Tempo de leitura: < 1 minuto

Passada a comemoração de cada município baiano contemplado com o projeto de expansão universitária do governo federal, o desafio dos prefeitos agora é cumprir com as suas obrigações e indicar ao Ministério da Educação (MEC) os terrenos para construção dos campi.
Itabuna assinou ontem o termo para cessão de terreno, mas ainda definiu qual será a área de instalação do campus local. Entre as áreas possíveis, está um terreno de mais de 50 mil metros quadrados próximo aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, onde antes seria construído o campus da FTC/Itabuna. A instituição negociou com a gestão local e acabou ficando com a velha prefeitura (praça José Bastos).
Muitos defendem que o campus da Ufesba em Itabuna seja em Ferradas.

0 resposta

  1. Não em frente a prefeitura tem um terrenaço que liga até o jardim vitória, porque não comprar?
    Perto do aeroporto um terreno acidentadissimo.. e outra coisa fazer homenagem a jorge amado… Não cola, não é justo, o cara nem se quer lembrou de Itabuna.
    É a chance de termos uma instituição que ttanto lutamos e não vamos colocar nomes alheios e em lugares não compatíveis.

  2. Pois é, tanta luta para trazer essa Universidade e tanto trabalho para achar um local. Porque isso?
    É só usar as imensas áreas da CEPLAC que não estão servindo para quase nada e mais o dinheiro que mantém essa instituição ociosa e danosa para o nosso cacau.
    Uma boa solução: faz-se a sede da reitoria em Itabuna, para agradar aos Itabunenses e o resto pode ficar localizado nas áreas da CEPLAC que existem por todo lado, a começar de Ilhéus, Porto Seguro e por aí vai.

  3. marcos qualquer lugar é compativel. é so colocar transporte coletivo. não se esqueça que a uesc é no salobrinho… a uesb tb é a afastada. Acho que colocar em locais de crescimento futuro pq pode impulsionar o local. alem de dar oportunidade para o crescimento futuro (sem ter que ficar dividindo os campi e blocos). Alem de que comprar um terreno carissimo nao cola. Quanto a jorge amado, tanto faz se ele ligava ou nao ligava para itabuna, ele engradeceu o nome da cidade com suas obras e ponto final

  4. lembro ainda que o são caetano já se encontra congestionado e com transito abarrotado. colocar 7 mil alunos (supondo que cresça) para lá não me parece ser algo inteligente

  5. acrescento por ultimo. o terreno doado perto do aeroporto tem 5 hectares. e o em frente a prefeitura? sera que tem meio hectare? e olha que eu acho 5 hectares pequeno ainda… sugeria algo em torno de 10 a 15 hectares, suficiente para laboratorios, hospitais, gabinetes, reitoria e administração (q vai abarcar a dos 3 municipios), salas, quadras, areas para atividades, galpoes, etc etc

  6. Acho o terreno perto do aeroporto bem pensando, acho tb que deve ser dentro da cidade de Itabuna,Ceplac para quem ñ sabe já é Ilhéus talvez o Marcos ñ saiba disso ou ele seja de Ilhéus e concordo em ñ colocar o nome de Jorge Amado pois é verdade que ele ñ falou em Itabuna alias nunca lembrou.Afinal deve ser homenageado “quem” lutou p tarzer o campus para Itabuna, acho justo e merecido.

  7. discordo paulo. primeiro ilheus cede a area para itabuna depois construimos na ceplac. construir na ceplac para que? para continuarmos dependente da rota?

  8. Azevedo tem que assinar logo a doação do terreno,isso é pra ontem.Parabéns minha querida Itabuna pela Universidade Federal..está dando inveja para MUITOS municííos baianos.a exemplo de Feira e Conquista rsrsrs

  9. Querem um terreno: então imaginem um maior que o da UESC.
    Qualquer possibilidade menor do que esta é pensar pequeno, é não acreditar no crescimento da futura universidade.
    Imaginem que uma instituição particular iria usar os 50.000 mt2 para construir seu campus, onde abrigaria apenas salas de aula e estacionamento. É muito pouco para uma universidade federal.
    Acho que uma das soluções mais indicadas seria próximo a ferradas, inclusive forçaria de uma vez a duplicação da rodovia, mas também existem outras opções como na Br 101 sentido Itajuipe, ou o terreno onde funciona o espora de ouro.
    Quanto a Ceplac, além de ser em Ilhéus, alguns falam como se ela não estivesse em atividade ou abandonada o que não é verdade.
    Vamos ser progressistas, é disso que precisamos.Chega de pensar pequeno.
    Nova universidade, novo campus, nova cidade.

  10. Não acho viave colocar a sede de uma Universidade tão importante em Ferradas, as condições lá são precarias, fora o transporte coletivo que não contribui nem com os moradores, quem dira com os estudantes. É bom lembrarmos o que os estudantes da UESC sofrem com a distância dos municipios… e a falta de CONSIDERAÇÃO da Rota Transportes com os mesmos. Onibus abarrotados e a cada ano que passa menos horarios.
    Concordo com a sede em um local de expansão… mais acho que deveriamos analisar outras areas.

  11. quanto a instalação do campus, ou (campi), da Ufésba, não deva ser onde já existe um transito conturbado como é o caso de Itabuna, se os gestores analisarem friamente, irão chegar a conclusão,de que deve ser mesmo na rodovia Itabuna Ibicarai, por vários motivos, acesso (Br 415),disponibilidade de área, e etc, não sou pescimísta, mais conhecendo um poco da ação do poder público acredito que deva ficar numa area bem conturbada no centro da cidade, como dera entrevista hoje num programa de rádio um certo deputado federal também tido e havido como o pai da criança, as instalações devem ficar num lugar onde todo mundo poça vela, por ai já se imagina

  12. Minha gente! instalar a Universidade no sentido Ibicaraí (as margens da BR-415) é fazer Itabuna crescer na direção certa.
    Em poucos anos aquela região da cidade, (Jaçanã-Nova Itabuna-Ferradas) vão se tornar o novo vetor de crescimento de Itabuna. Escrevam, cuidem da saúde para estarem presentes. Nada de construir estruturas para o lado de Ilhéus. Itabuna acaba na Churrascaria Los Pampas.
    Se não gostam da idéia do Campus as margens da BR-415 sentido Ibicaraí, resta a área onde iria ser o Campus da FTC ( em frente ao batalhão da PM – até as margens do Rio Cachoeira. Ou o loteamento de Fernando Gomes (bom local para uma faculdade de medicina, próximo ao HBLEM, que pode se tornar Hospital universitário, aliás o esqueleto do centro de convenções poderia se tornar a sede da reitoria!!!!). Existe também áreas verdes entre o Flecha e a JS PINHEIRO.

  13. Na verdade o terrenno tem que ser enorme, já se pensando no crescimento, o terreno da UESC é enorme e sempre tá crescendo, sem falar que a Universidade Federal tem a tendência de crescer mais que uma estadual, isso seria legal tb pra depois não ficar fragmentando os campi. Ainda acho qeu a solução seria os terrenos saindo em direção à Ilhéus, já que se pensa em uma zona metropolitana. O que não pode é perder a universidade como o atacadão e o makro por falta de terreno, tem outras cidades de olho, como Porto Seguro.

  14. A UFBA, p.e., possue a sede da Reitoria em um Local e os cursos espalhados em diversos locais (Canela, Federação, Ondina, …), em Salvador. Para a UFESBA, a Reitoria poderia ficar no prédio do escritório local da CEPLAC, as Pró-reitorias no prédio do antigo CNPC (hoje Justiça Federal),os cursos que terão laboratórios na sede da CEPLAC (BA 415), os demais em outra(s) área(s) no município de Itabuna. Não podemos esquecer que uma Universidade principalmente Federal precisa de espaço para futuras ampliações a médio e longo prazo.
    Quando sugiro as áreas da CEPLAC é pq há muito tempo essa instituição está sem direcionamento administrativo e técnico sem cumprir com seus objetivos, está servindo a grupo(s) de servidores que só a utiliza para seus interesses pessoais e não para atender as demandas da região cacaueira nem ao desenvolvimento regional. Exemplo disse é que muitas de suas instalações já foram doadas e ou estão servindo a outras instituições, prova disso é o que aconteceu com as EMARC’s, que até então nem é do MEC e nem a CEPLAC assumi. Entregou áreas com toda infraestrutura e de quebra deixa seus servidores a serviço do IFBaiano. O escritório Local de Ilhéus e de Itabuna, estão ocupados por vários órgãos do estado e da união,cedeu o prédio antigo CNPC e FTC para J.Federal, fatos que caracterizam a administração exemplar que a CEPLAC possui.
    A sociedade do Sul da Bahia precisa acordar para realidade, deixar de ficar discutindo os sexos dos anjos e de querer reinventar a roda e ser mais objetiva, sensata, prática e crítica ao que realmente acontece com a nossa região. Precisamos cobrar de forma mais participativa, atitudes que revertam a situação, que melhore as condições e a qualidade de vida onde vivemos. Temos uma região tão rica de belezas naturais e de potencialidades, mas ao mesmo tempo somos tão miseráveis de desenvolvimento, progresso e sustentabilidade.
    Pensem: “Cada criatura permanece na estrada que construiu para si mesma. A escolha é sempre nossa.”

  15. no caso da ufba é horrivel ela ser espalhada. isso foi coisa do regime militar para desmobilizar os estudantes. pior, se voce precisar de um documento pode precisar atravessar a cidade para conseguilo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *