Tempo de leitura: 2 minutos

Estudantes protestam contra novo sistema de avaliação (Foto Pimenta).

Estudantes da FTC/Itabuna lotaram o auditório da instituição em protesto contra a obrigatoriedade da “Prova Vida” e de novos critérios de avaliação adotados neste semestre. Os estudantes reclamam, principalmente, do peso atribuído à prova multidisciplinar ao final de cada semestre. “Quem tira média sete na primeira e na segunda unidades tem que obter 80% de aprovação nesta prova mesmo assim”, afirma um grupo de alunos do curso de engenharia civil.
No método antigo, o aluno que obtivesse média sete nas duas unidades estaria aprovado e não precisaria se submeter à prova agora questionada – e que antes valia como crédito extra. Estudante de psicologia, Jamile Vieira disse que não é contrária à prova, mas cobra estrutura por parte da faculdade. Ela diz que está há duas semanas sem aula por falta de professores. “Nossa principal queixa é essa [a falta de professores]”.
O coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FTC, Alonso Góes Guimarães, reconhece que o aluno precisará ter uma média superior a 8 para ser aprovado caso zere ou falte à prova multidisciplinar. Alonso, no entanto, vê a prova como um ganho na aprendizagem. “O aluno podia não ter bom desempenho nas avaliações individuais e mesmo assim ser aprovado por causa das avaliações em grupo”, observa.
Para ele, a mudança aprimora a avaliação e aponta tanto a qualidade do ensino quanto do profissional que está sendo formado na instituição. No entendimento de Alonso, a implementação da prova exige que o aluno estude um pouco mais. Ele nega, no entanto, que a faculdade esteja interessada em reprovar o maior número de alunos, para gerar mais renda.

Alonso garantiu que, na prova multidisciplinar, o aluno somente responderá às questões cujo conteúdo tenha sido aplicado em sala de aula. Caso não, o aluno poderá registrar em ata e a pergunta será anulada automaticamente. A mudança na avaliação também visaria, segundo Alonso, a preparar os alunos para provas com questões objetivas. Nestas também são proibidas perguntas do tipo “pegadinha” ou invertidas.
Quanto à falta de estrutura e de professores, a professora Raildes Pereira Santos, assessora acadêmica, disse que a FTC está investindo em estrutura e na contratação de professores, embora tenha dificuldades em áreas como engenharia.
Ainda de acordo com ela, a modificação na forma de avaliar o nível de aprendizagem está amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A assessora também afirmou que o plano de investimentos da faculdade prevê aquisição de equipamentos e ampliação de laboratórios, queixa dos alunos da faculdade.

0 resposta

  1. Isso sem contar que o peso das provas eram 7, depois passou para 8 e como não sútil efeito no capital para obter mais dinheiro… Até aí tudo bem, mas cadê as melhorias na faculdade? Ar-condicionado? Professores? Retroprojetores? Computadores? Salas confortáveis? Estacionamentos? Livros? Keyde? Cadê? Onde? Hã?

  2. Se eles tivessem preocupados em contratar bons professores nem precisava desta “Prova Vida”. O que adianta colocar a prova e não ter bons professores. Acho que os papeis estão invertidos, bons alunos não é que vai fazer o nome do curso, não e sim bons professores para exigir dos alunos. Reflita, FTC!

  3. Um dos coordenadores disse que a manifestação não passava de um oba-oba. É mole? O preparo já vem daí? Ou não temos o direito de reivindicar? Não tá fácil, não!

  4. A GRANDE QUESTÃO DA INSTITUIÇÃO É: BUROCRACIA PARA REGISTRAR ERROS NA PROVA VIDA, ENTRE OUTROS ASSUNTOS. A FTC NADA PERDE, APENAS GANHA: VISITEM A FACULDADE ENTREM NA BIBLIOTECA E TERÁ UMA PLACA COM VALOR DE CADA ITEM QUE DESEJAR ( 2ª VIA DO COMPROVANTE DE MATRICULA – 10 REAIS, REPOSIÇÃO DE PROVA – 70 REAIS …)
    ALÉM DE SER TUDO PAGO, AINDA TEMOS QUE ESPERAR MAIS DE 40MIN.
    AS COORDENAÇÕES TEM UMA FILOSOFIA: “SEMPRE ESTAREMOS DE PORTAS ABERTAS PARA OUVIR OS ALUNOS”, MAS NA VERDADE NUNCA RESOLVEM NADA A FAVOR DOS MESMOS. AHHHH FTC QUEM MANTEM VOCÊ VIVA SOMOS NÓS!

  5. É um absurdo! Estudarmos em uma instituição PAGA (e cara!), e ainda sermos expostos à situações do tipo. Ninguém nos perguntou se aceitaríamos tais mudanças e mesmo assim as fizeram.
    Agora vamos atrás dos nossos direitos e não aceitaremos esse novo método de avaliação, que nada mais é do que uma forma de beneficiar apenas a FTC!!
    NÃO ACEITAREMOS “NÃO” COMO RESPOSTA PARA NOSSAS REINVIDICAÇÕES!!

  6. A FTC está correta em mudar a forma de avaliação dos alunos, pois o método usado anteriormente facilitava a vida de alunos, os quais não tinham nenhum tipo de compromisso com os estudos.
    O novo sistema de avaliação irá nos preparar deste cedo para o mercado de trabalho e para vida, fazendo com quem passemos a estudar mais e consequentemente estaríamos mais preparado.
    Eu como estudante de Direito fico perplexo com alguns colegas do curso, por estarem na reta final do curso e nem sabem o bpasico da matéria; aluno do 7 semestre a qual não sabe o que é, VACATIO LEGIS e nem o que é uma RECONVENÇÃO: Como esse aluno está no 7 semestre? Ele está preparado para OAB? Esse tipo de aluno que não quer compromisso com os estudos e somente passar de uma cadeira para outra, sujando o nome da instituição e os nome dos alunos da mesma!
    A direção está de PARABÉNS! É preciso mais cobrança para com os alunos, pois só assim estaremos mais preparados para a carreira que iremos seguir.

  7. É importante frisar que somente essa mudança não é necessária para a qualificação dos cursos. É preciso contratar professores qualificados e preparados, pois assim estaríamos mais preparados para o futuro.

  8. Nunca vi a FTC reprovar ninguem , a amioria dos alunos brincam o semestre tod e ainda são aprovados . E depois que se formam saem pesimos profissionais…

  9. É mais uma forma de aumentar os indicadores da reprovação para consequentemente gerar recuperações, ou seja, dinheiro! É o sistema capitalista da instituição privada.

  10. Sofremos na FTC com falta de estrutura, falta laboratório, ar condicionado sucateado, DataShow que raramente está disponível, biblioteca falta livros,Laboratório de informática internet lenta e computadores também sucateados,Central de Atendimento ao Aluno (estudantes aguardam mais 50 minutos pra ser atendido), Diretor Marajá que nunca atende o aluno.Se for comparar com algumas faculdades a solução é interditar até resolver esses problemas.Ministério Público neles.

  11. A FTC, está cobrando do aluno maior qualificação, pelo que eu entendi da matéria publicada, isto para nossa região é positivo, já pensou se o mercado fica cheiro de pessoas INCOMPETENTES com diploma na mão, O aluno Universitário já deveria saber que tem leis que REGULAMENTA a educação a LDB,verifica na lei se o que está sento apresentado tem cobertura lega?
    Os alunos já não tiveram competência para ser aprovado em Universidade Pública e agora fica reclamando de AVALIAÇÕES ,
    Sr. Pimenta manda estes alunos estudar. afinal que profissional queremos no MECADO.

  12. Sou aluno do VII semestre de Engenharia Civil e vejo que a Faculdade está ajustando sua forma de avaliação pensando em formar melhores profissionais para o mercado de trabalho. Os bons alunos estão apoiando a FTC, agora… quem quer passar de carona está se unindo para burlar o sistema. Vai ficar mais difícil para eles!
    Quanto ao movimento, fiquei indignado com as atitudes dos colegas ontem, que falta de respeito. Ainda bem que a maioria não apóia estas atitudes.

  13. O certo seria estabelecer a média, e eliminar a prova vida, atingiu a média APROVADO, não atingiu PACIÊNCIA E VÁ ESTUDAR, faculdadezinha michuruca só quer saber de ROUBAR os alunos por saber que PRECISÃO de uma FORMAÇÃO.

  14. Verdade eu estava no auditório quando um coordenador disse que aquela manifestação democrática não passava de um OBA OBA. esse tipo de profissional que estamos sendo alunos.

  15. isso e uma vergonha avaliações não q dizer nada no grau de conhecimento dos alunos os professores tem q se garantir no que ensinam por favor todos entre nessa campanha não a prova vida
    NAO A PROVA VIDA

  16. Resposta para VS
    São quatro avaliações no semestre.
    Sendo 2 individuais (PESO 8)
    2 em grupo (PESO 2).
    Média 7.
    Facilitando a vida do aluno em que?
    Se tem aluno com deficiência no sétimo semestre, não é essa Prova Vida que vai mudar.
    Quer dizer então que com essa nova Prova Vida, todos os alunos de direito estarão aptos a prestarem a prova OAB de forma satisfatória.
    Quanta bobagem!

  17. Na verdade o Professor Alonso, e esse ai V.S, no minimo são puxa sacos e depende do nosso dinheiro como aluno, para poder trocar de carro, e ter oq comer…

  18. Aluno primeiro aprenda a escrever, segundo que vc não deve ser aluno pra estar defecando pela boca. Que eu saiba a FTC faz de tudo pra vc perder e repetir a matéria pra angariar mais fundos e não o contrário. Sou aluno do curso de Direito e estive lá ontem, A prof. Raildes está fazendo um péssimo trabalho na diretoria, O Diretor Lobo nem estava lá ontem. Faltam estacionamentos pra carro que os donos ficam a mercê dos flanelinhas assaltantes, as vagas para moto são insuficientes, Compraram um painel gigante de Led que custou uma verdadeira fortuna, subiram a mensalidade esse semestre, a qualidade dos professores em alguns casos são questionáveis, descaso com os alunos. A FTC está cada vez pior e ainda querem inventar um sistema de ensino que verdadeiramente dê “pau no aluno”, não pode acontecer.

  19. caro ALUNO.
    Vc é aluno da instituição? Espero que não, pois vc escreve muito errado
    saem pesimos? É SAI PÉSSIMOS
    Estudar um pocuo de ortografia faz bem pra saúde 🙂

  20. Essa prova vida é uma safadeza.
    a) O turno que adiantar os assuntos esses temas vão cair na prova.
    Se o professor atrasar ou não deu aquele assunto, mesmo assim as questões vão cair e PREJUDICAR QUEM AINDA NÃO DEU TAL ASSUNTO.
    b) Falta de professor
    c) Corte nas horas/aulas. O aluno paga 60hs e eles cortam para 40 horas. Turmas onde eram 80 horas já estão com 40 horas.
    FTC precisa colocar professores, PROFESSORES QUE VÃO ENSINAR E NÃO PASSAR SLIDES. MOSTRAR POWERPOINT

  21. Eles deveriam melhorar é o sistema de vestibular. Eu mesmo marquei todas as questões, de todas matérias, na opção A e passei. Agora querem melhorar o nível dos estudantes com a provinha vida… É isso mesmo FTC??

  22. depois deste último comentário, já vi que o melhor é encerrar, pois um aluno que se vangloria por ter passado no vestibular assinalando uma só letra em todas as questoes não deveria estar na faculdade. como ainda quer reclamar? vou estudar que é melhor. foi pra isso que eu fiz o vestibular (e bem feito).

  23. PARA Comunicatoir
    Caro amigo, quero lhe informa que os trabalhos na verdade não são trabalhos e sim “burro de carga”, ou seja, um faz e leva os que não querem nada nas costa.Isso é justo?
    TEMOS QUE ESTUDAR, TEMOS QUE SER COBRADOS, TODOS TEM INTELIGÊNCIA, BASTA SE ESFORÇA.
    ISSO MESMO FTC, COBRE DESTE JÁ PARA TERMOS ALUNOS QUALIFICADOS NO MERCADO DE TRABALHO.

  24. Sinceramente… eu não axo que se aumentando uma média se tem bons profissionais.. qtos ótimos alunos hje profissionais estão aí no mercado de trabalho e só por ter tirado notas ótimas nada sabe fazer? Muitossssssssss…e isso todos nós sabemos que não é mentira…pq a FTC em vez de fzer isso não propicia ao aluno cursos extra curriculares, para as materias do seu curso cujo o qual o aluno encontra – se em dificuldade? disponibiliza livros cientificos na biblioteca atualizados? e não me venha FTC com a hipocrisia de que não se tem verba para tais investimentos…o tanto de taxas que são cobradas…seja por uma simples mudança de grade …ja seria suficiente!

  25. VAMOSDA UM BASTA!A FTC TA SE ACHANDO A MELHOR FACULDADE DO ESTADO.CHEGA DE PAGAR TÃO CARO POR UM CURSO SEM PROFESSOR,OS PROFESSORES DA FTC PRECISAM DEIXARDE SERM ESTRELAS.

  26. VOCES QUEREM É XÊPA. QUANDO APARECE UM MÉTODO PARA REALMENTE COBRAR DO ALUNO TODO MUNDO PULA LÁ; SE FOSSE UM “PAGOU PASSOU” NINGUEM RECLAMAVA, AGORA SÓ PQ É UMA FORMA DE COBRAR DESSES ALUNOS QUE NAO QUEREM NADA TODO MUNDO RECLAMA; TEM QUE TER É MAIS PROVA MESMO, TEM QUE COBRAR DESSA RUMA DE ALUNO IRRESPONSAVEL….

  27. Não é apenas em engenharia que está com falta de professores, a semestres que o curso de SIS está com falta de professores, tem semestre que um unico professor da 3 materias para uma unica Turma, e eles ainda aumentaram a mensalidade.
    Ao novo metodo de de avaliação lembro que a prova é elaborada no inicio do semestre o que acarreta no final do semestre (provado em semestres anteriores) que cai questões de assuntos que não foram dados em aula.

  28. Na minha opinião o que falta a maioria dos graduandos da FTC é obter maturidade suficiente para saber que em qualquer curso que seja a escolha para seguir uma profissão, se faz necessário uma grande parte de tempo diário para dedicação exclusiva aos estudos.
    Agora principalmente para o alunado noturno, os quais a maioria trabalha e a outra parte realmente não faz nada o dia todo e chega ao final do semestre quer obter aprovação sem estudar, ai já é uma grande sacanagem.
    Tem que se dificultar as formações sim , tem que haver cobrança por parte da direção e dos profissionais que ali trabalham para que somente os melhores consigam se forma, para que quando os graduandos tornem-se graduados possam exercerem a profissão sem nenhum problema.
    Sim , se é a respeito da credibilidade das questões, devemos sim nos juntar e procurar fazer com que as questões possuam alta credibilidade, com os conteúdos propostos por ela todos dados.Também se faz necessário mobilização para obter professores de diversas áreas.
    Mais é isso ai mesmo muita chuva para pouca água, se faz necessário a todos que estão contra a prova, contra o sistema de avaliação que consulte seu histórico acadêmico e vejam que a maioria foram reprovados em disciplinas ou passaram arrastados pelas provas finais, ou seja somente quem gosta de moleza está fazendo todo esse rebuliço.

  29. A quantidade de erros que existem nestes comentários postados, demonstra que a faculdade está mais do que certa ao implantar este tipo de prova. Não dá para conceber aluno escrevendo acho “AXO”. Não queiram que no ensino superior vá se aprender a escrever, corrigir falhas do ensino fundamental. Como alguém pode advogar se não for cobrado na universidade? Que tipo de engenheiros estarão construindo prédios, se não forem muito cobrados? Quem vai confiar em profissionais que querem facilidade, flexibilidade nas suas avaliações? Vamos estudar, pois quem é bom é bom.
    Reivindicar por qualidade, sim, concordo, mas ser contar a cobrança, não.

  30. estou sabendo que ocorreu um reunião na sexta-feira e os representantes dos alunos conseguiram que a prova tenha 8 questões de cada matéria e a prova poderá ser feita durante os 4 horários do dia (manhã toda,tarde toda,noite toda, dependendo da turma). melhorou, porque 8 questões é bem melhor que 5 e mais tempo dará para desenvolver melhor, refletir para escolher as respostas,que são todas de marcar. Outra coisa é que quem tirar 7,0 nas duas unidades, basta repetir o 7,0 na prova Vida. se tirar 8,0 e 8,0, precisa de 3,0 na prova. e as questões quem faz é o professor da nossa matéria e um grupo de professores vai revisar com antecedência. isso é bom para’nós alunos.

  31. fui informado que houve uma reunião que os alunos se reuniram com a faculdade e conseguiram avanços: a prova que teria 5 questões de cada matéria, terá agora 7 ou 8. se realmente forem 8, o peso não comprometerá mais. quem tirar 7 em cada unidade, terá que tirar 7 na prova vida. se tirar 8 em cada unidade, deve tirar 3 na prova. assim ficou bem melhor. e quem elabora a prova é o nosso próprio professor da matéria. além disso a prova poderá ser realizada durante todo o turno (manhã, tarde ou noite, dependendo do turno da turma). isso ficou muito melhor, pois o tempo será suficiente para realizar a prova.

  32. NA realidade só conseguiram o aumento das questões da prova , porque desde o início quem obtivesse média 7 nas unidades e na prova vida conseguiria aprovação tranquila, o que acontece é o que eu falei no post anterior, tem pessoas querendo se formar sem estudar , apenas pescando ou ludibriando de qualquer outra forma.
    Não da realmente para colocar esse pessoal no mercado de trabalho, seja ele advogado, psicologo, médico, engenheiro, ou sei lá o que mais. Já falei é muita chuva para pouca água.

  33. Gostaria muito que a FTC, como uma instituição séria e que sabe ouvir e acatar as solicitações de seus alunos, quando são cabiveis, voltasse atrás e retomasse o antigo sistema de avaliação da ” Prova Vida “. Quero so ver se + uma vez os diretores e coordenadores da instituição irão preferir usar do autoritarismo de forma arbitrária e irem de encontro à vontade dos alunos …

  34. Nós somos alunos e sabemos que a questão não cabe considerar a vontade dos alunos. A sua manifestação é contraditória quando diz que a FTC sabe ouvir e acatar solicitações e, ao mesmo tempo, diz que quer ver se vão preferir ir de encontro aos alunos…
    Me informei bem e já entendi que não temos o que quetionar a respeito de uma avaliação. As faculdade têm autonomia para definir seus métodos de avaliação e não dependem de aceite de alunos. Nâo é aqui que vai ser diferente: nós alunos definirmos que tipo deve ser adotado…
    Vamos responder com bom rendimento. Estudando seremos bons profissionais e teremos sucesso nas provas, seja VIDA ou outra qualquer.

  35. Bom, é deplorável saber que uma Faculdade do porte da FTC esta fazendo isso. Devo deixar a minha insatisfação com a Faculdade, pela burocracia nos processos. Desisti do curso de Sistemas de Informação por falta de apoio da coordenação. A faculdade não oferece NADA de agrado. Infelizmente, os coordenadores não tem tempo para o aluno, vivem correndo para cima e para baixo e nunca tem as informações. ABSURDO!

  36. Então já que está todo mundo indignado com a situação, vamos agir. Vamos nos organizar e parar a faculdade, só assim eles vão sentir do que um grupo de alunos insatisfeitos é capaz. E não estamos falando de 6 dúzia de gato pingado que foi para uma tal reunião (QUE NÃO DEU EM NADA) ser comprado pra ficar de boca calada. Por que depois dessa tal reunião ninguém mais se manifestou, no mínimo devem ter saído de lá com uma bolsa de estudos cada um. Vamos revolucionar logo e pronto. Jequié os alunos da FTC conseguiram não tem PROVA VIDA por lá e CONQUISTA parou a faculdade semana passada a 13:30 da tarde ninguém entrava ou saída. Kd quem vai?

  37. Pra que tanta discussão? O sistema já foi implantado. Se queriam discutir deveriam fazê-lo antes da implantação. Agora é aceitar e começar a estudar. Isto é Brasil, só fecha a porta após ser roubado.

  38. Rapaz, eu vou começar agora mas já estou com planos para transferir no final do ano para outra faculdade, já estou assustada … Prefiro não me arriscar muito!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *