Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br
 
O site Jornal Bahia Online teve acesso aos números relacionados à fiscalização eletrônica no trânsito de Ilhéus. Máquina calculadora na mão: desde que o sistema foi implantado, em setembro do ano passado, até junho, foram emitidas nada menos que 49.000 notificações de infração por excesso de velocidade, o que corresponde a 5.400 multas por mês, 180 por dia ou 7,5 por hora.
Considerando que o valor da multa é de R$ 88,00, chega-se à formidável cifra de R$ 4.312.000,00 que os “pardais” geram para os cofres da Prefeitura de Ilhéus. Ou seja, o bichinho é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro.
Na semana passada, a Vara da Fazenda Pública de Ilhéus concedeu liminar em que determina a suspensão do funcionamento da fiscalização eletrônica e a anulação das multas já emitidas, com a devolução dos valores correspondentes. Há uma avaliação de que o sistema foi implantado de maneira incorreta, sem a devida divulgação prévia nem justificativa plausível (a Secretaria Municipal de Trânsito não informou, por exemplo, a quantidade de acidentes registrados antes da instalação dos pardais para comprovar que o sistema seria mesmo necessário). Outra queixa é a sinalização insuficiente nos quatro pontos onde as “galinhas dos ovos de ouro” estão instaladas.
A Prefeitura já avisou que tentará derrubar a liminar, pois não abre mão dos pardais. O governo alega que o objetivo é educar os motoristas e promover um trânsito mais civilizado, mas é difícil deixar de acreditar que a fortuna produzida pelo sistema é o verdadeiro motivo da insistência em mantê-lo.
Uma pergunta que o governo precisa responder é: onde vêm sendo aplicados os recursos produzidos pelos pardais? A maioria das ruas do centro de Ilhéus está esburacada, a sinalização de trânsito é precária (até que enfim começaram, pelo menos, a pintar umas faixas de pedestre na semana passada) e não há nenhuma campanha de educação para o trânsito na cidade.
Há muitas maneiras de se trabalhar por um trânsito mais humano e certamente punir os motoristas imprudentes é uma delas. Mas o governo não pode se limitar a isso, sem cumprir outras obrigações, como manter uma sinalização adequada, ruas bem cuidadas e promover uma ação permanente de educação.
Por enquanto, nada disso acontece. O que existe é tão-somente a fome de arrecadar.
Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros responsáveis pelo PIMENTA.

0 resposta

  1. Ricardo
    Bom dia
    Sou Ilheense,e estou morando desde Dezembro/2010 em Jataí-GOIAS,gostaria de citar como exemplo essa cidade de 75.000 habitantes,100% asfaltada e sem buracos,com 10 vezes mais semáforos q Ilhéus,com 10 vezes menos policia q Ilhéus,SEM PARDAIS ,SEM TRAIRAS,SEM COBRAS,sem favelas,sem flanelinhas,sem pedintes,boa assitência médica,social e etc,inclusive tem muitos bons baianos por aquí…. como Ilhéus pode estar tão longe de uma boa realidade Administrativa ?????
    OBS : E tem muita vaga de emprego aquí…..
    Fica o convite… é fácil aprender,eles apenas cumprem o q prometem em campanha….dê uma olhada no site…

  2. Sr. Pimenta o prefeito Newton Lima retaliou a ação da defensora publica com a exonereração de suafilha que tinha cargo comissionado na procuradoria juridica do municipio. É um atentado a liberdade de atuação da nobre defensora no cumprimento do seu dever. Que administração vingativa e despreparada.

  3. acho que cabe até ação crime de estelionato por utilizar da lei que é boa, para arrecadar dinheiro, fazendo com que todos desacreditem da lei, e queiram descumprir a lei, algum promotor deveria enxergar isso, não deveriam nem esperar ser provocado.

  4. Seria muito interessante que o Prefeito Newton e seus Secretários dessem uma olhada no Site da cidade de JATAÍ-GO, citada por Marco Tavares,em //www.jatai.go.gov.br .
    Acho que temos muito a aprender com eles.
    Mascarenhas

  5. e alguem acredita que eles estao preocupados com a violencia no transito ou em tentar encontrar solucoes para a cidade?
    a verdade tem que ser dita, sao todos uns “aventureiros” da pior espécie!

