Tempo de leitura: 2 minutos

Fábio Lima pede instauração de inquérito civil público contra prefeito de Itabuna

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, vive se queixando da falta de recursos para administrar a cidade. Mas isso não faz com que a gestão municipal distribua com racionalidade os seus parcos recursos…
O problema aqui não está apenas no inchaço da folha com apadrinhados políticos, licitações superfaturadas e utilização de recursos públicos para fins privados (como no famoso desvio de materiais de construção do canteiro de obras da Prefeitura para uma construção particular na Ponta da Tulha).
Além de todas essas situações, chama atenção que o município tenha gastado, desde 2009, o valor de R$ 2.885.603,42 com o pagamento de juros e multas, o que decorre exclusivamente da inadimplência do governo. Bastaria honrar seus compromissos em dia para não ter que torrar essa fortuna de uma maneira absurda.
A derrama de dinheiro público levou o assessor parlamentar Fábio Carvalho Lima a oferecer representação contra o prefeito ao Ministério Público. No documento, Lima relaciona decisões anteriores do Tribunal de Contas dos Municípios, que condenam gestores por exorbitar no pagamento de juros e multas.
Em um Termo de Ocorrência, o conselheiro Paolo Marconi classificou a despesa decorrente da impontualidade como “prática danosa, que expõe a falta de planejamento administrativo e financeiro, e desacredita o ente público perante a comunidade, podendo inclusive configurar delito tipificado na legislação penal”.
Lima estranha a ausência de recursos para áreas essenciais, quando se gasta quantias significativas com juros e multas. “Dinheiro para pagar quase R$ 3 milhões de juros e multas ao INSS a Prefeitura tem, mas para manter os serviços de saúde pública, não”, observa.
Na representação, o assessor parlamentar sugere a instauração de inquérito civil público e apuração dos fatos nas esferas administrativa, civil e criminal.

0 resposta

  1. Toda prefeitura, Estado e União pagam juros sobre empréstimos feitos na rede bancaria, isto não traduz em malversação do dinheiro publico.
    Fabio deveria explicar: Os juros são refentes a empréstimos em que data e para qual finalidade, senão fica vago
    Multas referem-se a que tipo de serviço ou obrigação?
    Tenho lido muita coisa que jogado ao ar parece escândalo mas precisa de mais detalhe pra ter credibilidade.

  2. Esse Fabio Lima tá desesperado querendo cargo na prefeitura de Itabuna, não conseguiu tá ai atirando pra todo lado. Perdeu o cargo que tinha do deputado federal Roberto Brito. Deixou de coordenar a campanha pensando que saindo candidato a deputado estadual ia ser eleito, diante disso perdeu a eleição e o cargo também. Agora sem emprego, quer de qualquer jeito uma boquinha no município. Não seria melhor falar a verdade e ser humilde pedido um cargo? Deixe o homem trabalhar. E você Fabio, procure alguma coisa pra fazer sem essa de pressão.Isso não adianta. Cuidado pra você não receber um processo após não provar nada. Aproveite pra pagar a quem deve.

  3. Esse Fabio, não é aquele que era assessor de Ricardo Chavier, no desgoverno Geraldo Simões, tá esplicado, as multas também são pelo acumulo de não pagamento de um governo que ele mesmo fez parte, agora cobras dos outros fabio????

  4. MEU DEUS! ESSE FÁBIO LIMA NÃO SE MANCA MESMO. O PIOR É SABER QUE UMA PRAGA DESSA PODE SER ELEITO PARA QUALQUER CARGO PÚBLICO. O POVO TEM O QUE MERECE!

  5. Zelão diz: – A dor da traição
    Os homens sábios já diziam que a dor da traição é entre as dores da alma a que mais dói e deixa profunda cicatrizes.
    Fábio Lima, um jovem idealista, vivenciado da política desde a mais tenra idade, revela as cicatrizes causadas por uma relação de “amor e confiança” não correspondida.
    Na eleição de 2010, o jovem assessor do deputado federal Roberto Brito, estabeleceu o elo entre o deputado e o prefeito Nilton Azevedo, que em troca das verbas conseguidas pelo deputado para Itabuna, “jurava” apoio para a reeleição do deputado Roberto Brito e de Fábio. Veio a eleição e o prefeito cruzou os braços: – Nem Brito nem Fábio obtiveram votação condizente com o apoio do prefeito.
    Roberto Brito e Fábio Lima se sentiram traídos. O deputado federal foi reeleito, mesmo sem os votos de Azevedo e sofreu menos as dores da ingratidão ou da traição. Fábio ao contrário (talvez pela juventude), não assimilou a “dor da traição” e, conhecedor dos meandros do governo, onde conviveu por algum tempo, busca a revanche – válida embora tardia – de alguém que não pode ou não soube curar as próprias feridas.

  6. Na falta de alguém mais importante, representativo e relevante, …, colhe-se a opinião de um ASPONE, …!!!
    Apresento aos Senhores, o Sr. quem mesmo, …?!?!?!
    Eminência parda, …!!!
    Papagaio de pirata, …!!!
    Se virarmos a lista de “pessoas importantes” de ponta cabeça, ele será o líder, …!!!
    Pela “importância” dele, no cenário político regional, a música dele é a seguinte:
    Cada dia eu levo um tiro
    Que sai pela culatra
    Eu não sou ministro, eu não sou magnata
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes
    Ou coitado, …!!!

  7. SE A UMA COISA QUE ESSE TAL DE FABIO ENTENDE É DE INQUÉRITO.
    FOI PRESO EM FEIRA DE SANTANA COMPRANDO VOTOS PARA PEDRO EGIDIO.(foram 05 lonnnnngos dias preso).
    MAS A CIDADE QUE TEM UM LADRÃO DE CARROS NA PRESIDeNCIA DA CAMARA,UM “AJUDANTE DE BICHEIRO” NA SECRETARIA DE ESPORTE,PODE SIM TER FABIO COMO GENTE!!!!!

  8. -PELOS COMENTÁRIOS ACIMA TODOS ESTÃO DE ACORDO COM OS DESMANDOS ADMINSITRATIVO DO CAP.AZEVEDO E O ERRADO É FÁBIO LIMA QUE FAZ A DENÚNCIA.
    -PELA DEFESA, ACREDITO QUE TODOS AÍ DE CIMA FAZEM PARTE DA CONZINHA DO AZEVEDO, INCLUSIVE UM TAL PROFESSOR CAPICONGO, QUE SE JULGA INTELECTUAL ACIMA DO BEM E DO MAL.
    -DURMA COM UM BARULHO DESSE E DIGA QUE PASSOU A NOITE BEM.

  9. ME PARECE AS VEZES QUE A POPULAÇÃO DE ITABUNA ACHA QUE ESSAS COISAS SÃO NORMAIS NA ADMINISTRÇÃO PÚBLICA. ISSO QUE ACONTECEU E GRAVE. MUITO GRAVE. DEVE SER APURADO COM RIGOR, TANTO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS COMO PELO MP.
    QUANDO EU VEJO A MINHA CIDADE SENDO GOVERNADA COMO VEM, UM CEMEPI SENDO FECHADO, UM HOSPITAL DE BASE SENDO SUCATEADO, E UMA GESTOR JOGAR DINHERO FORA POR DEIXAR DE RECOLHER O INSS DOS SERVIDORES NOS PRAZOS LEGAIS, ME DÁ VONTADE DE MUDAR DE CIDADE. DEIXAR DE SER “GRAPIUNA”.
    A QUESTÃO AQUI NÃO QUEM É FÁBIO LIMA, O QUE ELE FAZ, O QUE ELE QUER, É O DANO CAUSADO AO MUNICÍPIO.
    TENHAM CERTEZA MUITAS OUTRAS COISAS VÃO APARECER, POIS A POPULAÇÃO DE ITABUNA PRECISA SABER COMO VEM SENDO CONDUZIDA A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. E SÃO COISAS AINDA MAIS GRAVES, QUE VEM GERANDO PREJUIZOS IRREPARÁVEIS.
    O QUE SE ESPERA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL É UMA MAIOR AÇÃO COERCITIVA EM RELAÇÃO AS ESTAS COISAS. O TCM VEM CUMPRINDO A SUA PARTE CONDENANDO OS GESTORES.

  10. Gente o que Fábio fez foi o que outros não fazem. Ter coragem de denunciar os desvios de recursos que estão acontecendo na Prefeitura de Itabuna. Se ele vai tirar ou não proveito dessa situação é da conciência dele. Caberá a população depois avaiar.
    O que mais estranha são os Vereadores de Itabuna, tendo acesso a essas informações no TCM, São omissos, tendenciosos, medrosos, fingem que não veem nada. Tá na hora de mudanças Itabunenses. O Fábio para mim aqui teve a coragem que eles não têm.

  11. ME PARECE AS VEZES QUE A POPULAÇÃO DE ITABUNA ACHA QUE ESSAS COISAS SÃO NORMAIS NA ADMINISTRÇÃO PÚBLICA. ISSO QUE ACONTECEU E GRAVE. MUITO GRAVE. DEVE SER APURADO COM RIGOR, TANTO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS COMO PELO MP.
    QUANDO EU VEJO A MINHA CIDADE SENDO GOVERNADA COMO VEM, UM CEMEPI SENDO FECHADO, UM HOSPITAL DE BASE SENDO SUCATEADO, E UMA GESTOR JOGAR DINHERO FORA POR DEIXAR DE RECOLHER O INSS DOS SERVIDORES NOS PRAZOS LEGAIS, ME DÁ VONTADE DE MUDAR DE CIDADE. DEIXAR DE SER “GRAPIUNA”.
    A QUESTÃO AQUI NÃO QUEM É FÁBIO LIMA, O QUE ELE FAZ, O QUE ELE QUER, É O DANO CAUSADO AO MUNICÍPIO.
    TENHAM CERTEZA MUITAS OUTRAS COISAS VÃO APARECER, POIS A POPULAÇÃO DE ITABUNA PRECISA SABER COMO VEM SENDO CONDUZIDA A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. E SÃO COISAS AINDA MAIS GRAVES, QUE VEM GERANDO PREJUIZOS IRREPARÁVEIS.
    O QUE SE ESPERA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL É UMA MAIOR AÇÃO COERCITIVA EM RELAÇÃO AS ESTAS COISAS, E NÃO VER, NÃO CRER E ACHAR QUE ISSO É NORMAL.

  12. Fabio deveria explicar as multas por atraso no pagamento das contas de energia da Coelba na época que GS era prefeito, quando assumiu deixou de pagar as faturas, sequer pagou o aluguel do prédio que alugou para instalar a sede da Emasa. Isto inviabiliza ate hoje, o acumulo de debito virou uma bola de neve.
    So pode mesmo ser petista, tetam sujar os adversários mas são contra a CPI no governo Federal que toda semana a Veja mostra mais sujeira.

  13. me envergonho de saber que teve uma pessoa de coragem como fabio agindo para o bem maior ai vem pessoas que se diz um profesor a favor de uma cituaçao que itabuna se encontra e por isso que esta desse geito nao temos vereadores,assosiaçoes de bairros, ministerio publico,gac,oab,cdl,policia em fim o povo que mais uma vez enganado por curruptos seja ele quem for vamos defender nossa cidade, parabens fabio vc fez a diferença.

  14. ITABUNA É NOSSA,ITABUNA DA GENTE.PARABENS FABIO LIMA TE CONHEÇO DESDE DO GREMIO DO COLEGIO ESTADUAL E DA UESI,SEMPRE NA LUTA ,SEMPRE FOI UM IDEALISTA,SEMPRE AMA O QUE FAZ.NÓS PRECISAMOS DE PESSOAS COMO VÇ DE CORAGEM ,DESTEMIDO E SEMPRE BUSCANDO O MELHOR PARA ITABUNA.OLHEI SUA FICHA AGORA A POUCO NO TRE DA SUA CANDIDATURA NAO ENCONTREI NENHUM ANTECEDENTES DE NENHUMA NATUREZA.VÇ É UM HOMEM LIMPO.UM JOVEM QUE O POVO TEM QUE LHE DAR A CHANCE DE REPRESENTAR ,VÇ NAO É DE ESQUEMA E NUNCA PARTICIPOU DE NENHUM.QUANTO A SUA DENUNCIA ESTA EMBASADA NA OMISSAO E NAO IRRESPONSABILIDADE DE UM PREFEITO QUE NAO TEM COMROMISSO COM A CIDADE,O CONTRATO DO LIXO DE ITABUNA É UMA VERGONHA,A NOVA EMPRESA DE CONTABILIDADE PUBLICA ESATR RECEBENDO DOBRADO,A ATIVA EMPRESA DE PROPAGANDA EM TRES MESES RECEBEU HUM MILHAO E OITOCENTOS MIL REAIS.A SECRETARIA JOELMA TEM UM ESQUEMA COM A EMPRESA DE CONSIGUINAÇAO COM O EX DIRETOR DE PLANEJAMENTO DA SEC DE SAUDE SR ANTONIO CARRERO RECEBE PROPINA,TEM 50 CARROS LOCADOS NA PREFEITURA.A MUSICA DELES É ASSIM QUE SE FAZ ,CHEGA DE TANTO ROUBO ,ESSA QUADRILHA É PIOR DO A DE FERNANDO GOMES.PARABENS FABIO LIMA ,ITABUNA NAO TEM CAMARA PRA DENUNCIAR ESSE PREFEITO PATURÉ.FORA AZEVEDO ,AZEVEDO NUNCA MAIS.

  15. Sabe o que me impressiona? A hipocrisia de tanta gente aqui de Itabuna, sem contar os erros de português! Nossa… Situação com “C” e por ai vai. Fazer política roubando os outros e com apoio de corrupto ladrão é fácil! Vivo nessa lama política de Itabuna há tempos. Lembro quando meu pai adquiriu um cargo político e por ser honesto demais, trataram rapidamente de tirá-lo. Quem são vocês para falar de Fábio Lima? Chama-no de Zé ninguém e vocês, quem são? Tropa de desocupados e de analfabetos que malmente sabem fazer um O com um copo. É por isso que essa cidade de merda não sai da mesmice.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *