado também na segunda fase, e por questões de normas no edital, o mesmo foi desclassificado. Na realidade, está de parabéns a Facsul. O seu aluno passou pelo exame da Ordem cursando ainda o sétimo semestre.

  3. Tomara que o Sr. Ico Oliveira não seja estudante de Direito, …!!!
    A razão é muito simples: Basta ler no comentário dele a seguinte expressão: “já cursando ainda o 7º semestre”, …!!!
    Definitivamente, o “já” e o “ainda” não combinam, …!!!
    Cá prá nós: Juiz deve sofrer com as pérolas escritas por alguns “Advogados”, …!!!
    Talvez esteja aí a razão de tantas reprovações nos exames da OAB, …!!!

  4. Gostei do comentário Sérgio!!! ficam estes falsos ricos de Itabuna fazendo Direito para atuar em causa própria já que muitos estão falidos mas compram e compram e devem e devem mas mantém a pose.

  5. Sérgio, não acredito q a língua portuguesa seja o obstáculo maior para aprovação no exame da ordem, até pq, explicitamente, esta matéria não consta no edital.
    Decerto q mtos profissionais tropeçam na língua portuguesa. Os advogados não são os únicos; médicos, enfermeiros, engenheiros, comunicólogos, juízes, promotores e, até mesmo, professores cometem algumas atrocidades.
    Confesso que o exame da ordem dos advogados precisa ser revisto em mtos pontos. Cobrado como é, atualmente, mais parece uma prova de concurso do que uma avaliação de conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade. Contudo, acredito q o q falta mesmo para melhorar os índices de aprovação é mais estudod. Afinal, ainda tem gente q passa nesses exames.
    Os índices de faculdades públicas nos exames da ordem são um pouco melhores do q os das faculdades particulares e não revelam mto sobre o ensino das faculdades de Direito. Aliás, revelam somente que o ensino é deficitário em ambas instituições e a diferença no percetual de aprovação é obtida apenas em virtude do mérito do aluno.
    O estudante de faculdade privada acha q, assim como no vestibular, q não precisou de mto esforço para passar, não precisará estudar para lograr êxito na faculdade (alguns até conseguem) e, principalmente, no exame da ordem. Nas faculdades públicas, o interesse em estudar é só um pouquinho maior.
    Fica uma dúvida, contudo, com relação aos outros cursos de nível superior. Será q os resultados seriam diferentes se fossem aplicados esses exames? Não sei não, viu.

  6. ESTÁ AÍ A EXPLICAÇÃO PARA CERTAS POSTURAS DE ALGUNS “DEVOGADOS”. E CADA UM PIOR DO QUE O OUTRO.
    TEM GENTE QUE ENTRA E SAI DA FACULDADE E NÃO SABE FAZER UM [O] NA AREIA. CONHEÇO UMA ADVOGADA QUE NÃO SABE A DIFERENÇA ENTRE MAS E MAIS; ONDE E AONDE; ESTÁ E ESTAR E POR AÍ VAI, É CADA COISA LIIIIIIIINDA.
    QUERIA UM LEVANTAMENTO DA OAB LOCAL SOBRE QUAIS ADVOGADOS SÃO ORINUDOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRINCIPALMENTE AS FEDERAIS QUE ATUAM AQUI EM NOSSA REGIÃO.
    ABRAÇOS

  7. É cada advogado nessa cidade que faz até vergonha. Pelas notas de algumas faculdades encontra-se explicação pelas aberrações públicas. E viva aos repúdios.
    Tem advogado que nem peticionar sabe!

  8. Tem professor ai da UESC maluco pra trabalhar numa instituição privada.
    Como meu pai sempre disse: não existe escola ruim, mas sim aluno preguiçoso. Portanto quem quer corre atrás e pode ser o primeiro, seja qual for a escola. 😀

  9. SOBRE DIPLOMAS UNIVERSITÁRIOS:!!!
    PRA SER JORNALISTA NÃO SE REQUER MAIS DIPLOMA!!!QUALQUER PEREBA HOJE SE INTITULA JORNALISTA, RADIALISTA E TAL… .
    OS ADVOGADOS DE ITABUNA SO TEM 1 COISA PRA FAZER: IR PRA PORTA DO COMPLEXO CONSEGUIR HABEAS CORPUS PRA MARGINAL E PRA RECEBER OS HONORÁRIOS RECEBEM ATÉ GELADEIRA E FOGÃO USADOS, E AINDA ACHAM TEMPO PRA TORRAR O SACO DOS BONS JUÍZES DO MUNICÍPIO.
    OS MÉDICOS CADA VEZ MAIS MERCENARIOS E CARNICEIROS!!!
    CONTABILISTAS FURA-OLHOS QUE ASSEDIAM CLIENTES DE COLEGAS DE CLASSE, ENQUANTO REMUNERAM MISERAVELMENTE SEUS FUNCIONÁRIOS.
    DÁ PRA IMAGINAR A QUALIDADE DOS GRANDES PROFISSIONAIS QUE FORMAMOS EM NOSSA REGIÃO???!!????
    O MEC CHEGANDO PRA AVALIAR CURSOS DA ” UNIME “, PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO COM AQUILO NO PONTO, PEDINDO PRA ALUNOS DAR ” SORRISOS DE CANTO A CANTO DA BOCA E FALAR BEM DO CURSO. kkkkkkkk
    A COORDENADORA DO CURSO PASSOU MAL , COITADA… PEDIU DEMISSÃO (“””PEDE PRA SAIR 0 2 “”””) , NÃO SUPERTOU A PRESSÃO!!!
    E A GALERA GRITAVA: AMANHÃ TA NO PIMENTA VIU??? RESOLVAM O “b.O”
    POBRE ITABUNA!!!

  10. SEM CONTAR QUE DOS MAIS DE 170 INSCRITOS PELA FTC DE ITABUNA SÓ PASSARAM 10.
    NA UNIME ITABUNA, 1 INSCRITO , E O MESMO REPROVADO!!!
    SOLUÇÃO::: COMO JÁ DE COSTUME, ALGUNS DELES VAO ENTRAR COM LIMINARES E OUTROS RECURSOS , DESABONANDO CRITÉRIOS E FORMAS DE AVALIAÇÃO DA OAB.
    ENTÃO PRA ESSES PEREBAS:
    ADVOGAR NAO É SÓ VESTIR UM TERNINHO E UMA GRAVATINHA QUE PAPAI DEU, ANDAR IGUAL A PAKITINHO DA XUXA COM AQUELE AR DE SUPERIORIDADE, QUERENDO SER CHAMADO DE ” DR”.
    VÃO ESTUDAR SEUS “MULEKINHOS” !!!
    KKKKKKKKKK.

  11. Realmente o nome da facsul/unime não devia constar nesta lista pois tambem faço parte da primeira tura de direito e passamos para o 9° semestre agora, então não podem analisar o aproveitamento neste exame.

  12. Prezados, sou aluno do curso de Direito da Unime, apesar de ainda um neófito (sim, sei que muitos acharão suspeitos meus comentários!), e posso falar por experiência própria, os professores de lá são de muito boa qualidade, o curso não tem deixado a desejar, buscando preparar os alunos para concursos com provas com um nível de dificuldade razoavelmente alto, com técnicas objetivas e subjetivas em uma mesma avaliação. Eu mesmo já participei de atividades de extensão e pesquisa promovidas pela faculade, já tive o privilégio de criar – juntamente com nossa professora e mais outros colegas – artigos que versavam sobre temas deiscutidos em sala de aula, vindo a obter o que esperava de um curso tão voltado às ciências do “Dever Ser” como é o curso de Ciências Jurídicas. Por tudo isso é que considero que a Unime está, se não em paridade real, pelo menos bastante próxima do nível de outras Universidades como a Uesc (sem o obstáculo das greves, é claro), e em muito melhor posição que a FTC da nossa cidade, pois já presenciei comentários incisivamente desestimulantes oriundos de alunos da instituição de ensino superior mencionada. Assim sendo, me causa grade estranheza a notícia em comento, como também certo mal estar. Agradeço antecipadamente ao site por me permitir expor minha opinião acerca do assunto, ao tempo que deixo claro o meu sincero respeito com relação às opiniões dissonantes!

  13. O nome da Unime saiu por um simples motivo: teve um aluno prestando o exame, assim não é um absurdo colocá-la na lista. Não obstante considerar que a reprovação foi de apenas uma pessoa. Outrossim, esperemos o próximo ano que terão muitos escritos nesta faculdade e veremos o resultado, que infelizmente, será dentro da média nacional.
    Observe no G1 o rank das melhores, só tem federal.

  14. É SÓ UMA PEQUENA AMOSTRA DO QUE O PETISMO É CAPAZ!!!!!
    O ENEM PERDEU A CREDIBILIDADE APÓS ERROS GROTESCOS, A UNB VIROU UM CAMPUS SEM LEI ONDE A BADERNA E AS DROGAS CIRCULAM COM O AVAL DO REITOR PETISTA ZÉ GERALDO!!!!!
    NO ENSINO FUNDAMENTAL ELES COLOCARAM UM LIVRO RIDICULO QUE ESTIMULA O ERRO E AINDA TENTARAM CIRCULAR UMA MERDA CHAMADA KIT GAY…
    PEDE PRA SAIR HADAD!!!!!!!!!!!

  15. Caro Sérgio,
    Acredito que o senhor Ico Oliveira está questionando a presença do nome da UNIME (ou FACSUL) nesta lista de cursos reprovados. O que se pode perceber é que a UNIME ainda não formou turma, já que a turma mais antiga vai começar o 9º semestre (2011.2).
    O que me admira é um comentário do nível do seu. Acompanho o blog há muito tempo e sempre leio os seus “posts”. Com exceção desde, sempre achei muito lúcida as suas palavras. Acredito que esteja em um dia infeliz, pois querer humilhar, gratuitamente, uma pessoa que não conhece, ou mesmo que conhecesse, é o mais puro sinal de falta de educação! Não a “educação” adquirida na escola, mas “aquela” que sempre reclamamos que falta ao povo itabunense…
    Abraços

  16. De acordo com dados da OAB Nacional, a Universidade Federal da Bahia (UFBa) teve o maior índice de aprovação no Exame de Ordem 2010.3 de todo o país, com 89,34% de bacharéis aprovados. A notícia foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 04, durante a Sessão do Pleno do Conselho Federal em Brasília, da qual o Presidente Saul Quadros participa. Fonte: http://www.oabitabuna.org.br

  17. CONCORDO, EM PARTE COM A ENQUETE OU FORUM, POREM, O QUE FAZ UM BOM ADVOGADO, ALEM DE SEU CARATER E ETICA E SUA DEDICAÇÃO AOS ESTUDOS, A FACULDADE DAR O ANZOL E A ISCA QUEM TEM QUE PEGAR O PEIXE É O ACADEMICO, AO SE DEDICAR AOS ESTUDOS E PESQUISAS GARANTO QUE, SERÁ UM GRANDE JURISTA, ALGUNS QUEREM PESCAR SEM AO MENOS ESTUDAR, O RESULTDO SERÁ SEMPRE DEVASTADOR, CABENDO ASSIM, A CULPA E CRITICA A INSTIUIÇÃO DE ENSINO, CADA UM QUE SE DEDIQUE AO APROFUNDAMENTE DE SEUS CONHECIMENTGO, A INSTITUIÇÃO DE ENSINO É O CAMINHO,POREM,SAIBAM E PROCUREM SEUS ATALHOS E TRILHA-LOS COM SABEDORIA.
    SANTIAGO

  18. O que me chama atenção é que, faculdades como a FTE e Faculdade São Tomaz de Aquinho não existem mais há pelos menos 8 anos, como é o caso da FTE.
    Fica a pergunta, como analisam e como divulgam tal fato?

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top