  6. Parabens a Ricardo pelo artigo e aos participantes que ainda tem esperança que algum dia havera um gestor honesto e competente nesta linda cidade mas muito mal-tratada.

  7. Meu caro, com esta máteria você espressou todas as palavras que nós ilheense tem engasgado na garganta. Se as nossas leis fossem cumpridas de verdade boa parte desta turma que ai está já estariam na cadeia. Esta “industria” de multa instalada em nossa cidade é a maior aberração já presenciada por nós Ilheense. Não sou contra a instalação de semáforo para educar os motoristas irresponsáveis, más da forma que foi instalado estas “arapucas” com disse o nosso juiz Marcos Bandeira em máteria rescente, a intenção é mesmo de assaltar a mão desarmada a todos que andam de carro na cidade. Aproveito a oportunidade pra perquntar onde está sendo aplicado todo este dinheiro proque a cidade se encotra totalmente esburacada e cheia de lixo por todos os lados.

  8. Desde que os tais pardais ou melhor “galinhas dos ovos de ouro” como oportunamente Ricardo Ribeiro os denominou ja fui vitima de 03 dessas multas com as seguintes velocidades 1ª 63 km/k – 2ª 55 km/h – 3ª 53 km/h ( todas na Av que da acesso as praias do norte), ou seja, já estou em vias de descer do carro e passar pelas “galinhas” empurrando o carro e corro o risco de ainda ser multado.
    Cabe comentar que próximo aos aludidos equipamentos existem “volumosos” quebra-molas que, tranquilamente, já inibe o excesso de velocidade, portanto nõ vejo justificativa para exsitência daquele equipamento, naquele local, cujs placas que avisem o condutor de sua existência, “estrategicamente” pequenas, escassas e malposicionadas.

  9. Será que não vai aprecer um vereador destes(13) e olha que estão querendo aumentar a quantidade)para verificar junto ao Tribunal de Contas a quantia real arracadada destas multas para levar ao conhecimento da populaão? estamos esperando seus nobres vereadores.

  10. Parabéns, pela reportagem.
    Resta-no saber, agora, onde foram aplicados o dinheiro das multas.
    Vamos fazer uma campanha para que o Município Devolva o dinheiro e rápido.
    QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA

  11. É interessante enfatizar a pergunta que o autor do artigo fez, ou seja, onde vêm sendo aplicados os recursos produzidos pelos pardais? A maioria das ruas do centro de Ilhéus estão esburacadas, a sinalização de trânsito é precária, a orla parece abandonada, próximo da catedral sempre q passo de carro por lá há um mau cheiro desagradável e por aí vai. Apesar disso td pq as ruas do Pacheco estão sendo calçadas, pq será vice-prefeito?

  12. Se o judiciário (TJBA) conceder uma liminar no “agravo” que segundo informes foi interposto pela PMI, não tenho dúvida que existe muita grana guardada para contratar “advogados da capitá” para levarem uma boa parte do din din do povo idiota de Ilhéus. O certo é não votar mais em larápios desfarçados de “bunecas”.

  13. Por que despediram a filha da Defensora Pública e não despediram o marido da doutora?
    Eu pergunto e eu respondo. É simples, são tantas bombas JÁ sem pavios e que estão na iminência do BUM, que o prefeitinho está com medo de ir morar no Ariston Cardoso.

  14. Até o momento ainda não ví um pronunciamento de um vereador condenando o prefeito, será que o bolso dele é tão grande que cabe os 13, vamps falar portuquês claro, o que todos entendem, “são ladrões, estão roubando o proprietário de veículo” ou alquém tem alguma dúvida, já fui multado umas tres vezes e por mais que passo abaixo dos 50 km sempre tem a multa, meu filho já foi também, já estou passando pela rua lateral, tem quebra mola nela mas não tem roubo.
    Sr. bloqueiro faça um favor a todos publique os passos a ser dado pelos prejudicados para reaverem seu dinheiro
    obrigado

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *