Tempo de leitura: < 1 minuto

Será inaugurado nesta terça-feira, 2, às 18 horas, em Itajuípe, o Memorial Adonias Filho. A criação do espaço cultural é fruto de uma iniciativa da Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais (Abara), em parceria com o governo local, a Diretoria de Museus da Bahia, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Fundo de Cultura, Secretaria da Cultura do Estado e governo baiano.
Segundo os autores da iniciativa, o memorial será dedicado a preservar a história e a obra do intelectual baiano, que foi membro da Academia Brasileira de Letras e atuou como escritor, jornalista e crítico literário.
O espaço abrigará exemplares de livros escritos por Adonias Filho, títulos e homenagens feitas ao literato, além de textos acadêmicos e materiais fotográficos e audiovisuais.

0 resposta

  1. A propósito: que fim levou o inquérito policial que investigava o furto de objetos, incluindo espadachim e fardão do imortal da Academia Brsileira de Letras, em depósito da Secretaria de Educação de Itajuipe? Os objetos foram encontrados e a autoria do crime desvendada ou o falecido delegado Ananias Martins levou tudo consigo ao túmulo e à imortalidade?
    A imprensa não pode ser desmemoriada, embora a tradicional por conveniências seja. Cobrar respostas deve ser um dos misteres do bom jornalismo que este blog, desde o início, pratica de forma real e verdadeira.
    À caça de respostas, pois.

  2. Ao longo de muito tempo vinha cobrando um tabalho onde pudesse reconhecer o Trabalho e Obra Literaria que esse itajuipense Adonias Filho fizera ao longo de sua vida. Itajuipe tem uma vocação natural para as artes e cultura como poucos municipios sul baianos a prova disse foi que em apenas 2 anos um documentario ” Os Magnificos” e um longa “A Coleção Invisivel com astros do cinema nacional foram filmados por aqui. Adonias Filho, um itajuipense que nunca esqueceu nem tao pouco escondeu as suas raizes, uma virtude de poucos que ao ter seu nome reconhecido esquece, ele foi uma excessão, ate mesmo por vontade propria sua familia doou todo o seu acervo a Itajuipe. Agora Nossa cidade se torna referencia para quem quiser conhecer a obra e mergulhar numa viagem ao tunel tempo no mundo da literatura conhecendo a grande contribuição que Adonias Filho deu a Literatura brasileira em especial a da regiao sul da Bahia. Apenas para tirar a duvida do companheiro Luiz Conceição, ate o momento do que sumiu apenas o Espadachim não foi encontrado, mas sempre fica a esperança de quem esteja com ele aproveite esse momento e devolva a bem de nossa cultura

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *