Tempo de leitura: 2 minutos

Wenceslau Júnior | wenceslauvereador@gmail.com

Sem a pressão popular exercida na região sul, certamente não teríamos alcançado esta vitória.

Finalmente o sonho de ver criada uma Universidade Federal do Sul da Bahia se torna realidade. Terça-feira, dia 16, a presidenta Dilma anunciou a política de expansão do ensino superior, na qual foi incluída a criação da nossa universidade.
Embora muitos atores reivindiquem a paternidade da criação da UFESBA, alguns com algum fundamento, outros sem qualquer participação, o que importa é o resultado desta batalha travada, especialmente nos anos de 2009 a 2011.
Vários deputados federais baianos participaram desta luta, principalmente na reta final, ocasião em que a bancada de senadores e deputados federais baianos deram uma verdadeira demonstração de unidade política em torno da reivindicação.
É fundamental destacar a participação dos movimentos sociais neste processo. Sem a pressão popular exercida na região sul, certamente não teríamos alcançado esta vitória.
A Câmara Municipal de Itabuna, através do nosso mandato de Vereador, apoiado nos mandatos dos deputados federais do PCdoB, Alice Portugal e Daniel Almeida, iniciou em 2009 uma articulação política que extrapolou as fronteiras de Itabuna e ganhou a região.
No início se pensava em um Campi da UFBA aqui, na oportunidade, em março de 2009 trouxemos o então reitor Naomar Almeida. Em seguida, mudamos o foco e passamos a reivindicar a criação de uma nova Universidade.
Foram realizadas Sessões Especiais em Câmaras de Vereadores e debates em Escolas, mobilizando a população regional. Cidades como Itajuípe, Camacan, Uruçuca, Coaraci, Itacaré, Canavieiras, Ibicaraí, Jussari, Ubatã, entre outros municípios, se envolveram efetivamente na luta coroada com uma grande passeata realizada no dia 30 de novembro de 2009.
Em 2010, tanto eu quanto Alice Portugal, candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, colocamos como plataforma política prioritária a luta pela a criação da universidade do sul da Bahia.
Os sindicatos ligados à CTB, a UJS, o DCE-UESC, a Associação Comercial de Itabuna, a OAB, os clubes de serviço, as Câmaras de Vereadores e Lojas Maçônicas da região participaram efetivamente do movimento.
No dia 12 de maio de 2011, em audiência solicitada pelo nosso mandato e articulada pela bancada baiana, finalmente o Ministro da Educação, Fernando Haddad, ao receber o documento reivindicatório, sinalizou positivamente para a criação da Universidade do sul da Bahia.
Durante todo este processo, o Governador Jaques Wagner teve um papel destacado na defesa da implantação da nossa universidade.
Após uma disputa política com o município de Porto Seguro, finalmente Itabuna, que já havia assegurado um Campi, conseguiu ser contemplada como sede da futura Reitoria.
É importante ressaltar que foi a luta suprapartidária que conseguiu incluir a região sul nesta política de expansão.
Agradecemos à Presidenta Dilma, ao governador Wagner, à bancada de Senadores e Deputados Federais da Base, mas parabenizamos, principalmente, a todos que de alguma forma se envolveram nesta vitoriosa luta.
Defendemos a instalação da futura universidade em Ferradas, homenageando o centenário de Jorge Amado, como forma também de revitalizar aquela comunidade.
Wenceslau Júnior é advogado, professor da Uesb, coordenador do Comitê Ufsulba e presidente do PCdoB de Itabuna.

0 resposta

  1. É wenceslau, voce deve ser o vereador, mais bem prestigiado desse Pais. ate Universidade vossa excelencia consegue. Impressionante! Imagine se tivesse sido eleito Deputado. Ah nao, esqueci. Voce tem tanto prestigio, que espalhou na cidade, que como suplente, o governador iria convidar mais um Dep. do pcdb para ser secretario, para vossa excelencia assumir. Acorda pra vida vereador ( Que é o seu lugar), e va legislar, e defender o caos q esta nossa Cidade. ACORDA!

  2. Assim é muito bom, papagaio come milho e periquito leva a fama. Todo mundo agora quer ser o pai da criança. Quem inicio esse projeto da implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia foi o ex-deputado federal Felix Mendonça.

  3. Parabéns, meu presidente!
    Unidos, percebemos que a soma é maior do que as partes.
    Grande abraço, com estima e admiração.
    Flávia Falcão Gordilho
    Filiada ao PCdoB

  4. Depois de ler o texto acima com tanta lucidez, solideriedade e democracia só tenho a dizer:
    Wenceslau Júnior é advogado, professor da Uesb, coordenador do Comitê Ufsulba e presidente do PCdoB de Itabuna. E completando: Também um bom político, algo raro em Itabuna.

  5. Eu como “ITABUNENSSE” sou contra homenagear Jorge Amado pqe n ele sempre se considerou ILHEENSSE inclusive a maioria dos brasileiros ñ sabem nem que ele nasceu em Ferradas, quem merce ser homenageado é quem lutou pela educação em Itabuna conseguindo trazetr essa universidade federal, ñ vamos ser injustos nem ilustrar quem ñ merece…dexem que Ilhéus faça isso numa oportunidadeaí sim é justo.

  6. E Geraldo Simões espertalhão não fez nada? Se dependesse de sua força de vereador e de sua deputada “influente” em Brasilia, a UFESBA estaria hoje com sede em Porto Seguro. Quem lhe conhece são seus “vizinhos da Vila Zara”. Perguntem a eles o que vale ter Wenceslau como vizinho, um politico vesgo, que só “olha para o umbigo”!!!!!!

  7. pow até gosto do wenceslau mas ele pisou na bola por não ter gerado talvez o principal nome desta luta. geraldo. é sim uma vitoria de todos, mas citar alice e ele proprio e ignorar geraldo é atentar contra minha boa vontade

  8. Alguem já viu Daniel Almeida defendendo alguma coisa para Itabuna? Com muito esforço ele vai conseguir chegar aqui dirigindo o próprio carro… com auxilio do GPS!!! me poupe Wenceslau, existem pessoas inteligentes em Itabuna, além de vocÊ!!!!!!!!!!!

  9. Essa demonstração política com respeito às outras forças políticas nos faz admirar mais e mais esse Político grapiúna.
    A contra gosto do meu partido eu votei nele.
    Com essa ele cresce no nosso conceito.

  10. Muito ridículo esse vereador, muito mesmo, o cara ñ consegue frear as mazelas do prefeito da cidade, se em Itabuna tivesse vereador a cidade andaria como anda?
    Wenceslau vá cumprir suas obrigações pelo qual você recebe o salário todo mês, cadê que você ñ vai ao tribunal de contas, fiscalizar as contas do município e presta satisfação pra sociedade? Por que não vai ao Hospital de Base fiscalizar os empregados, se existem realmente e trabalhão verdadeiramente? Vá honrar quem voto em você…… Quem é você para trazer uma obra dessa importância e grandeza se como vareador você não faz nada pela cidade?
    Todos sabe quem é o verdadeiro responsável, o projeto foi de Felix Mendonça, porem a coisa ruim do ACM que tinha tanto compromisso com a região deixou lá mesmo no papel, nunca deu importância.
    Para que o povo inteligente se ele queria reina por tanto tempo na nossa Bahia?
    Então Geraldo Simões, Deputado Federal reeleito pelo povo com toda democracia existente, tirou do papel e trouxe a realidade de hoje, o cara lutou e com méritos venceu. Agora você fica ai achando que foi você o responsável? Poupe-me a sua insignificância em tudo.
    Ah uma observação: Geraldo Simões Deputado Federal, Wenceslau Vereador de Itabuna, será que existem diferenças?

  11. VEJAM QUAIS OS DEPUTADOS FEDERAIS BAIANOS QUE JÁ VOTARAM A FAVOR DA CRIAÇÃO DA CPMI CONTRA A CORRUPÇÃO!
    ESSES MERECEM NOSSO RESPEITO E ADMIRAÇÃO:
    Acelino Popó
    Antonio Carlos Magalhães Neto
    Antonio Imbassahy
    Claudio Cajado
    Fábio Souto
    Jutahy Junior

  12. CHEGA DE ACMS, CHAVEZ, FIDEL ETC ETC…PORQUE N TEM FORÇA PARA MELHORAR A CAMARA DE ITABUNA NO Q DIZ RESPEITO A ÉTICA E OS BONS PRINCIPIOS?? VOTAR EM RUY PORQUINHO??? TENHA DÓ… SABEDORIA DEMAIS VIRA BICHO E ENGOLE O DONO… CUIDADO… SERIA MELHOR CUMPRIR A MISSÃO DE UM BOM VEREADOR Q LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO… SENA FOI MUITO MELHOR… MAIS O POVO É INTELIGENTE.

  13. Wenceslau apoiou as traquinagens da Câmara e, ainda por cima seteve o apoio de Azevedo nas eleição passada. Acorda Dra. Gordilho, vc. vai virar burro de carga nesta eleição para a camara de vereadores.

  14. Zelão diz: – Ingratidão: – Faltou um!
    O vereador quase deputado é dos que no afã de inserir-se no patamar da glória (dos outros), acabou cometendo uma “ingratidão,” ao esquecer de citar o nome do seu novo líder, o “capitão prefeito.”
    Wenceslau que recebeu apoio direto do governo municipal na sua pretendida eleição a deputado estadual, recebeu irrestrito apoio do governo através do então “todo-poderoso” secretário de administração Gilson Nascimento, que colocou todos os recursos do governo à disposição da candidatura de Wenceslau, que assim pode usar como bandeira de campanha a criação do “campi extensão da UFBA.”

  15. wenceslau o povo de Itabuna não é besta, essas reuniões e passeatas que você fez o ano passado,foi apenas por questões pessoais já que era um ano eleitoral, e todos sabem que o vereador era candidato a dep. estadual, e criou esse debate oportunista para tentar se eleger para legislativo estadual, agora que vinha revindicando constantemente era o dep. Geraldo Simões que desde de 2004 deu inicio estar luta,elegemos vários deputados,um senador,reelegemos o governador,e a força maior a primeira mulher presidenta desde país,Geraldo com a sua sabedoria,percebeu que o momento era agora, revindicou a nossa Universidade Federal,obrigado Geraldo Simões, valeu mesmo.

  16. Infelizmente vergonha não se vende, é por isso que mostramos quem realmente somos sem máscaras, esse Wenseslau nada fez de que vinhesse-mos a ser motivo de órgulho!!
    Observem o quanto esse cara tem feito pela nossa cidade que tanto precisa em aspécto físico? Nada.. Esse projeto estava já tramitando em Brasilia esse cara nem era nascido e agora quer ser pai da criança!!
    Estamos brigando atôa por algo irrelevante, onde não nos levará a canto algum.. Quem é o Pai, quem mobilizou etc. Isso é uma jogada política para enganar os bestas, pois a UFESBA, já vinha para itabuna e muitos sabendo disso Inclusive ele agora ta se botando..
    O CUIDADO É PARA NÃO SER CHAMADA DE:
    UFESBA Universidade Federal do Sul da Bahia – CAMPUS LOIOLA OU CAMPUS RUIPORQUINHO OU CAMPOS BACELAR, CAMPOS WENCESLAU…..
    Vende-se vergonha.. Alguém sabe onde? Eles estão a procura!!

  17. Esse WBUCHE é um ESPERTALHÃO… INCAPAZ de combater os demandos da Cidade de ItABUNA, pois está nas mãos do prefeito e de Ruy Machado…
    Agora quer cantar de galo na UFESBA… C O I T A D O

  18. Sinceramente, não entendo essa pequenez do povo do sul da Bahia. Inicialmente, não importa quem pretenda ou não batizar a “criança”. O que verdadeiramente importa é que a Presidente já autorizou o início da construção da nossa Universidade.
    Particularmente, quero dar meu testemunho da luta do Vereador Wenceslau que empreendeu seus esforços para buscar o apoio das Câmaras de Vereadores (como a de Ibicaraí), das entidades de classe e clubes de serviços, a exêmplo das Lojas Maçônicas de toda a Região que se envolveram no projeto e externaram seu apoio à proposta. Parabéns Wenceslau e continue sua luta em favor da nossa região!!!

  19. O vereador apenas reconheceu o papel dos movimentos sociais e das pessoas que influeciaram na vinda da UFESBA, não sei porque tantos comentários dizendo que Wenceslau é o “pai da criança” já que nem ele mesmo disse isso.
    fez apenas um breve comentário sobre a chegada desse novo espaço do saber que será para a região e não para o vereador que aliás, já é vereador e professor, e portanto, não será ele o beneficiado direto, mas sim, milhares de pessoas que poderão ter mais um espaço de ampliação do saber.
    Parabéns pelo texto vereador.
    Edson Alves

  20. Depois de todos que escreveram, eu só quero corroborar o que é preciso: Wenceslau deve é se recolher à sua insensatez ou pequenez. Se ele tivesse a certeza de que seu trabalho na Câmara é de qualidade, não teria aceito ajuda de Azevedo prefeito em troca de sua omissão aos desmandos e corrupção do chefe do executivo. Acorda, Wnceslau, você ainda pode se regenerar. Vá fiscalizar os atos do prefeito e protestar contra os graves problemas do hospital de Base, da podridão das ruas, do inchaço nas folhas de pagamento do poder público, do roubo na câmara de vereadores da qual você faz parte.
    Ora essa, você é mais um que se mobilizou nesta campanha, porque já estava ganha. Alguém já viu você na luta pela moralidade, pela Saúde, pela Segurança da Mulher, pelo combate ao tráfico de drogas em Itabuna?

  21. Tambem acho. Vereador é para fiscalizar o prefeito, assim eu estudei na matéria OSPB (quem lembra?), e eu não estou vendo nada disso. Azevedo joga solto, e NENHUM vereador o contesta. 2012 vem aí, ACORDA MEU POVO!!!!!! Vamos eleger uma Câmara de Vereadores mais comprometida com a cidade. (Será que ainda tem HOMEM com essa qualidade? HONESTIDADE.)

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *