Tempo de leitura: 3 minutos

Gerson Marques | gersonilheus@gmail.com
 

A política real não é a dos bastidores, do acerto por cima ou da rasteira quase certa; ela é feita aqui na cidade, com gente de carne e osso.

 
Estamos na entressafra política, em um ano que não é de eleições e nos permite tempo suficiente para especular. Alguns pré-candidatos, os mais experientes, aproveitam essa época em que as coisas estão assim “meio confusas” para “vender seus peixes” e algumas “ideias mirabolantes”.
Para evitar confusões e permitir a todos entender o jogo, resolvi escrever umas pretensiosas linhas, com opiniões pessoais sobre esse processo. Espero com isso ajudar os candidatos perdidos a encontrar o mapa do caminho.
1. A sucessão de 2012 para prefeito de Ilhéus passa, segundo qualquer analista político, pelo governador Wagner. Seu peso será maior ou menor à medida que as muitas obras previstas para Ilhéus estejam iniciadas ou não, e o apoio de Wagner ainda tem um enorme ganho extra: traz de quebra o apoio de Lula e Dilma.
2. O partido de Wagner é o PT, que, junto com outros partidos, forma a base do governo. O PT de Ilhéus aceitou em janeiro de 2010 a orientação do governador e da direção estadual no sentido de aliar-se ao PSB. Então é fato: PT e PSB são aliados em Ilhéus.
3. Até o momento não houve nenhuma orientação em sentido contrário a esta aliança. O PT estadual, através de Wagner, assim como o PSB da senadora Lídice da Mata, acabaram de reafirmar a aliança durante a última visita do governador à nossa cidade, onde mais uma vez o governador tratou da agenda de obras e ações para Ilhéus com o governo municipal, ampliando e reafirmando compromissos.
4. Sendo esses os dois maiores partidos da base do governador em Ilhéus, é natural que juntos liderem a formação de uma grande frente, capaz de reproduzir a base de sustentação do governador aqui em nossa cidade. Essa frente deverá ter ainda a presença do PCdoB, PRB, PDT, PSD e outros a serem convidados. Dentre eles, sairá o candidato que nos unifique.
5. E o PP? Bem, é claro que o PP também é base do governador e, por isso, cabe nessa frente; mas quem tem de definir seu rumo é o próprio PP. Como no momento a tese do partido é de não conversar com os partidos que estão no governo municipal, isso isola o PP fora da base do governador em Ilhéus, mas essa é uma opção deles.
6. Não existe a menor chance de acerto por cima no PT, como pretende certo candidato. O PT não funciona assim, a base tem muita importância e a opinião do diretório local é que vale. Repito: a opinião do diretório local é que vale, além disso a nossa turma “de cima”, leia-se Wagner, Josias Gomes, Geraldo Simões, Fátima Nunes, Jonas Paulo, Everaldo Anunciação etc., é a mesma que nos indicou o caminho da aliança com o PSB e até agora não “desindicou”, se assim pode ser dito e entendido.
7. A manutenção e ampliação da aliança PT e PSB têm sido amplamente discutidas pelas executivas locais nos últimos dias, e é aceita por praticamente a totalidade do partido. Nossos vereadores são unanimes neste caminho.
8. Este projeto não é contra ninguém, é por Ilhéus, é para viabilizar nosso futuro. Nosso desafio será construir a Ilhéus de amanhã, a aliança PT/PSB está por trás dos grandes projetos que começam a mudar o rumo de nossa história, a segunda ponte para o Pontal, a duplicação da Ilhéus/Itabuna, o novo aeroporto, o porto e a ferrovia Oeste/Leste entre outras. Nos próximos meses estaremos iniciando a preparação da cidade para as comemorações do centenário de Jorge Amado (ano que vem), assim como para a Copa do Mundo (quando poderemos hospedar algumas seleções).
9. A política real não é a dos bastidores, do acerto por cima ou da rasteira quase certa; ela é feita aqui na cidade, com gente de carne e osso. É verdade que existem projetos maiores em nosso partido como, governar a Bahia e o Brasil. É verdade que a política de alianças exige reciprocidade, mas é verdade também que quando um não quer dois não se juntam
10. O mapa do caminho passa pela humildade, confiança mútua e muita vontade de lutar por Ilhéus, por uma Ilhéus mais justa e mais desenvolvida, por uma nova Ilhéus.
Gerson Marques (PT) é diretor de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Ilhéus.

0 resposta

  1. Este artigo esta parecendo uma resposta a entrevista de Jabes aqui mesmo no blog, se assim for esta muito boa, destroi os argumentos de Jabes é inviabiliza a estrategia apresentada pelo ex-prefeito.
    Não sei se Gerson fala pelo PT, mas é verdade que ao que tudo indica a proxima eleição será a vez do PT de Ilhéus, resta encontrar o nome certo, pelo jeito não é Jabes.

  2. Valeu Gersinho voce arrasou com o ditadorzinho, uma aula de poplitica, Jabes vai botar o rabo entre as pernas… Arrasou…haoooo

  3. Zelão diz: – O PT não se entende!
    Ao “omitir” a existência de um “pré-acordo” entre a a ala do PT, comandada por Geraldo Simões e o PP de Jabes Ribeiro, Gerson Marques acaba revelando as lutas internas do PT, que em Ilhéus representam os interêsses políticos de Geraldo e Josias.
    Jabes, apenas está se aproveitando do momento político, para “precipitar” uma decisão que lhe será favorável e vital: – Lutar contra a máquina do governo e o PT é tudo o que Jabes não quer.
    Se, por um acaso a corrente liderada pelo deputado Josias Gomes for vencedora, a aliança entre o PSB e o PT, se encontrar um nome politicamente viável, tem tudo para vencer Jabes na disputa nas urnas.

  4. Esse cara é muito inocente ou se faz de inocente tentando pressionar os cardeais do seu partido.O candidato que o PT de Ilheus vai apoiar é o mesmo que Wagner indicar… e ponto final…Afinal o PT de Ilheus nunca teve muita importancia na politica ilheense estando sempre a reboque de uma candidatura maior.

  5. Senhor João Araujo, quem é inocente e mau informado é o senhor, o PT de Ilhéus é o maior partido da cidade, tem a maior bancada da câmara de vereadores, e foi o partido mais votado para deputado na cidade. O PT de Ilhéus é tão forte que sem o apoio dele Jabes se quer é candidato.
    So de deputado federal são dois Geraldo e Josias, a turma deu três mil votos a Fátima Nunes que nunca tinha pisado o Pé em Ilhéus, veio aqui três vezes e levou três mil votos é brincadeira… chora João, chora….

  6. É a Lei de Gerson: o cara quer levar vantagem em tudo. Gerson Marques participou de todos os governos nos ultimos 20 anos. O Mapa não é do caminho, mas o Mapa da Mina… Coitado de Gerson, ele está esquecido de que Wagner apoiou um candidato de outro partido em Itapetinga, mesmo com o PT tendo candidato próprio. É esperar para ver.

  7. O Domiencio ou Carlos Pereira, vc esta esquecido que quem ganhou a eleiçãO em Itapetinga foi o PT derrotando Wagner. Outra coisa Gerson sempre esteve nos governos por que é competente, o proprio Jabes, basta lembrar como era a Ilhéustur na epoca de Gerson e como é hoje. Ele foi o melhor secretario de´turismo de Ilhéus…

  8. `É O GERSINHO ESPERTO MADQUES CUSPINDO NO PRATO QUE COMEU.PENA QUE O DISCURSO DESSE RAPAZ NÃO CORRESPONDE AS SUAS PRÁTICAS.QUEM CONHECE ELE SABE MUITO BEM DISSO.

  9. A primeira coisa que me causa espanto é o fato de Gerson assinar este artigo(?) com o seu nome e o pomposo cargo de Diretor de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Ilhéus.
    E aí ficamos sabendo ser ele o responsável por algo que não existe no Governo Ilhéense, que é PLANEJAMENTO.
    Por Ilhéus não ter PLANEJAMENTO e por Gerson não ter o que fazer, ele tem tempo para escrever as bobagens, inverdades, acusações fúteis, análises equivocadas e ilações indecorosas que permeiam todo o seu escrito.
    Tenho pena de Newton, que eu ter que aceitar o apoio do PT, teve que aceitar também gente da laia de Gersinho.
    José Vidal
    OBS. O pessoal do Pimenta é muito inteligente. Publica as bobagens de Gersinho pois sabe que muita gente vai ler, para poder malhar com vontade. Vejam que os artigos de Gerson sempre batem recorde de comentários. Contra, é claro.

  10. Não sou advogada de Gerson, mas o conheço quando ainda militava na política estudantil em plena ditadura em Salvador, por isso gostaria de dizer o seguinte:
    A inveja é um problema, tem gente que não engole a inteligência e a capacidade de Gerson, desafio aqui qualquer um que o critique a formular um artigo com visão tão lúcida.
    Gerson tem historia, foi preso político, foi torturado e sentiu nas costas o peso de ter opinião própria, com menos de vinte anos já era uma das maiores lideranças estudantis do Brasil, foi eleito vice presidente da UNE.
    a maior parte das criticas são de caráter pessoal, são pura agressões, a turma de JABES morre de raiva de Gerson per que ele nunca topou entrar nos esquemas deles.
    Ele tem é muita coragem em se expor, mesmo que tenha que enfrentar alguns jabistas de plantão que ficam usando nomes falsos para bater no cara.
    È por isso que não vejo a menor possibilidade da turma do PT se unir com a turma de Jabes, são inconciliáveis, não chamem as turmas para a mesma mesa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *