Tempo de leitura: < 1 minuto

Termo de compromisso garante devolução de espaço cultural aos artistas de Itabuna (foto Pedro Augusto)

A Prefeitura chegou a iniciar a destruição da sala Zélia Lessa, um antigo espaço cultural de Itabuna, no começo do mês de junho. Por ordem da secretária da Assistência Social, Marina Silva, o teto do imóvel foi retirado e os espaços onde funcionavam camarins e auditórios foram demolidos. No local, a Prefeitura alegava pretender instalar salas da escola profissionalizante que funciona ao lado.
A reação de artistas da cidade foi imediata e impediu a destruição. Nesta semana em que Itabuna completa 101 anos, o prefeito José Nilton Azevedo recebeu em seu gabinete um grupo de pessoas engajadas no setor cultural e foi assinado um termo de compromisso que garante a revitalização da sala e sua destinação para promover as artes e a cultura.
No local, atendendo a uma proposta dos artistas, será instalado o Café Teatro Zélia Lessa, onde se pretende realizar “apresentações e manifestações culturais”. Para o o presidente da Associação dos Artistas de Itabuna, Ary Rodrigues, a cidade sempre foi referencial na arte e na cultura e, portanto, “é natural que tenha seu espaço e, mais que isso, uma alternativa a mais para artistas e comunidade”.
 

0 resposta

  1. Boa notícia!
    Precisamos resgatar os espaços culturais de nossa cidade. Participei da inauguração desta Sala , cantando no coral da própria Zélia, que depois infelizmente serviu a outras atividades.
    Espero assistir outros espetáculos culturais nesta sala . Parabéns a iniciativa dos artistas!
    Parabéns ao apoio da Prefeitura municipal a realização deste anseio!

  2. Essa é uma ação importante. Entretanto, meus queridos, vamos ver se o prefeito vai, dessa vez, honrar com sua palavra e assinatura. Mas isso ainda é pouco frente uma cidade abandonada e sem aparelhos culturais.

  3. Pois é Crispim, bacana saber que vc esteve se apresentando no Teatro Zelia Lessa! É pensamento nosso enquanto ACATE- Associação Cultural Amigos do Teatro, onde sou Diretora de Comunicação, trazer de volta o Coral Cantores de Orfeu, quem sabe com sua Rapsódia Grapiúna, que tanto nos orgulha assistir sob a “batuta” da maestrina Profª Zelia Lessa para a reinauguração da Sala que leva seu nome? Quando nos movimentamos para ter de volta esse espaço, alguns desacreditaram que seria possível, e ai está, projeto na mão, autorização assinada e agora é trabalhar…para trazer de volta o “fervilhar cultural grapiúna” que já desfrutamos décadas atrás.
    Agradecemos a toda imprensa e comunidade que nos apoiaram nessa conquista.
    Em especial a sensibilidade do Prefeito Azevedo que entendeu essa mobilização nos dando uma resposta muito positiva.
    Eva Lima atriz e produtora cultural.

  4. Se a Tia Zélia lesse o blog, com certeza confirmaria a apresentação da Rapisódia Grapiúna na inauguração da sala que leva seu nome. Faça o convite, Eva, ela vai adorar…

  5. Estou bastante Feliz por isso. Vi em outra pagina que tinham destruido, fiquei super triste.
    Parabéns a todo o povo Itabunense pela atitude. Estou fora de Itabuna, mas continuo sendo itabunense.
    Vilmara Teixeira(atriz e cantora)

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *