Tempo de leitura: < 1 minuto

Valter vai para segunda disputa.

O professor Valter Silva confirmou ao PIMENTA a sua pré-candidatura a reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Em 2007, Valter foi para o embate com Joaquim Bastos e obteve 40% dos votos. Agora, acha que dá para, enfim, ser tratado de magnífico ao final do processo eleitoral, em novembro. “Estou bem mais preparado”, completa.
As bandeiras do atual presidente da associação de docentes da Uesc continuam idênticas às de 2007 – educação pública, gratuita e de qualidade, autonomia universitária e democratização da gestão da Uesc. Para o professor, a eleição de 2011 apresenta diferenças marcantes em relação a 2007:
– A realidade da Uesc é outra. A nossa impressão é que a comunidade acadêmica não suporta mais a forma em que a universidade vem sendo administrada.
O embate não será fácil. A disputa, além de Valter, deve trazer outros dois nomes. Um deles é o da vice-reitora Adélia Pinheiro, que terá o apoio de Joaquim Bastos. Mas ainda há a pré-candidatura da professora Mayana Brandão.

0 resposta

  1. Walter,as únicas mudanças que houveram na UESC nos ultumos 7 e meio foram as dedicações exclisivas a professores, cursos realizados sem atender a requisitos da lei( vide determinação do TCE para devolução de numeraríos e alguns amigos da justiça já conseguiram se livrar)nomeações de servidores em “seleções simplificadas que se tornaram servidores contratados via “nomeaçoes de confiança” criação e nomeação da esposa de Wenceslau, como coordenadora da distribição das chamadas bolsas permanência bolsas moradia-alimentação( A BOLSA FAMILIA UNIVERSITÁRIA-VIDE BOLSA FAMÍLIA DO GOVERNO FEDERAL), AS INÚMERAS VIAGENS DO REITOR A DIVERSOS PAISES DO MUNDO,em 7 anos e meio ele viajou mais que o governador Wagner,concorre com lula em numeros de viagens.A UESC não tem projetos de pesquisas para comunidades em seu entorno,emfim depois da DUPLA RENÉE-MARGARIADA a Instituição entrou em decadência.A solução seria a união de forças de pessoas comprometidas com a UESC. Esse pessoal que tá ai, transformou a UESC em cabide de meprego e nepotisto. Se fizer uma lista de Paretesto o Nepotismo é gingantesco. 1. Torna-se necessário unir as oposições e juntos levantar todos os desmandos administrativos praticados nesta gestão,de forma minuciosa e denunciar ao MP e os órgão competentes. A continuar do jeito que as coisas vão, as armações com jeitinho de coisa legal, eles levam novamente as eleições. É preciso conversar com a professora Mauyana e todas as pessoas sérias da UESC, procurar os orgãos públicos, impressa e mostrar o que verdadeiramente acontece em cada laboratório, psquisa, extenção, onde está sendo aplicado o dinheiro público, sobretudo o TCE. Os resultados das comissões de sindicancias, seus membros e as ligações de cada um deles com a reiotria e a vice reitoria, observar cada portaria e seus conteúdos, alí comcerteza voces unidos terão material de sobra. E muito coidado com as “falsas”adesões, veja que muitos que suposamente estavam com vc nas eleições hoje desfruta de cargos, seus filhos, noras, mulheres e por ai vai. Olho vivo, esse povo não é mole não. estamos de olho bem aberto. obrigado a todos, shofie

  2. É preciso lembrar que cargo de Reitor não é de vereador ou prefeito em Ilhéus e Itabuna. O professor Valter não estaria confundindo política universitária com política partidária dada sua filiação a um partido da base do governador Wagner?
    É candidato apenas por sua vontade própria e teimosia ou reúne projetos coletivos? Quais são seus projetos para a inserção da Uesc na vida da população regional e não apenas a graduação?
    O Salobrinho é uma vergonha em termos de saneamento básico, infraestrutura urbana e qualidade de vida dos seus moradores, apesar de sua vizinhança com a Universidade. A Uesc precisa interagir com esse distrito de Ilhéus,com Itabuna e os demais municípios.
    Apesar de crítica, torço pelo seu sucesso se o projeto reunir outras vozes e desejos de derrubar o Muro de Berlim do Campus. Alea jacta est?

  3. Essa torre do inferno tem que ser reformulada. Comunidade da UESC, vamos a luta!Vamos acabar com esses cabides de empregos para politicos e afins.

  4. Estou há mais de 7 anos na UESC e lamento que o referido pré-candidato não tenha percebido que a UESC mudou. E mudou muito. E não pode ter um reitor que acha que as necessidades de hoje são idênticas de 7 anos atrás. Professor, se atualize!!! Estamos no século XXI e a UESC é muito maior hoje do que há 7 anos!! As necessidades de hoje vão além do discurso repetitivo e retórico, por isso precisamos de alguém muito mais preparado… Não se tolera mais portões fechados, cerceamento de liberdade no ir e vir, manipulação de informações… Espere mais alguns anos… quem sabe……

  5. É… se a oposição na UESC estiver no rumo tresloucado (na gramática e no conteúdo) do primeiro comentário a professora Adélia já está eleita para avançar no processo de democratização da Universidade. Quem fala esses absurdos sobre o bolsa-permanência não sabe o esforço q muitos estudantes precisam fazer para se manter na Universidade. Deve ser alguém que é contra as cotas étnicas e sociais, a paridade nas eleições para Reitor, dentre outras coisas que nos últimos sete anos e meio tem feito essa universidade mais aberta para os filhos dos trabalhadores…

  6. A UESC mudou muito desde a administração da professora René Albagli, ganhou respeito e prestígio perante a comunidade. É preciso que haja mais partcipação da sociedade nas discussões a respeito da instituição, bem como é saudável que haja várias candidaturas a reitor estimulando a participação de todos no pleito, ganha a instituição e a democracia. O que não pode é fazer da eleição para reitor uma demonstração de forças de determinado grupo político ou palco para vaidades a UESC precisa sair dos muros acadêmicos e dar sua contribuição para o desenvolvimento de nossa combalida região do cacau.

  7. É… se formos observar que as “seleções” dessas bolsas, são direcionadas muitas vezes aos “camaradas”, como aquela camarada que teve seu salário saltando de um mínino para quase 20 salários logo após as eleições do magnífico e que este ano acaba de adquirir um super apartamento em Itabuna, logo após também ás eleições parlamentares,o gesto não é tão tresloucado, na gramatica e no conteúdo, mas comprovadamente no aumento repentino do patrimônio e no bolso de alguns defensores de “pobres e oprimidos”. Quanto aos “filhos dos trabalhadores” coitados desses, nem chegam perto dos ganhos astronômicos em seus polpudos contra-cheques pagos pela UESC a um grupo de previlegiados encastelados nessa torre platinada, prestes a derreter, basta uma auditoria, séria promovida por uma CGU (não sei se é o caso pois a uesc é uma autarquia) mas no mínimo encontrarão muitas coisas na extensão,setor de compras,bens permanentes,) O TCE tem feito muito pouco em termos de fiscalização,uma multinha ali, um processinho aqui.A senhora..”a quem interessar possa” já tá com sua poupança garantida, quer mais 4 heim, com todo GÀS da Bahia. Lembre-se que se o Governador,cortar as asinhas dos camaradas,não tem gás nem Itabuna,Ilhéus,tudo depende de JW.Enquanto isso vá fazendo a festa…

  8. PREGANDO PARA AS PEDRAS DO DESERTO:
    Seja quem for o eleito, ou a eleita, deverá ter consciência de que a UESC necessita de maior inserção no seu entorno, particularmente no Salobrinho, que poderia servir de modelo de aplicação, de unidade de demonstração, ou coisa que o valha, por estar tão próximo, mas ao mesmo tempo “tão distante”, …!!!
    Se alguém for à UFSM, por exemplo, ficará surpreso como um bairro distante do centro de Santa Maria, cidade do interior gaúcho, chamado bairro CAMOBI, que se desenvolveu com a chegada da referida Universidade, com vários Professores morando lá, suas famílias interagindo e tudo o mais, a chegada de diversas agências bancárias, cartórios, concessionárias de automóveis, comércio e serviços em geral, ..!!!
    A UESC ainda não tem um Pronto Socorro (mesmo tendo curso de Medicina e Enfermagem, e vem aí Psicologia), que dirá um Hospital Universitário. Não tem residência universitária, que é fundamental para os estudantes se fixarem e conviverem mais no campus.
    A UESC não tem uma creche, para que os filhos das servidoras, assim como das Professoras, ficarem durante o expediente de trabalho das suas mães, mais próximos delas, como ocorre na UFSM, por exemplo.
    Outra coisa que é importante: Não basta a UESC querer interagir, mas os governantes de Ilhéus (não a população), ao longo do tempo, também têm sido muito letárgicos, refratários, preguiçosos, sem iniciativa, até mesmo negligentes, pois quase nunca procuram a UESC para coisa alguma. Nunca ofereceram um terreno, uma casa, seja lá o que for, para que seja incrementado algum projeto de extensão no Salobrinho, por exemplo.
    Com o tanto de profissionais que a Universidade tem, além dos estudantes, é claro, nas mais diversas áreas, daria para o Salobrinho, por exemplo, ter apoio e/ou assistência técnica, em várias áreas, tais como: Criação de pequenos animais; implantação e manutenção de hortas; tecnologia de alimentos; Pedagogia; diversas áreas da Medicina; Enfermagem; Noções de higiene, Engenharia; Assistência Jurídica; Administração e/ou gestão de pequenos negócios; Reforço aos estudantes do ensino básico e fundamental, nas mais diversas disciplinas (Língua Portuguesa, História, Biologia, Geografia, Física, Química, Matemática, Filosofia, além de outras mais), escolas e/ou cursos técnicos, tal qual um Colégio Universitário; Economia Doméstica; Educação Financeira; Informática; Saúde da Mulher, do Idoso e Infantil; Educação Física; Comunicação; Artes; Acompanhamento Estratégico e/ou Estatístico dos dados (evolução e resultados dos diversos projetos ao longo do tempo), e muito mais, tudo com qualidade e baixíssimo custo, pois tem que haver alguma contrapartida por parte do município, seja com instalações e/ou infra-estrutura. Melhorar a qualidade de vida daquele povo lá. Basta formar um grupo de trabalho, sentar e discutir, por em prática o que já está em mãos, que são os saberes e as tecnologias disponíveis, …!!!
    Só para se ter uma idéia da falta de visão: O Salobrinho não conta com um hotel de qualidade (não precisa ser nenhum cinco estrelas, mas algo onde se possa hospedar alguém com o mínimo de conforto), mesmo a UESC tendo tantos eventos durante todo o ano, além da vinda de Professores de fora para participar de bancas, seja de defesa de Dissertações e/ou Teses, ou mesmo de Progressão de Carreira, dos diversos Professores locais.
    Outro exemplo que pode ser dado é o de um hotel e um restaurante, que existem dentro da UFLA, lá em Lavras – MG, que pretencem à Fundação da Universidade (ou são terceirizados, não sei bem), que ficam cheios o ano todo, devido ao movimento proporcionado pela própria Universidade. Eu mesmo ao fazer uma Pós-Graduação na referida Universidade, já fiquei hospedado lá, mas a reserva teve de ser feita com bastante antecedência, dado que está sempre lotado.
    O Salobrinho não conta com um restaurante de qualidade, ao contrário do Banco da Vitória, que mesmo não sendo tão próximo à Universidade, tem pelo menos dois ou três locais aprazíveis para se fazer refeições. As pessoas saem de Ilhéus e de Itabuna para fazer refeições lá. Será que não sairiam em direção ao Salobrinho, caso houvesse algum por lá também? Tal situação força a UESC, ou mesmo nós Professores, a levarmos os nossos visitantes para fazer refeições em Itabuna (em Restaurantes, Churrascarias, ou mesmo no Shopping) ou ao centro de Ilhéus, ou mesmo ao banco da Vitória, ou na estrada de Itacaré, ou ainda na estrada Ilhéus/Olivença, onde o pessoal geralmente fica hospedado. Cá prá nós, isso é uma incoerência!
    A única pessoa que eu tive contato, e sei que tinha um projeto para criação de um bairro residencial para Professores, próximo ao Salobrinho, foi o Professor Agenor Gasparetto, mas creio que ele deve ter se cansado de tanto lutar contra a maré, contra a letargia dos autóctones, a lerdeza dos dirigentes, a apatia de todos nós que aqui vivemos, convivemos, e presenciamos essa triste realidade, mudos, acomodados, completamente sem reação, …!!!
    É por isso que eu acho, mais uma vez, que nós somos o “POVO GABRIELA”, …!!!
    Sinceramente: ISSO É UMA VERGONHA, …!!!
    Que o Boris Casoy me desculpe pelo plágio, …!!!

  9. vixe… será q teremos o “previlegio” de ver tanta baixaria e ignorância na gestão da universidade? acho q professor Valter precisa d melhores apoiadores se não, realmente, não vai pra lugar nenhum… e por fim… o SENHOR “a quem interessar possa”, mero leitor anônimo do Pimenta e curioso do mundo…

  10. Interessante estas pré-candidaturas. Lendo hoje as respostas para a Profª Adélia, vi um post que chamava a disputa como morna, agora o ambiente está pegando fogo e a tendência é que a temperatura aumente ainda mais. Mesmo assim, precisamos colocar os pontos nos “is”. Até hoje a Vice-Reitora não explicou como é que os portões da UESC foram retirados para manutenção – às 03:00h da madrugada, segundo o livro da sagurança na guarita da UESC – e ainda não voltaram (ela mesmo determinou a retirada durante a última greve). Como demora a manutenção de um portão, acho que os rolamentos são de cerâmica e a tela de fibra de carbono, apesar de terem sido retirados no maçarico e às pressas, pois o dia estava amanhecendo. Nesta altura do campeonato, ou da corrida pela Reitoria, uma auditoria nas contas e na administração da UESC seria bem vinda. O problema será o que fazer com os esqueletos que virão à tona e que, por enquanto, estão escondidos. Esta nova novela promete capítulos ainda melhores.

  11. A Questão aqui debatida SENHORA:” a quem interessar possa” é uma questão ética, do uso do dinheiro público para outros fins,senão a educação para quem precisa.Leia o que o SERGIO OLIVEIRA escreveu com sabedoria. É disso que precisamos.Um detalhe:Não sou Eleitora do Professor Walter Silva,e acredito que as verdades sobre o seu rápido crescimento patrimonial,aqui citado, deve ter lhe incomodado,mesmo porque não usei em momento algum qualquer tipo de “baixaria” e porque a SENHORA não explica a comunidade um aumento tão considerável do patrimônio em tão pouco tempo??Quanto ao anonimato,ambos somos anônimos,embora o site saiba que não existe”anônimato”.A diferença entre nós está em que verdadeiramente defendemos: Eu defendo uma ampla, geral e irrestrita, operação da PF,CGU e MP, iqual a operação ALQUIMIA. Acho que sou mais uma fiscalizadora das mazelas com dinheiro público, que simples curiosa do mundo…continuo vivendo humildemente, mas com as mão e a consciência limpas. obrigado sr. pimenta pela paciência e democracia,pode faltar gás…tô dizendo…

  12. A UESC vive em uma realidade virtual e o salobrinho em um universo paralelo, por isto não tem hotel, restaurantes, extensão da UESC no bairro, os prefeitos de Ilhéus não se interessam, os ônibus são escassos em períodos de férias, não há hospital, posto de emergência, etc, etc, etc. E por falar em hospital, os cachorros do salobrinhos é que gostam, afinal de contas são atendidos de graça no Hospital Veterinário. Enquanto isto, vamos chamar o SAMU para ver se é possível o atendimento. Os esqueletos estão começando a sair do armário.

  13. E diante de tudo isso os editais de seleção temporaria que são verdadeiras fraudes, principalmente de formadores do topa que são cartas marcadas e acumulo de bolsas-auxilio.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *