Tempo de leitura: < 1 minuto

Pouco caso, desprezo, omissão, negligência… Todas essas palavras servem para definir o comportamento do governo ilheense diante da lenta e implacável deterioração de um prédio que, além de fazer parte do patrimônio histórico da cidade, abriga um acervo bibliográfico precioso, com obras valiosíssimas já catalogadas.
Em fevereiro, a Biblioteca Pública de Ilhéus foi desativada porque um laudo técnico identificou perigo de desabamento do prédio. Havia risco à integridade física e até mesmo à vida de quem trabalha ou utiliza o espaço para leitura e pesquisa.
Abandonado, o prédio serve hoje para denunciar a irresponsabilidade criminosa de quem governa de costas para a cultura, a educação e à cidadania, numa atitude troglodita.
A foto acima, publicada no blog Sarrafo, mostra a única utilidade da velha biblioteca no presente: sob o patamar, na frente do prédio, moradores de rua têm enfrentado as noites. Talvez não imaginem o risco que correm.

0 resposta

  1. Ante a impossibilidade das autoridades municipais desapropria-lo pra fazer dinheiro com venda, o que seria muito pior. Resta-nos a esperança de que esse monumento histórico da educação, cultura e arquitetura antiga de Ilhéus possa resistir de pé próximos últimos meses desse governo predatória e destrutivo ate a posso de novo prefeito, que esperamos, não venha só para locupletar, como o atual. Que faça um mínimo por Ilhéus; que roube, mas moderadamente.
    O que podemos dizer dos políticos?
    Alláhuakbar!

  2. Assim como ai nesta biblioteca nas escolas também os livros nao tem muito valor, vivem jogados em qualquer canto, de qualquer jeito… Mas segundo as propagandas, a educação no Brasil vai muito bem, os índices estão aumentando coisa e tal. Alem de ter o melhor programa do livro didatico do mundo‼‼ Coisas de Brasil.

  3. Livros e cultura pra essa canalha é coisa de desocupados. Eles (os gestores) é que sabem se ocupar, lesando os cofres públicos. Nisso são mestres. Bem que poderiam, se gostassem de livros, escrever um manual de como dilapidar a patrimônio público. Mas a maioria é de semianalfabetos, espertos e mão leve.
    Safados! Um dia a casa cai pra eles.

  4. Nunca neste país educação foi levada a sério.
    É vergonhoso ver:
    1. Professores lutando através de paralisação para conseguir o piso salarial e os políticos quando querem aumento se auto promovem.
    2. O descaso com os profissionais da educação.
    3. Escolas sucateadas como esta da matéria.
    A políticagem é a destruição da saúde e da educação, até quando vamos ficarmos subordinados a isso?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *