Tempo de leitura: 2 minutos

Homens-placas exibem anúncio de concorrente em frente à loja das Casas Bahia (Foto Pimenta).

Clientes "invadem", mas reclamam de preços.

A concorrência acirrada no varejo deu as caras em Itabuna. Enquanto a filial das Casas Bahia era inaugurada na avenida do Cinquentenário, homens e mulheres-placas exibiam anúncios de uma das principais concorrentes em solo baiano, a Ricardo Eletro, bem em frente. É uma pequena mostra de como deverá ser a disputa pelos clientes do varejo.
Clayton Coelho, das Casas Bahia, afirmou ao PIMENTA que o Nordeste brasileiro é a prioridade dos investimentos da rede varejista. Além do sul da Bahia, o grupo também vai abrir lojas em Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, no extremo-sul do estado.
Clayton informou a abertura das Casas Bahia em Ilhéus. “O ponto já foi comprado e será inaugurado em pouco tempo”, disse. A loja funcionará no calçadão da Marquês de Paranaguá, centro.
Sobre a briga pelos consumidores do varejo, Clayton entrega a estratégia para atingir o alvo: “A gente não hesita em cobrir qualquer tipo de oferta”. Muitos itens, porém, estavam com preços acima das concorrentes na inauguração em Itabuna. A loja foi “invadida” hoje.

0 resposta

  1. Que falta de ética da Ricardo Eletro.
    No comércio se destaca quem tem o melhor produto com melhor preço, então para que esse comportamento vergonhoso.
    Só poderia ser aqui em Itabuna, que tem lojistas que tem medo da concorrência, a exemplo da Fenacouro, que todas as vezes que querem expor aqui, o CDL aciona a justiça para proibir, e conseguem.
    Vai aí a minha pergunta: ” O dinheiro é nosso, e temos o direito de comprar onde quisermos e o que quisermos.”

  2. Itabuna esta de Parabén mais uma Loja de grande porte para concorrer com as demais, so espero que não seja so propaganda que os preços sejam baixos mesmo, costuma-se vir lojas do Sul do País que são de ótimos preços lá, quando chega aqui fica tudo caro

  3. Essa prática da Ricardo Eletro só se comprara a algumas práticas da Isinuante do Shopping, que não tem a mínima ética, nem preocupação, ao parar suas carretas na rua lateral do Shopping, atrapalhando quem tem que tirar e/ou colocar os carros na garagem, a qualquer hora do dia ou da noite, …, mas como são parceiras, pode-se esperar de tudo por parte deles, …!!!
    Tudo isso com a conivência da SETRAN, que nada faz, …pois mesmo acionada, nunca aparece, …!!!
    Quanto à chegada das Casas Bahia a Itabuna, foi uma simples troca, pois o Ponto Frio foi embora, …!!!
    Como estão havendo muitas fusões a cada dia que passa, a tendência é nós ficarmos com poucas opções, apesar de haver muitos nomes de loja na praça, …!!!
    Eu ainda acho que, com o passar do tempo, todas essas lojas serão substituídas totalmente por comércio virtual, …!!!
    O maior indício disso é o fato de alguém se dirigir a uma loja dessas e se deparar com catálogos (além de simples mostruários) e, só após alguns dias, receber a mercadoria em casa, …!!!
    É muto mais barato investir em Centros de Distribuição, em logística, terceirizando – inclusive – o transporte (fazendo aproveitamento), mediante cobrança de frete, por meio de transportadoras, os centros de distribuição localizados estrategicamente em cidades-entroncamento, tais como: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Camaçari, por exemplo, que gastar com milhares de funcionários, gerentes, instalações, aluguéis, energia elétrica, tinta, e por aí vai, em centenas de lojas espalhadas por todo o estado, o que demanda um estoque monstro de mercadorias, …!!!
    Felzmente, ou infelizmente, a tendência é esta, e é um processo irreversível, …!!!
    Alguém aí se lembra quando os bancos ainda mantinham os centros de compensação? CESEC, ou coisa que o valha? O tanto de gente que eles empregavam? O custo de tudo isso?
    Hoje em dia, o próprio correntista, quando executa alguma opreração bancária, ele próprio, muitas vezes sem saber e/ou perceber, acaba fazendo a compensação, isto é, nós acabamos trabalhando para os banqueiros), tudo isso graças à automação bancária, o que reduziu drasticamente o número de funcionários nas agências bancárias, …!!!
    Quanto ao comércio, com o advento da internet, é apenas uma questão de tempo, …, quem viver, verá, …!!!
    O comércio físico, no último ano, cresceu cerca de 12%, ao passo que o comércio eletrônico – virtual – no mesmo período de tempo, cresceu mais de 50%, …!!!
    Ofícios em extinção (ou já extintos): Comerciários; bancários; cortadores de cana; Telefonistas; atendentes de clientes pessoalmente; vendedores, …!!!
    Ofícios em alta: Operadores de Telemarketing; atendentes de clientes à distância, …!!!
    Atté mesmo os Shopping Centers hoje existentes, serão transformados em Centros de Diversão e Lazer, com academias, cinemas, boliches, boites, lanchonetes, restaurantes, prestação de serviços (tais como cursos de computação e idiomas), espaços virtuais para bate-papo, fast foods, praças de alimentação, pista de patinação, além de outras modalidades de entretenimento, …!!!
    Mais um exemplo, só para comprovar a minha teoria: Alguém, sobretudo os mais velhos, se lembra quantas telefonistas a Telebahia mantinha só em Itabuna (sem falar nos demais municípios do estado)? E quantos atendentes? Com a automação do setor, e agora, …?!?!?!
    Portanto, se você trabalha em loja, ou coisa que o valha, procure estudar, se especializar em outra coisa o mais rápido possível, pois o futuro próximo nos trará muitas mudanças, …!!!
    Quem viver, verá, …!!!

  4. Estive lá, “por fora bela viola por dentro…” praticam preços acima das concorrentes locais, a velha política em dividir a parcela em zilhoes de vezes, para o incauto que compra um dvd que se fosse a dinheiro seria 200 reais e a longo, longo prazo o cara pagaria 500 reais.A ponto frio era melhor em preço mas foi esmagada pela concorrencia desleal.

  5. É MAIS UMA LOJA DE FORA Q ABRE AQUI NESTA TERRINHA SEM LEI POIS O DINHEIRO VAI PARA FORA E A CIDADE FICANDO SEM RECURSO PARA NADA, COM ESSE PARADEIRO Q ESTAR O COMERCIO O PRESIDENTE DO CDL NEM SE PREOCUPA COM O COMERCIO DA RUA Q ESTAR A MINGUA!! SE VCS ESTÃO VENDO OS DONOS DE LOJAS A MAIORIA DE FORA COMO POR EX. OS CHINESES E AS PESSOAS DA CIDADE SENDO FUNCIONARIOS Q ACHO UM ABSURDO!!! MAIS INFELIZMENTE A MINORIA NÃO PODE FAZER NADA SO NOS RESTA É FAZER UMA COISA MUDAR O NOME DE ITABUNA POR CASA DA MÃE JOANA!!!!

  6. Caro Sr. Buiu
    O que ocorreu com a marca Ponto Frio não foi esmagamento pela concorrência, mas uma estratégia do grupo do qual ela faz parte, que preferiu deixar a marca Ponto Frio apenas no sul e sudeste do Brasil, …!!!
    Assim como ocorreu com as Casas Pernambucanas, que hoje só há no sul e no sudeste do país, …!!!
    Em Londrina, por exemplo, onde o comércio é muito mais forte que aqui, até mesmo pelo porte da cidade, ambas as lojas que eu citei são enormes. A loja das Casas Pernambucanas do Shopping Catuaí, então, é um espetáculo, …!!!

  7. O que seria de Itabuna sem essas lojas que ainda apostam na cidade, principalmente após o prefeito inerte ter perdido o Makro e Atacadão. Só não foi pior porque ao menos ficaram ali pertinho da gente.
    Agora esperar as Casas Bahia abrirem as demais lojas, no São Caetano, na Juracy Magalhães e no Jequitibá, onde era o Ponto Frio.

  8. Fico indignada com julgamentos tão infundados acima! A concorrência sempre foi saudável para o consumidor e é assim que funciona no mundo inteiro: quem tem preço melhor ganha uma fatia maior de consumidores. Que venham tantas “Casas Bahia” e outras de grande porte para dar emprego e fazer o governo se envergonhar do pouco que faz para melhorar a nossa cidade em termos de trânsito, saúde, educação e outros setores. Pergunto: o que seria da nossa cidade se não fosse o comércio? O que mais Itabuna tem a oferecer de bom se os setores mais importantes não funcionam como deveria, como merecemos? Fica aqui a pergunta que não quer se calar: EXECUTIVO e LEGISLATIVO, quando vocês vão atuar de fato para tornar a nossa cidade descente e desprovida de tanta corrupção? O tempo urge para se fazer algo pela nossa cidade e o LEGISLATIVO que deveria vigiar e exigir do EXECUTIVO nada faz porque só existe o interesse em locupletar-se. Pena de nós, cidadãos que vota e investe acreditando nesse bando de malfeitores que se diz representantes do povo. Quem sabe em 2012 começamos a mudar o rumo do LEGISLATIVO votando em pessoas que tem amor pela nossa cidade, pois só assim veremos a esperança que tanto almejamos sendo manifestada para a nossa querida Itabuna. QUE ENTREM OS HOMENS DE BEM SEM MEDO DE FAZER O MELHOR E COBRAR DO EXECUTIVO O CUMPRIMENTO DAS SUAS OBRIGAÇÕES DE FATO E DE DIREITO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *